Conhecer a Roma religiosa?

0 836

Itinerário religioso em Roma?

Turismo religioso em Roma?

Roma deve a sua grandeza da história antiga a cada pedra da cidade. É considerada uma das cidades mais belas e históricas do mundo; aqui você respira arte, cultura e história, tudo maravilhosa. Cada palácio, cada canto, ricos monumentos históricos, tudo exala charme, é realmente uma das mais famosas cidades italianas no mundo, é o destino preferido dos turistas, que a cada ano, decidem passar umas férias ou até mesmo apenas um dia de viagem.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


Entre os recursos artísticos, culturais e históricos, que são as razões dominantes para aqueles que decidem passar umas férias em Roma, nos últimos anos estão surgindo cada vez mais o chamado turismo “espiritual”, que representa uma grande parte do fluxo de turistas que visitam a capital todos os anos. E cada vez mais, são organizados itinerários baseados em ‘espiritualidade e religião’, focando o passeio nos muitos locais religiosos presentes na capital.


TURISMO RELIGIOSO NA ITÁLIA? DESCUBRA AS PRINCIPAIS LOCALIDADES E ORGANIZE O TEU ITINERÁRIO AGORA MESMO:)


Roma sempre foi considerada o coração do cristianismo, pois é onde está a sede da Igreja Católica, e também porque é o lugar onde a história, fé e arte se combinam em uma síntese única de majestade e beleza. A história milenar desta cidade vive dentro de cada monumento, das basílicas, igrejas, e nossa rota será através da Roma cristã, uma jornada para descobrir os lugares onde você pode saborear a história dos Homens, papas, santos e artistas que dedicaram suas vidas a Igreja e para difundir a mensagem cristã.

Os lugares sagrados de Roma?

O itinerário na Roma cristã tem que começar a partir da catedral de Roma, chamada de “Mãe de todas as igrejas do mundo”, São João de Latrão (San Giovanni in Laterano), que é a conexão ideal entre a era pagã e tempos cristãos. Nascida, na verdade, como uma construção para as reuniões públicas e para a administração da justiça; com a propagação do novo credo, tornou-se uma majestosa estrutura eclesiástica, adaptada para receber um grande número de fiéis.

São João de Latrão em Roma Fonte Flickr
São João de Latrão em Roma Fonte Flickr

DICAS SOBRE O QUE FAZER EM ROMA? LEIA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE ROMA


São João de Latrão Fonte Flickr
São João de Latrão Fonte Flickr

Sua lindíssima fachada, do século XVIII e o teto de caixotões e pilares do século XVI. Para visitar também, há o claustro adjacente, o trabalho dos mestres romanos mais importantes, o Scala Santa, um destino para os peregrinos de todo o mundo e que, segundo a tradição, foi trazido para Roma por Santa Helena e viajou com o próprio Jesus nos dias da Paixão. Também interessante é a Sancta Sanctorum, que já foi a capela privada dos papas. Continuando o caminho, não muito longe de São João de Latrão, chega-se a Basílica de San Clemente, uma das basílicas mais interessantes e antigas de Roma.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

Valem uma visita, a basílica inferior e seus afrescos, em particular, a lenda Sistino, o primeiro exemplar no qual o vernáculo italiano foi usado com intenção artística.

Neste ponto, outro marco da rota, é a outra basílica papal de Santa Maria Maggiore. A igreja papal de Santa Maria Maggiore fica no topo do Monte Esquilino e é a única a ter preservado a estrutura dos primeiros cristãos primitivos, embora enriquecida por adições sucessivas, e é a maior das igrejas romanas dedicadas à Virgem Maria; é também a mais bem preservada; construída em uma antiga igreja graças ao financiamento de um patrício romano rico que, segundo a lenda, viu a Virgem Maria em um sonho.

Basilica de Santa Maria Magiore Fonte Flickr
Basilica de Santa Maria Magiore Fonte Flickr

Imperdível, é também a bela torre de sinos, com estilo renascentista-românico, e o mosaico no assoalho dos mestres ‘cosmateschi’. Também vale a pena visitar a Capela Cesi, a estátua da Rainha da Paz, a Capela Sforza, o túmulo de Bernini, o Berço de ouro, e o “Presépio”, de Arnolfo di Cambio.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Continuamos o passeio, visitando outra Basílica de uma beleza especial, se trata da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, um antigo templo pagão que contém símbolos esotéricos antigos combinados com os religiosos que são mais contemporâneos. A basílica de São Paulo é a segunda maior basílica em Roma, depois da Basílica de São Pedro, e fica no local onde, segundo a tradição, o apóstolo Paulo teria sido enterrado. A capela do enterro, que mais tarde foi transformado em uma basílica por Constantino, tornou-se uma das etapas mais importantes da peregrinação por Roma. A fachada é decorada com belos mosaicos, e dentro você notar a famosa sequência de retratos de todos os papas de mosaico e claustro, considerado uma obra-prima do século XII.


 

Basilica de São Paulo
Basilica de São Paulo

A Basílica foi, antes da construção da de São Pedro, o local da maior seita do cristianismo. Sob o altar-mor, conhecido como altar papal, está o túmulo do santo.

Atravessando o rio Tibre, deve-se fazer uma pequena parada na Basílica de Santa Cecília em Trastevere, localizada no coração de uma das áreas mais fascinantes de Roma.


O QUE FAZER EM ROMA EM 3 DIAS?


É a menor basílica de Roma e está localizada no bairro de Trastevere. Um estábulo construído sobre as ruínas de uma casa grande romana, que foi provavelmente apenas habitado pela Santa, padroeira da música, onde foi martirizada em 230. Seguindo pela Rua Lungotevere, o passeio nos leva até a Praça de São Pedro, obra-prima de Bernini e antecâmara dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do mundo católico, é claro que falamos da Basílica de São Pedro, que a cada ano recebe milhões de turistas e peregrinos, atraídos pelas belas obras de arte, com profundo significado simbólico de um lugar sem igual. Aqui se pode admirar a magnífica Praça de São Pedro e a famosa Basílica de São Pedro, local de culto na Cidade do Vaticano.


SAIBA MAIS SOBRE A BASILICA DE SÃO PEDRO


Um esplêndido conjunto de 284 colunas dóricas e 88 pilares de Tivoli travertino rodeiam a Basílica de São Pedro, é como ser acolhido em um abraço simbólico, e milhares de fiéis se juntam para vir  visitar.  A imponente fachada do século XVII, feita por Carlo Maderno, dá a ideia do enorme tamanho da Basílica, até hoje, uma das maiores igrejas do mundo.

Basilica de São pedro
Basilica de São pedro

A cúpula, projetada por Michelangelo, tem um tamanho que surpreendente e harmonizada, características que são apreciadas na subida, exigente, mas gratificante, que lhe permite admirar de perto, tanto o interior quanto o exterior. Entre as muitas obras-primas mantidas no interior da Basílica, imperdível é a ‘Pietà’, de Michelangelo; o trabalh surpreende pela técnica de séculos e a emoção, juntamente com as Grutas do Vaticano, situado sob o piso da basílica que guarda o túmulo de Pedro e outros papas.


QUAIS SÃO AS 5 IGREJAS QUE VOCÊ DEVE ABSOLUTAMENTE CONHECER EM ROMA?


Basilica de São Pedro
Basilica de São Pedro

Evidente que se devem visitar também os museus do Vaticano, com obras de arte de grande valor, bem como a Capela Sistina, obra maravilhosa onde trabalharam muitos artistas como Michelangelo.


SAIBA MAIS SOBRE O MUSEU VATICANO


Neste ponto, outra visita para ser planejada ao fazer um itinerário religioso é a prisão Mamertine, escondido dos olhos curiosos, no interior do Fórum Romano.

O lugar é considerado a primeira prisão da antiga Roma, é uma prisão de segurança máxima do Império Romano, onde foram presos amargos inimigos do Império. Algumas personalidades que foram presas aqui foram Jugurta, o rei da Numídia e Vercingetorige, rei dos gauleses;  a tradição cristã diz que aqui também foram presos, em momentos diferentes, São Pedro e São Paulo.

Em um passeio da Roma cristã, de respeito, tem que ter uma visita às catacumbas, onde os primeiros seguidores de Jesus foram enterrados. Na famosa Via Appia, em Roma e arredores, há mais de sessenta catacumbas e milhares de túmulos, mas apenas cinco estão abertos ao público; são os de São Calisto, San Sebastiano e Santa Domitilla na área de Appia antiga e os de Priscila e St. Agnes, em Nomentano-Salario.


QUAIS SÃO AS CATACUMBAS DE ROMA QUE DEVO CONHECER?


O termo antigo para estes monumentos é ‘Coemeterium’, que deriva do grego e significa “dormitório”, destacando assim o fato de que, para os cristãos, enterro é apenas um momento provisório, aguardando a ressurreição final.

 

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!