Vamos visitar as Termas de Caracalla em Roma?

As Termas de Caracalla são um dos maiores e mais bem preservados de antigos complexos termais, foram construídas na parte Sul da cidade, ao pé do Aventino e possui plano retangular, típico das ‘grandes termas imperiais’.

0 637

Por que conhecer as Termas de Caracalla em Roma?

O Balneário Antoniniae, mais conhecido como as Termas de Caracalla, foram construídas entre 212 e 217 por Marcus Aurelius Antoninus, conhecido como Caracalla (por causa da túnica gaulês que ele costumava usar).

As Termas de Caracalla são um dos maiores e mais bem preservados de antigos complexos termais, foram construídas na parte Sul da cidade, ao pé do Aventino e possui plano retangular, típico das ‘grandes termas imperiais’.

terme-di-caracalla5-roma-lacio-fonte-flick
terme-di-caracalla5-roma-lacio-fonte-flick

Na reprodução de um dia dos antigos romanos, é preciso preservar um espaço para cuidados com o corpo e as relações que existem dentro das Termas. Os locais eram, não apenas um local para banho, prática de esportes e cuidados do corpo, mas também um lugar para caminhadas e estudo.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


Na verdade, com o império, os monarcas, para manter o povo romano distraído e satisfeito, deram início à construção de imponentes e monumentais salas de banho públicas, um centro vital da vida da comunidade para todos da população.


COMO USAR O METRO EM ROMA?


As Termas de Caracalla são um dos raros casos em que é possível reconstruir, ainda que parcialmente, o esquema decorativo inicial. A história fala de enormes colunas e pisos de mármore Oriental colorido, mosaicos de vidro, mármore nas paredes, estuque pintado e centenas de estátuas e grupos colossais, tanto nos nichos das paredes dos ambientes, quanto nos salões mais importantes e jardins.


Quais são os 10 principais monumentos turísticos de Roma


Essas salas de banhos poderiam servir um número significativo de pessoas e exibir um grande número de obras de arte, muitos das quais ainda são visíveis. Para o abastecimento de água foi criado um aqueduto da Água Marcia e da Água Antoniniana. Restaurada várias vezes, a usina térmica deixou de operar em 537 D.C.. Foram as maiores salas de banhos imperial em Roma, até Diocleciano não as construiu mais, e no século V foram definidas uma das sete maravilhas de Roma.

terme-di-caracalla4-roma-lacio-fonte-flick
terme-di-caracalla4-roma-lacio-fonte-flick

As Termas de Caracalla tem uma planta semelhante às Termas de Trajano. Em ambos, os lados do edifício principal, há uma série de salas dispostas simetricamente, divididas por salas dispostas sobre o eixo central, compreendendo o Calidarium, um banho de água quente, o Tepidarium, um banho basilical e a grande piscina de água fria (Natatio), onde terminavam as salas de banhos. Entrava-se através de acessos perto da piscina, e a partir dai se podia ir para o vestiário (Apodyterium), depois se podia ir para um grande ginásio, conectado com uma série de salas com banheiras.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

Chegava-se, então, na grande sala circular do Calidarium, cobertura em forma de cúpula. Havia grandes janelas que permitiam que o sol aquecesse o ambiente do final da manhã até o pôr do sol.


O QUE FAZER A NOITE EM ROMA?


O centro tinha um tanque circular, enquanto outros menores estavam entre os pilares que sustentavam a cúpula. O mesmo caminho ia até o reservatório de água quente, feito da metade oposta do edifício, de qualquer forma, permaneceram idênticas.

terme-di-caracalla3-roma-lacio-fonte-flick
terme-di-caracalla3-roma-lacio-fonte-flick

Nos séculos seguintes, a área passou por períodos de negligência e reocupação parcial, ocupada pelo cemitério e até para abrigar áreas agrícolas. Sempre em função, permaneceu a exploração das ruínas de uma pedreira de materiais valiosos para a reutilização em construções. Nos primeiros anos do século XX, procedeu-se à exploração em torno do perímetro e em parte do subsolo, essas escavações levaram à descoberta das salas, incluindo o grande pórtico ocidental, a Biblioteca e, no subsolo, o Mitreo e, com estudos recentes, identificaram também um moinho de água.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Os subterrâneos das Termas de Caracalla são um grande feito da engenharia e obra-prima da arquitetura romana, que consiste em uma série de salas para os serviços, que formaram uma verdadeira rede rodoviária subterrânea. Em um desses ambientes também se descobriu  o maior Mitreo¹ de Roma.

terme-di-caracalla1-roma-lacio-fonte-flick
terme-di-caracalla1-roma-lacio-fonte-flick

Ele remete ao período logo após a construção do spa e é composto por cinco câmaras que se comunicam com o andar superior através de uma escada acessível a partir do exterior, por uma pequena porta. Passando do limiar de mármore, há a área do vestíbulo e outros serviços, entre os quais, se presume, seja a sala de abatedouro de touros; chegando ao salão principal, a cripta sagrada, apoiada por pilares de tijolo, ao longo dos lados de dois bancos altos, com o plano inclinado para a parede, onde se sentavam os fiéis durante as cerimônias. No chão, que ainda mantém a sua cobertura original do mosaico branco com faixas pretas, é enterrado um grande vaso, feito de argila, fechado por um anel de mármore, provavelmente usado para rituais de purificação.

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

Durante o trabalho de restauração no subterrâneo, foram encontradas duas grandes bacias de granito, que agora estão na Piazza Farnese. Só no Renascimento começou-se a transcrever as descobertas mais valiosas, enquanto as ruínas, logo depois, foram objetos de estudos e pesquisas por parte dos grandes arquitetos da época. Recentemente descobriram-se pisos policromados de mosaico. Uma longa renovação, em novembro de 2012, permitiu a reabertura do Mitreo.

Informações úteis

Aberto todos os dias, o horário de abertura é às 09h00, do último domingo de Outubro até 15 de Fevereiro, a última entrada é às 15h30 com saída às 16h30. A partir de 16 Fevereiro até 15 Março, a última entrada é às 16h00, com saída às 17h00. De 16 de Março até o último domingo de Março, a última entrada é às 16h30, com saída às 17h30. Já do último domingo de Março até dia 31 de Agosto, a última entrada é às 18h30 com saída às 19h15. O spa fica fechado dia primeiro de Janeiro, primeiro de Maio e 25 de Dezembro. Abre na segunda-feira depois da Páscoa.

terme-di-caracalla2-roma-lacio-fonte-flick
terme-di-caracalla2-roma-lacio-fonte-flick
Curiosidades

Nas Termas de Caracalla ficaram hospedados os ginastas das competições dos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960; também na segunda metade do século XX, a parte central do spa tem sido utilizada para shows e espetáculos de teatro ao ar livre e, principalmente, para a temporada de verão da ‘Opera di Roma’.

Conclusões

As Termas de Caracalla, muitas vezes referida como uma das sete maravilhas de Roma, são famosas pela riqueza de sua decoração e pelas obras que a adornavam. As ruínas das salas de banhos, que ainda estão preservadas pela altura considerável de mais de trinta metros de muitos pontos, nos dá uma ideia da magnitude do complexo termal, a segunda em tamanho apenas atrás das Termas de Diocleciano. O que resta das antigas Termas de Caracalla aparece aos nossos olhos ainda tão imponentes e visitá-las significa imaginar e viver a magnificência e grandeza da época.

Como Chegar nas Termas de Caracalla?

As Termas de Caracalla estão ao Sul do centro da cidade, ao longo de um corredor de antigos vestígios arqueológicos e atrações que se estendem desde o Fórum Romano, até Coliseu, pela Via Appia (Via Appia Antiga), nos arredores de Roma. É uma caminhada de cinco minutos a partir da parada da estação de metrô Circo Massimo. Saindo da Estação Termini, há ônibus para o Coliseu, para o Fórum Romano e outros locais romanos de interesse arqueológico no centro de Roma. Se você quiser chegar de ônibus, a linha 118 Roma passa a cada 40 minutos, parando fora das Termas de Caracalla. Se você preferir o metrô, então você deve pegar a linha B e descer na estação Circo Massimo.


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!