Conhecer Montepulciano e o seu fantástico vinho!

Conhecida por seu requintado vinho Nobile, Montepulciano nos encanta também de outras formas.

0 1.623

O vinho de Montepulciano?

Bom, vamos começar contando um pouco da história deste lugar belíssimo! Os primeiros registros apontam que a cidade foi abitada na idade etrusca que, durante muitos séculos de guerras entre Siena e Florença, dominaram Valdichiana e Val D’Orcia.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


A guerra entre Florença e Siena se seguiu até 1232, quando Siena, finalmente, conseguiu conquistar o território. A base da economia local é, além da produção de vinhos, a produção agrícola. O turismo é outro ponto forte da região, já que é uma das mais visitadas por turistas do mundo todo.


Um outro lugar que você não pode deixar de visitar é obviamente Montalcino:)

Vamos visitar Montalcino? A famosa cidade do Brunello!

 


Mas enfim, vamos conhecer Montepulciano?

Vamos conhecer Montepulciano?

Fonte: Aer Drone

O centro histórico da cidade é um espetáculo a parte! Pequena, a cidade possui uma rua principal que leva até a Piazza Grande; Na Piazza, o grande destaque fica com duas atrações: o Duomo, dedicado a Santa Maria Assunta (construída entre 1592 e 1630) e o Poço Medieval. Ali fica também o Palazzo dei Capitano del Popolo. Dentro das enormes muralhas, ficam a Igreja Sant’Agnese com seu imponente portal gótico original, a Fortaleza Del Sangallo e a Porta de Gracciano, restaurada em 1500. Dali, é possível chegar até a Porta di Gracciano onde, à esquerda, é possível ver a coluna de Marzocco, toda feita de mármore.


Não deixe de ler:
 Você ainda não reservou o seu hotel na Itália? Então, podemos te ajudar! Temos uma área especial no blog com indicações minhas e de nossos leitores! Encontre seu hotel sem entrar em nenhuma furada!

Adiante, na Piazza Savonarola, fica a pequena igreja dedicada a São Bernardo. Do lado direito da rua fica um dos palácios renascentistas mais belos de toda a Itália, o Palazzo Avignonesi del Vignola, uma das maiores famílias produtoras de vinho da cidade. As inscrições que aparecem ali são de origens etruscas e latinas. Belíssimas! Depois continue até o Palazzo Bucelli, onde é possível ver algumas urnas funerárias em seu muro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outro destaque da cidade é a Igreja de Sant ‘Agostino, a fachada, imponente, é cheia de detalhes. A Torre dell’Orologio, que bate as horas de hora em hora, fica ali perto e é digna de visita. Um dos bares mais antigos, tradicionais e procurados de Montepulciano é o Café Poliziano. Vive lotado, mas vale a pena a espera! Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco  outro lindo edifício, o Palazzo Aragazzi.


Recomendo a leitura:

Roteiro do vinho na Val d´Orcia e as principais vinicolas de Montalcino e de Montepulciano


Outro local que merece seu tempo é o Tempio di San Biagio onde, até 1518, ficavam o que restou de uma igreja. Pouco ficou de pé por ali, mas em uma das paredes é possível observar um afresco do século XIII que mostra Nossa Senhora com o menino Jesus. Dizem que, em 1518, a imagem já realizou alguns milagres, por isso foi decidida a construção do templo, em forma de cruz grega, neste local.


Não deixe de ver esse video:


Por último não deixe de conhecer a Chiesa di Santa Maria dei Servi, que é a igreja mais antiga da cidade, do século XIII, e que possui diversas obras de arte em seu interior. O destaque principal é uma pintura feita na pedra e intitulada de Madonna della Santoreggia.


PRESENTE EXCLUSIVO PARA OS MEUS LEITORES. FICOU CURIOSO? EU QUERO O MEU PRESENTE!


Falar de Montepulciano sem citar o Nobile é uma heresia! O Nobile di Montepulciano tem a denominação de D.O.C.G. (Denominação de origem controlada e garantida) o que significa que o vinho precisa seguir uma série de regras durante todo o processo de produção: desde a colheita das uvas até seu engarrafamento e, inclusiva, sua comercialização.  Para fiscalizar esse processo existe um consorcio que faz auditorias constantes em todos os produtores e faz com que todas as regras sejam respeitadas a risca.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


As principais exigências são: o vinho deve ser feito de, pelo menos, 70% de uva sangiovese (prugnolo gentile) e 30% de outras variedades; é permitido também utilizar uvas brancas, mas a porcentagem não pode ser superior a 5%; O Nobile só pode ser colocado a venda após dois anos de maturação, para vinhos comuns, e 3 anos para os tipo Riserva. Todas as uvas utilizadas no processo devem ser autorizadas pelo consórcio.


Você procura serviços de guias, transfers, fotógrafos e tantos outros para fazer da sua viagem um momento único? Então conheça meus parceiros e descubra o que eles podem te oferecem.  QUERO REALIZAR A MINHA VIAGEM DE UM JEITO RÁPIDO E CÔMODO!

Para o vinho ser nomeado Nobile, todo esse processo deve ocorrer na cidade de Montepulciano. Suas melhores harmonizações acontecem com pratos à base de carnes vermelhas assadas, mas é possível também harmonizá-lo com queijos de sabor forte como o pecorino, feito com leite de ovelha, e o Parmigiano Reggiano maturato, ou seja, envelhecido. A temperatura de serviço ideal é de 18 a 20 graus e seu sabor e marcante e seco. Clicando aqui, é possível conhecer as melhores safras, seus produtores e muito mais sobre este Nobile vinho! 😉


Vamos dormir em um castelo?

Quais são os 5 castelos imperdíveis para dormir na Toscana?

Conclusões

Vinho, belezas e culturas… Montepulciano é capaz de capturar nossos corações sem nem nos rendermos conta, além de nos proporcionar lembranças inesquecíveis!

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!