O que fazer em um dia em Cortona na Toscana?

Uma cidade estupenda, palco de clássicos da literatura e do cinema, e com inúmeras paisagens belíssimas para o turista se deslumbrar.

0 1.998

O que conhecer em um dia em Cortona na Toscana?

Bem vindos! Como sempre, é ótimo receber você aqui!

Você, com certeza, se lembra de Diane Lane no belíssimo filme ‘Sob o Sol da Toscana’, certo? Talvez tenha lido o livro de Frances Mayes… Não sabe do que eu estou falando? Então, uma dica pessoal: antes de embarcar para esta viagem, assista a este filme (ou leia o livro!) para entrar no clima desta estupenda cidade na Toscana.

Cortona fica a 600 metros de altura, no topo de uma colina e é vizinha de Arezzo. A famosa Villa Laura, citada nas obras que mencionei acima, fica em Bramasola, a alguns quilômetros do centro; se você estiver de carro, fica mais fácil de visitar, senão, nem a procure!


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


O ideal para se tirar o máximo do que esta cidade pode oferecer é ficar ali por, pelo menos, dois dias, mas vamos considerar o pouco tempo e vamos ver o que podemos fazer em Cotorna em um dia!

Este slideshow necessita de JavaScript.

A cidade com pouco mais de 20.000 habitantes é bem pacata, com aquele clima de cidade pequena, onde todos se conhecem, é rodeada por enormes escadarias e uma das poucas planícies fica na Via Nazionale, a principal rua da cidade.

Não deixe de ver as muralhas da cidade, do século IV a.C., que servia como proteção contra invasores, a parte mais antiga deste enorme muro com espantosos pedaços de pedra, é visível da Porta Colonia e da Porta Santa Maria.  Com sua base etrusca, passou por algumas modificações, mas nada que tirasse sua beleza e, na época, eficiência.  Outro local importante é a Porta Bifora, construída no século II a.C.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

Aproveite para conhecer também a Igreja de Santo Agostinho, monumental! Infelizmente não é possível acessar o interior da Igreja, mas sua fachada é muito bem conservada e vale a pena conhece-la.

Um dos pontos que mais chamou atenção no filme ‘Sob o sol da Toscana’, foi a Piazza Della Republicca. Ali, o cardo e o decumanus, se cruzavam, formando um eixo Norte-Sul, Leste-Oeste na época romana; era ali também onde ficava o Foro Romano, em toda sua majestade.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Na Praça fica também o Palazzo Del Capitano Del Popolo, que no século XVI serviu como residência para o Cardeal Passerini; hoje, ali mesmo, funciona uma agência dos correios. Próximo dali, na mesma Praça, fica o Palazzo Comunale, que no século XII era utilizada como uma espécie de antro onde aconteciam reuniões políticas, econômicas e sociais. Se você estiver por ali num sábado, aproveite a feirinha da Piazza Signoreli. Nesta mesma Praça fica o Palazzo Casalli (onde fica o Museu dell’Accademia Etrusca), e a poucos metros dali é possível ver o Teatro Signorelli. Sem se deslocar muito, conheça a igreja de Santa Maria Assunta, o Duomo (Catedral) da cidade. É lindíssima! A parte de dentro da Igreja é toda baseada na arquitetura Brunelleschi. Possui três naves, todas com colunas enormes, e é repleta de obras de arte sacra; muitas delas foram levadas para o Museu Diocesano, que fica em frente ao Duomo.

Caminhando um pouco mais, chega-se a Igreja de São Francisco, construída em 1247 por Frei Elias. Ali ficam conservados os restos da Santa Cruz, além de possuir muitos altares do estilo barroco e um altar mor em mármore.

Outra construção com objetivo de defender-se de invasores, é a Fortezza del Girifalco, de 1556, a mando do Grão-Duque da Toscana, Cosimo I de Medici. A construção foi erguida na parte mais alta da cidade e nunca passou por nenhum ataque.  A fortaleza é em forma de trapézio e teve como base as antigas ruínas de fortes etruscos, romanos e medievais. Foi restaurado e hoje abriga um museu.

Conclusões

Independente de ter sido cenário para um dos filmes mais lindos rodados na Itália, Cortona mantem seu status ‘low profile’ de cidade pequena, acolhedora, cheia de encantos e cantinhos especiais!


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Como chegar em Cortona?

Partindo de Arezzo é possível chegar lá de trem, ônibus ou táxi (caso você não esteja viajando com carro alugado; se estiver, é só seguir as placas estradais!).

De trem

Vá até a estação de Arezzo e tome o trem sentido Foligno ou Chianciano Terme; desça em Camucia-Cortona. A passagem custa 3,40 euros e a frequência de trens é de cerca de uma hora e meia. A viagem dura, mais ou menos, 20 minutos de lá até Cortona.

De ônibus

Pegue-o na estação central de trem de Camucia; o ônibus é o de número 06 e tem poucas saídas, portanto preste atenção no horário. Vale lembrar que este ônibus opera somente de segunda a sábado. Domingos e feriados os ônibus não funcionam, ok? A passagem custa 2 euros e a viagem dura cerca de 1h15.

De táxi

Sugiro que pegue um táxi quando já estiver na estação de trem em Camucia. O preço médio até Cortona será de 25 euros, 15 minutos de viagem.


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.