Roteiro no sul da Itália com transporte público?

Fantástico itinerário para conhecer o melhor do sul da Itália!! Usar o transporte público pode ser uma agradável surpresa durante sua estadia no país da bota.

6.603

Itinerário no sul da Itália de 20 dias!

Olá, hoje vou escrever um post super especial. Dedicarei um roteiro ao sul da Itália utilizando transporte público; muitas vezes já falei das maravilhas do sul, outras tantas  expliquei o quanto é difícil em algumas zonas da Itália fazer um tour com transporte público. Bem, difícil não quer dizer impossível, por isso indicarei um roteiro  que dá para fazer utilizando o trem (mesmo que não seja de alta velocidade) ou o ônibus,  pelo sul da Itália.


VEJA TAMBÉM O POST ITINERÁRIO NO NORTE DA ITÁLIA COM TRANSPORTE PÚBLICO


O tour que indicarei,  passará pela Sicília, Calábria e Campânia;  serão 20 dias, mas obviamente  dias onde se verá muito e principalmente se conhecerá o melhor do melhor e para isso seremos forçados a mudar muitas vezes de hotel.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


1° DICA: O primeiro passo que precisaras  saber: a bagagem,  você  terá que se adaptar ao tour, por isso se quiser faze-lo, necessariamente a primeira coisa a saber  é que não poderá trazer muita bagagem,  não estou te aconselhando a viajar com uma mochila, mas se trazer duas malas grandes,  pode saber que o tour ficará muito cansativo e você acabará não aproveitando nada.


Não deixe de ler:
 Você ainda não reservou o seu hotel na Itália? Então, podemos te ajudar! Temos uma área especial no blog com indicações minhas e de nossos leitores! Encontre seu hotel sem entrar em nenhuma furada!

Se é o tipo de pessoa que gosta de viajar com muita comodidade, então nesse caso aconselho a fazer esse tour todo organizado com os hotéis e os transfers dos hotéis para as estações ferroviárias e vice versa, assim não terá problema com o detalhe da bagagem.


O QUE LEVAR NA MALA EM UMA VIAGEM PARA ITÁLIA?


2° DICA: O segundo passo será verificar no momento que for começar a organizar a tua viagem, se é possível comprar os teus bilhetes online, de modo que você já tenha todos os horários programados, infelizmente devo te antecipar que muitas vezes descobrirá que isso não é possível, assim como não é fácil saber facilmente os horários dos trens intercity ou regionais (isso porque nessas regiões dificilmente você encontrará trens de alta velocidades e também porque muitas vezes os bilhetes regionais podem ser comprados online somente na semana anterior a utilização); assim se você não conseguir descobrir online os horários,  te aconselho no momento da chegada em cada cidade,  verificar imediatamente na estação de trem,  os horários de partidas dos trens para a etapa sucessiva da viagem, muitas vezes de uma cidade para a outra, têm poucas partidas a cada dia, por isso é super importante seguir esse meu conselho para poder viajar tranquilamente, ok?


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Nesse post não especificarei os horários dos trens, porque essas zonas mudam muito os horários de acordo com a temporada turística, por isso você terá sempre que consultar o site de Treniitalia, ok?

3° DICA: A segunda coisa a fazer chegando em cada hotel, é pedir o mapa turístico, geralmente todos hotéis têm os mapas turísticos (grátis) da sua cidade, assim programar bem as visitas principais de cada dia.  Considera que você vai ter em média um dia para cada cidade, por isso é muito importante que você saiba exatamente o que vai conhecer a cada dia, considerando sempre que tantas pequenas cidades e burgos podem ser visitados em um dia tranquilamente. Obviamente essa visita será superficial, por isso caso queira aumentar o número de dias para as principais cidades poderá fazer sem problemas, lembrando que o meu objetivo é somente te dar ideia de quais cidades são as melhores para visita e como ir de uma cidade para a outra, será obviamente você a decidir se faz esse roteiro ou se diminui dias, ou aumenta 🙂


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

Se inscreva no nosso canal e siga todos os nossos passo-a passo para organizar a sua viagem para Itália!


 Brevemente estarei escrevendo posts dedicados a cada cidade, ok? por isso não deixe de continuar me seguindo e ler todos os posts dedicados a cada cidade.  Vamos começar o nosso roteiro?

 Você vai comprar a tua passagem chegando pelo aeroporto de Palermo.

1° dia: Chegada Palermo

Chegada em Palermo. Ida para o hotel. Aconselho a começar em seguida conhecendo o centro, passeando pelo Salotto buono, via libertà, piazza teatro Massimo etc.).  Pernoitamento em Palermo.

Do aeroporto para Palermo, você poderá ir com o trem, táxi, transfer ou com o ônibus.

Palermo, Fonte Pretoria
Palermo, Fonte Pretoria
2° dia: Monreale – Palermo

Continuação do teu dia em Palermo, aconselho que durante a tarde você visite Monreale, localizada há poucos quilômetros de Palermo e conhecida como a “cidade dos reis”,  muito famosa pela sua maravilhosa Catedral normanda e em seguida,  continuidade da visita a Palermo. Retorno ao hotel. Pernoite em Palermo.


PRESENTE EXCLUSIVO PARA OS MEUS LEITORES. FICOU CURIOSO? EU QUERO O MEU PRESENTE!


A partir de Palermo têm vários ônibus que vão até Monreale, você poderá pegar o ônibus urbano da AMAT número 109 que parte da praça perto da estação central de Palermo e descer na Piazza Indipendenza, e ali pegar a linha da Ast que percorre o Corso Calatafimi e te deixará no Corso P. Novelli, mais ou menos a 200 mt. do Duomo, ou pegar o ônibus n.  389 da Amat que te deixará diretamente na Piazza Vittorio Emanuele (Piazza Duomo) ou seja diretamente na Catedral de Monreale.


O QUE FAZER EM UM DIA EM PALERMO?


The Cathedral of Palermo is an architectural complex in Palermo (Sicily, Italy). The church was erected in 1185 by Walter Ophamil, the Anglo-Norman archbishop of Palermo and King William II's minister, on the area of an earlier Byzantine basilica. The present neoclassical appearance dates from the work carried out over the two decades 1781 to 1801, and supervised by Ferdinando Fuga.
The Cathedral of Palermo is an architectural complex in Palermo (Sicily, Italy). The church was erected in 1185 by Walter Ophamil, the Anglo-Norman archbishop of Palermo and King William II’s minister, on the area of an earlier Byzantine basilica. The present neoclassical appearance dates from the work carried out over the two decades 1781 to 1801, and supervised by Ferdinando Fuga.
3° dia. Agrigento

Partida para Agrigento durante a manhã com o trem intercity ou com um ônibus, chegada em Agrigento e aconselho como primeira coisa,  visitar o famoso parque arqueológico Valle dei Templi, que é o mais vasto do mundo e também patrimônio da Unesco. Pernoite em Agrigento.

La Valle dei templi: aberto todos os dias: 9,00-19,00, entrada: € 10,00;

A maior parte dos ônibus urbanos (1, 1/, 2, 3, 3/) que partem da Piazzale Rossellii passam pela  Valle dei Templi.


DICAS SOBRE AGRIGENTO?


Agrigento, Valle dei templi, sicilia, italia
Agrigento, Valle dei templi, sicilia, italia
 4°dia  Siracusa

Café da manhã no hotel. A ida para Siracusa não vai ser tão simples, têm poucas partidas de trem a partir de Agrigento e mesmo assim você terá que fazer algumas conexões, por isso te aconselho também a tentar ir na estação de ônibus,  para tentar entender se têm ônibus direto de Agrigento para Siracusa, tentei procurar essa informação mas não achei; por isso a melhor opção será partir com o trem, têm um que parte as 13 e chega as 17:40 (com 3 conexões 🙁 ). Tem outros horários mas esse é o melhor. Caso prefira evitar esse estresse (eu acho que a Vale dei Templi é parte importante do roteiro) outra ideia seria tirar Agrigento do itinerário e ir de trem diretamente de Palermo para Siracusa (muito mais fácil e rápido). Ou a solução na minha opinião melhor seria alugar um carro e fazer esse trajeto com um carro.


DICAS SOBRE SIRACUSA?


The ancient greek theatre of Syracuse in Sicily, Italy
The ancient greek theatre of Syracuse in Sicily, Italy
5° dia: Siracusa

Dia inteiro livre em Siracusa para conhecer o seu maravilhoso centro histórico e para conhecer a sua deslumbrante área arqueológica (o teatro grego, ainda em uso para as representações clássicas, a famosa “orelha de Dionísio” etc.).  Parco archeologico della Neapolis in Siracusa: aberto todos os dias: 9,00- até o por do sol, entrada: € 10,00;

Duomo di Siracusa
Duomo di Siracusa
6° dia: Siracusa

Siracusa com certeza vale a pena ficar dois dias!! Assim você poderá aproveitar cada ângulo do centro histórico de Ortigia!!


Você procura serviços de guias, transfers, fotógrafos e tantos outros para fazer da sua viagem um momento único? Então conheça meus parceiros e descubra o que eles podem te oferecem.  QUERO REALIZAR A MINHA VIAGEM DE UM JEITO RÁPIDO E CÔMODO!

7° dia: Catânia

Após o café da manhã, partida com o trem (verificar sempre o horário com antecedência) para Catânia.  Visita do centro histórico. Pernoite  em Catânia.


DICAS SOBRE CATÂNIA?


Duomo de Catania
Duomo de Catania
8° dia: Monte Etna – Catânia

 Aconselho que contrate no teu hotel, uma das tantas excursões para conhecer o Monte Etna, o vulcão ativo mais alto da Europa! Pernoite  em Catânia.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


OBS: A excursão no Monte Etna não é aconselhada para quem tem problema de pressão, coração e asma

Conhecer o etna na sicilia
Conhecer o etna na sicilia
 9° dia: Taormina

Partida para Taormina com o trem e dia inteiro para passear nessa cidade super romântica, não deixe de visitar a atração turística principal, o teatro Grego, garanto que vale a pena uma viagem na Sicília somente para ver o teatro,  é sublime! Pernoite em Taormina.

Teatro Greco di Taormina: aberto todos os dias: 9,00-19,00, entrada: € 8,00;

NOTA: Você pode também escolher de dormir em Catânia (mais econômica) e ir em Taormina com um trem bem cedinho passar o dia e voltar.


DICAS SOBRE TAORMINA?


Teatro Grego de Taormina
Teatro Grego de Taormina
 10° dia: Taormina – Reggio Calabria

Depois do café da manhã, check-out e partida com o trem para Reggio Calabria. Dia livre, aconselho durante a manhã visita ao museu arqueológico, onde estão as famosas estátuas “bronzes de Riace”. e durante a tarde ir com o trem (tem sempre vários trens, mas lembre sempre de verificar os horários de ida e volta) visitar o burgo de Chianalea, conhecida como a “Veneza doSul”, que está na lista dos burgos mais belos da Itália. Pernoite em Reggio.


VAMOS CONHECER REGGIO DI CALABRIA?


 

Castelo de Reggio
Castelo de Reggio
 11° dia  Reggio Calabria – Salerno (Costeira Amalfitana)

Partida para Salerno com o trem. Te aconselho a partir com o primeiro trem das 08:00,  de modo que as 12:30 consiga chegar em Salerno. Chegada e ida para o hotel. Tempo livre. Você deverá decidir se fica em Salerno e nos próximos dois dias usar o ferry boat ou o ônibus SITA para fazer excursões bate e volta ou pode decidir ir na chegada diretamente para Amalfi e a partir de Amalfi fazer as excursões bate e volta ou seja,  no mesmo dia.


CASO QUEIRA UM TOUR NA COSTA AMALFITANA ENTRE EM CONTATO COMIGO!


Positano, Costiera Amalfitana, Italia
Positano, Costiera Amalfitana, Italia
12° dia  Costeira Amalfitana

 Costeira Amalfitana


VAMOS CONHECER A COSTA AMALFITANA?


Ravello
Ravello
 13° dia  Costeira Amalfitana

Costeira Amalfitana!!

Conhecer Ravello na costa amalfi
Conhecer Ravello na costa amalfi
14°  dia Nápoles

Café da manhã e partida para Nápoles. Se você ficou diretamente em Salerno,  bastará pegar o primeiro trem, se preferiu ficar em Amalfi terá que ir com o ônibus SITA. Chegada em Nápoles. Tempo livre para a visita do centro histórico de Nápoles:  Piazza Municipio, Maschio Angioino, Teatro San Carlo, Piazza Plebiscito, o Palácio Real, Castelo do Ovo, Mergellina. Pernoite em Nápoles.


DICAS SOBRE NÁPOLES?


Nápoles
Nápoles
 15°  dia Capri

Hoje te aconselho a dedicar o dia para a visita em Capri. Ida ao porto e partida com o ferry (têm partidas durante todo o dia) para tour da famosa ilha de Capri, com sua famosa Piazzetta, suas vielas sinuosas, o Jardim de Augusto (opcional), cheio de árvores e canteiros de flores, onde do  terraço se pode desfrutar uma vista deslumbrante dos Faraglioni e da Piccola Marina. No final do dia, retorno para Nápoles.


DICAS SOBRE CAPRI?


Capri
Capri
 16°  dia Pompéia

Café da manhã. Ida para Pompéia com o trem e visita ao sítio arqueológico, um dos mais importantes do mundo.

Visitará as ruínas e se descobrirá o encanto infinito da antiga cidade romana destruída pela erupção do Vesúvio em 79 dC.  Andando pelas ruas, entre os templos, teatros, moradias de luxo da nobreza aristocrática e os quartos pequenos e passagens dos servos e escravos, os edifícios públicos, as lojas, se poderá imaginar o cenário da vida cotidiana no tempo dos romanos. Pernoite em Nápoles.


DICAS SOBRE POMPÉIA?


Pompei
Pompei
17° dia  Ischia

Hoje te aconselho a dedicar o dia para a visita da Ilha de Ischia, menos famosa que Capri mas de igual beleza.  Ida ao porto e partida com o ferry. Dia inteiro para passear tranqüilamente em Ischia.  No final do dia, retorno para Nápoles.


DICAS SOBRE ISCHIA?


Ischia
Ischia
 18° dia  Palácio de Caserta

Partida para Caserta com o trem (lembra sempre de verificar os horários de ida de volta). Chegando em Caserta, bastará seguir as indicações para a Reggia de Caserta,  está localizada há poucos metros.

Dia inteiro para passear pelo famoso Palácio e pelos seus jardins, esse Palácio é comparado em beleza e importância ao Pálacio de Versalles,  por isso obviamente você não pode deixar de conhece-lo!


DICAS SOBRE CASERTA?


Visitar o Palácio de Caserta
Visitar o Palácio de Caserta
19° dia Procida

Hoje te aconselho a dedicar o dia para a visita na Ilha de Prócida, não é tão famosa, mas garanto que vale a pena.! Ou passar o dia em Nápoles fazendo shopping e descansando. No final do dia, retorno para Nápoles.


DICAS SOBRE PRÓCIDA?


Procida, Napoli - Italia
Procida, Napoli – Italia
20° dia Partida

Hoje você pegará o teu vôo ou o trem para continuar a tua viagem pela Itália, quem sabe dar um salto em Roma, localizada há duas horas de trem de Nápoles; caso volte para o Brasil poderá escolher partir pelo aeroporto de Nápoles ou pelo aeroporto de Roma.

É isso, como você viu, não é impossível fazer um roteiro pelo Sul com o transporte público, verdade?


Tenho certeza que nesses dias você viu tanta beleza e ficou com vontade de ficar ainda mais passeando pela Itália, existem muitos lugares ainda no Sul da Itália que vale a pena conhecer, como tantos outros lugares da Puglia, da Calabria, da Basilicata, mas tinha prometido um tour de 20 dias e fui fiel a isso.. logo escrevo sobre essas outras regiões, ok?

Acho que a esse ponto você já entendeu que para conhecer bem a Itália de ponta ponta, eu direi que precisaríamos de pelo menos 3 meses de viagem! Talvez ainda seja pouco.. mas eu sei que quem parte para  turismo dificilmente tem mais de 20 dias a disposição, por isso estou tentando dividir a Itália em zonas de modo que você se apaixone e possa voltar pelo menos outras duas vezes!!

Se você fizer esse meu roteiro ou se tiver dúvidas lembra de deixar o teu comentário.. 🙂

Boa viagem!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?

 


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia


 

Comentários estão fechados.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!