Como funcionam os pedágios na Itália?

Há diversos pedágios espalhados pela Itália e hoje vamos te explicar, em detalhes, como funcionam.

0 0

De carro pela Itália: pedágios!

Pedágios na Itália: como funcionam?

Bom, em primeiro lugar vamos falar sobre as estradas italianas: a maioria delas é EXCELENTE, algumas um pouco menos, mas todas muito seguras e bem sinalizadas; a maioria delas tem também acostamento e, as mais importantes, contam com postos de serviços, como temos no Brasil. Claro que em algumas cidades pequenas é super comum encontrar estradas estreitas e sinuosas, mas dificilmente você encontrará uma estrada em condições precárias.

Como as estradas são tão impecáveis assim? Pedágios, queridos! (Pedaggio em italiano). Só que na Itália, em alguns ‘pedaços’, você paga por quilometro rodado e outros por trecho, diferente do Brasil onde você paga pelo trecho total independente do seu ponto de entrada e de chegada. Outro ‘detalhe’: motos pagam o mesmo valor dos veículos de passeio. E uma curiosidade: na Sardenha não há pedágios!


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


QUAIS SÃO OS TIPOS DE PEDÁGIOS?  Bom, há dois tipos de pedágio:

  1. um é aquele que você paga por um trecho específico, ou seja: você paga quando ‘entra’ na autoestrada e tem valor fixo (são mais ‘raros’, mas têm!);
  2. e o segundo tipo é aquele que você paga na ‘saída’, ou seja: no final do trecho percorrido; na saída escolhida é feito o cálculo do total de quilômetros rodados a partir do seu ponto de entrada e você faz o pagamento. Obviamente no primeiro pedágio você vai pegar o ticket na entrada da autoestrada e no segundo pedágio você vai colocar o ticket na máquina que vai calcular automaticamente o valor a ser pago.

Recomendo a leitura:

Preciso de carteira internacional para dirigir na Itália?

QUANTO CUSTA? Varia! No site da Autostrade é possível calcular o valor do pedágio. É só clicar aqui e, à esquerda, preencher o local de partida (partenza) e o destino (arrivo). É possível também ver o mapa de onde estão os pedágios. ATENÇÃO: Algumas estradas podem ter trechos fechados por diversos motivos como, por exemplo, obras, mas não se preocupe, pois isso será devidamente sinalizado na entrada da estrada, ok?!

COMO POSSO PAGAR? Há quatro guichês nas praças de pedágio; são eles: CARTE (placa azul) que é o guichê que aceita somente cartão de crédito. As bandeiras aceitas são VISA, Mastercard, AMEX e Diners, além de bandeiras europeias. ATENÇÃO: O cartão ELO NÃO É ACEITO no exterior! Temos também o guichê CONTANTI (placa branca) que é o que só aceita dinheiro (aproveite para se ‘livrar’ das moedas!); temos também o guichê CONTANTI E CARTE (placa branca com um ícone azul abaixo, à esquerda), aceita tanto dinheiro quanto cartão de crédito; e, por último, há o guichê do TELEPASS (placa amarela): não utilize este guichê! O Telepass equivale ao nosso SemParar e é somente para associados. Vale lembrar que no guichê ‘CONTANTI’ e ‘CONTANTI E CARTE’ nem sempre há um operador, portanto pode ser que você tenha que fazer a operação sozinho (o famoso ‘fai da te’ em italiano), mas sem pânico: insira o dinheiro ou cartão nos locais indicados e a máquina emitirá o ticket para você. CASO A MÁQUINA NÃO EMITA O BILHETE, aperte o botão vermelho para solicitar ajuda! Muitas das máquinas há instruções em inglês, alemão e francês, além do italiano, e todas elas são quase ‘auto explicativas’, pois há desenhos bem específicos, então, provavelmente, você não terá grandes problemas!

EM CASO DE PERDA DO BILHETE, O QUE DEVO FAZER? Pode acontecer, mas não é motivo para entrar em pânico! Caso você perca o bilhete, quando chegar no próximo guichê, comunique imediatamente para o atendente o ocorrido (diga ‘ho perso il biglietto’ – eu perdi o blihete); de duas uma: se o pedágio for cobrado por trecho especifico, ele irá te cobrar o valor da cidade mais longe mesmo que você nunca tenha passado por lá (sim! vai ficar meio caro! Então evite essa situação e guarde MUITO bem o seu bilhete!); se for o pedágio cobrado por quilômetro rodado, ele vai te perguntar em que cidade você entrou na estrada e fazer o cálculo na hora te passando o valor total. Uma dica: não minta! É tudo monitorado por câmeras e, pela placa do carro, é possível confirmar a informação que você está passando.


Veja os videos:

Como estacionar na Itália?

e

Como nao pegar uma multa na Itália? Como funciona o ZTL na Itália?

 


COMO SEI QUAL O TIPO DE PEGÁDIO? É muito simples: se na entrada do guichê tiver o valor já calculado no bilhete na hora da impressão, você está pagando o trecho; se no bilhete emitido NÃO tiver valor (não se assuste!), você vai pagar na sua saída e será cobrado o valor por quilômetro rodado.

ESTOU SEM DINHEIRO, SEM CARTÃO E PEGUEI TRECHO COM PEDÁGIO: O QUE EU FAÇO? Em primeiro lugar: fique calmo! Não é o fim do mundo! Se isso acontecer, basta solicitar o ‘scontrino di mancato pagamento’, que é como se fosse uma notinha que indica que você não pagou o pedágio in loco. No ‘scontrino’ estarão as seguintes informações: a placa do carro, o trecho (ou quilômetros) percorrido e o valor a ser pago. Com o scontrino nas mãos, você tem até 15 dias para pagar. ONDE EU PAGO ISSO? Você pode pagar nos correios italianos (Le Poste Italiane, para encontrar um próximo de onde você estiver na Itália, acesse o site oficial clicando aqui e digite o CAP, que nada mais é do que o CEP, e se dirija a agência mais próxima!), nos Punto Blu, que estão espalhados pelos postos de serviços e que ficam distribuídos pelas estradas (para verificar onde há um Punto Blu, clique aqui!); em pontos onde há disponível o sistema SisalPay (bancas, tabbachinos, bares) e é possível, até mesmo, pagar online (basta clicar aqui!). Após 15 dias há a cobrança de multa a ser calculada sobre o valor do ‘scontrino’.

ENTREI SEM QUERER NO GUICHÊ DO TELEPASS: O QUE EU FAÇO? Aperte o botão vermelho e solicite ajuda! Provavelmente será emitido o ‘scontrino’ de ‘mancato pagamento’, depois disso, siga adiante! Caso você ‘passe direto’ (nem todos os guichês possuem a cancela), quando você encontrar o próximo pedágio comunique o ‘erro’ para o atendente. Não queira dar ‘de esperto’: o seu ‘erro’ aparecerá para o atendente (todas as entradas e saídas são controladas por câmeras) no próximo guichê.

ATENÇÃO: NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA DÊ RÉ NAS PRAÇAS DE PEDÁGIO! É SUPER PERIGOSO E PODE TE CAUSAR UMA MULTA BEM SALGADA!

Algumas dicas:

– preste atenção nas placas de sinalização na entrada do pedágio.

– As autostradas (sinalizadas com ‘A’ com seu número de identificação) são PAGAS, já as superstradas, que são as Statale (sinalizadas com ‘SS’) são GRATUITAS.

– Atenção aos limites de velocidade! Nas Zonas Urbanas: 50 km /h o limite é de 20 a 50 km/h, dependendo do trecho; nas SS, rodovias secundárias, as Statale, o limite é de 100 km/h e nas autoestradas o limite varia entre 110 e 150km/h, também dependendo do trecho!


ABAIXE O FILE COM TODOS OS ESTACIONAMENTOS CLICANDO AQUI.


DICA: PRESTE ATENÇÃO NA SINALIZAÇÃO! A multa por excesso de velocidade é BEM pesada!

– Abasteça antes de começar a viagem, principalmente se estiver indo para cidades menores, pois em muitas cidadezinhas os horários de funcionamento dos postos são bem mais reduzidos! Nas principais cidades, os postos funcionam das 7h00 às 13h00 e das 15h30 às 19h00; de domingo, muitos deles, NÃO ABREM! Ao longo de algumas auto estradas há postos 24 horas, mas é melhor não arriscar!


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


– É possível evitar os pedágios? Sim! Mas não é muito indicado! Você pode optar por utilizar as estradas estatais (as SS), só que várias delas dão muitas ‘voltas’, então o que você ‘economizaria’ em pedágio, você vai acabar gastando em gasolina, ou seja: troca seis por meia dúzia, não vale a pena!

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

CONCLUSÕES

Os pedágios italianos não escondem grandes segredos! Lembre-se sempre de dirigir com cuidado, SEMPRE respeitar a sinalização e a velocidade máxima permitida e não se esqueça da permissão internacional para dirigir, ok?!

BOA VIAGEM! ; )

 


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!