Como visitar o Museu Vaticano?

Os Museus do Vaticano: uma das maiores coleções de arte do mundo. Vamos conhece-lo?

6 5.542

Como conhecer os Museus do Vaticano?

Visitando o museu Vaticano

O território da República Italiana, conserva no seu interior, uma pequena surpresa: o Estado do Vaticano.

A Cidade do Vaticano é um enclave inserido na malha urbana da cidade de Roma, o menor estado independente do mundo, tanto por população (836 habitantes) como por sua extensão territorial (0,44 km²). Têm um sistema de monarquia absoluta com o Papa como seu líder; as línguas oficiais são o italiano para o Vaticano e o latim para a Santa Sé.

Mapa museu vaticano

Este pequeno estado abriga os Museus do Vaticano: uma das maiores coleções de arte do mundo; fundado pelo Papa Júlio II, no século XVI, quando o recém-eleito papa colocou uma estátua de Apolo no pátio interno do Palácio Belvedere e, a partir daí, começou a colecionar esculturas, o seu exemplo foi seguido ao longo dos séculos pelos outros Papas.


COMO IR NAS LOCALIDADES MAIS BELAS PERTO DE ROMA? BATE E VOLTA A PARTIR DE ROMA? CONHEÇA COMIGO OS MELHORES BATE E VOLTA A PARTIR DE ROMA!


Dessa forma, a sua enorme coleção de obras de arte, fazem desse museu um complexo museológico de grande importância tanto por sua beleza quanto pela sua riqueza. Composto por um conjunto de quartos, salões, museus, galerias, capelas, bibliotecas, enfim a partir do renascimento não existiu um artista que não deixou um “pouco” do seu gênio em uma das tantas obras que hoje se encontra no Museu.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

Se inscreva no nosso canal e siga todos os nossos passo-a passo para organizar a sua viagem para Itália!


Somente para você ter idéia, o Museu do Louvre, em Paris, tem 7.000m, enquanto esse museu têm 7.600 metros! É incrível, não é verdade?

Em 2011, 6 milhões de pessoas passaram por esse museu, fazendo dele o museu “italiano” mais visitado, mesmo que na verdade, ele não seja considerado parte do território pertencente à República Italiana.

 SEÇÕES DO MUSEUS DO VATICANO

Na foto abaixo você poderá entender como é dividido os Museus, com as suas várias seções onde você poderá visitar galerias sobre arte egípcia, etrusca, gregas e romanas, além de um conjunto de quatro salas decoradas por Rafael (incluindo a clássica pintura Escola de Atenas), os apartamentos papais com os afrescos de Michelangelo e de Rafael e tantos outros pequenos museus históricos e etnológicos.

o que visitar no museu vaticano

Basicamente o museu é composto da seguinte forma:

• Museu Chiaramonti: Composto por mais de 800 obras gregas – romanas assim como 5.000 inscrições pagãs e cristãs.
• Museu Pio Clementino, formado por tantas obras neo – clássica, assim como o sarcófago de Santa Helena e de Santa Costança, filha do Imperador Constantino;
• Quartos de Rafael: quando Rafael chegou em Roma foi apresentado a Julio II, que decidiu encomendar com Rafael os afrescos para alguns quartos, entre estes a Escola de Atenas, onde o artista retrata filósofos como Aristóteles, Platão e Sócrates..
• Biblioteca Vaticana: a primeira da Europa em termo de antiguidade, de riqueza de manuscritos e de bibliografias raras, poderemos ver entre tantas raridades, o código da Bíblia do IV século, o Evangelho de São Mateus do séc. VI e tantos outros!

Museu Vaticano
• A Capela Sistina, que recebeu este nome em 1881 por causa de Sisto IV – o papa que reconstruiu a antiga Capela Magna do Palácio Apostólicos. Os afrescos no teto, que retratam cenas do Gênese, foram pintados por Michelangelo entre 1508 e 1512; enquanto as pinturas que você vai ver nas paredes laterais foram feitas por artistas como Ghirlandaio e Botticelli, além disso como você sabe, a Capela Sistina é famosa em todo o mundo por ser o local onde o conclave desde o século XV se reúne para a eleição dos novos papas!!

E por último e não menos importante, você poderá conhecer!!

• Galeria dos Mapas;
• Museu Gregoriano Etrusco;
• Museu Gregoriano Egípcio;
• Museu Profano Gregoriano;
• Pátio da Pinha;
• Museu Etnológico;
• Braccio Nuovo;
• Galeria dos Candelabros;
• Galeria das Tapeçarias;
• Galeria dos Mapas;
• Aposentos de São Pio V;
• Sala Imaculada Conceição;
• Apartamentos Borgia;
• Pinacoteca;

Não é enorme?

CURIOSIDADE

Uma curiosidade sobre o museu, foi quando em maio de 1938, Adolf Hitler, líder da Alemanha nazista, chegou em Roma, como hóspede do rei Victor Emanuel III e de Benito Mussolini. O Papa Pio XI não só se recusou a recebê-lo, mas mudou-se por alguns dias para a casa de campo, em Castel Gandolfo, e determinou que o museu e a Basílica permanecessem fechados durante todo o tempo que o Fuhrer estivesse em Roma. Desta forma, o alemão, não só nunca pode entrar no território do Vaticano bem como não pode conhecer as coleções do famoso Museu!!


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


 INFORMAÇÕES ÚTEIS

Entrada: das 09:00 até as 16:00 (o museu fecha as 18) de segunda a sábado.

O custo do museu é de euro 17,00!


COMO COMPRAR O BILHETE DO MUSEU VATICANO?


O museu não abre aos domingos, com exceção do último domingo do mês quando a entrada é gratuita (das 09:00-14:00).

Além disso, o museu não é aberto nas seguintes datas:

• Janeiro 1, 6
• Fevereiro, 11
• Março, 19
• Abril 5, 6
• Maio 1
• Junho 29 (SS. Pietro e Paolo)
• Agosto 15
• Dezembro 8, 25, 26

CONCLUINDO

Caminhar por entre os corredores dos Museus do Vaticano, como você imaginou é um experiência única e incomparável e justamente por isso deve ser feita do melhor modo possível, se você quiser conhecer somente a Capela sistina  de modo superficial aconselho que faça o passeio sozinho, já se você gosta de arte ou se quer entender melhor a importância de algumas das obras raras que você encontrará no Museu aconselho que faça o passeio com uma guia em língua portuguesa que vai saber te explicar o melhor da história surpreendente e única desse museu!! E você não vai nunca poder esquecer!!

 

 Como chegar no VATICANO?

De avião: Aeroporto L. Da Vinci, Fiumicino / Aeroporto GB. Pastine, Ciampino

De trem: Estação San Pietro / Estação Termini / Estação Tiburtina

A partir da estação Termini ou da Estação Tiburtina:

METRÔ: Chegando em Roma, a parada do metrô mais perto é o OTTAVIANO, linha A, localizado há 10 minutos de caminhada do Museu Vaticano e 12 minutos da Basilica de São Pedro.

De ônibus: Existem várias conexões das principais cidades italianas até Roma. Quase todos os serviços de longa distância têm como último destino um ponto em frente a estações de metrô, dentre as quais as principais são Tiburtina e EUR Fermi.


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

6 Comentários
  1. GEMIMA MELO Diz

    Bom dia Ana Patrícia, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog, está me ajudando muito. Vi que o Museu do Vaticano é fechado aos domingos, porém estarei em roma, junto com uma amiga nos dias 24, 25 e 26. Havíamos combinado de visitar o museu no domingo e justamente nesse dia ele será aberto, já que será o último domingo do mês. Só que não sei se compensa, porque imagino a quantidade de gente, já que nesse dia é gratuito. Por favor, gostaria que você me aconselha-se se seria melhor pagar e ir no sábado ou ir ao domingo e economizar, que não é ruim?

    Agradeço desde já e tenha uma ótima semana.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi Gemina, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário. Sinceramente eu acho que se compensa somente se você realmente tiver necessidade de economizar esses 20 euros.. Lembra que não será somente a fila que será enorme, mas dentro terá muito mais pessoas do normal, por isso até mesmo a visita dentro será de algum modo prejudicada 🙁
      Se forem ir eu aconselho que máximo per 07:30 (ou antes) estejam já na fila.
      Se decidir comprar os bilhetes vai nos posts de Roma para ver como comprar o bilhete online sem dificuldades.
      Grande abraço da Itália
      Ana Patricia

  2. Karen Vilela Diz

    Procuro por um post deste ha anos… E nesse achei tudo o que procurava. Adorei. Estou programando ($) uma viagem para a Itália e com certeza vou te procurar. Beijos.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Querida obrigada!! Quando um leitor me diz isso, recompensa todo o sacrificio de encontrar tempo para poder escrever no blog:)
      Fico a tua disposição,
      Grande abraço,
      Ana Patricia

  3. Nilian Moyses Diz

    Realmente Ana o seu blog é excelente!! Ajuda demais todos estes comentários e artigos para serem lidos e relidos antes de qualquer viagem. Inúmeras pesquisas, leituras, respostas de blogueiros já me auxiliou em 2 viagens que já fiz, por 5 países da Europa.Continue a nos auxiliar com seu blog!!! Esplêndido!!!!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada querido! E quando os leitores reconhecem o nosso trabalho è um grande prazer!! Obrigada pelo feedback!
      Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!