Rotas do vinho na Toscana?

O mais completo post com todas as rotas do vinho para você! :)

0 3.538

Estradas do vinho na Toscana?

A Toscana é famosa por ser uma região que produz alguns dos melhores vinhos do mundo; entre eles, alguns destaques são: Brunello, Chianti e Nobile, mas a região produz diversos tipos e vinhos e, muitos deles, premiadíssimos.


Não deixe de ver:


Hoje vamos saber quais são as rotas do vinho da Toscana ou, em italiano, Le Strade del Vino; Há diversas estradas que cruzam as maravilhosas colinas florentinas e seus municípios e todas as cidades são encantadoras, além de haver diversas vinícolas em muitas delas. Próximas a todas essas cidades existem cidades ainda menores, mas não que não deixam nada a desejar quando se fala de beleza e preciosidade! Abaixo fizemos um dos posts mais completos com todas as rotas do vinho das Toscana! Você vai se apaixonar por todas elas! 😉


PRESENTE EXCLUSIVO PARA OS MEUS LEITORES. FICOU CURIOSO? EU QUERO O MEU PRESENTE!


1 – Rota do vinho Nobile de Montepulciano

Com aproximadamente 15.000 tem um superfície de 165 quilômetros quadrados e é a maior entre da Valdichiana de Siena. Emerge em uma colina a 605 metros de altura do nível do mar e possui, além de vinhos excelentes, pontos turísticos de enorme beleza e história. Algumas cidades principais da região são: Abbadia, Acquaviva, S. Albino e Cervognano. As cidades ali perto, e facilmente acessíveis, são: Val d’Orcia sendo Pienza, San Quirico, Bagno Vignoni; Amiata, Umbria sendoPerugia, Assis, Lago Trasimeno e a região da Lazio. Em pequenas cidades localizadas próximas de Montepulciano, os vinhos são de qualidade excepcional!

VAMOS CONHECER MELHOR A ESTRADA DO VINHO DE MONTEPULCIANO E MONTALCINO?

Roteiro do vinho em Val d’Orcia? Roteiro do vinho na Toscana?

 

2 – Rota do vinho Chianti Colli Fiorentini

Uma das mais belas rotas e que conta com a joia italiana Florença! As estradas são encantadoras e as cidades, indescritíveis! As principais cidades são: Bagno a Ripoli, Barberino Val d’Elsa, Certaldo, Fiesole, Figline Valdarno, Florença, Impruneta, Incisa Valdarno, Lastra a Signa, Montelupo Fiorentino, Montespertoli, Pelago, Pontassieve, Reggello, Rignano sull’Arno, San Casciano Val di Pesa, Scandicci e vai até Tavarnelle Val di Pesa.


VAMOS CONHECER MELHOR A ESTRADA DO VINHO DO CHIANTI?

Estrada do vinho do Chianti


3 – Rota do vinho Chianti Rufina e Pomino

Estamos ao Leste de Florença e é aqui onde se apresenta um território encantador! É a casa do Chianti Rufina DOCG e do Pomino DOC, dois vinhos mais do que especiais e cheio de apreciadores espalhados pelo mundo todo. Ambos são seculares e essa região, que se estende até os Apeninos, é generosa com suas vilas antigas, construções do século XVI e igrejas românicas. Fazem parte dessa maravilha: Pontassieve, Pelago, Rùfina, Londa e Dicomano. DICA: experimente, além dos vinhos, os queijos e azeites produzidos na região! São fantásticos!

Fonte: Camera di Commercio di Firenze

4 – Rota do vinho Monteregio di Massa Marittima

Essa rota passa pelascolinas Metallifere, na Alta Maremma Grossetana. Mais centralizado permite chegar a destinos de grande interesse enogastronomico, cultural, artístico, arqueológico e naturalista. Cercada por colinas é uma das zonas mais impressionantes da região. Suas principais cidades são: Monterotondo Marittimo, Follonica, Roccastrada (com destaques para Roccatederighi, Sassofortino, Montemassi), Castiglione della Pescaia, Gavorrano e Scarlino


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


5 – Rota do vinho Vino Costa degli Etruschi

Com praias paradisíacas quase intocadas e paisagem verde, tem uma vida noturna bem agitada. Grandes vinhos são produzidos por aqui; um local de destaque é La California, conhecida como a California italiana, ou ainda, o Bordeaux italiano. Suas principais localidades são: Montescudaio, Guardistallo, Castellina Marittima, Montecatini, Castagneto, Sassetta, Suvereto e Piombino, limite com a Ilha Elba.

Fonte:toscanachannel


6 – Rota do vinho Colli di Candia e di Lunigiana

Repleta de história e natureza é uma das rotas mais bonitas de se fazer.  As colinas litorâneas dão um toque de charme e os bosques o frescor! Suas cidades de maior destaque são: Montignoso, Costa Apuana e Lunigiana, Massa, Carrara, Fosdinovo e Pontremoli.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


7 – Rota do vinho das Colinas Pisane

Colada com a província de Pisa ficam cidades cheias de fascinação como San Miniato, Palaia, La Rotta, Peccioli, Laiatico, Terricciola, Lari, Crespina, Fauglia, Lorenzana, Casciana Terme, Chianni. Ideal para se percorrer em qualquer época do ano, essa rota possui uma característica especial: suas paisagens mudam constantemente e sempre nos surpreende!


Não deixe de ler:
 Você ainda não reservou o seu hotel na Itália? Então, podemos te ajudar! Temos uma área especial no blog com indicações minhas e de nossos leitores! Encontre seu hotel sem entrar em nenhuma furada! 

8 – Rota do vinho Mediceani de Carmignano

A rota dos cinhos Mediceani de Carmignano nos leva a uma das regiões mais antigas e famosas pela qualidade dos vinhos, além de sua elegância. Desde 1300 produzindo vinhos, em 1716 engarrafou a primeira safra, hoje, DOC. Impressiona o fato de este pequeno território produzir tantas ‘joias’ da enologia mundial. Suas principais cidades são: Carmignano, Poggio a Caiano, Bacheretto, Comeana e Poggio alla Malva.


Já pensou em dormir em um castelo?

Quais são os 5 castelos imperdíveis para dormir na Toscana?


9 – Rota do vinho de Vernaccia de San Gimignano

Patrimônio da UNESCO, suas colinas cobertas por oliveiras, vinhas e campos cultivados enchem nossos olhos com tamanha beleza. San Gimignano é também onde se produz quase todo o açafrão para exportação (e consumo) da Itália. É um passeio belíssimo que, com certeza, vale muito a pena! A vernaccia é um tipo de vinho feito na região que pode ser tanto tinto quanto branco; de sabor suave, é ideal para acompanhar antepastos.


 

Não deixe de ler esse post:

Como trazer vinhos da Itália para o Brasil?


10 – Rota do vinho Colli di Maremma

Com cidades belíssimas e 4 rótulos DOC, conta sua história através da cultura, tradições e paisagens únicas! Vive quase que completamente a base de agricultura e também produz excelentes queijos e azeites. Seus rótulos DOC? Morellino di Scansano, Bianco di Pitigliano, Ansonica e Parrina. Suas principais cidades são: Isola del Giglio, Monte Argentario, Capalbio, Orbetello, Grosseto, Magliano in Toscana, Scansano, Manciano, Sorano, Campagnatico, Roccalbegna e Pitigliano.

11 – Rota do vinho Colline Lucchesi e Montecarlo

De beleza única e com muita história, lhe apresentamos as colinas de Lucca (Colline Lucchesi)! Suas trilhas traçadas pela natureza, com um toque do Homem, apresentam casas dos séculos XVI e XIX; as oliveiras e vinhas centenárias, só enriquecem ainda mais toda essa beleza natural!  Além disso, as igrejas são espetaculares e suas torres nos fazem voltar no tempo! Fazem parte dessa rota: Pieve Santo Stefano, San Gennaro, Montecarlo e as colinas de Porcari e Altopascio. Ah, o artesanato local é impressionante!  

12 – Rota do vinho de Montespertoli

Abençoada pelo clima, terreno e localização, a área de Montespertoli é uma das melhores quando se faça em produção de uvas e vinhos. Com quase três quartos de sua área é dedicada ao cultivo de uvas para produções de vinhos DOCG. O mais famoso deles é o Chianti Montespertoli, claro! : 🙂

13 – Rota do vinho Terre di Arezzo

Agora a brincadeira fica séria! No coração da Toscana, a enogastronomia se faz notar em todos os detalhes. Além de possuir artesanatos famosos no mundo todo e propostas gastronômicas típicas e de qualidade, a região sabe como conquistar o turista com um prato de ‘pasta’ e um ‘bicchiere di vino’! 😉 É uma das mais longas rotas e seus quase 200 km apresenta diversas zonas de produção de vinhos sendo eles: Chianti D.O.C.G., Chianti Colli Aretini D.O.C.G., Colli Etruria Centrale D.O.C., Valdichiana D.O.C. e Cortona D.O.C., Vinsanto del Chianti D.O.C. e Chianti Colli Aretini D.O.C.. Passando por ali é possível ver também plantações de azeitonas, castanhas, tabaco além de bosques belíssimos. Suas cidades, e localidades, mais ilustres são: S.Giovanni Valdarno, Montevarchi, Pergine, Montozzi, Civitella, Valdarno, Valdichiana, Valdambra, Ambra, Pieve di S. Maria in Altaserra, Cortona, Pieve Gropina, Castelfranco e, finalmente, Arezzo.

14 – Rota do vinho de Montecucco

Outra das mais famosas rotas percorre uma extensa (e belíssima área!). As sete cidades encantadoras produzem o DOC Montesucco e ficam todas na província de Grosseto. São elas: Cinigiano, Civitella Paganico, Campagnatico, Castel del Piano, Arcidosso, Seggiano e Roccalbegna. É impossível não cair de amores pela região, pelos vinhos e pela gastronomia irretocável! Ah, o azeite fabricado ali também recebe o certificado DOC e é inigualável! Você precisa experimentar! O percurso principal da região passa por: Paganico, Sasso d’Ombrone, Poggi del Sasso, Montecucco, Cinigiano, Porrona, Montenero, Montegiovi, Montelaterone, Castel del Piano e Seggiano.

CONCLUSÕES

É bom saber que temos várias opções, não é mesmo? Normamlmente se fala somente sobre Montepulciano, Montalcino e algumas outras cidades, mas as rotas do vinho pela Toscana vão além e são todas encantadoras! Qualquer delas que você decidir escolher para conhecer te deixará memórias, e sabores, inesquecíveis no palato e no coração!



Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?

 


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.