Vamos conhecer os Castelos Romanos?

Esta parte do território da província de Roma é muito agradável para visitar e possui numerosas construções religiosas, incluindo belas igrejas e grandes mosteiros, bem como construções históricas, edifícios civis, vestígios arqueológicos e belas vilas.

0 1.064

Por que visitar os Castelos Romanos?

Quando se fala dos Castelos Romanos, falamos de uma área que compreende algumas aldeias situadas nas Colinas Albani, perto de Roma. Esta parte do território da província de Roma é muito agradável para visitar e possui numerosas construções religiosas, incluindo belas igrejas e grandes mosteiros, bem como construções históricas, edifícios civis, vestígios arqueológicos e belas vilas.

Cada local refere-se a um castelo habitado por uma família baronial romana que tinha deixado a capital por causa do cativeiro de Avignon. Os municípios reconhecidos, oficialmente, são 14 além de outros dois que estão localizadas no território, mas têm cultura e tradições muito diferentes daqueles dos Castelos. Entre os principais lugares você tem que se lembrar de Rocca di Papa, Rocca Priora, Grottaferrata, Frascati, Marino, Ariccia, Nemi, Castel Gandolfo, Velletri e Lariano.

frascati-lazio-fonte-flick
frascati-lazio-fonte-flick

Estas cidades localizadas ao sul de Roma, no Lazio, são famosas por terem sido escolhidas desde os tempos antigos como residência de verão pelos romanos e, em seguida, pelas famílias nobres ilustres, que construíram os castelos na Idade Média a partir da qual a área recebeu o seu nome.

A beleza das paisagens e a bondade do vinho, famoso em todo o mundo, além de outras delícias gourmet, fizeram dele um dos lugares mais encantadores para passar as férias na Itália. Além do mais é uma maneira diferente de passar dias imersos na história da antiga cidade fortificada, antigas residências da burguesia rica e de belos lagos vulcânicos.


www.viajandoparaitalia.com.br/italia-central/lazio/roma/quais-sao-os-principais-monumentos-turisticos-de-roma/


Uma vez, na verdade, a área da Colina Albani, estava cheia de correntes de lava, onde temos agora lagos, tais como Albano, sempre cheio de pessoas à procura de um pouco de paz, longe da agitação da cidade. De um ponto de vista naturalista os graciosos lagos de origens vulcânicas e o parque regional, os olivais, as vinhas e os jardins históricos dos palácios, oferecem ao visitante um cenário espetacular para uma estadia única e emocionante.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


Vai ser uma viagem agradável para lugares como Frascati, Nemi, Grottaferrata, Ariccia, e muitas outras aldeias que vão deliciar os olhos, mente e por que não, também o paladar.

Você não terá a oportunidade de visitar todos eles, mas você pode visitar as mais conhecidas, a partir de Lanuvio, uma vila medieval que está perto de Velletri. Lanuvio deve o seu nome à lã com a qual se vestia Juno Sospita e é o centro mais antigo das Colinas Albani, que floresceu durante todo o período romano até que foi devastada pelas invasões bárbaras.

lanuvio-lazio-fonte-flick
lanuvio-lazio-fonte-flick

Lanuvio destaca-se, sobretudo, pela beleza do centro histórico e da maravilhosa panorâmica que dá uma sensação única para os visitantes. Também neste centro estão preservados os restos notáveis de monumentos antigos, como as ruínas do Templo de Hércules e do Templo de Juno Sospita dominando Lanuvio do topo da Colina São Lourenço. Dominando a praça central de Lanuvio há uma torre poderosa usada pela primeira vez para fins militares e mais tarde como uma prisão. Hoje a torre abriga a Enoteca Municipal com a exposição permanente de vinhos D.O.C. de ‘Colli Lanuvini’.

De Lanuvio, ao longo de uma estrada panorâmica se chega a Genzano de Roma, cidade característica situada ao longo da Rua Appia, que abrange uma pista externa da cratera do lago Nemi. O centro histórico é rica em patrimônio histórico e artístico, incluindo o palácio Sforza Cesarini, rodeado por um parque secular, depois tem a Igreja do século XVII, dos capuchinhos e a igreja Santíssima Trindade. Genzano é também a ‘Cidade Florida’, um evento religioso e popular que vive há mais de dois séculos.

genzano-lazio-fonte-flick
genzano-lazio-fonte-flick

É realizada na cidade, todo mês de Junho, e a cidade é coberta com tapetes de flores que representam diferentes cenas, especialmente religiosas.


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Sempre ao longo da Rua Appia até chegar a Ariccia, outro município que é um tesouro e artístico dos Castelos Romanos. Aqui você pode visitar um dos melhores exemplos arquitetônicos do barroco europeu que foi concluída, em grande parte, por Gian Lorenzo Bernini e Carlo Fontana, como o complexo monumental da Praça do Tribunal, incluindo o Palácio Chigi, com suas salas ricas de decorações com estuque e precioso mobiliário antigo.

Para os amantes da gastronomia é preciso lembrar que esta aldeia é famosa por seus ‘fraschette’ onde você pode saborear a deliciosa porqueta de Ariccia.

ariccia-lazio-fonte-flick
ariccia-lazio-fonte-flick

Entre as outras cidades dos Castelos Romanos,  Frascati é, definitivamente, imperdível, o nome tem um importante histórico na verdade, ele nasceu depois da destruição de Tusculum, o que obrigou os habitantes a se refugiar em ‘casas de ramos’, a partir do qual leva o seu nome a cidade. Na parte antiga da cidade, com vista para a Catedral de São Pedro, que remete ao século XVI, se preservam obras de arte dignas de serem notadas. Frascati foi a cidade escolhida por muitos romanos nobres,  lá dentro é possível visitar as famosas vilas, como a Vila Aldobrandini, cuja fachada esplêndida destaca-se, com os seus jardins de estilo italiano, a cidade inteira, e é uma das mais pomposas moradias dos Castelos Romanos. Entre outras Vilas você pode se lembrar da Vila Falconieri e da Vila Mondragone.

villa-tuscolana-frascati-lazio-fonte Flick
villa-tuscolana-frascati-lazio-fonte Flick

Neste lugar você não pode renunciar a uma degustação de produtos locais, especialmente os vinhos que inspirou a famosa canção popular, sobre o vinho, que se canta nos Castelos. Os ‘fraschette’, são típicas tabernas locais onde os visitantes podem saborear um bom vinho a um bom preço, azeitonas, queijo, carne de porco e pratos típicos romanos. Neste momento se encontra outra bela cidade dos Castelos, de estilo medieval, se trata de Grottaferrata, que se tornou famosa pela sua Abadia de São Nilo, fundada em 1004 por monges bizantinos da Calábria, e identificados por estudiosos como o Cicero de Tusculanum, do qual muito pouco ficou de pé.

grotaferrata-lazio-fonte
grotaferrata-lazio-fonte

A cidade é um grande jardim de rotas naturais e arqueológicas que são dominadas pelos romanos e, especialmente em dias de festa e principalmente por ocasião do seu evento mais importante, a festa do padroeiro, realizada em 26 de março, com tanta devoção em seus trajes tradicionais. Ao contrário das outras regiões mais rústicas, Grottaferrata é famosa por seus restaurantes de qualidade que compõem as atividades de negócios mais importantes na cidade.

Os Castelos Romanos, em qualquer caso, é famosa pelas cidades que se erguem sobre os lagos vulcânicos, como Castel Gandolfo, a residência de verão do Papa, que tem vista para o Lago Albano.

castel-gandolfo-vista-do-lago-lazio-fonte-flick
castel-gandolfo-vista-do-lago-lazio-fonte-flick

A cidade é famosa em todo o mundo pela a presença do palácio de verão do Papa, em torno do qual existem muitas outras residências de verão, vilas e casas, que fazem Castel Gandolfo, uma das estâncias de férias mais famosas de Lazio. Há também vários locais de interesse arqueológico, como o Palácio de Diocleciano, as paredes tardo-medievais, com vistas deslumbrantes para o lago e seu centro histórico com a Praça da Liberdade, decorada com uma pequena fonte de Bernini. O mesmo escultor da igreja de São Tomás.

Castel Gandolfo. Fonte Italia.it
Castel Gandolfo. Fonte Italia.it

Para uma vista espetacular sobre o panorama verde e azul circundante, mas também para um ensaio de história romana, vale a pena visitar a deliciosa Nemi.

nemi-lazio-fonte
nemi-lazio-fonte

Esta pequena cidade parece um encanto escondido pelo mato. A vila medieval, as torres, o belvedere, o lago cercado por canaviais e as estufas de morango, na área dos Castelos Romanos, são apenas algumas das mostras em Nemi. A beleza de Nemi foi retratada por muitos pintores e designers além de poetas inspirados e escritores. Esta cidade tem vista para o lago de mesmo nome, em cujas margens fica o Museu Romano de Navios, construído por Mussolini para abrigar dois navios antigos romanos descobertos no fundo do lago, quando foi parcialmente drenado entre 1927 e 1932.

Os Castelos Romanos, como já foi dito, é conhecido pela cozinha e pelo vinho branco, que é produzido nestas áreas. As peculiaridades desses lugares são os ‘fraschette’, característico local derivado, mais frequentemente, das antigas cantinas, onde se pode desfrutar de um bom vinho e pratos típicos romanos.

Conclusões

Os Castelos Romanos são um tipo diferente de férias que envolvem rotas na natureza em busca de lugares onde o tempo parece ter parado. Constituem uma ideia atraente para se passar férias agradáveis, talvez ao longo das trilhas cênicas, culturais e boa comida, sem tirar a capacidade de chegar rapidamente a Roma e de suas atrações. Se você estiver em Roma, não há melhor lugar para uma viagem de um dia.

Como Chegar

Pode-se chegar à região dos Castelos Romanos com os seguintes meios de transporte:

De Avião

O aeroporto principal é o Leonardo Da Vinci (Fiumicino) e Ciampino.


Como ir do Aeroporto de Roma para o centro de Roma?


De Trem

As principais estações de Roma são Termini (Piazza dei Cinquecento) e a Estação Tiburtina (estação da Piazza Tiburtina).

De Roma, da estação Termini, existem vários trens que chegam a esses lugares como:


COMO SE LOCOMOVER DENTRO DE ROMA?


A linha de Roma-Albano Laziale, estação de Marino, Castel Gandolfo e Albano Laziale, ou então a linha Roma-Frascati, estação de Frascati, além da linha de Roma-Velletri, estação Lanuvio e Velletri.

De Carro

Se você tiver escolhido ir de carro, o melhor caminho para chegar a Roma, para aqueles que chegam do norte, é a A1 Milão – Roma. A partir dai se chegará a várias aldeias dos Castelos Romanos.

Espero que isso tenha sido útil para você!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.