Como planejar uma viagem para Itália?

Como planejar uma viagem para Itália? Garanto que não é um bicho de sete cabeças. Neste post você vai ver que é mais simples do que você imagina!

2 978

Como planejar uma viagem para Itália?

Viajar é sempre ótimo, mas, como a maioria das coisas, sempre tem a parte chata do negócio: a primeira é organizar; e a segunda é vir embora (risos). Para ajudar quem está pensando em viajar para e pela Itália, fizemos esse post super completo com todas as informações que você precisa saber em como planejar uma viagem para Itália.

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália.

Visite também nosso POST ESPECIAL:O que eu preciso saber antes de viajar para a Itália?” e faça uma viagem tranquila.


Bom, primeira coisa: organize seus documentos! Brasileiros NÃO precisam de visto para viajar para a Itália e podem ficar lá por até 90 dias, mas há documentos obrigatórios e que você tem que ter em mãos no aeroporto*. São eles:

  • Passaporte com validade superior a 03 (três) meses quando da saída do Espaço Schengen (*);
  • Passagem área de retorno para o Brasil (**);
  • Reserva do Hotel onde ficará hospedado ou a Carta Convite assinada por um cidadão italiano ou residente;
  • Seguro Médico Internacional (**);
  • Recursos financeiros que possam garantir o seu sustento durante sua estadia (aproximadamente 60 euros por dia) (**).
  • Leia nosso Post Especial “Preciso me vacinar para entrar na Itália?

Notas:

(*) Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia(exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (IslândiaNoruega e Suíça), assinaram o acordo de Schengen. LiechensteinBulgáriaRoménia e Chipre estão em fase de implementação do acordo. Fonte: Wikipedia.

(**) Nem sempre esses documentos serão solicitados na imigração, mas os tenha sempre a mão, pois pode ser que eles sejam solicitados no aeroporto (e eles podem ser solicitados tanto no embarque quanto no desembarque, portanto: fica a dica!).

Atenção

A PID (Permissão Internacional para Dirigir), é um documento que você também precisa levar. Te lembro que, se for querer dirigir, é obrigatória a carteira de motorista internacional. Muitas vezes as locadoras não solicitam, mas se a polícia te parar é multa na certa, além de uma possível apreensão do veículo. Não corra riscos! Leia tudo sobre a PID em nosso Post Especial “Preciso de carteira internacional para dirigir na Itália?


Assista a esse vídeo e saiba quais os cinco erros para não cometer quando se está organizando uma viagem para a Itália. Se inscreva em nosso canal e receba mais informações sobre a Itália.


1) Como planejar uma viagem para Itália? ÉPOCA DO ANO

Qual é a melhor época do ano para viajar para a Itália?

Com os documentos O.K.? Sim!!! Então defina seu roteiro e a época do ano em que pretende viajar!

Talvez seja a parte mais difícil e, ao mesmo tempo, a mais deliciosa definir o roteiro! A mais difícil porque com tantas belezas na Itália é bem complicado escolher em quais cidades passar; e a mais deliciosa porque é quando, de fato, o sonho ‘italiano’ começa e você já consegue se imaginar nos lugares esplendorosos que sempre quis conhecer!

A época do ano também é importante: entre Junho e Agosto a maioria das cidades fica LOTADA, pois além de ser verão, é quando a maior parte dos italianos estão de férias, ou seja, é a alta temporada (os preços também disparam!). As costas ficam ainda mais cheias, pois muitos correm para o mar e querem aproveitar os dias quentes, cheios de sol e as praias espetaculares, e as cidades também ficam mais movimentadas, uma vez que, além dos turistas, há em circulação os locais!

Já na baixa temporada, especialmente no inverno e nas ‘viradas das estações’, as cidades ficam mais vazias, porque além das temperaturas mais baixas, as chuvas não são muito atraentes para quem quer passear a pé. Vale lembrar que no verão sua mala terá roupas muito mais leves do que no inverno, então é bom considerar isso também. Entre na categoria Clima do nosso blog e aprenda tudo sobre “O melhor período para viajar para a Itália?

 

Quer conhecer a belíssima Calábria ?

A Calábria se estende ao sul da Itália, território montanhoso entre o Mar Jônico e o Mar Tirreno. Após os Gregos, vieram os romanos, os bizantinos, normandos, suábios, angevinos e aragoneses. Justamente por isso, essa terra é tão diversificada e em cada parte do território calabrês encontraremos uma herança cultural e artística diferente!

 

Saiba mais sobre essa região através do meu outro blog feito especialmente para minha Calábria “Viajando para a Calábria

2) Como planejar uma viagem para Itália? ROTEIRO

Como montar o roteiro para a viagem na Itália?

Para organizar sua viagem e escolher as cidades que quer conhecer, sugiro que você faça uma lista do que gostaria de conhecer, onde fica e quanto tempo disponível você tem! Dentro de cada da cidade, trace um roteiro dos pontos turísticos de seu interesse e, depois, coloque na lista as cidades para as quais você quer se deslocar. Leia também sobre as “Principais monumentos turísticos na Itália?“.


Assista a esse vídeo e saiba quais bilhetes reservar com antecedência para a tua viagem para Itália?

Apresentamos a seguir mais vídeos do nosso canal no YouTube que possam te interessar na hora de organizar seu roteiro:

Como comprar online o bilhete do Museu Vaticano?

Como comprar o bilhete do Coliseu online?

Como comprar o bilhete da Galeria dos Ofícios em Florença?

Como comprar o bilhete da ultima Ceia de Leonardo da Vinci?

Como comprar o bilhete da Basilica de San Marco em Veneza?

O Roma Pass vale a pena?

Como comprar o bilhete da Galeria Borghese em Roma?


3) Como planejar uma viagem para Itália? DESLOCAMENTO

Como se deslocar na Itália?

Assista esse vídeo e saiba qual transporte utilizar na Itália: Carro ou Trem?


Feito isso os passos anteriores, já pode começar buscar as passagens de trem no site da Trenitalia ou Italo. Aprenda como comprar a passagem na Itália no meu passo a passo.

Importante  lembrar que, em caso de bate e volta, os tempos de viagem (ida e volta), não devem ser superiores a 4 horas, senão acaba não valendo a pena, uma vez que você pode passar mais tempo no trem do que no seu destino. Caso esse tempo seja superior, passe uma noite na cidade escolhida e volte no dia seguinte, mas não se esqueça de fazer a reserva no hotel com antecedência!

Para se movimentar na Itália, caso você não tenha alugado um carro, saiba que a malha ferroviária na Itália é ampla e cobre todo o país, de norte a sul, então, na hora de comprar as passagens de avião, inclua também as passagens de trem! É sempre melhor comprar com antecedência, principalmente se você estiver viajando na alta temporada, entre Junho e Agosto.

Nas cidades, é possível utilizar o transporte público de forma tranquila; nas cidades menores, opte por caminhar a pé! Além da economia de tempo esperando o transporte e dinheiro, você terá agradáveis surpresas pelo caminho! Leia aqui 10 Dicas de Ouro para Organizar sua Viagem . Você encontrará outras dicas importantíssimas para sua viagem ser impecável!

Dica

Os voos diretos (do RJ e de SP) seguem direto somente para Roma (Fiumicino) e Milão (Malpensa); portanto comece seu roteiro por uma dessas cidades. Leia em nosso blog a sessão sobre “Aeroportos na Itália“.

4) Como planejar uma viagem para Itália? LOCOMOÇÃO

Como se Locomover na Itália?

Agora defina como você vai se locomover na cidade escolhida.

Nas cidades maiores como, por exemplo, Roma e Milão, o transporte público como o metrô é EXCELENTE escolha. Já nas cidades menores, a melhor opção é a pé! Caminhar por cidades como Veneza, Verona e tantas outras te abre um leque de belíssimas surpresas “escondidas”, vale MUITO a pena!

Dicas

  • Ande sempre com um mapa da cidade onde você está, bem como o telefone e endereço do seu hotel.
  • Evite os horários de pico, pois muitos italianos utilizam esse tipo de transporte para ir e voltar do trabalho. Os horários de pico são, normalmente, entre 07h30 – 09h00 e entre 17h30 – 20h00.

5) Como planejar uma viagem para Itália? ORGANIZAÇÃO

O que fazer durante a organização da minha viagem para Itália?

Definido o roteiro e todos os detalhes, compre as passagens! Não deixe para comprar a passagem na última hora, além de pagar bem mais caro, é possível que você encontre somente voos com longas horas de conexão e a viagem acabará ficando muito mais cansativa! Além das passagens de avião, compre também as passagens de trem! (por isso é importante sair do Brasil já com o roteiro definido!).

Importante

  • Compre os ingressos das atrações que quer visitar com antecedência! Tanto na alta temporada, quanto na baixa, as atrações SEMPRE têm filas enormes! Leia nosso Post Especial
  • Então é melhor enfrentar uma fila só, que é a de espera para entrar já com o ingresso em mãos, do que ter que enfrentar duas: uma para comprar ingresso e a outra para entrar!
  • Acredite: você não vai querer perder seu tempo com isso, portanto, organize-se!

Dica

Informe-se sobre TODOS os locais que você vai visitar: monumentos, cidades, pontos turísticos! Até porque informação NUNCA é demais;)

6) Como planejar uma viagem para Itália? HOTEL

Como escolher o hotel na Itália?

Passagens compradas é hora de escolher o hotel! Entendo que escolher um hotel “no escuro” não é fácil, por isso não hesite em conversar com quem já viajou para a Itália, pesquisar na internet e checar os sites de reserva, como o Booking.com! Lá é possível verificar avaliações de diversos clientes, nas mais diversas cidades e escolher sem medo de ser feliz! Pessoal, claro que devemos nos lembrar de que somos diferentes um do outro e, de repente, um hotel que agradou “aquele”, pode não agradar “esse”! Leia na nossa sessão do blog sobre “Hospedagem na Itália

Para escolher o hotel de forma eficiente, busque um hotel fora do centro (no Centro são mais caros), mas próximo de locais “chaves”, como, por exemplo, estações de trem e metrô.

Leitores amigos, não se deixem enganar pela quantidade de “estrelas” de um hotel. É bem comum que hotel três estrelas dê um banho em um hotel de luxo, por exemplo! Faça sua busca com a mente aberta e lembre-se de que você, provavelmente, passará pouco tempo por lá, já que vai querer aproveitar seus dias passeando, O.K.?!

Outro ponto importante é organizar seus gastos! Inclua no seu orçamento TODOS os valores, mesmo que aproximados, de quanto você vai gastar por dia, quanto vai gastar com monumentos, no hotel, restaurante, com transporte público, etc. Para você conseguir ter uma ideia, leia esse “Post Especial: Quanto eu gastaria em uma viagem na Itália?“.


VOCÊ SABIA?

Presenteio meus leitores com 30 minutos de Consultoria GRATUITA para a escolha dos Hotéis.

EU QUERO A MINHA CONSULTORIA AGORA


Dicas Importantes

  • Pesquise MUITO antes de viajar sobre TUDO relacionado a cidade para qual você está indo! Temos excelentes posts no nosso site Viajando para a Itália sobre cidades, de norte e a sul, e se você ainda estiver em dúvida sobre o que visitar, ler sobre os lugares pode ser ótima ideia para clarear os pensamentos e te ajudar na decisão final!
  • Saiba onde ficam os centros de informações turísticas em cada cidade que você vai visitar. Lá você encontrará mapas, informações sobre transportes públicos, monumentos, horários, sugestão de restaurantes e muitas outras dicas ótimas!
  • Se você tiver um guia da cidade para onde está indo, ótimo! Se não tiver, não se preocupe: dê uma olhada na internet para saber onde está seu hotel, onde estão os pontos turísticos, as estações de trem e de metrô.

GANHE um guia de viagem para a Itália clicando no banner abaixo e não deixe de conhecer nossos outros Guias de Viagem Clicando Aqui!

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Conclusões

Organizar uma viagem para a Itália não é tão complicado quanto parece; basta se organizar e saber o que, quando e como quer visitar! Boa viagem!

Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)


“E agora quem poderá me AJUDAR?”

Muita informação não é mesmo ? Se você leu esse artigo e sentiu aquele friozinho na barriga pensando: E agora???? Quem poderá me AJUDAR??? Não se desespere, pois nós temos a solução.

Como dirigir com neve na Itália?

São tantos detalhes para se pensar: dinheiro, passagens, hotéis, restaurantes, opções de passeio, tempo, deslocamento, segurança, clima, família… que as vezes dá vontade até de desistir, não é mesmo? Mas nós TEMOS A SOLUÇÃO OU O SEU DINHEIRO DE VOLTA (estornamos 100%)Para oferecermos essa GARANTIA é porque temos certeza absoluta que irão gostar dos nossos serviços. Veja os depoimentos de quem fez esse serviço conosco.

Para todas essas questões temos a Consultoria de Elaboração de Roteiro, onde otimizaremos seu tempo através do seu perfil.

 Não, não, não pense que é caro ou fora do seu alcance. Inclusive, provamos a você que é possível gastar bem menos através de um roteiro bem elaborado e personalizado. Continue lendo nosso post.

Vai sobrar dinheiro ?

Como dirigir com neve na Itália?
Otimize seu tempo, conheça mais lugares e poupe seu dinheiro

→ Contratando a Consultoria de Roteiro com antecedência, o nosso serviço será quase gratuito*. E tem mais, você ainda receberá muitos brindes e bônus. Descubra os presentes que você estará recebendo ao longo dessa pré-organização clicando bem aqui!

Clientes que reservam esse tipo de serviço com antecedência (em média 2 a 3 meses) podem economizar mais de 200 Euros com os nossos serviços (que deram um total de, mais ou menos, 90 Euros), ou seja: economizaram na viagem com pequenas mudanças e, só com passagens de trem, dicas de restaurantes, etc, você poupou mais de 200 Euros; além de ter toda a viagem organizada da melhor maneira possível.  Entre em contato conosco e saiba mais…


Conheça também nossas indicações:

 PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.
   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

2 Comentários
  1. José Avelino de Lima Rodrigues Campos Diz

    Oi Ana, tudo bem? Em primeiro lugar, gostaria muito de te agradecer a ajuda na organização de minha viagem à Itália. Seu blog é muito completo e suas respostas aos meus e-mails me auxiliaram bastante. Eu e minha esposa tivemos o prazer de desfrutar de 12 dias inesquecíveis na Itália. Fomos a Roma, Florença, Pisa, Veneza e Palermo. Quase tudo perfeito, não fosse o voo extremamente cansativo da Alitalia. A classe econômica deles é uma máquina de torturas! Ficar 12 horas no voo de São Paulo a Roma e vice-versa foi uma experiência traumática. Mas tirando isso, a viagem foi muito proveitosa. Comprei tudo no Brasil. Cartões de desconto (Omnia Card, Firenze Card, Venezia Unica) e entradas para as atrações em Pisa, bem como as passagens de trem. Mesmo tomando muito cuidado com o roteiro e tendo tudo em mãos, acho que o tempo foi curto. Acho que uma boa viagem para a Itália merece, pelo menos, 20 dias bem planejados, ficando pelo menos 5 dias em Firenze e 6 dias em Roma. E já estou planejando este roteiro da seguinte forma: Chegando por Veneza, passando por Verona, Bologna, Firenze, Roma, Napoli, com retorno por Roma. Mas tudo sendo feito de trem. Não vejo a hora de voltar! Ciao e grazie mille!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada pelas super dicas querido!!! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!