Perdi meu passaporte na Itália! O que fazer?

Perdi meu passaporte! O que fazer? Aqui você vai encontrar informações completas. Perda ou roubo ? Saiba como agir, aonde ir e como resolver!

0 146

Perdi meu passaporte na Itália! O que fazer?


Roubaram o meu passaporte na Itália! O que fazer?

O passaporte é o documento mais importante para quem viaja, pois é nossa única Identificação Internacional e, por isso, deve ser guardado com zelo e atenção. Claro que, imprevistos podem acontecer, bem como desagradáveis momentos como um assalto, ou furto, e pode acontecer também de você se ver sem o passaporte em algum momento por pura distração, e ai vem à dura conclusão: Perdi meu passaporte na Itália! Roubaram o meu passaporte na Itália! O que fazer?

Primeiramente muita calma, nesse momento a cabeça não para de pensar no pior e vem à dúvida: o que fazer ? Quem eu procuro? Para onde vou? Como volto para o Brasil? Pois bem, aqui você encontrará todas as respostas sobre esse assunto: Perdi meu passaporte na Itália! Roubaram o meu passaporte na Itália!

Atenção:

Importante dizer que, por mais que a Itália seja um país seguro, a taxa de criminalidade por aqui não é zero.

  • Alguns delitos podem acontecer, então é sempre bom andar atento, evitar locais pouco movimentados, escuros, tomar cuidado no meio das multidões e ao redor das estações de trem e metrô, pois o furto acontece de modo muito sutil. Atenção também na hora em que estiver fotografando, um momento de distração e tudo pode acontecer. Se estiver também em grupo fique atento, pois são os alvos preferidos dos oportunistas.
  • A Itália é bem policiada, principalmente em grandes centros turísticos e caso aconteça algo de desagradável, não hesite em falar com os policias. Se você tiver dúvidas, pode também procurar um centro de assistência ao turista, eles irão te orientar a como chegar até a Caserma (delegacia) mais próxima.

Assista esse vídeo completo sobre Segurança na Itália e nunca mais caia em golpes, roubos, furtos e viaje tranquilo. Com esses pequenos conselhos você não usará a pesquisa: Perdi meu passaporte na Itália! O que fazer?  


É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália.


Visite também nosso POST ESPECIAL:O que eu preciso saber antes de viajar para a Itália?” e faça uma viagem tranquila.


Agora, vamos ao ponto: quais as dúvidas mais frequentes em relação à perda de passaporte na Itália ou sobre roubo de passaporte na Itália? Vamos ver?!

O que eu faço se eu perder ou for roubado (furtado) e levarem o passaporte na Itália?

Um dos motivos que me fizeram escrever esse Post foi justamente por causa de uma cliente de consultoria que passou por isso recentemente. O furto aconteceu em Roma e a primeira coisa que ela fez foi me ligar desesperada: Ana Patricia perdi meu passaporte na Itália! O que fazer? (daí o título), então pedi calma e orientei fazer contato com a polícia imediatamente!

Quanto antes você registrar a queixa, menos problemas. Por mais seguro que seja o novo passaporte brasileiro (com chip), ele não está totalmente protegido contra falsificações, por isso alertar as autoridades locais protege você e seu documento.

DICA: não adianta ligar para a polícia (carabinieri), eles não vão poder te ajudar pelo telefone, vá pessoalmente. Sugiro que você tenha o endereço das Casermas (delegacias) sempre com você! Para encontrar os endereços, acesse o site dos Carabinieri. Se você estiver em Roma ou em Milão, após ter feito o B.O., dirija-se ao Consulado (Milão) ou Embaixada (Roma). Para maiores informações, como endereço e horários, acesse o site oficial do Consulado Brasileiro em Milão ou da Embaixada em Roma (Obs.: Em Roma, dê preferência para o Consulado! Para maiores informações sobre o serviço, clique aqui!)

ATENÇÃO: É necessário fazer um agendamento, mas você pode ligar, explicando a situação e tentar um agendamento de emergência, caso não consiga contato por telefone sugiro ir direto ao Consulado.

Quanto custa um novo passaporte e em quanto tempo fica pronto?

O passaporte emitido em Roma ou Milão custa cerca de 120 Euros (dependendo do caso que será analisado lá mesmo) podendo ficar pronto no mesmo dia ou em uma semana!

Lembrando que os consulados NÃO FUNCIONAM AOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS!

IMPORTANTE:

Perdi meu passaporte na Itália! Após a emissão do novo passaporte atentar para emissão de visto caso esteja viajando pela Europa, veja a seguir como proceder:

  • Se você estiver viajando pela Europa e, da Itália, for para outro país que necessite de visto, após retirar o novo passaporte será necessário renovar o visto no Consulado do país de destino antes de deixar a Itália.
  • Caso você esteja em uma cidade onde NÃO HÁ Consulado, faça contato pelo telefone ou por e-mail e peça orientação. Normalmente o atendimento é muito eficiente e você não terá grandes problemas!
  • Para qual Consulado ligar? Se você estiver no norte da Itália, a jurisdição é do Consulado de Milão; do centro para o Sul, o responsável por solicitações é o Consulado de Roma.

Quais documentos preciso para solicitar um novo passaporte?

Você vai precisar do boletim de ocorrência italiano e originais e/ou cópias do RG, certidão de nascimento, título de eleitor e cópia autenticada das primeiras páginas do passaporte, ou seja: providencie todas essas cópias ANTES de sair do Brasil. Deixe essas cópias no cofre do hotel. Além desse cuidado, fotografe TODOS esses documentos e deixe-os salvo no seu e-mail, inclusive as cópias autenticadas.

ATENÇÃO: Os consulados NÃO PODEM EMITIR OUTROS DOCUMENTOS, somente passaporte!

Meu voo é antes do prazo para o novo passaporte ficar pronto, e agora?

Agora você pode solicitar ao Consulado a ARB (Autorização de Retorno ao Brasil). Apresente as passagens no atendimento na hora da solicitação e eles verificarão a possibilidade de emitir esse documento emergencial que servirá como um passaporte para seu retorno para o Brasil.

OBSERVAÇÃO: Os consulados brasileiros na Itália (Roma e Milão), por lei, se reservam no direito de não aceitar emitir a ARB caso julguem desnecessário; mais uma vez: a análise será feita lá mesmo.

IMPORTANTE: A ARB é emitida de graça, demora até 03 dias para ficar pronta e só serve para casos de voo direto, ou seja, sem parar em nenhum outro país. Se seu voo tiver escala, você vai precisar esperar o passaporte de emergência ficar pronto!

Devo andar com o passaporte original ou com a cópia?

Andar com a cópia é mais seguro, mas caso uma autoridade pare você e peça seus documentos, eles podem implicar com o fato de você não estar com o original. Na dúvida, ande com o original, se possível utilize aquele “cinto de viagem” (doleira, money belt, tem várias opções!) assim evitarão possíveis furtos.


Dicas Úteis:


  • Antes de se dirigir a delegacia, procure com toda atenção do mundo para saber se você perdeu mesmo o passaporte! Revire bolsas, malas, bolsos, olhe debaixo da cama do hotel, refaça o último caminho… Só depois de ter certeza absoluta que perdeu vá fazer o B.O.
  • Se você estiver com uma ARB (Autorização de Retorno ao Brasil), vai precisar apresentar um documento com foto (original ou cópia autenticada) na hora da sua chegada no Brasil para poder apresentar para a PF; por isso antes da viagem, solicite para alguém que te envie via correio uma cópia autenticada de um documento seu com foto antes de sua chegada no Brasil. Ou seja: deixe cópias autenticadas dos seus documentos com alguém de sua confiança no Brasil!
  • Apresente seu passaporte SOMENTE em locais onde é estritamente necessário, como na imigração do aeroporto e no hotel para fazer check in/out. NÃO O UTILIZE COMO SE FOSSE UM RG! Evite ficar “mostrando” o passaporte em todos os locais e seja sempre discreto quando estiver com ele, aja como se você não estivesse.
  • Se você for vitima de furto ou roubo, além de informar a extração do passaporte às autoridades, lembre-se também de cancelar cartões de créditos e/ou cheques de viagem; tenha sempre anotado os telefones das empresas responsáveis.
  • Caso seu passaporte seja encontrado e você já não estiver mais na Itália, haverá a restituição de documento para as autoridades brasileiras; não se preocupe porque você será informado caso isso aconteça.

 


Conclusões

Quando viajamos não esperamos que aconteça o pior, mas é sempre bom estar preparado caso haja necessidade de utilizar os serviços disponíveis nas Embaixadas Brasileiras na Itália. O atendimento é eficiente e você terá todo resguardo para retornar ao Brasil são e salvo!


VOCÊ SABIA?

Presenteio meus leitores com 30 minutos de Consultoria GRATUITA para o escolha dos Hotéis.

EU QUERO A MINHA CONSULTORIA AGORA



Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.