Vamos conhecer a famosa Praça Navona em Roma?

4 2.463

Visitar a Praça Navona

uma das mais famosas de Roma

A Praça Navona é uma das mais famosas de Roma, construída a pedido da família Pamphili.

Seu formato lembra os antigos estádios, ela foi construída em estilo monumental a pedido do Papa Incocêncio X. A Praça Navona é uma das obras barrocas mais bonitas da cidade e ocupa o lugar do antigo “Estádio de Domiciano”, do qual conservou o formato retangular alongado.


POR QUE CONHECER A ITÁLIA?


Piazza navona em Roma
Piazza navona em Roma

Construído pelo Imperador Domiciano, o estádio era utilizado para competições de ginástica. A praça é decorada com três fontes: a Fonte do Mouro (chamada assim pela estátua de um etíope lutando com um golfinho), a Fonte dos Rios (uma das mais belas e criativas de Bernini) e a Fonte dos Caldeirões (também conhecida como a Fonte de Netuno).


QUANTOS DIAS EU PRECISO PARA CONHECER A ITÁLIA?


A configuração atual da praça (com as três fontes, a igreja de Santa Inês, o Palácio Pamphili e os prédios que a circundam) foi definida entre 1600 e 1700. Desde então, nada foi alterado – o que torna o lugar ainda mais charmoso. Foi Papa Inocêncio X, da família Pamphili, quem mandou reestruturar a praça com a construção do palácio da família (de estilo simples e elegante). O arquiteto encarregado foi Girolamo Rainaldi.


COMO IR NAS LOCALIDADES MAIS BELAS PERTO DE ROMA? BATE E VOLTA A PARTIR DE ROMA? CONHEÇA COMIGO OS MELHORES BATE E VOLTA A PARTIR DE ROMA!


Piazza navona em Roma

Piazza navona em Roma

O interior do palácio (que hoje abriga a embaixada do Brasil) é enriquecido pela famosa Galeria Nacional de Arte Antiga, com os afrescos de Pietro da Cortona.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


Também ao Papa Inocêncio X se deve a reconstrução da antiga igreja dedicada a Santa Inês, como capela anexa ao palácio da família, localizada no local de martírio da santa – que, segundo a lenda, ficou milagrosamente coberta com os próprios cabelos após ter sido exposta nua no pelouro. A prova dessa estreita ligação é a abertura no tambor da cúpula, que permitia ao pontífice de assistir às celebrações diretamente de seu apartamento.

Piazza navona em Roma
Piazza navona em Roma

A Fonte dos Quatro Rios é composta por uma barreira de pedra que representa a terra, formando uma gruta – de onde surgem um leão e outros animais fictícios e um obelisco que representa o céu (recuperado do Circo Máximo na antiga Via Ápia). Ao redor da gruta, estão as estátuas dos quatro rios: o Ganges, o Nilo, o Rio da Prata e o Danúbio, que simbolizam os quatro continentes.


O QUE FAZER EM ROMA EM 3 DIAS?


Piazza navona em Roma
Piazza navona em Roma

Como dito anteriormente, em frente à fonte está a igreja de Santa Inês. Com formato de cruz grega, o projeto inicial foi realizado por Carlo Rainaldi, posteriormente seguido por Francesco Borromini – autor da grande fachada da praça. Borromini agregou uma grandeza vertical incomum na época, construindo um tambor bem alto, cercado por duas torres que emolduram a cúpula (alterando a fachada já iniciada com um arco).


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


A lenda relacionada ao ríspido contraste entre Borromini e Bernini (autor da Fonte dos Quatro Rios, localizada diante da igreja), que conta que o gigante do Rio da Prata teria estendido a mão para defender-se da iminente queda da igreja é infundada, pois a fonte foi construída antes da finalização da fachada de Borromini. No subsolo da igreja há um oratório medieval e as relíquias do Estádio de Domiciano. As outras duas fontes da Praça Navona, a de Netuno (que luta contra um polvo) e a do Mouro são de Giacomo Della Porta.


DICAS SOBRE O QUE FAZER EM ROMA? LEIA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE ROMA


A Praça Navona é uma das praças mais amadas pelos romanos, há séculos um local de diversão do povo e de aristocratas; é aqui que as crianças jogam bola e as famílias romanas se encontram com parentes e amigos.

Piazza navona em Roma
Piazza navona em Roma

 Nas noites de verão, quando o pôr do sol colore os telhados de vermelho, a Praça Navona vira um dos lugares mais lindos para reunir as pessoas. O retângulo de céu sobre a praça escurece lentamente, enquanto as luzes amarelas vão se acendendo nas casas e nos restaurantes.

Piazza navona em Roma
Piazza navona em Roma

Agora, a Praça Navona é repleta de sorveterias e cafeterias excelentes. De dia, é frequentada por intelectuais e pintores, já de noite, é o destino preferido dos jovens e artistas de rua.


QUAIS SÃO AS 20 CIDADES MAIS VISITADAS DA ITÁLIA?


 

Piazza navona em Roma
Piazza navona em Roma

Como falei a Praça Navona é animada todos os dias por vários artistas que, com sua arte, conseguem em pouco minutos capturar as expressões e características físicas de quem deseja ser retratado.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Durante os anos, sempre foi um dos pontos de encontro preferidos dos romanos durante o Carnaval, no Natal e no Dia de Reis. É tradição iniciar a Feira de Natal em 8 de dezembro, com barraquinhas repletas de presépios artesanais, inovações e, é claro, doces típicos. A feira fica até a festa da Epifania do Senhor, na noite entre 5 e 6, quando adultos e crianças se reúnem para participar da chegada da Befana. Não dá para perder a Praça Navona no Natal, quando fica repleta de banquinhas que vendem meias de Natal e docinhos. Um espetáculo único.

Piazza navona em Roma
Piazza navona em Roma

 Como Chegar na Praça Navona?

Muitos turistas, ao planejar a própria viagem, se perguntam como chegar à Praça Navona, pois não encontram nenhuma estação de metrô nos mapas nem nos guias de rua.

Piazza navona em Roma
Piazza navona em Roma

Realmente, assim como outras praças famosas de Roma, a Praça Navona não tem acesso pelo metrô, nem pela linha A, nem pela linha B. Porém, isso não quer dizer que o acesso seja difícil, pois a Praça Navona é bem conectada aos serviços de ônibus de linha que transitam nas imediações. Não há um ônibus que desce direto na Praça Navona (e nem poderia, visto que é um calçadão fechado). A praça fica quase atrás da Corso Vittorio Emanuele II (exatamente um dos pontos de maior acessibilidade para a praça). Nesta rua param as linhas de número: 46 /571 / 492 / 62 / 628 / 64 (perfeitas para quem vem da Estação Termini) e também 70 / 81 / 87 / 916 / C3.

Piazza navona em Roma
Piazza navona em Roma

Quanto às linhas de ônibus noturnas, é possível contar com os itinerários de número: n15 / n20 / n5 / n6 / n7. Se estiver hospedado no centro de Roma, você tem a possibilidade (que a meu ver, é a melhor), de ir para a Praça Navona a pé. Não só é uma forma de passear, mas também terá a sensação de literalmente caminhar pela história.

Piazza navona em Roma
Piazza navona em Roma

Da ponto de ônibus da estação Termini, pegue a linha 64 sentido Praça São Pedro e desça após 9 paradas (na corso Vittorio Emanuele) e siga a pé até a Praça Navona. Da estação Tiburtina, pegue a linha B do metrô sentido Laurentina por quatro estações e desça na Termini (pegando a linha 64, conforme as instruções indicadas acima).

Piazza navona em Roma
Piazza navona em Roma

Do aeroporto de Fiumicino, vá à estação de trem de Fiumicino, pegue a linha FR1 (sentido Settebagni) por seis estações e desça na Trastevere. De lá, pegue o bonde 8 (sentido Argentina) por oito paradas e desça na Argentina. Siga a pé por 750 metros até a Praça Navona.


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

 

4 Comentários
  1. Marcelo Fachetti Diz

    Olá Ana Patricia. Me chamo Marcelo e estou indo para Roma com minha mulher e filha daqui a 10 dias. Adoro seus posts, me ajudam muito. O fato é que já estive em Roma há 6 anos, falamos italiano fluente, mas ainda não reservei nosso quarto de hotel. Vai acabar ficando para quando chegarmos… Vc pode me ajudar a escolher hotéis bons e baratos? Tanto faz se for hotel, pousada ou b&b… Pensamos na região entre a stazione término e o Vaticano. Além disso, de lá seguiremos para Catania, também vamos comprar os bilhetes na hora. Vai ser uma aventura… Muito obrigado!!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Marcelo, veja no banner do lado direito os hotéis que recomendo em Roma:) Te recomendo comprar um vôo para Catânia.. não compensa ir com trem.. você vai viajar um dia inteiro e as vezes custa mais caro que os vôos low cost. Grande abraço e boa viagem, Ana Patricia

  2. Mirella Diz

    Ana, obrigada pelas dicas maravilhosas!
    Me ajude com uma dúvida? Estarei em Roma em Junho apenas por uma conexão de 8 horas. Eu gostaria de visitar apenas a Linda Fontana Trevi, atéporque não terei muito tempo, quero ficar um tempão apreciando-a e voltar com tranquilidade pra almoçar no aeroporto.
    Pode me ajudar com a rota fácil do aeroporto e da forma mais econômica?
    Obrigada 🙂

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Roma Fiumicino até estação Termini com o trem ou com o ônibus (ver o post onde ensino como ir do aeroporto até o centro).. dali dá para ir a pé (Max 15 minutos) ou pegar o metro Linha A e descer na estação Barberini (dali 5 minutos a pé).. Abraços, Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!