Quais são os 10 lugares imperdiveis da Apúlia?

A Puglia é considerada uma das regiões mais floridas do Sul da Itália, na verdade existem muitas coisas pelas quais vale a pena visitá-la.

4 3.957

Quais são os 10 lugares da Puglia para se visitar?

A Puglia é considerada uma das regiões mais floridas do Sul da Itália, na verdade existem muitas coisas pelas quais vale a pena visitá-la. Essa terra pode ser visitada em todos os períodos do ano, seja no verão, seja nas estações mais frias, pois é sempre linda e fascinante, além de muito interessante.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


A Puglia é rica de cidades, municípios e lugares naturais que se deve conhecer.  Se vocês tem a intenção de programar suas férias nesta esplendida região, você encontrarão muitas dúvidas sobre o que escolher. Quais são os lugares para se visitar nessa terra da Puglia? Nesse artigo te ajudaremos apresentando pelo menos dez lugares pugliese que vocês precisam conhecer.

1 BARI

Na viagem pela Puglia, tem uma parada obrigatória na capital da região, Bari. Antigo cruzamento do Mediterrâneo, Bari tem sua origem nas noites dos tempos. Caminhando por suas ruas, se nota que a presença da civilização através dos séculos, dominou seu território. Explorando mais a fundo, poderão andar pelo centro histórico, onde verão igrejas e outras construções de interesse cultural, e finalmente o castelo da cidade. Ao contrário do que possa parecer, observando a planta da cidade, Bari pode ser visitada de forma ágil, pois é dividida em duas partes bem distintas, a cidade antiga e a nova, com uma linha de demarcação muito evidente, que é a rua principal.


Quais são as 20 cidades mais visitadas na Itália?


Naturalmente, a parte antiga é aquela que oferece ao turista um verdadeiro mergulho ao passado, com suas ruazinhas ‘enroladas’, que lembram um labirinto, com seus sons e cores que fazem essa parte da cidade, muito querida. É nessa parte que estão as mais belas pérolas da arquitetura, como antigas igrejas, palácios e templos. O lugar ideal para iniciar a viagem é, seguramente, a Basílica de San Nicola.


DICAS SOBRE BARI?


 

Bari, Apúlia
Bari, Apúlia
2 OSTUNI

Como não visitar a aldeia chamada “cidade branca”, conhecida como Ostuni, por suas características típicas de casas brancas localizadas, principalmente, no centro histórico.

A principio se terá a impressão de estar na Grécia, mas ainda estamos em fronteiras italianas: estamos falando da linda “Bianca Signora” (Senhora Branca, em tradução livre), a aldeia de Ostuni. Essa cidade foi construída em cima de três colinas e é famosa pelo seu belíssimo efeito da luz do sol, quase cegante, que reflete nos muros de suas casas pintadas de branco. Atravessando o centro histórico, com suas ruazinhas estreitas, podem-se admirar esplêndidos exemplos do romântico estilo pugliese como a Catedral. Antes de iniciar o percurso a pé no centro histórico da cidade, é aconselhável fazer uma parada nos muros antigos e fazer uma foto panorâmica. A chamam de a ‘Capri do Sul’, e a comparação é corretíssima. Passeando nas estritas ruas, pode-se visitar as inúmeras lojas que as rodeiam.


DICAS SOBRE OSTUNI?


Beautiful view of Ostuni, the white city in the south of Italy
Beautiful view of Ostuni, the white city in the south of Italy
3 TARANTO

Vamos em direção a Taranto, acomodada no golfo de mesmo nome, no Mar Ionio, é também conhecida como “cidade de dois mares”. Foi fundada dos colonos espartanos em 706 a.C. pela sua invejada localização, foi umas das mais importantes cidades da Magna Grecia. Hoje é sede de um grande porto industrial e comercial, e se tornou, nos últimos anos, o maior centro siderúrgico da Europa.

Descobrir uma cidade é sempre uma aventura fascinante, em Taranto é ainda mais especial, uma vez que a história se dividiu nesse lugar de memórias seculares, que ultrapassam as raízes da noite dos tempos. A cidade helenística plantou vestígios e traços nos quais, posteriormente, foram inclusos nas civilizações que vieram depois, que conservam os sinais evidentes desse glorioso passado.


DICAS SOBRE TARANTO?


Taranto mar, Apúlia
Taranto mar, Apúlia
4 VALLE D´ITRIA

O Valle d’Itria, é um vale rico de localizações turísticas, há cidadezinhas e aldeias medievais, um mais lindo que outro, cheios de história e arquitetura fascinante. No Valle d’Itria é muito difundida uma construção chamada “Trullo”. Essas construções, de teto tipicamente cônico, são atrativas principalmente pela localização, na Puglia central, seguidas pelas províncias de Bari, Brindisi e Taranto.


Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!


O Valle d’Itria é caracterizado por uma luxuriante vegetação, dominada das oliveiras, cultivadas nas terras das fazendas, com pequenas fortalezas de pedra nessa região.  As costas são contrastantes, com longos litorais arenosos, dunas e reservas naturais protegidas.  Há muitas evidências da antiga civilização, chamada Massapiche, que são encontradas nas maravilhosas vilas rupestres, nos castelos e no imperdível efeito dos “trullos”, construídos com a técnica de pedra seca.

Trulli 18
Trulli 18
5) ALBEROBELLO

No coração do Valle d’Itria, uma etapa obrigatória, entre amendoeiras e oliveiras, é a encantável Alberobello. A pequena cidade deve sua fama a construções especiais e únicas no mundo. Os trullos, que foram reconhecidos como patrimônio histórico da UNESCO faz com que seja impossível não se impressionar com esse lugar.


DICAS SOBRE ALBEROBELLO?


A origem dessas habitações tão especiais se perde nas noites dos tempos. As construções de Alberobello seguem o mesmo discurso, vale para todos os trullos puglieses. Algumas construções, surpreendentemente, lembram um lugar específico da Turquia, a antiga Caran, que hoje é conhecida como Harran.

Pretty street among the trulli of Alberobello, Italy

6 CISTERNINO

Ainda no Valle d’Itria, há a notável aldeia de Cisternino. Pequena, bonita e ativíssima.  É uma província de Brindisi e, esse pequeno local, possui  a ‘bandeira laranja de aldeia mais linda da Itália’, ‘Città Slow’ e ‘cidade bandeira verde na agricultura’.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

Em resumo, é uma comunidade e um território com as mais belas medalhas, que premiam a qualidade turística ambiental, a autenticidade de seus locais, a genuinidade e variedade de seus produtos típicos e suas tradições gastronômicas. Uma aldeia que se compromete a favorecer a agricultura e a recuperação e valorização do patrimônio rural.


DICAS SOBRE CISTERNINO?


7 BRINDISI

Nesse ponto, visitamos Brindisi, uma cidade que oferece um fascinante percurso cultural e paisagístico. Com certeza merecem uma visita, o porto turístico, o Castelo Alfonsino, do século XIII, o Castelo Svevo e a grande e fascinante coluna no fim da antiga Rua Appia. Além das incontáveis igrejas, está o antiguíssimo templo de San Giovanni, com seu portal de mármore no Sepulcro.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Brindisi é também um centro cultural da região do Mediterrâneo, dotada de recursos naturais, artísticos e arqueológicos, paisagístico e ambiental de valor internacional. Localizada em um porto natural, dentro de uma enseada, que penetra na costa adriática da Puglia e é um importante centro de Salento, no sul da Itália, que historicamente tem desempenhado um papel comercial e cultural significativo, graças à sua localização para o Oriente e para seu porto natural no Mar Adriático.


DICAS SOBRE BRINDISI?


Toda a costa de Brindisi é coberta por belas praias, paisagens variadas e ricas em maravilhas para descobrir. As praias de Brindisi, na verdade, oferecem uma solução adequada para todos: desde aqueles que procuram praias para relaxar, sem pensamentos até para aqueles que querem ficar longe da multidão e encontrar um canto do paraíso, onde se pode esquecer todo o stress.


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


8 SALENTO

Vocês precisam visitar a ponta da região, Salento, uma das áreas mais bonitas de Puglia e da Itália, com uma vista maravilhosa, mar cristalino e hospitalidade. Dois mares que se juntam o Jónico e o Mar Adriático, dois mundos que se encontram, o Ocidente e o Oriente, e natureza intocada, caracterizados pelo azul do mar e o verde da vegetação. Tudo isso e muito mais faz Salento uma terra de sonho.  Às vezes, você procura por um paraíso em lugares distantes e, sem sequer, não sabe que você tem um perto de casa.

Salento
Salento

Os turistas, que nos últimos anos têm visitado Salento, certamente irão testemunhar sobre o que eles encontraram como as riquezas arquitetônicas que foram capazes de admirar, os monumentos e construções que contam a história de uma região. Praias, azeite, água, vinho e música são algumas das razões para se passar as férias em Salento. Claro que há também outro aspecto a se considerar quando se fala de Salento, é o aspecto cultural. Na verdade Salento “fala” grego, com os traços de seu passado antigo, e reflete no tempo aquilo que a sua tão especial cidade barroca de Lecce tem de especial.


DICAS SOBRE O SALENTO?


9 OTRANTO

Uma vez que em Salento, outra etapa obrigatória é Otranto, uma cidade bonita na costa adriática de Salento, conhecida por sua encantadora cidade velha. A estrutura urbana da cidade, de fato, é original: um emaranhado de ruas estreitas, um labirinto de estradinhas apertadas, curvas bruscas e estradas cegas.  Andando pelas ruas da cidade antiga, você pode admirar construções antigas, datadas de diferentes períodos.

No coração da vila, há a Basílica de São Pedro e, na parte superior, há a Catedral e o Seminário. O Castelo Aragonês está localizado em direção ao mar e está rodeado por um enorme fosso. No centro de Otranto, há inúmeros restaurantes comida típicas, pizzarias e outros.


DICAS SOBRE OTRANTO?


Otranto, Apúlia
Otranto, Apúlia
10 LECCE

O fim da viagem é feita para coincidir com a esplêndida cidade barroca, Lecce. Uma cidade extraordinária, chamada por muitos de “a cidade barroca”, por seus monumentos que datam dos séculos XVII e XVIIILecce é uma cidade tão singular em sua beleza que é muito difícil comparar as cidades. Aqui, o nome deve refere-se, absolutamente, ao estilo arquitetônico dos monumentos: o barroco de Lecce. Esse é o motivo principal para se visitar a cidade.  Porém, há tantos outros: como o artesanato de papel machê, a cozinha e a chance de andar em uma cidade antiga, que não deixa espaço para que você possa se decepcionar.


DICAS SOBRE LECCE?


Lecce detém, no seu rico património arquitetônico, incluindo muitas igrejas, a fama por seu estilo barroco, que a faz ser chamada como “A Capital do Barroco” ou  a “Florença do Sul”. As igrejas, esplêndidas, estão todas localizadas no Centro Histórico.

Lecce
Lecce

Conclusões

Puglia não é apenas ‘sol e mar’, é uma região completa em todos os pontos de vista, que pode atrair qualquer segmento turístico, de negócios, para o desenvolvimento cultural e, finalmente, pelo turismo gastronômico e enológico, sendo capaz de satisfazer plenamente todos os tipos de turista; você acaba de chegar a Puglia, que espera por você de braços abertos. Após a visita, certamente irá continuar a ser uma grande memória.

 


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

 

4 Comentários
  1. Maria aparecida giannini de freitas Diz

    Excelentes dicas e orientações!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Muito obrigada querida! 🙂

  2. luciana pereira Diz

    Olá, Ana!
    Você alguma publicação sobre as praias dessa região? Irei no verão e quero distribuir meu tempo entre as cidades e um pouco de “sol e mar” rs.
    Obrigada!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Bom dia Luciana, vou fazer um post sobre o assunto.. assine a newsletter:) até breve,
      Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!