Preciso de carteira internacional para dirigir na Itália?

Dirigir na Itália é uma experiência maravilhosa, mas existem alguns pontos importantes antes de pensar em alugar um carro em terrar italianas!

21 28.395

Dirigir na Itália, qual carteira de motorista?

Sim! E hoje vamos falar um pouco sobre quais documentos necessários para dirigir na Itália.

Em primeiro lugar vale lembrar que se tem uma coisa que funciona MUITO BEM na Itália, são as leis, tanto para estrangeiros quanto para italianos, então não pense que se você for parado pela polícia e não estiver com toda documentação em ordem, vai escapar porque é turista! Não vai! Hahaha…

Para poder dirigir na Itália sem nenhuma preocupação, é necessário portar a PID, Permissão Internacional para Dirigir e portar, junto com ela, seu passaporte e sua CNH.


Como não ser multado na Itália? Como funcionam as ZTL na Itália?


Como não pegar multa na Itália?

 

Os brasileiros não residentes na Itália, ou seja, turistas, precisam solicitar no Brasil a PID, que é emitida pelos departamentos de trânsito dos Estados (DETRAN). Para obter a permissão, o condutor deverá estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. É também solicitado: comprovante de residência, CPF, RG e pagamento de uma taxa (que varia entre 46 e 600 reais, dependendo do estado).

  • Detalhe: a PID tem que ser emitida na mesma jurisdição onde foi emitida a CNH.
  • Fica pronta entre 24 horas e dez dias e sua validade é de 3 anos, podendo ser utilizada em 130 países.
  • Ou seja: a PID nada mais é do que a CNH traduzida para sete línguas: alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, português e russo.

SUGESTÃO: Como você pôde notar a língua italiana NÃO aparece na lista, ou seja: peça uma tradução juramentada do PID e da sua CNH para o italiano, uma vez que, de novo, dependendo da situação e de quem te parar, pode implicar muito se você não tiver o documento traduzido em mãos. Isso é somente um conselho!

Ah, lembre-se de que a PID NÃO É DOCUMENTO VÁLIDO SEM A CNH E NÃO PODE SER UTILIZADA NO BRASIL, OK? (E não confunda carteira de habilitação estrangeira com PID, são coisas diferentes!).

O que pode acontecer se eu for pego dirigindo sem a PID no exterior? Multa, que vai de 400 a 1.800 euros, e apreensão do veículo.

CONCLUSÃO

Entre o sim e o não, viaje com TODOS os documentos em ordem; não vale a pena ter que passar umas horas na delegacia para esclarecer mal entendidos por causa de documentos. Em caso de dúvidas entre com contato com o DETRAN do seu estado e/ou com o consulado italiano.

VEJA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE DIRIGIR NA ITALIA

DICA: Vai viajar pela Itália de carro? Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Mais informações:

http://www.denatran.gov.br/informativos/20070611_permissao_internacional.htm

***************************************************************************************************************

DICA: Gente, só um pequeno lembrete: muitas vezes, o barato sai caro, por isso se você tiver a intenção de dirigir na Itália não deixe de fazer a tua carteira internacional. Não corra riscos, invista um pouco mais e viaje com segurança, comodidade e sem preocupações nem riscos de estragar sua tão sonhada viagem, ok?

BOA VIAGEM!

***********************************************************************

 Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

21 Comentários
  1. Monica Diz

    Olá! Tenho uma dúvida: minha PID está escrita que venceu em novembro, mas minha CNH não, vence 2019, qual data devo me basear? Você disse que Eh a da CNH, mas pra que existe ess menção de dará de validade na PID então? Obrigada

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Querida dá uma olhada no post do Detram, eu te aconselho de qualquer forma ligar para eles para esclarecer essa dúvida.. ok? grande abraço da Itália

      http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=4646&hc_location=ufi

  2. Ane Diz

    Estamos na Italia e hoje fomos parados pelos Carabinieri: pediram patente (internacional e CNH do Brasil) mais passaporte, além do documento do veículo. É bom estar preparado. Para alugar o carro também foi preciso apresentar o documento.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada querida! 🙂

  3. Wagner Diz

    Saberia informar se aqui em Trento tem algum lugar que faça a tradução juramentada?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Não conheço Wagner.. sinto muito.. abraços, Ana

  4. Claudia Barbosa Diz

    Olá Ana Patrícia, antes de mais nada parabéns pelo blog, e obrigada por nos ajudar ! Meu marido e eu moramos em Portugal, ele é cidadão italiano, surgiu uma oportunidade de motorista pra ele em Italia, podemos fazer a tranferencia do documento direto por lá? Teriamos alguma complicação ? Sabe me dizer se demora ? Obrigada !

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Olá Cláudia, obrigada pelo elogio, infelizmente não sei te dar essa informação, não faz parte da área que sou especializada.. Boa sorte, Ana

  5. Andre Costa Diz

    Olá Ana Patricia, na agência de turismo me informaram que não precisa mais de habilitação internacional para dirigir na Itália, ainda está em vigor a lei? Ou seja, tenho que providenciar a habilitação internacional?

    Muito Obrigado

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      André que eu saiba não saiu nenhuma lei.. por favor peça para a agência te dar isso ou entra no site da embaixada brasileira para verificar.. qualquer coisa me avise, Ana

  6. Elisangela Fernandes Diz

    Ola, Patricia.
    vou me casar aqui na Italia e estou a espera de documentos minha permanencia para ficar aqui è somente ate Janeiro de 2017, estou com um pouco de duvidas sobre as documentaçoes voce sabe de alguma coisa que possa me ajudar, tem uma traduçao juramentada e uma apostila de Haia, juro estou com muitas duvidas e tenho pouco tempo para resolver a minha situaçao. Desde ja agradeço. Bjus

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Elisangela te aconselho a ir no consulado em Roma ou em Milão para esclarecer essas dúvidas. Infelizmente não posso te ajudar com esse tipo de informação:( Abraços e boa sorte, Ana

  7. Karine Diz

    Olá Ana. Sabe me informar se no consulado em Roma eles fazem a tradução juramentada?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Karine no site do consulado você vai encontrar a lista dos tradutores juramentados.. Abraços. Ana

  8. Bruno Diz

    Olá no meu caso eu morava na italia depois fui pro Brasil morei 5 anos tirei minha cnh e agora voltei pra Itália
    Eu posso usar a pid para dirigir sendo que eu voltei a menos de um ano ou conta da primeira vez que eu vim

  9. Sônia Diz

    Temos passaporte italiano , somos brasileiros c dupla cidadania, e vamos p a Itália em julho. Queremos alugar um carro, e queremos saber se precisamos de carteira de motorista italiana

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Sônia o post fala justamente sobre isso:) não entendi a tua pergunta.. de qualquer forma se vocês não tem a carteira de motorista italiana devem ter a internacional:) entrem no site do consulado italiano em Roma que provavelmente vão encontrar informações sobre isso:) Abraços, Ana

  10. Fabio Luiz Diz

    Boa tarde. Será que poderia me informar com relação há alugar uma moto e conhecer as cidades do sul da Itália? Grato fabio

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Fábio roteiros no sul da Itália você vai encontrar diversos exemplos na categoria Exemplos de roteiros:) .. Um grande abraço e boa viagem, Ana Patricia

    2. Cinthia Diz

      Olá Fábio…
      Não sei se vc já veio ou qdo vc fará a sua viagem…moro aqui no sul perto de Nápoles e se vc for alugar uma moto não precisa de carteira desde que a moto seja no máximo 125 cilindradas…E é exigido o cartão de crédito para fazer um valor de garantia para o seguro…
      E aproveite as belezas do Sul…

  11. jacqueline Diz

    olá!
    eu entrei no site do detran, e eles falam que a PID é para quem vai ficar mais de 180 dias no país, então fiquei confusa! hehe
    Tem que fazer mesmo se for ficar só duas semanas?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!