Vamos conhecer a fontana trevi?

A Fontana di Trevi é a mais majestosa das fontes de Roma.

8 2.133

A FONTANA DI TREVI

“A maior e mais famosa”

A Fontana di Trevi é a mais majestosa das fontes de Roma. A pracinha ao seu redor é talvez o local mais lotado de turistas que se encontram na cidade. Milhares de pessoas visitam todos os dias o monumento para jogar uma moedinha na fonte – que, como reza a lenda, garante ao turista a possibilidade de voltar para a capital da Itália.


COMO IR NAS LOCALIDADES MAIS BELAS PERTO DE ROMA? BATE E VOLTA A PARTIR DE ROMA? CONHEÇA COMIGO OS MELHORES BATE E VOLTA A PARTIR DE ROMA!


 

Colors of Trevi Fountain in Rome, Italy
Colors of Trevi Fountain in Rome, Italy

Esta extraordinária obra de arte é muito mais do que uma escultura: é o triunfo da estética barroca personificada em formas naturais, e contempla no próprio movimento a alma do mundo. Foi projetada por Nicolò Salvi em uma feliz união do classicismo com o barroco. Localizada na lateral do Palácio Poli, é a mais imponente e estrondosa estrutura na pequena praça em que se encontra – o espaço é limitado e é preciso atravessar a multidão nas agitadas ruas dos arredores, fazendo com que a fonte se torne ainda mais emocionante.


QUANTOS DIAS EU PRECISO PARA CONHECER A ITÁLIA?


Em nenhum outro lugar do mundo se celebra o maravilhoso e inconstante mundo das águas como na Fontana di Trevi.

Alguns fatos históricos

A história da fonte é paralela à construção do aqueduto Água Virgem (da era do Imperador Augusto), quando em 19 a.C. o general Agripa, genro do Imperador Augusto, mandou levar água corrente até o Panteão e às suas termas. Tal galeria foi construída com o intuito de se criar termas gratuitas para os cidadãos romanos, consagradas ao Deus Netuno. O encanamento central ainda circula pelo subterrâneo até hoje e a Fontana di Trevi é testemunha disso, marcando o fim do aqueduto.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


Segundo a lenda, o termo “Virgem” teria vindo de um caso ocorrido com os soldados de Agripa. Estando eles com sede, foram guiados à nascente por uma moça (virgem, é claro) – talvez tenha sido a deusa Diana, irmã de Apolo, que amava tomar banho nas fontes junto com suas ninfas após as exaustivas caças. O nome também pode ter sido simplesmente uma associação às águas tranquilas e puras, livres de calcário. A Fonte de Agripa era circundada por uma enorme muralha, onde se apoiavam três tanques de retenção[1], e se manteve assim até 1453, quando o Papa Nicolau V confiou o restauro da fonte a Leon Battista Alberti.

visitar a fontana trevi em Roma

Foi com o Papa Urbano VIII Barberini que se pensou em uma reforma para a fonte. Na verdade, o Papa queria uma fonte cenográfica para poder vê-la de sua residência no Palácio Quirinal. Em 1625, o Papa Urbano VIII encarregou Bernini de demolir a antiga fachada e iniciar uma nova fonte, dessa vez mais grandiosa. Após quatro anos, com a morte do Papa, a obra foi suspensa. Noventa anos depois, foi o Papa Clemente XII, em 1730, quem anunciou um concurso para a realização da fonte. Quem venceu foi um desconhecido, chamado Nicola Salvi – dizem que fez sua obra de arte roubando o primeiro projeto de Bernini. As obras duraram trinta anos e foram concluídas em 1762, sob o papado de Clemente XIII. Foi Giuseppe Pannini a colocar a última pedra.


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Descrição da Fontana di Trevi

A fachada da Fontana di Trevi é baseada em três elementos arquitetônicos: a frente é de mármore travertino, as estátuas são de mármore de Carrara e o chafariz também de travertino. O tema dominante de todas as esculturas da fonte é o mundo marinho. A grande estátua de Oceano, o Deus Netuno, foi esculpida por Pietro Bracci.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


De igual beleza e elegância está a carruagem em forma de concha, puxada por alguns cavalos marinhos, que por sua vez são procedidos por tritões. Tais personagens mitológicas dão movimento e dinamismo à composição.

bernini-626421_1920

Bem no centro do complexo monumental, na frente ao palácio, está a estátua de Oceano, representado em uma carruagem em forma de concha içada por cavalos alados. Há também, entre outras esculturas, as figuras dos tritões e animais marinhos, mitológicos e reais. As esculturas que compõem esta maravilhosa fonte narram uma sequência de eventos ligados à descoberta da mesma fonte, de onde provém a água que alimenta o chafariz.


O QUE FAZER EM ROMA EM 3 DIAS?


As quatro estátuas alegóricas localizadas no topo da mansarda[2] representam os benefícios das chuvas em relação à fertilidade da terra e as quatro maiores produções que dependem da disponibilidade de água, são elas:

  1. A primeira estátua à esquerda carrega uma cesta de frutas, que exprime a Fartura.
  2. A segunda traz nas mãos espigas de milho, representando a Fertilidade do Solo.
  3. A terceira tem uma taça e uvas, símbolos da Colheita do Outono.
  4. A última representa a Alegria dos Prados e Jardins e é toda decorada em flores.

fontana-di-trevi-412662_1920

Esta fonte representa tudo de mais magnífico em uma verdadeira obra de arte. Não faltam curiosidades e lendas ligadas a ela. Ao centro do chafariz vemos uma mitra[3] em mármore travertino, que mais parece ter sido jogado sem cuidado – provavelmente uma crítica contra o papado.


DICAS SOBRE O QUE FAZER EM ROMA? LEIA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE ROMA


A fonte foi cenário de vários filmes, vale lembrar a inesquecível cena de “A Doce Vida”, de Fellini, em que a sensual Anita Ekberg usa um vestido preto e se molha nas águas da fonte, chamando Marcello Mastroianni.

Fonte: civitavecchia.portmobility.it

Fonte: google (*civitavecchia.portmobility.it)– A famosa cena do filme “A Doce Vida”, com Marcello Mastroianni e Anita Ekberg na Fontana di Trevi.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


 Considerações finais

Símbolo italiano mundialmente conhecido (como tantos outros monumentos igualmente famosos), a fonte tornou-se um dos ícones de Roma e agora volta com todo o seu esplendor, para ser vista pelos milhares de turistas que lotam a cidade todos os dias.

visitar a fontana trevi em Roma

A história da fontana é maravilhosa por isso aproveite a tua estadia em Roma e conheça a Fonte Trevi junto com outros monumentos como o Panteão, Praça Espanha e Praça Navona .

E bom passeio!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

8 Comentários
  1. Renata Diz

    Amo a Itália! Ela é pura mitologia grega que eu adoro. À Itália é uns dos países que sou apaixonada pela, gastronomia, cultura, mitologia, patrimônio histórico, museus, artes e idioma belissimo. Itália está de parabéns. Amo! Bjs.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      🙂 Obrigada querida! Concordo absolutamente!

  2. Alexandra Leote Diz

    Adorei as dicas.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada querida! 🙂

  3. Ines Diz

    A Fontana reabriu em Nov 2015 e estive lá em fevereiro 2016 e ela esta linda, branquinha, um espetáculo!
    Houve alguma coisa desde entao? Nao entendi nada!
    Ciao!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi querida, esse post fiz justamente para a inauguração da Fonte Trevi:) Grande abraço, Ana Patricia

  4. sonia maria Diz

    Parabéns Ana Patrícia, estamos por fechar uma viagem para Itália e tuas orientações foram maravilhosas e esclarecedoras.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      🙂 obrigada querida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.