Conhecer Assis, a cidade de São Francisco?

Paz, tranquilidade e espiritualidade: isso, e mais um pouco, você vai encontrar em Assis.

2 6.471

Vamos visitar Assis?

“A cidade de São Francisco”

Entre as encantadoras colinas de Úmbria, nas encostas do Monte Subásio, surge a maravilhosa cidade de Assis. Mesmo sendo uma cidade medieval inigualável, na verdade o local atrai milhões de visitantes todos os anos pois é aqui que nasceu e cresceu o santo mais amado do mundo, estamos falando de São Francisco.

Basilica de São Francisco em AssisFrancisco era um homem simples e de oração, assim como a sua vida. Das ruas de Assis ressoa o silêncio e um grande senso de paz interior, e já de longe provoca fortes emoções! A cidade plaina o vale Umbra demonstrando toda a sua beleza, é impossível não ficar deslumbrado com a perfeição da paisagem medieval entre as colinas, rochas e a inconfundível Basílica de São Francisco.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


A partir do ano 1000, quando Assis passava por um grande período de desenvolvimento, principalmente graças aos monges beneditinos, que a história de Assis se funde com a história da humanidade. Bem no ano de 1181 nasce Giovanni di Pietro Bernardone, mais conhecido como São Francisco.

 

Porciúncula, principal símbolo da Ordem dos Frades Franciscanos
Porciúncula, principal símbolo da Ordem dos Frades Franciscanos

Francisco amava a natureza, pois sustentava a ideia de que toda criatura era um dom do amor absoluto de Deus, tanto que escreveu um poema chamado “O Cântico das Criaturas”- primeiro poema literário italiano. Depois de ter sofrido tantas doenças, São Francisco morreu com 45 anos, e foi enterrado na Basílica dedicada a ele.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


Partiremos da própria Basílica, este tesouro da arquitetura, que é formada por duas igrejas sobrepostas – a inferior em estilo românico e a superior em estilo gótico.

Basilica de São Francesco em Umbria
Basilica de São Francesco em Umbria

A Basílica foi construída na Collis Inferni, “colina do inferno”. Era assim que São Francisco chamava o lugar onde queria ser enterrado, no qual eram sepultados os condenados pela justiça (agora chamado de Collis Paradisi). Apesar de Francisco ter recomendado em seu testamento a construção de igrejas simples e humildes, a basílica representa uma exceção. Isso porque a igreja deveria ser capaz de acolher os numerosos peregrinos que iriam visitar os restos mortais do santo, bem como os vários afrescos no interior da Basílica, pintados por grandes artistas como Giotto e Cimabue. Quando as passagens bíblicas eram representadas em pinturas, podiam então ser compreendidas por todas as pessoas humildes que não sabiam ler.


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para ItaliaConforme vai descendo pela igreja, a basílica vai ficando ainda mais humilde, até que se chega ao ápice da simplicidade na cripta onde se encontra o túmulo de São Francisco, um lugar de intensa espiritualidade.

Basilica de São Francisco em Assis
Basilica de São Francisco em Assis

Descer até a cripta é como caminhar novamente pela vida de Francisco. É exatamente nestes locais repletos de significados que se compreende a importância de quanto uma vida simples e humilde é mais “rica” do que uma vida feita de aparências e bens materiais.


O QUE VISITAR PERTO DE ROMA? QUAIS SÃO OS MELHORES BATE E VOLTA A PARTIR DE ROMA? DESCUBRA COMIGO!


 A história de São Francisco de Assis

Francisco encarna o espírito de identidade nacional, seu comportamento mudou não só a Itália, mas também o mundo, através das armas do amor e da humildade – completamente coerente com o Evangelho de Cristo. “O mais italiano dos santos, o mais santo dos italianos” – assim Pio XII definiu o Pobrezinho de Assis quando, em 18 de junho de 1939, o proclamou Padroeiro da Itália junto com Santa Catarina de Sena.

São Francisco de Assis
São Francisco de Assis

Francisco nasceu em Assis no ano de 1182, numa época de turbulência em sua comunidade. Filho de um comerciante rico, desde jovem aspirava entrar no rol da nobreza da pequena cidade. Daí a participação na guerra contra Perúgia e a tentativa de chegar a Puglia para participar da cruzada. Contudo, tudo isso foi interrompido pela voz divina que o convidou a reconstruir a Igreja. Francisco obedeceu ao chamado e, abandonando a família e os amigos, conduziu por alguns anos uma vida de penitência e solidão, de total pobreza. Em 1209, após uma nova inspiração, começou a pregar o Evangelho nas cidades em que se reuniam seus primeiros discípulos e junto a eles dirigiu-se a Roma para obter a aprovação do Papa para a sua escolha de vida. De 1210 a 1224, peregrinou pelas ruas e praças da Itália, e em todos os lugares acolhia multidões de discípulos que os chamava de irmãos. Francisco é uma das grandes figuras da humanidade, que fala com cada geração. Seu encanto vem do grande amor por Jesus, de quem primeiro recebeu os estigmas, sinal do amor de Cristo por todos os homens e pela inteira criação de Deus.

Basilica de São Francesco em Assis, Umbria
Basilica de São Francesco em Assis, Umbria

“Pobreza”, “obediência” e “castidade” são os aspectos fundamentais da vida de Francisco e de seus discípulos. Após um primeiro período recluso em solidão, Francisco começou a viver a própria vocação junto aos seus companheiros que queriam imitar seu exemplo. Nasceu, assim, a Ordem dos Franciscanos. Com oração e meditação, a regra franciscana reforça o “espírito missionário”, conforme os preceitos evangélicos, assumindo uma conduta completamente diferente da norma seguida até então. É claro que Francisco se interessava principalmente pelas classes sociais mais fracas e, com amor fraterno, dava uma atenção especial ao “próximo” desprezado e rejeitado pela sociedade (ou seja, o pobre, o doente, o perdedor, o último).

Veja um exemplo de itinerário de um dia em Assis com os seus principais monumentos!!


O QUE FAZER EM UM DIA EM ASSIS?


 Milagres e Lendas

Muitas são as lendas que envolvem São Francisco, em particular aquelas ligadas ao seu amor pelos animais, outras também pelas suas pregações sobre o amor de Deus aos passarinhos. A lenda mais famosa é a do lobo de Gubbio.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


O lobo caçava pelos campos e aterrorizava a população. Dessa forma, o santo conversou com o lobo, prometendo a ele que, se não parasse de agredir os habitantes do local, o povo mesmo se encarregaria de acabar com ele. Desde então o lobo não ameaçou mais a cidade, pelo contrário, virou amigo das pessoas. São Francisco amansando o lobo é um de seus milagres mais representados na arte, por vários artistas famosos.

sanfrancesco_lupodigubbioOutra lenda é: A lenda da floresta, em outras palavras, uma parte do bosque que ficava próximo à basílica e sua casa (conhecida na época como “a colina do inferno” – Collis Inferni), talvez pela sua selvageria ou pela sua posição – era o lugar mais baixo da cidade. Aqui ficavam as forcas para sentenciar os condenados à morte, e provavelmente onde se refugiavam também os leprosos nos períodos de peste. São Francisco, reza a lenda, escolheu a Colina do Inferno como lugar para sua própria sepultura, para ser tratado da mesma maneira que os criminosos – imitando a Cristo, que morreu crucificado entre dois ladrões e foi enterrado fora de Jerusalém. Segundo outros, porém, a escolha foi declarada pelo amor que o santo sentia pelo lugar, onde frequentemente se retirava em oração e solidão.

Após a morte de São Francisco, o Papa Gregório IX, querendo construir em Assis uma igreja especialmente para abrigar os restos mortais do santo (a Basílica), rebatizou a floresta de “Colina do Paraíso”.

Francisco faleceu no dia 03 de outubro em 1226 e sua festa é comemorada todos os anos no dia 4 de outubro. Além de ser o padroeiro da Itália, são Francisco de Assis é também o Santo Padroeiro dos animais.

Conclusão

Como devem ter compreendido, caminhar pelas ruas de Assis é entrar na história, reviver os passos de Francisco e de quem, como ele, escolheu viver na pobreza e no serviço aos outros. É um lugar que se faz refletir, que pelo menos por um dia nós dá a possibilidade de ser melhor, nos impulsionando a fazer algo a mais por nós mesmos e para os outros.

Relembrando o que dizia Madre Teresa de Calcutá: “Aquilo que nós fazemos é apenas uma gota no oceano, mas se não fizéssemos, o oceano teria uma gota a menos”.

Como chegar em Assis?

DE CARRO

Pelo norte

Para acessar Assis de carro pelo norte da Itália, há dois percursos: a estrada A14 Adriatica (Bologna/Taranto), pegando a saída Cesena e seguindo por Perúgia com a E45 até a saída de Assis. Ou, então, pegar um pedaço da A1 e sair em Valdichiana, depois seguir sentido Perúgia e tornar à E45 com destino a Cesena até Assis.


COMO IR A ASSIS A PARTIR DE ROMA?


Pelo sul

Também para que vem do sul, há dois percursos: pegar Autostrada A14 Adriatica até o fim, saindo em Civitanova Marche e depois seguir sentido Foligno – Perugia até a saída de Assis. Para quem prefere pegar a A1, pode sair em Orte e seguir pela E45 sentido Perúgia – Cesena até a saída de Assis.

DE TREM

O trem em questão é da linha ferroviária Firenze – Terontola – Perugia – Foligno, com destino a Assis pela estação Santa Maria degli Angeli. Da estação Santa Maria degli Angeli até Assis, é possível pegar os ônibus de linha (ou também utilizar o serviço de táxi).

DE AVIÃO

 O aeroporto é o Aeroporto Internacional Umbro San Francesco d’Assisi a 12 km de Assis, que liga a cidade com vários táxis. Também, o Aeroporto Leonardo da Vinci, de Fiumicino (Roma), que conecta Assis com os ônibus da linha SULGA diariamente.

Espero que isso tenha sido útil para você!


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

2 Comentários
  1. Daniella Diz

    amei o artigo.Ainda irei pra Itália.Parabens pelo seu trabalho

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada Daniella! 🙂 è ótimo receber esse carinho 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!