Como se comportar na Itália? Etiqueta na Itália? Gorjeta dar ou não dar?

40 6.060

Está viajando para  a Itália e não sabe como se comportar?

Hoje vamos falar sobre isso:  Etiqueta na Itália!!

O primeiro ponto a ser comentado, é que o modo de se comportar depende muito de qual parte você vai visitar na Itália. Moro na Itália há tantos anos e uma das maiores diferenças é o  “calor humano” entre alguém que mora no norte da Itália e alguém que vive no sul da Itália.


Veja o video:


De modo geral, obviamente, existem sempre exceções, mas no norte da Itália as pessoas são mais sérias e conservadoras, será mais complicado fazer amizade. Não estou dizendo que não são simpáticos, mas aquele modo aconchegante brasileiro será mais difícil de encontrar. Já no sul da Itália, as pessoas são mais parecidas com os brasileiros. Você consegue se sentir em casa muito mais fácil se ir até a casa de uma família calabresa, siciliana (ou de outras regiões do sul) vai ser sempre uma festa. Por isso morei somente 2 anos em Roma e vivo há  12 anos na Calábria (aqui me sinto em casa. 🙂

Veja o meu post sobre as diferenças entre norte e sul 🙂


Quais são as diferenças culturais na Itália?


 COMO SE SE VESTIR NA ITÁLIA?

Uma coisa muito importante, os italianos reparam muito no modo de se vestir.. por isso é melhor evitar usar roupas muito chamativas, como por exemplo, blusas com decotes, míni saias ou míni shorts..

Uma mulher sozinha, vestida  de modo muito chamativo, pode causar ‘problemas’; como sabem, os italianos têm a fama mundial de amarem uma boa paquera, por isso, se você quer evitar esses tipos de problemas, se vista de modo mais conservador.


QUANTOS DIAS EU PRECISO PARA CONHECER A ITÁLIA?


DICA. A questão da vestimenta vale também para a visita de alguns lugares: na maioria das igrejas é proibida entrada com roupas curtas ou com decotes exagerados. Há muitos anos atrás, quando fui visitar a Basílica São Pedro, enfrentei uma fila enorme e quando estava na porta para entrar, não me deixaram passar, por quê? Porque eu estava com uma minissaia! Fica a dica!

COMO PEDIR INFORMAÇÕES NA ITALIA?

Vi alguém escrever em algum blog que os italianos são mal educados, mas não concordo com esse comentário.

A minha experiência sempre foi positiva e conheço tantas pessoas, incluindo meus clientes que me disseram sempre a mesma coisa: que os italianos são super agradáveis e prestativos.

Obviamente, pode acontecer de ser mal tratado ou que um italiano não te responda bem, mas isso é uma exceção, não é absolutamente uma regra; de repente você perguntou alguma coisa de modo errado ou aquela pessoa está com um problema e de mau humor, enfim, pode acontecer com qualquer pessoa, certo?


QUAIS SÃO AS DEZ CIDADES MAIS VISITAS DA ITÁLIA?


Lembre sempre de dar um ‘buon giorno’ (bom dia) ou ‘buona sera’ (boa tarde ou boa noite – se diz buona sêra – na chegada) ao entrar nos lugares e de usar o ‘grazie’ (obrigado), que será respondido com um ‘prego’ (de nada). Quando precisar de uma ajuda dizer ‘Scusi’ (com licença – se diz iscusi), ‘per favore, puoi aiutarmi?’ (por favor, pode me ajudar?), non parlo italiano (não falo italiano), e diga sempre com um sorriso, dessa maneira, não acredito que a pessoa será mal educada com você. Enfim, são regras que, de modo geral, valem para qualquer país aonde vamos, certo?

A GORJETA É OBRIGATÓRIA NA ITÁLIA?

Gorjeta? dar ou não dar??

A gorjeta não é obrigatória na Itália, mas as guias de turismos, os motoristas de táxi ou de transporte privativo, os garçons, porteiro de hotéis quando fazem um ótimo trabalho, quando tratam com cortesia, esperam sempre a gorjeta.. geralmente o ideal é se basear em um valor de 10% do total do serviço.

Por isso, quando você recebe um tratamento especial é sempre importante dar a gorjeta. Já aconteceu várias vezes de um  colaborador de nossa empresa “motorista”, depois de fazer um ótimo serviço para um cliente nosso,  não receber uma gorjeta e se sentir mal e desvalorizado, porque achava que o cliente não tinha ficado contente com o seu trabalho.. Entende porque é importante? é um modo de reconhecer e de valorizar o trabalho das pessoas (obviamente quando merecem)!!


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


CONCLUINDO…

Bem, de modo geral os italianos amam os brasileiros e sabem que somos um povo simpático e que faz muita festa, por isso basta que seja sempre educado com as pessoas que encontrar ao longo da tua viagem, que tenho certeza que a tua viagem será ótima..

E você? já viajou na Itália? O que achou mais interessante na etiqueta italiana?

Escreve o teu comentário abaixo 🙂


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

40 Comentários
  1. Cristiane de Oliveira Diz

    Ana! Parabéns pelo post! Aqui em Florença, por exemplo, os florentinos são muitos reservados à primeira vista. Só com o tempo é que eles vão se soltando e aí é que a gente consegue conhecer de verdade o espirito “fiorentino”.

    Uma super dica para os viajantes de verão e que querem visitar as igrejas é sempre levar um chale na bolsa, para poder cobrir os ombros antes de entrar nas igrejas.

    Um abraço!

  2. Cida Rocha Diz

    Bom dia Ana, muito esclarecedor seu texto, eu te estou escrevendo de Livorno mas ja de partida para o Brasil.
    Eu convivo entre Italia e Brasil a mais de 12 anos ,e posso deixar aqui meu comentario sobre o “mau humor ” italiao que
    nao é que eles sejam mal educados,mas sim que estao estressados com todos o problemas pessoais causados pelas crises.
    E se sentem um pouco oprimidos por isso.
    Devemos deixar bem claro que a Italia para turismo é e sempre sera maravilhosa, agora a Italia para se viver ja sera uma outra coisa.
    Devemos nos acostumar com todas suas regras e modos e nos adequar .Um espirito livre e sorridente como o dos brasileiros podem ter o seu sorriso um pouco apagado com as dificuldades e burocracias que iroa emcontrar por aqui.
    Resumindo poderiamos escrever um livro sobre este assunto e teriamos varias ediçoes,entao è melhor eu ir parando por aqui.
    Parabens pelo blog.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada pelo teu excelente comentário querida!! Grande abraço
      Ana Patricia

      1. Regina Diz

        Bom dia Ana Patrícia! Tenho gostado muito de tudo o que tenho lido por aqui. Gostaria de entender uma coisa. Vou me mudar do Brasil para Verona e sempre que procuro matérias sobre esta cidade, me vejo lendo sobre Romeu e Julieta. Como saber os costumes do vêneto, clima e como são as pessoas? Agradeceria muito se pudesse me passar algo. Gde abraço!

        1. Ana Patricia Da Silva Diz

          Oi querida, sinceramente não conheço bem os costumes locais, mas as pessoas são super reservadas.. por isso seja reservada, seja educada (bom dia, obrigada, por favor), não invada espaços, ligue sempre antes de ir nas casas das pessoas.. enfim.. esses pequenos cuidados para não ter uma grande dificuldade cultural.. em relação ao clima, basta ir na minha seção sobre clima na Itália..:) grande abraço….

  3. Ludmila Diz

    Eu sou completamente apaixonada pela Italia…eu conheci várias cidades em 2011, tanto no Norte quanto no centro. infelizmente, ainda não conheci o Sul, mas quero conhecer tudinho. Não tive problemas em relação a isso, em todos os lugares que fui, fui super bem tratada. Aprendi um pouco de italiano na época e, realmente, eles ficam muito felizes quando vc tenta falar com relaxem italiano. As vezes, misturava com ingles…kkk…mas não tive nenhum problema. Encontrei pessoas de mau humor…sim…mas isso existe em qualquer lugar. Levei até uma bronca numa banca de frutas Pq peguei na banana pra ver se não estava muito mole…kkkk…mas depois descobri que não se deve tocar nas frutas, existe uma luva de plástico que vc coloca na mão para poder escolher as frutas…eu não sabia disso! Mas encarei numa boa…pedi desculpas sorrindo e levei um sinal de Ok! De resto, só faltavam me pegar no colo quando falava que era brasileira…eles adoram o Brasil!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi querida, fico contente com o teu comentário.. totalmente em contraste com o comentário do Eduardo:)

  4. Eduardo Diz

    Desculpe discordar da suas assertivas, mas para mim os italianos são hiper mal educados, principalmente de Roma para baixo em direção á Calábria. Falam muito alto, são totalmente sem paciência, e não fazem a menor questão decserem si páticos com turistas que gastam milhares de euros diariamente nas suas cidades muito mal conservadas e com limpeza precária. Napolis, por exemplo, é um verdadeiro lixão a céu aberto e com muitos malandros batedores de carteiras pelas ruas. Os do norte são mais finos e educados. Bolonha e Firenze são uma exceção. Parecem mais suiços do que italianos dectão educados. Mas no geral nenhum deles procura ser simpático, principalmente com estrangeiros. Estive recentemente ai onde fiquei ummês zanzando de norte a sul e minha impressão é das piores. A Italia não faz mais parte dos meus roteiros de viagem. Além disso a comida é horrível e com poucas opções fora das eternas massas que só mydam o formato. Para quem e vegetariano é ainda pior. Poucas vezes comi tão mal nas minhas viagens e olha que conheço uma grande parte do mundo ocidental. A impressão que ficou no geral foi de um povo decadente e muito orgulhoso de suas origens, sou descendente de italianos da região de Veneza por parte da família de meu pai e não estou falando isdo pir mágoa ou qualquer outro motivo, mas sim por constatação. Nunca fui tão mal atendido em bares, lanchonetes e congêneres como na Itália. A única exceção foram os hotéis, que por serem padrão 5 estrelas tratam bem os hóspedes em qualquer lugar do mundo.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi querido.. aceito todas opiniões, cada um têm uma história.. e tudo deve servir de experiência para os leitores:)

  5. Ida Catharina Diz

    Nao sei se foi minha primeira parte do comentário, mas, eu dizia:
    Vou me permitir dizer à Regina que venha tranquila para Verona. É uma cidade maravilhosa, nem grande, nem pequena e sempre cheia de atrações e que vive não só dos personagens Romeu e Julieta. Embora eu acredite que a maior parte dos turistas vêm por causa deles mesmo…
    Moro em Verona a cerca de 2 anos e adoro a cidade.
    É uma cidade tranquila, limpa, povo educado (embora sempre tenha os mal-humorados, como em todo mundo) e seja inverno ou verão têm sempre atrações culturais.
    Sem contar que está a 1h30min de Venezia ou de Milano!!!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada pelo válido comentário querida!! 🙂

    2. Ana Patricia Da Silva Diz

      Ida visto que moro em Verona e conhece bem a cidade, gostaria de participar a nossa seção experiência do leitor escrevendo sobre Verona?

      Seria super legal!
      Qualquer coisa me avisa,
      Ana Patricia

  6. Ida Catharina Diz

    pelo visto minha primeira parte do comentário não foi…com certeza, falha minha…
    Eu dizia que também sou “ítalo-brasiliana” e que vivo em Verona.
    Após me aposentar, vivi 2 anos na Borgonha, França, que eu adorei, mas nada se compara à minha experiência na Italia.
    Adoro viver aqui é sempre fui muito bem tratada, seja em hotéis estrelados ou no mais simples B&B.
    Espero poder ficar um bom tempo por aqui para conhecer boa parte da Itália, especialmente o Sul , que eu ainda não conheço!
    Parabéns pelo blog Ana Patricia! Te desejo muito sucesso!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Ida visto que moro em Verona e conhece bem a cidade, gostaria de participar a nossa seção experiência do leitor escrevendo sobre Verona? Seria super legal! Qualquer coisa me avisa, Ana Patricia

      1. Ida Catharina Diz

        Oi Ana Patricia, obrigada pelo convite! Posso participar sim!
        Vou preparar algo mais para o final do mês, porque agora vou viajar e depois me dizes como devo fazer.

        1. Ana Patricia Da Silva Diz

          Oi querida.. lembra de me avisar quando estiver para viajar:)
          Beijos,
          Ana Patricia

  7. Maria Silvia Seabra Diz

    Ana Patrícia, muito obrigada por responder minhas perguntas e enviar dicas que são tão importantes para que tudo dê certo. Com certeza iremos nos encontrar. Muito atenciosa, recomendo a todos!
    Abçs,

    Maria Silvia Seabra – Brasil

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada pelo carinho Maria!

  8. TANIA MARA DA COSTA Diz

    Cheguei da Itália ontem, dia 3/06. Passamos dez dia em Roma, um dia em Florença e um dia na praia em Ladispoli.
    Sobre os italianos, eu e meu marido só tivemos ótima impressão deles. São muito educados, prestativos em dar informações, cordiais e atenciosos. Tinham alguns que só faltavam “pegar na nossa mão’ a fim de nos conduzir, uma simpatia. Alguns, mesmo não sabendo o caminho, perguntavam para o outro. Teve um senhora que ficou nos esperando quando viu que tínhamos pego a direção errada – daí ela gentilmente nos apontou a direção certa.
    Um povo alegre, comunicativo, super família!
    Resumindo: ITALIANOS SÃO NOTA 1000! E a ITÁLIA É TUDO DE BOM!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Que bom que vc gostou tanto assim da Italia!! 🙂

  9. Telma Regina Queiroz Rui Diz

    Oii Ana Patricia!! Gostei das suas dicas. Vou para Milão em 08/07/15. Gostaria de saber se, sem comprar ingresso para ver a Santa Ceia pela internet, lá no no local é possível comprar ingresso ?? Outra pergunta: vou pegar o navio em Veneza no dia 12/7. Voce sabe se tem um local na estação de trem onde vou chegar que eu possa deixar as malas com segurança e dar uma passeadinha pela cidade de Veneza ? Obrigada!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      OI Telma, em relação a Santa Ceia vai nesse post que acabei de fazer.. http://www.viajandoparaitalia.com.br/informacoes-uteis/viajando-pela-italia-conselhos-turisticos/os-20-monumentos-turisticos-mais-visitados-da-italia/
      não é possível encontrar o bilhete diretamente.. esse provavelmente é o monumento mais difícil de conseguir entrada… as vezes com dois meses de antecedência você já não consegue mais bilhetes.. Em todas grandes estações de trem tem porta bagagem, incluindo Veneza 🙂

  10. Jussara Diz

    Olá Ana Patricia,
    Já nos comunicamos por aqui e pelo email, Continuo sua fã e divulgadora do seu trabalho. Minha dúvida agora é sobre boas maneiras, cada vez que vou à Itália engordo quase cinco quilos porque nos primeiros dias quase fico satisfeita com as entradas, quando vem a pasta já como por gula, imagina quando vem carne e contorno e no final salada? O problema é que a estranheza só ocorre nos primeiros dias depois como tudo. Pergunto é falta de educação, é crime grave, deixar sobras no prato, ou seja, não comer toda a porção servida? Grata pela sua resposta, Abraços Jussara

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi Jussara, eu entendo o teu problema. Sobre isso já aprendi, geralmente divido o antipasto com o meu marido e pego ou o primeiro ou o segundo.. te aconselho a fazer isso:) de qualquer forma se você vai em um restaurante não é falta de educação deixar sobras no prato, seria mais chato se fosse comer na casa de um italiano:) .

  11. Jussara Diz

    Olá Ana Patricia, obrigada pela resposta.
    Meu marido e eu retornaremos mais uma vez à bela Itália. Nunca tivemos problemas com os italianos. Reconheço que em algumas ocasiões as mulheres italianas são um pouco ríspidas em compensação os homens são extremamente gentis. Agora iremos para o sul. Chegaremos em Napoli no próximo dia 28. Grata pela sua atenção. abraços, Jussara

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada pelo teu ótimo comentário querido.. tenho vários ótimos posts sobre o sul, dá uma olhadinha e boa viagem! 🙂 Ana Patricia

  12. Carlos Diz

    Estive em Florença e fui descendo. Passei por Roma, Sorrento, Capri e terminei em Nápoles. Acreditem! Em Nápoles eu me senti no Rio de Janeiro, com todos os seus prós e contras. O “contra” é que realmente devemos ter bastante cuidado em Nápoles. Fui abordado duas vezes por motoqueiros que queriam me vender celular (obviamente, devia ser roubado). Os “prós” é que em Nápoles conheci as pessoas mais educadas, gentis e prestativas de toda a Itália. Mi sono appassionato subito!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi querido.. concordo com você.. o sul da Itália (como Nápoles) são super gentis, prestativos, divertentes.. quase parece de estar no Brasil 🙂

  13. sara Diz

    é aquela história, se um homem é tarado, desrespeitoso ou até estuprador a culpa é da mulher, porque está com um decote ou minissaia? Isso é algo muito machista.. a Italia é uma país machista, o duro é ver mulheres com este pensamento. triste.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Sara o meu não é um discurso machista, moro na Itália há 12 anos e sei exatamente como é a mentalidade da maioria dos homens italianos, o meu comentário é exatamente o comentário de todos meus amigos homens e amigos do meu marido italiano, principalmente no sul da Itália.. não falei em desrespeitar ou de estuprar, mas falei de ser paquerada.. o que significa uma outra coisa 🙂 dificilmente um homem italiano vai te desrespeitar porque você está com uma roupa curta.. pelo contrário vai tentar te fazer sentir linda! 🙂 com um comentário tipo: Sei bellissima!! Mamma mia!!! ah ah 🙂 abraços querida e obrigada pelo teu ponto de vista.. 🙂

  14. Antonio Neto Diz

    Olá Ana Patrícia,
    Estou chegando daqui a dez dias na esplendorosa Itália, finalmente, suas postagens estão sendo muito úteis para que possamos concluir nosso roteiro. Serão vinte dias bem intensos e com suas dicas se tornaram mais proveitosos.
    Grazie mille.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Olá Antônio!! Obrigada pelo teu comentário!! Fico feliz que os meus posts te estão ajudando:) te desejo uma ótima viagem:) Ana Patricia

  15. Herica Diz

    Paty parabens pelo post…eu tenho muitas duvidas…sobre a Sardegna,mais precisamente sobre Cagliari. Vou para la e nao sei o que esperar visto que quando se trata de falar sobre a Italia os blogs se restringem a falar apenas sobre os destinos principais, esquecendo ate mesmo da exuberante Calabria. O que voce tem a me dizer sobre o modo dos sardos? Sao como outros italianos de regioes do sul ou se diferenciam um pouco? Beijos querida.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi Herica estive há 10 anos atrás na Sardenha e pelo o que me lembro é um povo muito acolhedor, amigo e muito familia. 🙂 Boa viagem.. Ana Patricia

  16. Michelly Diz

    Oi Ana
    Você conhece alguma empresa que presta serviço de transfer por um preço mais acessível? Vou para Roma em outubro ficar 6 dias com recursos limitados, e vi que é muito caro ir de táxi ou Uber para o Hotel.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Me envie um email direto por favor: [email protected]

  17. Ana Beatriz B Lopes Diz

    Muito boa suas postagens mas serei bastante sincera, voltei de uma viagem a Roma e Florença a pouco menos de 1 mês e achei muitos italianos grosseiros. Falo isso pois sou “APAIXONADA” pela Itália desde pequena e para mim era a realização de um sonho que acreditava impossível. Achei exagerada a maneira de como alguns instrutores nos museus “gritavam” com alguns visitantes e até em restaurantes presenciei algumas cenas desagradáveis. Mas valeu a pena mesmo assim. Gostaria de conhecer outros lugares e se tiver oportunidade com certeza irei e seguirei suas dicas.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi querida.. a diferença entre o sul e o norte é bem grande .. te aconselho na próxima viagem colocar o Sul (Calábria, Sicilia):) para ver as diferenças nos comportamentos das pessoas…:) um grande abraço, Ana Patricia

  18. Nara Silvia Petrocini Perugini Diz

    Oi Patricia, estou amando suas dicas, pois vou para a Italia em maio\2018 com meu neto e já estou me “familiarizando” com tudo que eu vou ver, sentir, comer…
    Chegaremos em Roma e de lá vamos descendo de carro, quero conhecer Napolis, terra da minha avó paterna, Nocera Superiori, onde meu avô paterno nasceu, conhecer toda aquela região depois, chegando até a Costa Amalfitana, Capri.
    É um sonho que tenho e, meu neto vai me levar…
    Abraços e continua ajudando a todos com sua experiência e simpatia!
    Nara

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada pelo carinho!! :)te desejo uma maravilhosa viagem! Abraços, Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.