Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? No sul da Itália, a Sicília é rodeada por mar, história, belezas e encantos. Simples de se dizer FASCINANTE. Conheça agora a Sicília através do nosso blog Viajando para Itália!

6 12.793

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?


Assista esse vídeo feito através de um drone e conheça a fascinante Sicília

Fonte: Sicily by drone 2016 (Areal film)


A Sicília é uma terra antiga e plena de fascínio, rica de história e tradições, que poderá contar através dos depoimentos do seu glorioso passado. Essa é uma ilha linda, a terra do sol, com paisagens selvagens e não contaminadas, mas sempre encantáveis na sua simplicidade. Terra de vulcões e de costas esplêndidas, a Sicília vai te envolver com o perfume das laranjas e dos limões, e te encantará com a bondade da sua gastronomia, é variada como as diversas culturas que ocorreram ao longo dos séculos.

Ficará fascinado de frente ao extraordinário “meltin pot” de culturas que nessa terra se encontram, criando uma intensa atmosfera mediterrânea que se respira nos colorados centros históricos, na grandiosidade das belíssimas cidades de arte, nas pequenas aldeias de pescadores e nos surpreendes sítios arqueológicos. Essa maravilhosa ilha oferece tantas destinações capazes de acalmar a sua sede de cultura. Fazer uma classificação das localidades turísticas é uma tarefa muito difícil, ainda mais se somos obrigados a escolher dez entre os lugares mais bonitos de uma região fabulosa como a Sicília, tarefa quase impossível.

Conheça aqui um pouco mais sobre a Sicília través dos nossos Posts do Viajando para Itália:

Ragusa uma preciosidade siciliana

Itinerário de carro na Sicília

Vamos conhecer a Sicília?

Se pretende se hospedar em Roma então não deixe de ler nosso Post Especial “Qual bairro escolher para ficar em Roma?“, com dicas de hotéis para você ficar bem localizado de acordo com o seu roteiro de viagem;)

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália.

Depois de assistir ao vídeo não deixe de ler também nosso post “Como planejar a sua viagem para Itália?

 

Gostaria de conhecer a belíssima Calábria ?

A Calábria se estende ao sul da Itália, território montanhoso entre o Mar Jônico e o Mar Tirreno. Após os Gregos, vieram os romanos, os bizantinos, normandos, suábios, angevinos e aragoneses. Justamente por isso, essa terra é tão diversificada e em cada parte do território calabrês encontraremos uma herança cultural e artística diferente!

 

Saiba mais sobre essa região através do meu outro blog feito especialmente para minha Calábria “Viajando para a Calábria

Vamos começar a nossa lista? Essa lista é formada por algumas cidades mais conhecidas e outras que provavelmente você nunca ouviu falar e que realmente valem a pena conhecer!

1) Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? PALERMO

Começamos essa amostra de lugares pela capital da Sicília, a esplêndida Palermo. É uma cidade de história milenar, onde passeando pelas suas ruas, se aprecia e percebe o ecletismo dos tantos estilos arquitetônicos, hereditariedade do glorioso passado dessa ilha, a passagem de gregos, romanos, normandos, árabes, embelezou a cidade com igrejas, monumentos e palácios de rara beleza. DICAS SOBRE PALERMO?

O coração de Palermo está na intersecção de duas avenidas principais, entre Via Maqueda e do antigo Corso Vittorio Emanuele, onde tem origem os Quatro Cantos, uma praça octogonal, onde estão quatro palácios do século XVII adornados com magníficas estátuas representando as diversas estações do ano, chamada também de Teatro do Sol, porque a praça permite apreciar o espetáculo do calor do sol siciliano de nascer até o pôr do sol. Aqui, se encontram todos os antigos monumentos da cidade como a Capela Palatina Árabo-Normanda dos anos 1130-40, situada no suntuoso Palácio dos Normandos, hoje hospeda o parlamento siciliano e antigamente , a capela real do Normanno Rei da Sicília. Palermo possui um relevante patrimônio artístico e arquitetônico que vai dos restos de muros púnicos a vilas de estilo liberty, passando de residências em estilo arabo-normando, às igrejas barrocas e os teatros neoclássicos. Deve visitar em Palermo a Catedral, o Palácio Real ou dos Noemandos, o Montreal e o Montepellegrino e Praça Bellini, onde se enocntram duas belas igrejas, San Cataldo e a igreja de Martorana.

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?
The Cathedral of Palermo is an architectural complex in Palermo (Sicily, Italy). The church was erected in 1185 by Walter Ophamil (or Walter of the Mill), the Anglo-Norman archbishop of Palermo and King William II’s minister, on the area of an earlier Byzantine basilica.

VOCÊ SABIA?

Presenteio meus leitores com 30 minutos de Consultoria GRATUITA para a escolha dos Hotéis.

EU QUERO A MINHA CONSULTORIA AGORA


2) Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? CATÂNIA

Outra cidade que você não pode perder está na parte oriental da Sicília, aos pés do Vulcão Etna, é a Catânia. Essa cidade oferece aos seus visitantes uma paisagem que tem sido montada ao longo dos séculos pelos terremotos e fluxos de lava que ocorreu, essa evolução contínua devido a fenômenos naturais cancelou a maior parte das descobertas históricas da época grega e romana.O Etna está bem perto de Catânia, portanto outra atração que você não deve deixar de visitar é o Vulcão Etna!

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?
O Poderoso Vulcão Etna na Sicília

Hoje, de qualquer forma, se pode admirar os teatros e o Odeon, as estâncias termais: Terme dell’Indirizzo, Terme della Rotonda e Terme Achilliane. O símbolo da Catânia é U Liotru ou O Elefante, que remonta ao período romano ou, segundo outros, a dos cartagineses. O elefante com a tromba para cima joga água em cima dele mesmo na fonte da Praça Duomo.

Do período bizantino-normando restam, o Castelo Ursino e a Catedral de Santa Agata, que contém entre outros, as relíquias da Santa que é padroeira da cidade. Famosa é a Via Crociferi, onde é possível admirar o maior número de monumentos em barroco siciliano, entre eles a Igreja de San Giuliano e a Igreja de San Benedetto, Palácio Biscari, Villa Cerami, o Palácio do Elefante, para citar só uma mínima parte. Os números locais dispostos entre a Piazza Teatro Massimo, Piazza Duomo e Piazza Università lotam o centro histórico rendendo a Catânia o título de uma das cidades mais vivas da Europa.DICAS SOBRE CATÂNIA?

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?
Duomo de Catania

3) Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? SIRACUSA

De frente ao maior porto natural da Sicília, com um litoral caracterizado por panoramas de tirar o fôlego, encontramos a esplêndida Siracusa. Localizada na área sul oriental da Sicília, fundada em torno de 730 a. C., se tornou rapidamente um dos mais importantes centros culturais da Magna Grécia. A cidade, que é Patrimônio da UNESCO, é ainda hoje, capaz de presentear sugestões milenares. Essa antiga colônia grega fica de frente a um espetacular porto natural fechado à leste da ilha de Ortiga, o núcleo urbano mais antigo, e uma das metas mais exclusivas do Jet set internacional. DICAS SOBRE SIRACUSA?

É realmente formidável como essa cidade consiga unir um número tão grande de atrações, como o Anfiteatro Grego, a Orelha do Dionísio no Parque da Neopolis, a Fonte Aretusa, a Catedral Barroca e o Castelo Maniace na Ilha da Ortigia.

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?
Praça do Duomo, Siracusa

4) Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? AGRIGENTO

Um outro tesouro da humanidade certificado da UNESCO é a área arqueológica de Agrigento, pátria de Empedocle, de Filino e de Luigi Pirandello, localizada à oeste das Colinas Girgenti e a leste pela falésia Atenea, apresenta um depoimento maravilhoso para os governantes do passado. Imersa no verde das oliveiras, das amêndoas, dos pomares cítricos e vinhas que se estendem em direção ao mar fica o famoso Vale dos Templos que com os seus imponentes e elegantes monumentos evoca a atmosfera surreal de 2500 anos, quando a antiga Akagras Agrigentum era um centro de poder e cultura. DICAS SOBRE AGRIGENTO?

Localizada no lado sul da Sicília, tem mais de 50 edifícios entre igrejas, monastérios e santuários que enriquecem as estradas da cidade. Passando pela Porta da Ponte chegamos a Via Atenea, a antiga rua principal, onde os palácios dos nobres e as vitrines das lojas servem de fundo nos longos passeios por Agrigento. No Vale dos Templos, o esplendor da época grega se mistura ao panorama árido modelado pelo sol ardente e esculpido por antigas oliveiras seculares, a grande área arqueológica tornou-se patrimônio da UNESCO oferece um espetáculo único ao mundo, entre as principais atrações do Templo de Concordia, um dos mais evocativos da época.

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?
Agrigento, Valle dei Templi, Sicília

Clique no link abaixo e conheça as opções de passeios dos nossos parceiros:

Passeios em Grupo em língua portuguesa nas principais cidades italianas com a CIVITAS

Passeios em Grupo nas principais cidades italianas com a GET YOUR GUIDE

5) Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? SCALA DEI TURCHI

A menos de 15 km do Vale dos Templos encontramos a Scala dos Turcos, uma parede rochosa que se ergue no mar, ao longo da costa de Realmente. A particularidade desse penhasco é seu formato de forma ondulada e de cor branco intenso. Parece estar sobre uma geleira em plena Antártida e ao invés é uma das zonas mais quentes da Sicília. O nome, provavelmente, deriva do fato que os piratas sarracenos, definidos turcos pelos sicilianos mesmo sendo árabes, eles usaram para chegar a este lugar para o abrigo já que a área é menos vento.

Um espetáculo de tirar o fôlego, uma rocha branquíssima, com veias, como aquelas que podemos fazer com os dedos de um homem na argila. As ondas estão longe de ser afiadas, arredondadas e sinuosas parecem quase como sofás confortáveis, cadeiras de um moderno bar lounge. Aconselho a todos de passar pelo menos um dia no mar na Scala dei Turchi, para desfrutar dos benefícios da lama de marga, composta por argila e calcário, uma verdadeira benção para a pele.

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?
Scala dos Turcos (Fonte: news.fidelityhouse.eu)

6) Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? PIAZZA ARMERINA

No meio das colinas verdes, ao longo da autoestrada Catania-Palermo, encontramos essa célebre cidade da província de Enna, Piazza Armerina. Para quem quer desfrutar ao máximo a Sicília, não pode deixar de visitar, onde se pode desfrutar do panorama mais bonito da região, além do seu passado histórico desde os tempos dos romanos. O fator que cataliza maiormente a atenção dos cerca 60.0000 turistas que em média todo ano chegam à Piazza é constituído pela célebre Villa del Casale, inserida no Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde 1997. Se trata de uma vila patronal romana, rica de mosaicos e história, beleza e passado, datada entre III e IV século d. C. É composta por quatro núcleos, a entrada monumental, o complexo termal, o corpo central organizado a peristilo em torno a uma corte quadrangular e um peristilo ovoidal.

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?
Piazza Armerina (mosaico vila romana)

7) Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? NOTO

Esplêndido fruto do Baroco siciliano, Noto está entre as mais renomadas cidades da província siracusana, Noto foi reconstruída em um lugar completamente novo, depois do terremoto. A parte mais nova, na inclinação, oferece um espetáculo junto aos edifícios e ruas de estilo barroco, dos palácios da nobreza, aos complexos religiosos como a Catedral de San Nicolò. A simbólica entrada em Noto é a belíssima Porta Ferdinandea, realizada em 1838 quando se recebeu a notícia da chegada de Ferdinando II de Bourbon, Rei das Duas Sicílias. Joia da arquitetura civil de Noto é o Palácio Ducezio, em frente a Catedral e do característico e sinuoso perfil, construído nos séculos XVIII e XIX, o Palázio Ducezio registra por volta de 1940 a adição de uma elevação que enriquece o edifício.

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?
Noto, Sicília

GANHE um guia de viagem para a Itália clicando no banner abaixo e não deixe de conhecer nossos outros Guias de Viagem Clicando Aqui!

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


8) Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? CALTAGIRONE

Quase ao centro da Sicília encontramos Caltagirone, cidadezinha barroca famosa pelas suas belíssimas cerâmicas produzidas por mais de 1.000 anos. O ponto mais fascinante da cidade é a Escadaria de Santa Maria del Monte, onde podemos comprar as cerâmicas mais belas de toda a Sicília. O panorama do topo da escadaria é de tirar o fôlego. O centro histórico de Caltagirone foi reconhecido depois do desastroso terremoto de 1693, e portanto oferece aos visitantes uma beleza toda barroca. A sua rica arquitetura e a beleza das suas fachadas é evidente em igrejas como aquela de Santa Maria del Monte, de San Giacomo Apostolo e em palácios como a Corte Capitanale e o Museu Cívico.

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?
Caltagirone

9) Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? SAN VITO LO CAPO

Quando se pensa nas belezas sicilianas, não podemos esquecer do seu mar. Entre todas as praias fantásticas encontradas ao longo da costa ocidental, uma se sobressai particularmente, a Praia San Vito Lo Capo e a Reserva Natural do Cigano. Apelidada de “os caribenhos sicilianos”, a esplêndida praia de San Vito Lo Capo é localizada em uma baía entre espetaculares montanhas que parecem surgir do mar. É, de fato, uma meta popular entre os alpinistas locais e turistas.

San Vito Lo Capo é um tesouro e, ao mesmo tempo, uma homenagem ao Mediterrâneo, areia branca, águas cor de esmeralda e uma vista incrível pela Reserva natural do Cigano. A Reserva do Cigano foi a primeira área protegida da Sicília, criada em 1981. Se trata de um verdadeiro paraíso natural graças a grande variedade de flroa e fauna que caracterizam os seus 1600 hectares. Meta dos turistas de todo o mundo, com praias branquissimas que se estendem por quilômetros principalmente com fundo de areia, onde encontramos também pequenas “lagoas” rochosas. Uma maravilha a céu aberto.

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?
San Vito Lo Capo. Foto de Eduardo M.

10) Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? TAORMINA

Apesar de ser uma pequenina cidade, Taormina é uma das localidades turísticas mais visitadas em toda a Itália. Um dos destinos mais emocionantes é o Teatro Grego, situado em uma localização espetacular, situado na exuberante natureza dessa terra. É difícil dizer se os espectadores, ainda hoje, assistam as performances sem se encantar com o belo panorama que se admira da antiga platéia. O olhar se estende para o mar e atinge as costas da Calábria, a cidade de Siracusa e o topo do Vulcão Etna. DICAS SOBRE TAORMINA?

A história de Taormina teve início no século IV e a sua beleza é representada principalmente pela presença de importantes monumentos. Taormina é uma meta ideal em qualquer período do ano, graças a suavidade do clina e a oferta turística orientada ao divertimento, ao relaz e ao saber viver. É aconselhado um passeio na Bila Comunal, entre as vegetações típicas da mancha mediterrânea com uma bela vista do precipício sobre o mar. Entre os lugares que não se pode deixar de conhecer perto de Taormina, um lugar de honra é dedicado aos jardins Naxos, Ilha Bella e Mazzarò.

Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?
Teatro Grego de Taormina

Para não estragar sua viagem, assista esse vídeo e saiba qual é o mês que mais chove na Itália. Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Informação Importante

Escolhemos os nossos parceiros com muita atenção, mas frisamos que o blog “Viajando para Itália” não se responsabiliza por nenhum tipo de problema durante o serviço prestado indicado.


Conclusão

Terminando esse texto só me resta dizer a vocês o quanto essa terra é maravilhosa, esses dez lugares que citei são só uma parte dessa maravilha, tem ainda muito a conhecer e descobrir em cada canto da Sicília. O espírito da Sicília entranha na alma do turista que decide de visitá-la, a Sicília encanta, cativa e captura o melhor da gente.

Independentemente da forma que você decidir fazer esta viagem, espero que o meu conselho seja útil para você conseguir fazer a viagem dos seus sonhos. E se precisar de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália.

Conheça também nossos Posts Especiais:

O que fazer antes de viajar?

Exemplos de Roteiros Turísticos

Quanto vou gastar em uma viagem para Itália?

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?

COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?

COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?


“E agora quem poderá me AJUDAR?”

Muita informação não é mesmo ? Se você leu esse artigo e sentiu aquele friozinho na barriga pensando: E agora???? Quem poderá me AJUDAR??? Não se desespere, pois nós temos a solução.

Como dirigir com neve na Itália?

São tantos detalhes para se pensar: dinheiro, passagens, hotéis, restaurantes, opções de passeio, tempo, deslocamento, segurança, clima, família… que as vezes dá vontade até de desistir, não é mesmo? Mas nós TEMOS A SOLUÇÃO OU O SEU DINHEIRO DE VOLTA (estornamos 100%)Para oferecermos essa GARANTIA é porque temos certeza absoluta que irão gostar dos nossos serviços. Veja os depoimentos de quem fez esse serviço conosco.

Para todas essas questões temos a Consultoria de Elaboração de Roteiro, onde otimizaremos seu tempo através do seu perfil.

 Não, não, não pense que é caro ou fora do seu alcance. Inclusive, provamos a você que é possível gastar bem menos através de um roteiro bem elaborado e personalizado. Continue lendo nosso post.

Vai sobrar dinheiro ?

Como dirigir com neve na Itália?
Otimize seu tempo, conheça mais lugares e poupe seu dinheiro

→ Contratando a Consultoria de Roteiro com antecedência, o nosso serviço será quase gratuito*. E tem mais, você ainda receberá muitos brindes e bônus. Descubra os presentes que você estará recebendo ao longo dessa pré-organização clicando bem aqui!

Clientes que reservam esse tipo de serviço com antecedência (em média 2 a 3 meses) podem economizar mais de 200 Euros com os nossos serviços (que deram um total de, mais ou menos, 90 Euros), ou seja: economizaram na viagem com pequenas mudanças e, só com passagens de trem, dicas de restaurantes, etc,você poupou mais de 200 Euros; além de ter toda a viagem organizada da melhor maneira possível.  Entre em contato conosco e saiba mais…


Conheça também nossas indicações:

 PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.
   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

6 Comentários
  1. aline Diz

    Olá!

    Estive esse ano na Itália e posso dizer que foi a experiência mais incrível que já vivi.
    Ano que vem quero muito voltar para conhecer a Sicília.
    Qual a melhor forma?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Aline com certeza com carro.. mas vai na seção exemplo de roteiros que você vai encontrar vários roteiros que incluem a Sicilia.. abraços, Ana

  2. Maura Diz

    Oi Ana,
    Adorei a fluidez de seu texto. Estou pensando em ir à Sicília no início de outubro. Como é o clima nesta época. ? Quis dias VCI recomenda? Quero conjugar os monumentos históricos com praia. .. será possível?
    Te agradeço!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Maura pelo menos 7 dias.. o ideal 10 dias.. Outubro é ainda um bom periodo para viajar para a Sicilia:) Nao vai estar muito calor e nem frio:) Grande abraço, Boa viagem, Ana

  3. Ricardo Kauppinem Diz

    Ciao… por hora só seo dizer isto…

    Achei teu site procurando no google e achei nota 10, parabéns!

    Futuramente (2o semestre de 2019) devo ir para Itália pela 2a vez e vou falar com minha esposa da possibilidade de utilizarmos teus serviços/dicas

    Abraço

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi querido.. me procure sim.. tenho certeza que vai adorar o tipo de consultoria que faço:) Um grande abraço, Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!