Quais os meses mais chuvosos na Itália?

O clima na Itália é bem definido, por isso é mais fácil de se organizar na hora de planejar uma viagem; quer saber se você vai pegar chuva ou não? Te contamos nesse post!

0 0

Qual o mês que chove mais na Itália?

Chuva na Itália: quando chove mais e quando chove menos.

Chuva na Itália: levar ou não o guarda-chuva?

Sei que quem acompanha as notícias italianas viu que o mundo está desabando em chuva na Itália e estamos em Agosto, mês em que raramente (ou nunca!) choveria no país da bota! Já adianto: é atípico chover nessa época do ano e aconteceu a mesma coisa no ano passado; os meteorologistas ainda tentam entender essa mudança de ‘comportamento’ nas chuvas, mas a explicação mais usada é a ‘guerra’ entre as nuvens carregadas da África e da Europa; algo como um ‘cabo de guerra’ que a África está vencendo e mandando chuva para a Europa, principalmente para Itália, que está no meio do mediterrâneo; fato é: as estações estão ‘bem bagunçadas’ no mundo inteiro!


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


Os dados que utilizaremos nesse post serão dados oficiais do ministério da agricultura italiano, da aeronáutica e da defesa civil e utilizaremos médias conforme registros nos últimos dez anos, o que não significa nem que você vai encontrar chuva e nem que não vai encontrar.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

Sugiro sempre dar uma conferida na previsão do tempo, principalmente durante os meses de mudança de estação o clima pode ficar bem confuso, ok?! Do mesmo jeito que fica no Brasil: frio, calor, calor e frio… Tudo no mesmo dia! Vamos lá!

Qual é a estação das chuvas na Itália?

  • Bom, vamos direto à resposta da pergunta que não quer calar: qual o mês mais chuvoso na Itália?

(Em teoria) Outubro; Novembro e Dezembro também são meses chuvosos, mas são chuvas com menor intensidade; fica mais na garoa e chuviscos rápidos com possibilidade de neve; Em Março, na Itália, também tem ‘as águas de Março’, só que lá elas ‘fecham’ o inverno. As últimas chuvas ‘surpresas’ que ocorreram em Agosto foram inesperadas e pegou muitos turistas e moradores locais de surpresa! No norte, geralmente, chove mais do que no Sul, pois devido às áreas litorâneas do Sul e do Centro, as temperaturas acabam sendo mais amenas.

Na figura abaixo (média anual de 2017) podemos observar onde mais chove e como podemos notar a Itália não é um país muuuuuuito chuvoso.

Outro dado interessante é a quantidade de chuvas anuais:

A tabela mostra a média de chuva por região e a média geral do país. Como podemos notar, a média de chuva nas regiões variou bastante nos últimos dez anos e o recorde de chuva foi na região Norte em 2014, quando choveu 1280,8 mm! Onde menos choveu nos últimos 10 anos, foi na região central do país; em 2017 choveu apenas 498,4mm. Em fevereiro de 2018, choveu mais na região sul do que na região norte, o que também acabou surpreendendo.

Já no gráfico abaixo, podemos comparar 2017 e 2018, que foram os anos mais atípicos quando falamos de chuva:

Março, em 2018, por enquanto, bateu recorde de chuvas e registrou 210 mm! É muita chuva, meu povo! Em Setembro, como podemos observar, a média é maior (nos últimos 15 anos), mas são chuvas mais isoladas e menos frequentes, mas com mais intensidade. Também não é um mês ‘comum’ para chover, mas chove!

CONCLUSÕES

Atualmente, com o aquecimento global e o clima bem temperado quase no mundo todo, fica difícil ‘prever’ uma chuva. As chuvas vêm e vão muitas vezes sem dar sinais claros disso e a Itália também registrar alguns temporais fora de época. Se você realmente NÃO QUISER PEGAR CHUVA, viaje nos meses mais quentes, entre Junho e Agosto, pois é quando as estações são mais quentes e bem secas, mas… Já separe alguns euros para ter que comprar um guarda chuva em caso de ‘surpresas’!

FONTES:

https://www.politicheagricole.it

http://www.meteomin.it

http://www.aeronautica.difesa.it

 


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!