TOP 10 Roma com amor?

Neste post, vou contar quais qual é meu Top 10, as coisas que mais me deixam feliz em Roma. Va bene?

0 324

Sobre Roma, com amor..  by Zeila!

Ecco! Evviva!!

A Zeila, minha leitora, está participando novamente ao blog!!

O texto ficou maravilhoso.. vale super a pena ler e conhecer as dicas da Zeila.. (concordo absolutamente com ela!!)

” Lembro como se fosse hoje a primeira vez que vi o Coliseu. Cheguei em Roma de noite, estava cansada e tentava entender o que o animado taxista ia dizendo, numa mistura de italiano e inglês, quando o monumento simplesmente surgiu na minha frente. Então, era verdade! Eu estava mesmo ali, na Cidade Eterna, realizando o sonho de conhecer aquela que tinha sido o centro do maior império do mundo.

Foi pisar naquelas ruas alaranjadas para me apaixonar perdidamente, e para sempre. Voltei algumas vezes, e quero continuar voltando, tanto para rever meus cantinhos favoritos quanto para descobrir novos tesouros. Dizem que uma vida não basta para Roma, e eu tenho de concordar.

Neste post, vou contar quais qual é meu Top 10, as coisas que mais me deixam feliz em Roma. Va bene?
1.   Coliseu em Roma
Coliseu em Roma
Coliseu em Roma

O Coliseu, obviamente! É o principal cartão da cidade, tendo sido o centro da vida romana por muito tempo, com suas lutas de gladiadores e espetáculos grandiosos. Tem de ver de todos os ângulos, e em diferentes horários, pois a luz vai mudando de forma linda ao longo do dia. Para mim, o do pôr-do-sol é o momento mais especial, tingindo o lugar de dourado – um espetáculo que vai ficar guardado no meu coração para sempre. Vale muito entrar e explorar o anfiteatro, se possível com um guia (ou áudio guide) para poder aproveitar melhor a viagem ao túnel do tempo. O ticket dá direito a visitar o Palatino e Fórum Romano, ruínas impressionantes do coração político da antiga capital do mundo. Vale reservar um dia para explorar – sem pressa – esse complexo histórico.

2.    A Fontana de Trevi, a mais linda da cidade
Fontana Trevi em Roma
Fontana Trevi em Roma

.. e olhe que o que não falta por lá são fontes lindas, hein? Ainda lembro da emoção de vê-la pela primeira vez, depois de dobrar uma esquina qualquer. Cenário de tantos filmes, é ainda mais encantadora pessoalmente. Sim, tem de jogar a moedinha para a voltar a cidade! Fiz isso e voltei ainda no mesmo ano, olha só! De novo, vale a pena ver o lugar de dia e de noite. Minha sugestão: chegue de dia, jogue a moeda, tire várias fotos (paraíso das selfies, rs) e, depois, escolha um restaurante ali perto, com mesa na calçada, e curta uma bela pasta e vino. Sem pressa, saboreie a refeição e curta o vai e vem das pessoas. Não peça sobremesa. Quando anoitecer, volte para a Fontana, compre um gelato (qualquer um, sem medo: todos são bons) e se veja a mágica que as luzes fazem no lugar.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

 


3.    O Panteão
Panteão em Roma
Panteão em Roma

.. uma das mais bem preservadas maravilhas da arquitetura romana. Já foi templo de deuses pagãos, hoje é uma igreja católica, na qual estão enterradas personalidades como o artista Rafael e do rei Vitório Emanuelle II. O óculo no teto faz com que a luz do sol se movimente pelo interior, marcando a passagem do tempo. Quando chove, a água entra e chega ao chão como um delicado véu de gotas, rapidamente escoado pelo sutil sistema de drenagem do local. Meu lugar favorito para fazer uma prece de agradecimento pela vida.

4.    O Vaticano, com o ‘combo” Capela Sistina + Piazza San Pietro + o Papa
Praça de São Pedro em Roma
Praça de São Pedro em Roma

Um lugar impressionante, seja você católico ou não. Tudo é grande, belo, rico por lá. O museu tem muitas salas repletas de obras maravilhosas – compre o ticket pela internet, para o primeiro horário, e lá chegando siga no contra fluxo dos turistas, indo direto para a Capela Sistina, com as magnificas pinturas de Michelangelo no teto. Desse modo, você tem mais chance de evitar as multidões que se acotovelam para admirar o lugar onde são eleitos os Papas, durante os conclaves. Quantas horas de trabalho o gênio levou, pendurado nos andaimes, para produzir uma das obras primas da humanidade. A piazza, desenhada por Bernini, nos faz sentir como uma formiga, dado seu tamanho e beleza. A sensação só aumenta ao se entrar na Basílica, com a Pietá, de Michelangelo, e o Baldacchino, de Bernini, entre tantas obras primas, numa espécie de overdose de beleza e imponência. Ali também está a estátua de São Pedro, em bronze, com seu pé desgastado pelas milhares de pessoas que por ali passam em busca de bênçãos. O Papa João Paulo II, agora, santo, está enterrado na Basílica. Na cripta, sob a basílica, está o túmulo de São Pedro, a “pedra sobre a qual a igreja foi edificada”. Se estiver por lá em uma quarta-feira ou domingo, vai poder ver o Papa na piazza – uma eergia abençoada circula por lá, repleta de fé e gratidão.

5.    Atravessar o rio Tibre para explorar o charmoso bairro de Trastevere

Trastevere1

Lá, depois de se perder pelas ruelas, escolha um dos vários restaurantes e mangia che te fa bene – dizem que lá se come a “verdadeira” comida romana, com preços bem honestos. Depois dessa comilança toda, vale uma passadinha na Basílica de Santa Maria in Trastevere para pedir perdão pelo pecado da gula (que, em Roma, vai ser repetido à exaustão).

6.    Fazer a dobradinha “parque + museu” na Vila Borghese

Caravaggio na Galeria borgheseA gallleria tem obras de Bernini, Caravaggio e Rafael, entre outros. Comparado aos outros, é pequeno e compacto, fácil de explorar, sem aquela sensação de “ai, meu Deus, não vou dar conta de ver tudo” que os Musei Capitolini e do Vaticano dão. É preciso comprar ingresso com antecedência, porque o número de visitantes é controlado (oh, glória!). Os jardins são belíssimos, um oásis no meio da cidade.

7.    Curtir uns bons drinks na Piazza Navona

Piazza navona5O lugar é sempre muito animado, cheio de artistas expondo suas pinturas (uma bela lembrança de Roma, aliás). Escolha um restaurante (mesa na calçada, per favore!) e brinde à alegria de viver – e estar em Roma – com um aperol spritz ou uma bela taça de vinho. Ah, é ali que fica a minha segunda fonte favorita, a Fontana dei Quattro Fiumi (quatro rios), do meu crush das esculturas, Bernini.

8.    Visitar a igreja de Santa Maria in Cosmedin
Boca della veritá, Roma
Boca della veritá, Roma

… um contraste interessante às basílicas gigantes e luxuosas de Roma. Pequena e quase sem enfeites, ideal para alguns momentos de silêncio e paz. Na sua frente, em mais um contraste tipicamente romano, o Templo de Hércules. E, na entrada da igreja, a famosa Bocca Della Verità, figura esculpida em mármore que, dizem, mordia a mão dos mentirosos – isso mesmo, um detector de mentiras medieval. Os turistas fazem fila para tirar uma foto com a mão na boca. Sim, eu coloquei a mão. Não, não levei mordida. 😊

9.    Mangia che te fa bene!

enogastronomia na calabriaA comida italiana é uma das melhores do mundo, generosa, colorida e muito, muito saborosa! Tem para todos os gostos e bolsos, desde comida de rua até restaurantes sofisticados. E, olha, mesmo quando é ruim, é bom, porque os italianos sabem como temperar a vida. Pizzas, massas e, claro, os gelatos, restauram as forças depois das andanças infinitas pela cidade. Eu sou daquelas que gosta de seguir a intuição para escolher o lugar para comer. Se tiver mesa na calçada, for charmoso e os pratos forem bonitos (sim, sou dessas que olham o prato alheio, rs), vou ficando por ali. Se amar, repito. Se não, segue o baile em ritmo de tarantela. O que não falta por lá são opções.

10.    Dolce far niente. Isso mesmo, fazer nada

Praça Espanha em RomaRoma é uma cidade com um ritmo alucinante, sempre em movimento, com trânsito caótico e muita gente (uma das cidades mais visitadas do mundo, né amores?) disputando espaços nas ruas alaranjadas. Tem muita coisa para ver, muita coisa para fazer, mas adoro fazer umas pausas para ficar olhando a vida – e os italianos – passarem. Pode ser em um restaurante com mesa na calçada, tomando uma tacinha de vinho branco gelado, ou na frente do Coliseu, na mureta mesmo, esperando o sol encerrar o expediente, ou nas escadarias da Piazza Spagna, com trilha sonora dos músicos de rua que sempre estão por li, ou na fonte na frente do Panteão, tomando o 10º gelato do dia e pensando em quantas histórias já aconteceram por ali desde quando os imperadores romanos decidiam em Roma o destino do império. Sentir, olhar, ouvir, viver Roma.

É isso. Finito! E que saudade me deu de cada cantinho do meu lugar favorito no mundo enquanto escrevia esse texto. Acho que está na hora de voltar. 😉  (eu também acho Zeila!!!)

Gostou do texto da Zeila? Seja o nosso próximo convidado especial!

Saiba como lendo o post: EXPERIÊNCIA DOS LEITORES..


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!