Como planejar uma viagem para Itália?

Organizar sua viagem para a Itália não é um bicho de sete cabeças e, neste post, você vai ver que é mais simples do que você imagina! Vamos lá?!

2 486

Como organizar uma viagem para Itália?

Viajar é sempre ótimo, mas, como a maioria das coisas, sempre tem a parte chata do negócio: a primeira é organizar; e a segunda é vir embora! Hahaha… Para ajudar quem está pensando em viajar para e pela Itália, fizemos esse post super completo com todas as informações que você precisa sobre como planejar uma viagem para Itália! Vamos dar uma olhada?

Bom, primeira coisa: organize seus documentos! Brasileiros NÃO precisam de visto para viajar para a Itália e podem ficar lá por até 90 dias, mas há documentos obrigatórios e que você tem que ter em mãos no aeroporto*. São eles:

  • Passaporte com validade mínima de três meses.
  • O voucher da reserva do hotel ou carta de convite do dono da casa onde você ficará hospedado com devido endereço e nome de quem vai te hospedar*.
  • Seguro viagem com valor mínimo de 30.000 euros*.
  • Voucher da passagem aérea de volta para o Brasil*.

ATENÇÃO: caso você vá alugar um carro, lembre-se de estar com a CNH e com o PID, que é a Permissão Internacional para Dirigir (em Italiano ‘permesso internazionale di guida’ ou ‘patente di guida internazionale’); dificilmente você vai conseguir alugar um carro sem esse documento, então, sempre bom ir prevenido, ok?! DICA: não arrisque dirigir SEM esse documento! A multa é bem pesada e, além da multa, isso pode te causar muitos problemas! Para saber mais sobre o assunto, temos um post explicando tudo sobre o PID! Basta clicar aqui!

*O asterisco, ao lado de alguns itens, indica que nem sempre esses documentos serão solicitados na imigração, mas os tenha sempre a mão, pois pode ser que eles sejam solicitados no aeroporto (e eles podem ser solicitados tanto no embarque quanto no desembarque, portanto: fica a dica!).

Para aprofundamento

QUAL É A MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA VIAJAR PARA ITÁLIA?

Com os documentos ok, defina seu roteiro e a época do ano em que pretende viajar!

  • Talvez seja a parte mais difícil e, ao mesmo tempo, a mais deliciosa definir o roteiro! A mais difícil porque com tantas belezas na Itália é bem complicado escolher em quais cidades passar; e a mais deliciosa porque é quando, de fato, o sonho ‘italiano’ começa e você já consegue se imaginar nos lugares esplendorosos que sempre quis conhecer!
  • A época do ano também é importante: entre Junho e Agosto a maioria das cidades fica LOTADA, pois além de ser verão, é quando a maior parte dos italianos tira férias, ou seja, é a alta temporada (os preços das coisas também disparam!). As costas ficam ainda mais cheias, pois muitos correm para o mar e querem aproveitar os dias quentes, cheios de sol e as praias espetaculares, e as cidades também ficam mais movimentadas, uma vez que, além dos turistas, há em circulação os locais!
  • Já na baixa temporada, especialmente no inverno e nas ‘viradas das estações’, as cidades ficam mais vazias, porque além das temperaturas mais baixas, as chuvas não são muito atraentes para quem quer passear a pé. Vale lembrar que no verão sua mala terá roupas muito mais leves do que no inverno, então é bom considerar isso também

Entre na categoria Clima e aprenda tudo sobre O MELHOR PERIODO PARA VIAJAR PARA ITÁLIA?


É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália.


Visite também nosso POST ESPECIAL:O que eu preciso saber antes de viajar para a Itália?” e faça uma viagem tranquila.


COMO MONTAR O ROTEIRO PARA A VIAGEM NA ITÁLIA?

  • Para organizar sua viagem e escolher as cidades que quer conhecer, sugiro que você faça uma lista do que gostaria de conhecer, onde fica e quanto tempo disponível você tem! ‘Dentro’ da cidade, trace um roteiro dos pontos turísticos de seu interesse e, depois, coloque na lista as cidades para as quais você quer se deslocar.

COMO SE DESLOCAR NA ITÁLIA?

  • Feito isso, já pode começar buscar as passagens de trem no site da Trenitalia Ou Italo. Aprenda como comprar a passagem na Italia no meu passo a passo. 
  • Importante  lembrar que, em caso de bate e volta, os tempos de viagem (ida e volta), não devem ser superior a 4 horas, senão acaba não valendo a pena, uma vez que você pode passar mais tempo no trem do que no seu destino. Caso esse tempo seja superior, passe uma noite na cidade escolhida e volte no dia seguinte, mas não se esqueça de fazer a reserva no hotel com antecedência!

SUPER DICA: os voos diretos (do RJ e de SP) seguem direto somente para Roma (Fiumicino) e Milão (Malpensa); portanto comece seu roteiro por uma dessas cidades.

  • Para se movimentar na Itália, caso você não tenha alugado um carro, saiba que a malha ferroviária na Itália é ampla e cobre todo o país, de norte a sul, então, na hora de comprar as passagens de avião, inclua também as passagens de trem!
  • É sempre melhor comprar com antecedência, principalmente se você estiver viajando na alta temporada, entre Junho e Agosto.
  • Nas cidades, é possível utilizar o transporte público de forma tranquila; nas cidades menores, opte por caminhar a pé! Além da economia de tempo esperando o transporte e dinheiro, você terá agradáveis surpresas pelo caminho! Neste link você encontrará outras dicas importantíssimas para sua viagem ser impecável!

Veja o video: Qual transporte utilizar na Itália: carro ou trem?

COMO SE LOCOMOVER NA ITÁLIA?

E, já que falamos de trem e metrô, defina como você vai se locomover na cidade escolhida.

  • Nas cidades maiores como, por exemplo, Roma e Milão, o transporte público como metrô é EXCELENTE escolha.
  • DICA: evite os horários de pico, pois muitos italianos utilizam esse tipo de transporte para ir e voltar do trabalho. Os horários de pico são, normalmente, entre 07h30 e 09h00 e entre 17h30 e 20h00.
  • Já nas cidades menores, a melhor opção é a pé!
  • Caminhar por cidades como Veneza, Verona e tantas outras te abre um leque de belíssimas surpresas ‘escondidas’, vale MUITO a pena!
  • IMPORTANTE: tenha sempre um mapa de onde você está, bem como o telefone e endereço do seu hotel!

O que fazer durante a organização da minha viagem para Itália?

Definido o roteiro e todos os detalhes, compre as passagens!

  • Não deixe para comprar a passagem na última hora, além de pagar bem mais caro, é possível que você encontre somente voos com longas horas de conexão e a viagem acabará ficando muito mais cansativa!
  • Além das passagens de avião, compre também as passagens de trem! (por isso é importante sair do Brasil já com o roteiro definido!).

E, IMPORTANTÍSSIMO:

  • Compre os ingressos das atrações que quer visitar com antecedência! Tanto na alta temporada, quanto na baixa, as atrações SEMPRE têm filas enormes!
  • Então é melhor enfrentar uma fila só, que é a de espera para entrar já com o ingresso em mãos, do que ter que enfrentar duas: uma para comprar ingresso e a outra!
  • Acredite: você não vai querer perder seu tempo com isso, portanto, organize-se!

Veja os posts da Categoria: Principais atrações turísticas na Itália?

DICA: informe-se sobre TODOS os locais que você vai visitar: monumentos, cidades, pontos turísticos! Até porque informação NUNCA é demais! ; )

COMO ESCOLHER O HOTEL NA ITÁLIA?

  • Passagens compradas é hora de escolher o hotel! Entendo que escolher um hotel ‘no escuro’ não é fácil, por isso não hesite em conversar com quem já viajou para a Itália, pesquisar na internet e checar os sites de reserva, como o Booking.com! Lá é possível verificar avaliações de diversos clientes, nas mais diversas cidades e escolher sem medo de ser feliz!
  • Pessoal, claro que devemos nos lembrar de que somos diferentes um do outro e, de repente, um hotel que agradou ‘aquele’, pode não agradar ‘esse’!
  • Para escolher o hotel de forma eficiente, busque um hotel fora do centro (que são mais caros!), mas próximo de locais ‘chaves’, como, por exemplo, estações de trem e metrô.
  • Gente: não se deixe enganar pela quantidade de ‘estrelas’ de um hotel. É bem comum que hotel três estrelas dê um banho em um hotel de luxo, por exemplo! Portanto faça sua busca com a mente aberta e lembre-se de que você, provavelmente, passará pouco tempo por lá, já que vai querer aproveitar seus dias passeando, ok?!

SUPER DICA: Se você está super na dúvida e com medo de fazer essa escolha então saiba que eu presenteio os leitores com 30 minutos de consultoria gratuita para o escolha dos hotéis.

EU QUERO A MINHA CONSULTORIA AGORA


Outro ponto importante é organizar seus gastos! Inclua no seu orçamento TODOS os valores, mesmo que aproximados, de quanto você vai gastar por dia, quanto vai gastar com monumentos, no hotel, restaurante, com transporte publico, etc.

Para você conseguir ter uma ideia, leia esse post especial sobre gastos na Itália.

DICAS IMPORTANTES:

  • Pesquise MUITO antes de viajar sobre TUDO relacionado a cidade para qual você está indo! Temos excelentes posts no nosso site sobre cidades, de norte e a sul, e se você ainda estiver em dúvida sobre o que visitar, ler sobre os lugares pode ser ótima ideia para clarear os pensamentos e te ajudar na decisão final!
  • Saiba onde ficam os centros de informações turísticas em cada cidade que você vai visitar. Lá você encontra mapas, informações sobre transportes públicos, monumentos, horários, sugestão de restaurantes e muitas outras dicas ótimas!
  • Se você tiver um guia da cidade para onde está indo, ótimo! Se não tiver, não se preocupe: dê uma olhada na internet para saber onde está seu hotel, onde estão os pontos turísticos, as estações de trem e de metrô.

DICA: Se, ainda assim, você não se sentir seguro para organizar sua viagem sozinho? Está na dúvida sobre onde ir e o que visitar na Itália? Sem problemas! Eu tenho a solução para você! Temos um serviço muito especial onde, utilizando como base as suas preferências, seu orçamento e seu tempo  disponível, realizamos um itinerário personalizado pra você! Quer saber mais? Acesse o link clicando aqui!


 CONCLUSÕES

Organizar uma viagem para a Itália não é tão complicado quanto parece; basta se organizar e saber o que, quando e como quer visitar! Boa viagem!

 


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

2 Comentários
  1. José Avelino de Lima Rodrigues Campos Diz

    Oi Ana, tudo bem? Em primeiro lugar, gostaria muito de te agradecer a ajuda na organização de minha viagem à Itália. Seu blog é muito completo e suas respostas aos meus e-mails me auxiliaram bastante. Eu e minha esposa tivemos o prazer de desfrutar de 12 dias inesquecíveis na Itália. Fomos a Roma, Florença, Pisa, Veneza e Palermo. Quase tudo perfeito, não fosse o voo extremamente cansativo da Alitalia. A classe econômica deles é uma máquina de torturas! Ficar 12 horas no voo de São Paulo a Roma e vice-versa foi uma experiência traumática. Mas tirando isso, a viagem foi muito proveitosa. Comprei tudo no Brasil. Cartões de desconto (Omnia Card, Firenze Card, Venezia Unica) e entradas para as atrações em Pisa, bem como as passagens de trem. Mesmo tomando muito cuidado com o roteiro e tendo tudo em mãos, acho que o tempo foi curto. Acho que uma boa viagem para a Itália merece, pelo menos, 20 dias bem planejados, ficando pelo menos 5 dias em Firenze e 6 dias em Roma. E já estou planejando este roteiro da seguinte forma: Chegando por Veneza, passando por Verona, Bologna, Firenze, Roma, Napoli, com retorno por Roma. Mas tudo sendo feito de trem. Não vejo a hora de voltar! Ciao e grazie mille!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada pelas super dicas querido!!! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.