Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália?

Com ‘personalidades’ bem marcadas as regiões norte e sul da Itália são apaixonantes.

16 16.813

 Quais são as diferenças culturais na Itália?

Olá,  tenho visto muitos leitores comentando sobre as questões culturais italianas, por isso notei que seria interessante contar um pouco da diferença cultural entre o norte e o sul da Itália. Gostou do tema?

A Itália é um país bonito, porque é diferente!

Temos muitas regiões e muitas tradições (também muitos dialetos diferentes!). Se você viajar pela Itália, vai perceber que um habitante do Vêneto pode encontrar dificuldade em se comunicar com um nativo da Sicília.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


O que pensam os italianos do sul sobre os italianos do norte? e viceversa?

NORTE

  • Polentone (que come muita polenta!!);
  • Frio;
  • Chato;
  • Viciado no trabalho.

 SUL

  • Barulhentos;
  • Terrone ( que ama a Terra, cultivar!!);
  • Religiosos;
  • Supersticiosos;
  • Amante da família.

Como sabemos a cultura de um povo deriva da sua história, por isso na Itália não poderia ser diferente.

Na época da unificação da Itália, em 1861, existia uma lacuna enorme no país (entre o norte e o sul) em muitas áreas, desde o social, econômico, cultural, linguístico: o norte ostentava um maior grau de industrialização e de alfabetização, principalmente graças a influências de outros países europeus; já no sul, continuava a mentalidade enraizada na agricultura e para as famílias dos agricultores mandar um filho para a escola era perder mão-de-obra, por isso era um luxo que muitas famílias não podiam ter.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


As razões pelas quais o Norte esteve sempre à frente do sul, pelo menos em alguns aspectos, são diferentes, desde a Idade Média graças as influências da Europa continental e com um maior poder de compra teve um sistema econômico mais desenvolvido; isso garantiu a presença de centros universitários, o que ajudou a difundir a cultura, já no sul da Itália, o sistema latifundiário durante séculos bloqueou o desenvolvimento de outras áreas e por conseqüência o atraso principalmente na parte da industrialização e do sistema universitário.

No entanto, apesar do atraso industrial ou econômico, o Sul pode se orgulhar de muitos outros aspectos que são definitivamente acima negligenciados. Vivendo há 8 anos na Calábria, tendo amigos calabreses, um marido Calabrês e uma família Calabrês (a do meu marido), posso afirmar que a população do sul dá mais valor a alguns aspectos importantes da vida, como a família, as tradições, o respeito pelos outros. Não deve ser uma coincidência que o homem do norte é representado como um homem frio, atacado ao trabalho e sempre muito ocupado para notar alguns outros aspectos da vida, enquanto o homem do Sul é representado como um homem bom sempre pronto a ajudar os outros.

Existem aspectos positivos e negativos em ambas partes da Itália, infelizmente muitas vezes o sul parece sofrer de algum tipo de “baixa estima”, se esquecem que grande parte dos moradores do norte escolhe de passar as férias no sul, para conhecer as suas paisagens maravilhosas e a autenticidade dos produtos que o Sul oferece.


 


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

A diferença entre sul e norte existe, sempre existiu e provavelmente sempre existirá, e é justamente essas diferenças que fazem esse país ser tão maravilhoso!

COMO SE COMPORTAR NA ITÁLIA?

Concorda??? Deixe o teu comentário com o que você acha…:)


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

 

 

16 Comentários
  1. Eryka Barreto Diz

    Adorei a página e parabenizo-a por sua iniciativa.Sempre tive uma atração especial pela Itália, já tendo o prazer de visitá-la por duas vezes, apesar de rápido demais para o que desejei e ela merece. Pretendo voltar aí com mais calma e mais vezes, para conhecer essa bota, minunciosamente,de norte a sul. Pretendo fazê-lo de forma independente, algumas sozinha e outras com o meu marido, que não disponibiliza do mesmo tempo que eu. Para isso, estou até aprendendo o idioma italiano e estudando muito sobre a Itália : história, atrações, gastronomia, cultura, contexto sócio-econômico, pequenos segredos etc. Enfim: penso que você, através das suas publicações, me ajudará, em muito, nessa empreitada e realização de um antigo sonho.Agradeço-lhe, desde já, pelo muito que já oferece. Auguri per te ! Grazie !

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada querida!
      Lembra de se registrar para receber a nossa newsletter, ok?
      Grande abraço
      Ana Patricia

  2. Elizabeth Diz

    Adoro seus comentários. Sou neta de italianos, minha família e do Veneto.Acho os italianos de Roma para cima uns mal educados,grosseiros;acho os do Sul mais simpáticos. Já fui muitas vezes a Itália conheço bastante,vou para Sicília, Napoli (contrário à muitas pessoas que acham horrivel),mas MILÃO, Firenze não quero ..Gente mal humorada

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      São estiles de vida cara 🙂 o norte vive para trabalhar e acabam algumas vezes sendo mais extressados, enquanto o sul são mais familia, por isso são mais tranquilos:) grande abraço, Ana Patricia

  3. Priscila Goulart Diz

    Olá, Gostaria de ler sobre os lugares “de Dante Alighieri e Beatrice” que é citado no livro A Divina Comédia (o qual ainda não consegui ler tudo,rs) mas que me despertou um enorme interesse pela Itália, como a ponte Santa Trinita e a Basilica de Santa Croce. Estou fascinada. Adoro ler o que você escreve. Meu marido e eu iremos viajar em novembro para a Itália e estamos lendo tudo que você posta. Parabéns!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      OI querida! O teu comentário foi para o SPAM.. vou colocar o teu pedido no calendário 🙂 Te desejo uma maravilhosa viagem!
      Ana Patricia

  4. Tarcisio Nunes Diz

    Parabéns pelas matérias, gosto muito e não deixo de ler. Sugiro quando possível, colocar algo sobre estudos, universidades, cursos etc…. Obrigado

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Olá querido, muito obrigada por me seguir:) Não escrevo sobre esses assuntos, porque o blog é turístico e não quero que perca esse foco:), além disso conheço alguns blogs que tratam já esse esses objetos.. mas nunca sabemos.. vamos ver quem sabe para o final do próximo ano..:) por enquanto tenho quase 300 posts no calendário editorial, por isso tenho devo esgotar os argumentos sobre turismo..
      Te agradeço tanto pelo teu comentário e dicas..:)

  5. Enzo De Sanctis Vellardi Diz

    Parabéns pelo texto Ana Patricia !!!E também pela página !!! Bem o meu nome já entrega a minha raiz italiana…e curiosamente tanto o norte quanto sul italiano estão inclusos nesta raiz (De Sanctis vem do norte, precisamente na cidade de Gênova, enquanto Vellardi vem do sul, cidade de Nápoles).

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Então vc deve ser uma mistura maravilhosa:) grande abraço, Ana

  6. arthú Diz

    sou neto de siciliana com calabres e dizem que , quem é mau humorado geralmente é o pessoal do sul

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Sinceramente provavelmente era assim nos séculos passados devido o contexto histórico e as dificuldades da vida.. o sul sempre sofreu mais que o norte.. mas agora é muito diferente, o sul é muito mais familia, vive para o divertimento, têm sempre um sorriso na boca:) digo por experiência própria e pela experiência de todas pessoas que conheço ou de todos meus cleintes:) grande abraço, Ana Patricia

  7. Ana Claudia Diz

    ( OBS: MEU TECLADO NAO POSSUI OS ACENTOS PORTUGUESES) Oi Ana Patricia, moro na italia do Norte na provincia de Bolzano e vivo aqui a 7 anos, nao concordo com tudo que voce escreveu…Nao estou querendo defender as pessoas do Norte, mas eu acho que as pessoas estao tendo uma falsa impresao sobre como sao as pessoas daqui.
    (Norte)
    Polentone (que come tanta polenta!!);
    Frio;
    Chato;
    Viciado no trabalho.

    Polentone, nao sei onde voce morou mas aqui em casa nos comemos 1 vez por semana.
    Em relacao ao frio: é frio sim, no inverno um pouco mais do que no Sul.

    Chato: Tem gente chata sim, assim como em todo mundo,as pessoas acabam que generalizando… Europeus nao sao os brasileiros – elas sao fechadas e separadas, para quem vive aqui acaba que demora um pouco pra conseguir o respeito e confianca das pessoas. Hoje muita gente me conhece e me respeitam.Na Europa pelo fato de voce ser Brasileira acabam ti maltradando de uma outra maneira,Porem nao sao todas as pessoas…Conheco muita gente legal aqui,trabalho com Turismo e chegam muitos Alemaes e italianos sao pessoas muita educadas,tem tambem aqueles que nem te olha na cara,o mas facil é voce ingonarar e nao da motivo pra esse tipo de comportamento.

    Sobre o Trabalho: A vida aqui nao e facil como em qualquer lugar do mundo, Tem muita gente viciado em trabalho sim,mas a generacao que trabalha mais…,é a antiga.
    Vamos a parte do Sul
    Terrone ( que ama a Terra, cultivar!!) Querida… eu acho que voce se inganou um pouco… ao contrário do Sul as pessoas aqui cultivam muito mais-do-que-no-sul, nao estou querendo generalizar,é tanto que Norte tem que pagar taxas todos os meses para o sul.Sobre Familia As pessoas aqui dao muito valor a familia falo principalmente da minha e conheco muita gente que valorizam muito a familia.

    obs Antes de comecar a escrever alguma coisa que voce nao tenha muita experiencia pense…pois nao se sai por ai escrevendo coisas que voce nao conhece, pois acaba que ofendendo pessoas que moram aqui e que gostam de viver aqui.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Olá Ana, esse post não é feito somente com minha experiência pessoal (seria muito presunção da minha parte julgar, verdade?) , mas com a experiência de tantos amigos que vivem na Itália e de tantos clientes brasileiros que viajam para o norte e sul:) Não é a minha intenção ofender ninguém;) Fico contente com o teu depoimento, super importante o que você escreveu. Abraços, Ana

  8. Marcia Conte Diz

    Para descontrair um pouco, sugiro os filmes “Benvenuti al nord” e “Benvenuti al Sud”, que abordam exatamente essas diferenças, que tem gerado tantas polêmicas.
    abraços,

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Verdade.. adoro!!! 🙂 vale realmente a pena ve-los.. mas já tem no Brasil?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.