Como funcionam as ZTL na Itália?

Muitos visitantes europeus que passam suas férias na Itália, visitando o país a bordo de seu próprio carro ou de carros alugados. No entanto, uma vez que as férias acabam precisando pagar uma multa devido a violação das zonas ZTL. Como entender como evitar as multas?

12 6.044

Como não ser multado na Itália? Como funcionam as ZTL na Itália?

Muitos visitantes europeus que passam suas férias na Itália, visitando o país a bordo de seu próprio carro ou de carros alugados. No entanto, uma vez que as férias acabam precisando pagar uma multa devido a uma violação do código da estrada, ou de várias, normalmente incluindo a violação das zonas ZTL. Tudo isso acontece porque o estrangeiro que visita a Itália se depara pela primeira vez com estas particularidades locais, tais como o restrito ZTL e, portanto, está em apuros e não sabe que a entrada em tais áreas é uma violação do Código de trânsito italiano e envolve uma penalidade financeira.


Preciso de carteira internacional para dirigir na Itália?


tabella

Este texto terá como objetivo preciso esclarecer este aspecto. Começamos com uma pergunta simples: O que é um ZTL? É uma abreviação de zona de tráfego limitado, normalmente estabelecidas em áreas do centro histórico de muitas cidades italianas, com a finalidade de proteger o patrimônio histórico e arqueológico da cidade, proteger a qualidade de vida dos bairros e incentivar o uso do transporte público, a fim de reduzir a poluição ambiental e acústica do local.


Como funcionam as ZTL na Itália? Como não pegar multa na Itália?

APRENDA COMIGO COM ESSE VIDEO

 

 


A duração da ativação do serviço, e com ele o acesso a determinadas áreas, é permitido apenas aos veículos autorizados, pode variar de cidade para cidade e pode distinguir entre o dia e a noite.


Recomendo a leitura:

www.viajandoparaitalia.com.br/informacoes-uteis/dirigindo-na-italia/guiar-na-italia-mais-dicas/


As vias de acesso à ZTL são geralmente marcadas com um sinal da proibição, tabelas complementares dos tempos da proibição e categorias possivelmente excluídas. Muitas vezes, a ZTL é vigiada por câmeras que registram o veículo em trânsito e assim detectam a placa do veículo.

071120104807

Muitos municípios e cidades de arte e os destinos favoritos dos turistas europeus, instituíram as ZTL, especialmente no seu centro histórico. Muitos turistas que não sabem de tudo isso e se eles não conhecem os sinais ou não sabem interpretá-los corretamente, é provável que receba várias multas, recebidas em depois das férias.


VEJA TODOS OS POSTS NA CATEGORIA: DIRIGINDO NA ITÁLIA


Acesso e estacionamento em ZTL são permitidos sem autorização na aplicação da lei, segurança, serviços de primeiros socorros e de emergência, serviços públicos e de interesse público, os veículos autorizados para o transporte de pessoas com deficiência, equipados com a identificação correta.


SUPER DICA DO LEITOR: (DO MEU LEITOR MARCOS FIORE!!!)

  • Se a pessoa tiver internet móvel, recomendo o Waze como aplicativo para traçar rotas pois ele considera itens variáveis como trânsito, obras, interdições e, como disse acima, sabe até desviar das ZLTs.
    Se a pessoa não tiver internet e quiser economizar (não alugando um GPS que é uma fortuna), SUPER RECOMENDO um aplicativo chamado HERE WE GO. Ele funciona online, mas você pode selecionar uma cidade, estado ou país todo, baixar os mapas antes de viajar e depois, ele funcionar até em modo avião, ou seja, seu celular vira um GPS perfeito, sem depender de chip e COMPLETAMENTE FREE.

Todos os outros motoristas podem passar ou estacionar na ZTL se possuírem uma licença, e em qualquer caso tal permissão é restrita a pessoas que residem nessa área, aos titulares de comércios na região, de produção ou serviço, escritórios e estudos profissionais localizados na ZTL, para as empresas que necessitam realizar intervenções profissionais e médicas.


Recomendo a leitura:

O que preciso saber sobre aluguel de carro na Itália?

 


As áreas são marcadas com sinais que indicam o início da ZTL e quando você pode ou não pode entrar; são geralmente ‘ativas’ durante intervalos de tempo pré-determinado. A ZTL funciona, portanto, normalmente apenas em determinados momentos do dia e não todos os dias da semana, a fim de reduzir o tráfego em uma determinada área.

ztl-ventimiglia-262476.660x368

Os turistas estrangeiros que vêm para a Itália e alugam um carro devem ter muito cuidado com estes avisos se não quiserem ter surpresas ruins; por exemplo, quando a placa mostrar VARCO NON ATIVO (Entrada Permitida) significa que os veículos podem entrar na área, ao contrário de VARCO ATTIVO (Entrada Não Permitida), que significa que os veículos não podem acessar o local a não ser que possua autorização especial.

Varco attivo


Recomendo a leitura:

www.viajandoparaitalia.com.br/informacoes-uteis/dirigindo-na-italia/como-se-deslocar-na-italia/


Por exemplo, os martelos cruzados indicam que a ZTL permite tráfego aos domingos e feriados. Geralmente a ZTL está ativa todos os dias das 07h30min às 19h30min. Quando você estiver de férias na Itália, para não levar multas, tem que ter cuidado com a sinalização e precisar se informar, em todas as cidades de arte que você quer visitar, porque cada uma deles tem uma ou mais ZTLs.


VEJA TODOS OS POSTS: EXEMPLOS DE ROTEIROS COM CARRO NA ITÁLIA


Prestar atenção nas placas é crucial porque muitas vezes é um resumo de uma miríade de informações, que se torna impossível de ler e compreender num piscar de olhos, enquanto você dirige no meio do trânsito da cidade.


De Norte a Sul, as cidades italianas fazem uso extensivo da limitação do tráfego de veículos, principalmente nos centros, mas não só. Na maioria dos casos, as limitações são dirigidas aos veículos de quatro rodas, a exclusão da proibição a motos e scooters. Entre 2008 e 2015, a ZTL aumentou 5,1%, as ciclovias aumentaram 47,7% e as zonas para pedestres 27,7%, um sinal de como os governos municipais estão tentando reduzir o espaço de trânsito para carros. Por razões de tráfego ou pela poluição, para poder melhorar a qualidade do ar na cidade, ou por qualquer outra razão, ou pelo crescimento da utilização de transportes públicos, o resultado é este, e não que seja uma coisa ruim.

Pelas multas, sim, mas é somente necessário um pouco de atenção, ou conselhos como:

  • Fazer reservas de hotéis fora das ZTL;
  • Fazer reservas de hotéis nas cidades menores e menos famosas (talvez você se surpreenda com quanta beleza você pode encontrar fora do circuito fora do turismo clássico.);
  • Fazer reservas fora das áreas mais turísticas;
  • Em grandes cidades como Milão, Nápoles, Florença ou Roma, você pode usar o transporte público e usar o carro somente para ir para outro lugar mais afastado.
  • Fazer reservas em uma pousada próxima dos centros históricos;
  • E em caso de dúvida, a coisa principal é enviar um e-mail para o hotel antes de fazer a reserva para verificar se está localizado dentro de uma zona com ZTL.

Como entender onde estão as zonas de ZTL nas principais cidades italianas? Basta ver esse site quando estiver chegando em cada cidade:

https://www.accessibilitacentristorici.it/Default.cfm?lingua=IT


DICA: Vai viajar pela Itália de carro? Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Conclusões

A Itália é um país esplêndido, um tesouro de arte, história e cultura espalhadas por todo o território e estas zonas de tráfego limitado se destinam a preservar este patrimônio rico e proteger o aproveitamento de todos.

Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?

 


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

12 Comentários
  1. Yuri Marques Diz

    Olá Patrícia. Planejo ir para Itália em dezembro, começando por Turim e alugar um carro. Acima nas placas, estão descritos horários. Estes horários são os proibidos ou os permitidos?

    Sensacional o seu blog. Comecei a acompanhar muito a partir de hoje.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Yuri obrigada.. se você lê Traffico Vietado dalle 000 alle 000 é o horário que não se pode entrar:) Um grande abraço, Ana Patricia

  2. Sandro Petrilli Diz

    Oi, Ana Patrícia! Tutto bene? Eu aluguei um carro e meu hotel tanto em Milão quanto em Modena ficam dentro da ZTL. No site dos hotéis eles dizem que basta comprar uma licença que custa 5 e 4 euros, respectivamente, pra poder entrar na ZTL e estacionar… é assim mesmo? Tô meio perdido com isso… Obrigado! Parabéns pelo blog.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Olá querido.. então os hotéis que estão em zona ZTL podem dar uma autorização para a entrada dos veículos dos clientes.. mas essa autorização geralmente tem um custo.. portanto imagino que seja esse preço que os hotéis dessas cidades disseram para você.. Lembro que é de fundamental importância que você comunique o número da placa para a estrutura imediatamente no momento que chega no hotel, porque eles têm geralmente duas ou três horas para comunicar a tua placa para as autoridades de modo que você não receba nenhuma multa.. Um grande abraço, Ana

  3. Sandro Diz

    Obrigado! Valiosa informação!!! Outro abraço! Sandro

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      🙂

  4. Camila Diz

    Olá, onde encontro um mapa com a área ZTL em Siena. Só encontro de Roma e Florença.
    Obrigada!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Camila veja esse site que informa todas areas de ZTL na Italia: https://www.accessibilitacentristorici.it/ grande abraço, Ana

  5. Gerson Valente Diz

    Parabenizo pelas informações, divulgando sobre um tema q virou fabrica de dinheiro na Itália.
    A implantação de ZTL com objetivo de preservação do patrimônio histórico é muito louvável. Mas para um país tão visitado por turistas q muitos alugam veículos, deveria haver ampla divulgação sobre a ZTL, principalmente com participação das locadoras de veículos, pra ser mais eficaz.
    Pelo número elevado de turistas q manifestam terem sido multados nas ZTL ( basta uma pesquisa rápida na Internet para confirmar isto) percebe-se q não ocorre ampla divulgação das ZTL pelas locadoras de veículos. Será q as locadoras não fazem está divulgação pq cobram 50 euros de taxa administrativa por multa? A justificativa desta cobrança, segundo as locadoras, é pra enviar os dados do condutor pra autoridade responsável pela emissão da multa.
    O uso de automóvel em algumas regiões da Itália, como a Toscana, é muito bom, pois permite conhecer várias cidades de uma forma muito mais confortável e particular. Mas deve se tomar MUITO CUIDADO com as ZTL pra não tornar tal experiência traumática. Existem sensores espalhados nestas ZTL q podem gerar várias multas por uma única passada numa ZTL.
    A pouca divulgação para os turistas sobre estas ZTL permite se imaginar outro objetivo para sua implantação: um adicional de arrecadação para prefeituras e locadoras.
    Então iniciativas de divulgação como está, podem minimizar o uso desvirtuado das ZTL.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada querido!! Msg super importante!!! 🙂 Valeu pela participaçao:)

  6. Marcos Diz

    Fica aqui uma dica para quem usar o Waze em cidades que têm ZLT: Ao calcular a rota o Waze alerta a existência destas zonas e dá a opção de “adicionar passes”. Apesar do termo dar a impressão de ser uma espécie de liberação, trata-se de algo bem bacana: Ao adicionar os centros históricos listados pelo Waze, ele recalcula a rota desviando das ZLTs. Acabei de usar isso semana passada em Roma para chegar na locadora onde fui devolver o carro. O ponto negativo: Tem que ter internet no celular.

  7. […] explicações sobre pedágio e ZTL você encontra no site “Viajando para a […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.