Orvieto, uma pérola na região da umbria!

21 5.910

Texto da nossa convidada especial: Ludmila Meireles

Há quatro atrás, estive de férias na Itália e tive a oportunidade de conhecer algumas cidades que estão fora da rota turística, entre elas estava ORVIETO , uma pequena cidade medieval na região da Umbria, ainda pouco conhecida por nós brasileiros.

Orvieto
Orvieto

Orvieto é uma cidade com um pouco mais de 25.000 habitantes, construída literalmente, no topo de um paredão de rochedos de mais de 300 metros de altura. Foi a capital dos Etruscos nos séculos VI e VII a.c , depois se transformou num centro romano, tornando-se um burgo e em 1354 foi anexada ao território papal. Sua posição oferece lindas vistas dos arredores e a cidade também produz um excelente vinho branco que se chama, adivinhem: Orvieto.

 

Orvieto - vista panoramica
Orvieto – vista panoramica

 

funivia orvieto

 ATRAÇÕES

DUOMO– sem dúvida, é a principal atração da cidade. Está localizado na Piazza Del Duomo e é uma das mais belas igrejas de toda a Itália. Segue o estilo gótico-românico, é todo decorado com mosaicos de ouro e construído com basalto escuro e mármore branco e rosa. Nas pilastras da fachada, existem relevos que retratam histórias do antigo e do novo testamento. Sua construção começou em 1290 e levou três séculos para ficar pronta. É imperdível!

Orvieto - Duomo

Os afrescos sobre o Juízo Final de Fra Angelico que podem ser vistos em uma das capelas, serviram de inspiração a Miguel Angelo para fazer o teto da Capela Sistina no Vaticano. A foto não ficou muito boa, mas o estilo é bem parecido com o da Capela Sistina. Até o tom de azul do teto é igual ao da capela Sistina.

Orvieto - Duomo interno
Orvieto – Duomo interno

Na capela de S. Brizio estão localizados os afrescos de Lucca Signorelli, que fizeram com que FREUD visitasse a cidade. Infelizmente, não tenho fotos porque na época que fui havia uma placa avisando que era proibido tirar fotos e eu respeitei. É a capela mais linda do Duomo, não tem erro.

PALAZZO DEI PAPI – neste edifício, que fica ao lado da catedral, funcionam o Museo dell’Opera del Duomo, com pinturas, esculturas e peças pertencentes ao tesouro da catedral e o Museo Archeologico, com um bom acervo de peças etruscas.

TORRE DOS MOUROS – está situada bem no centro da cidade ( corso Cavour ,87), possui 47 metros de altura e para subir são nada mais nada menos que 250 degraus. Lá do alto se tem uma visão da cidade. Não subi porque minha mãe tem problemas nos joelhos e não pode encarar essas subidas. Sua construção data do ano de 1200 e simbolizava o poder de Orvieto na Idade Média.

IMG_1548

POZZO DI SAN PATRIZIO – data do século XVI e garantia o fornecimento de água caso a cidade fosse sitiada. O poço possui 62 metros de profundidade e um sistema de escadas em espiral.Quem quiser conhecer esta obra, que foi considerada avançada para a época, vai precisar encarar 248 degraus .Ao chegar no fundo do poço, podera fazer um pedido após jogar uma moeda ( Vialle Sangallo). Não tenho fotos do poço porque não visitei esta atração em função das escadas.

Orvieto - Poço de San Patrizio
Orvieto – Poço de San Patrizio

FORTEZZA DELL’ ALBORNOZ – construída no século XIV, a fortaleza é hoje um lugar com muito verde e que oferece belas vistas da região da Umbria, ideal para relaxar depois de subir e descer tantas escadas,

Os paredões de rochas que sustentam a cidade.

Concluindo:

Orvieto é uma cidade encantadora que merece ser incluída no roteiro de sua viagem. Esqueça o mapa e caminhe pelas várias ruelas do centro histórico e se surpreenda com lindas lojinhas de artesanato, cerâmica e bons restaurantes. Pode ser visitada em uma tarde, mas para quem gosta de fazer tudo com calma e sem pressa, deixe um dia inteiro para esta pérola.

Orvieto 1

Textos e foto da nossa leitora Ludmila Meireles!

COMO CHEGAR:

Há trens diretos de Roma (+/- 1:30H) e de Florença (+/- 1:00). Existem trens a partir de Perúgia também, mas é obrigatória a baldeação em Orte. De carro, pode-se ir pela auto estrada A1.

Eu fui de trem a partir de Florença e ao chegar na estação ORVIETO, precisei pegar um teleférico (FUNICOLARE) que fica em frente a praça logo na saída da estação.

Quer participar ao nosso blog?  Me escreva!! Faça como a Ludmila!

Gostou do texto da Ludmila? Deixe o teu comentário:)

O que você está esperando?! Venha conhecer a beleza desse lugar tão especial!! 

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

 


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

21 Comentários
  1. Gracyellen Diz

    Oi Patrícia!
    Muito bacana o texto da Ludmila sobre Orvieto.
    Amei esta cidade tão pitoresca!
    Optamos por usar as (8) escadas rolantes para subir à cidade ao invés do funiculare (andamos em Bergamo e Napoli).
    A vista que esta incrível cidade oferta é realmente de tirar o fôlego!
    Como dica gastronômica, sugiro ir ao ClanDestino, um restaurante pequeno e bacana, localizado bem no centro, onde comemos uma pasta deliciosa e a surpreendente torta de frutas vermelhas (fruti del bosco).
    Simplesmente a mais incrível que provei em toda minha viagem!
    Vale (muito!) a pena provar!
    Baci da Brasile!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada pelas dicas querida!! 🙂

  2. Flávia Diz

    Ótimooooo, parabéns

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      🙂 obrigada cara!
      mas esse post foi uma minha convidada que escreveu 🙂 mas ela vai adorar o teu feedback:)

  3. jussara rangel Diz

    Amei Orvieto e com certeza recomendo a todos que estão dispostos a viajar pela Itália fugindo do roteiro ‘turístico’. O Pozzo di San Patrizio é muito interessante e a cidade subterrânea também. As igrejas são lindas, mas me encantei com uma pequenina do século XI – San Giovenale. Amei Orvieto… Estive lá em setembro e se puder ainda volto!!!!!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi querida!! Obrigada pelo teu ótimo conselho!!! 🙂

  4. Priscila Diz

    Olá, Ana!!! Encontrei seu site procurando por passeios em Assis e Orvieto… Visitarei a Itália agora em janeiro, e tinha visto alguns passeios entre essas duas cidades no mesmo dia, partindo de Roma (onde estaremos baseados durante toda a viagem)… Ocorre que, fazendo pesquisas mais aprofundadas, vi que nesse tipo de passeio não se fica muito tempo em nenhuma das cidades, e gostamos de programar nossos próprios passeios. Além disso, vi que não há trem direto de Orvieto a Assis… E há muita coisa a fazer em Orvieto, queremos conhecer a cidade subterrânea, entre outras coisas… Existe ônibus entre Assis e Orvieto? Vc recomenda conhecer as duas cidades num mesmo dia? Desde já agradeço muitíssimo a atenção! Até mais!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Priscila na Umbria é muito dificil se locomover sem um carro.. não achei nenhum ônibus que liga essas cidades.. te aconselho de qualquer forma fazer em dias diferente, se vc for vir de Roma seria muito improvável visitar todas as duas no mesmo dia, vc não conseguiria ver nada:( Veja esse link http://www.viajandoparaitalia.com.br/category/informacoes-uteis/como-ir-nas-localidades-perto-de-roma/ Grande abraço
      Ana Patricia

  5. Gabriela Diz

    Achei muito legal a matéria. Estou fazendo meu roteiro e parece ser um ótimo local. Mas gostaria de dicas de como chegar a Civita di Bagnoregio. Pode me ajudar? a ideia é sair de Florença.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Gabriela pelo o que achei se pode ir somente com carro ou ônibus a partir de Viterbo perto de Roma. http://www.comune.bagnoregio.vt.it/?mod=pages&id=20 De Florença com carro são 2 horas.. Grande abraço e boa viagem, Ana Patricia

  6. Gabriela Diz

    Muito obrigada, Ana.
    No link da comune que me passou diz que sai ônibus também de Orvieto.
    Posso sair de Roma cedinho, ir para Orvieto, pegar ônibus para Bagnoregio e quem sabe no final da tarde conhecer um pouco de Orvieto, pois tem bastante trem Orvieto/Roma no final do dia.
    Obrigada novamente. Abraço, Gabriela.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Querida pelo o que está no file http://www.comune.bagnoregio.vt.it/upload/pages/1334748898_1298567744_Orario%20Bus%20COTRAL.pdf o onibus vc deve pegar de Viterbo que está perto de Roma:) Boa sorte, Ana Patricia

  7. Gabriela Diz

    Obrigada novamente.

    Segue link de uma matéria que achei muito interessante sobre o lugar.
    http://www.borghiabbandonati.com/civita-di-bagnoregio-la-citta-che-muore/

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada querida, Bagnoreggio está no meu calendário de planejamento.. 🙂 realmente é um lugar mágico .. grande abraço e manda fotos depois.. Ana Patricia

  8. Guilherme Diz

    A doce vida na Úmbria…

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Realmente a Umbria é uma zona super especial!

  9. Lisete Hartmann Diz

    Estou lendo “Antônia e suas filhas” de Marlena de Blasi, e queria saber onde fica o lugar desta história. E cheguei aqui. Muito bom!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      🙂 fico feliz por ter ajudado querida! 🙂 Obrigada pelo carinho! Ana Patricia

  10. Livia Diz

    Olá! Vale a pena ir para região da úmbria em novembro? como é o clima lá essa época? Obrigada!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      A Umbria vale a pena em qualquer periodo.. dá uma olhada nos posts na categoria Clima para entender bem a questão do clima na Itália:) um grande abraço, Ana Patricia

  11. Livia Diz

    Obrigada, Ana Patrícia! Já tinha visto que novembro é um mês chuvoso, mas pelo que entendi, não chega a impedir os passeios na úmbria e na toscana então, né… Agradeço a atenção!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!