Por que viajar para a Val d´Orcia na Toscana?

O vale é marcado pela passagem do rio Orcia do qual pega o nome e é renomada pela excepcional beleza e pelas pequenas aldeias medievais que surgem sob suas colinas.

4 1.759

Quais são as principais localidades do Val d’Orcia na Toscana?

A Toscana é sem dúvida uma das terras mais bonitas e fascinantes para se visitar. O ideal é organizar uma bela viagem para descobrir o Val d’Orcia. Amplo vale entre as províncias de Grosseto e Siena, o território do Val d’Orcia sse estende ao redor do monte Amiata, próximo ao confim com a Umbria.

O vale é marcado pela passagem do rio Orcia do qual pega o nome e é renomada pela excepcional beleza e pelas pequenas aldeias medievais que surgem sob suas colinas.

O Val d’Orcia é um esplendido mosaico de arte e natureza que sempre fascinou artistas, escritores e poetas. De fato, já na época renascentista os maiores pintores imortalizaram as paisagens naturais de Val D’Orcia que se transformaram no símbolo de prosperidade e pureza. Existem aldeias, abadias, fortalezas, termas e jardins, mas também panoramas e passeios encantadores e árvores monumentais.


QUAIS SÃO OS DEZ LUGARES IMPERDIVEIS DA TOSCANA?


Vale d´Orcia
Vale d´Orcia

Ir a Val D’Orcia é fazer uma viagem de outros tempos à descoberta de lugares mais fascinantes que esse território oferece. Poucas paisagens são mais doces que as colinas do Val D’Orcia, supervisionada por aldeias e poderosas torres medievais. As paisagens, a natureza, os vinhedos e a história dão a essa terra um fascínio extraordinário. Atravessada pelo rio Orcia, que lhe dá ao nome, é caracterizada por vários centros de origem medieval, duas das quais muito notáveis como Pienza e Montalcino.


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


O vale é também um importante parque, natural e artístico e cultural, e foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, pelo estado de conservação excelente do panorama, o qual teve uma notável influencia sob muitos artistas do renascimento.


Roteiro do vinho em Val d’Orcia?


 

Toscana
Toscana

O Val D’Orcia é rico de fascinantes cidadezinhas que merecem ser visitadas como Pienza, Montalcino, Castiglione d’Orcia, Radicofani e San Quirico d’Orcia, Bagno Vignone, Montepulciano.. Enfim, são tantas cidades, mas nesse post falaremos somente sobre algumas… 🙂

O Val D’Orcia porém não é conhecida somente pelos panoramas de sonho mas também para sua ótima tradição enogastronomica. Entre os produtos para saborear absolutamente temos: os embutidos de Cinta senese, o mel de Val D’Orcia, o queijo pecorino de Pienza e o mítico Brunello de Montalcino (vinho tinto). Depois dessa pequena introdução, vamos conhecer algumas das esplendidas cidadezinhas. Começamos por Pienza e depois Montalcino.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


PIENZA

Pinza, a cidade ideal desejada por Pio II, provavelmente é o centro mais renomado e de maior importância artística de todo o Val D’Orcia.

A história da cidade é estreitamente ligada àquela de Enea Silvio Piccolomini, nascido em Pienza e tornou-se Papa em 1458 com o nome de Pio II. Grande humanista, Pio II quis transformar sua Pienza nativa de uma aldeia medieval em uma residência do Papa em estilo renascentista. Grande parte do relevante patrimônio histórico-artístico de Pienza se concentra na fascinante praça dedicada ao pontífice Pio II, personalidade que tanto deu à cidade.


Roteiro do vinho em Val d’Orcia?


Pienza
Pienza
MONTALCINO

Outra cidade importante do vale é Montalcino, se localiza a noroeste do Monte Amiata, ao fim de Val D’Orcia, no confim com a província de Grosseto, essa cidadezinha surge em uma encantadora colina. O nome da cidade deriva das palavras latinas mons (monte) e ilex (azinheira), ou seja, “monte das azinheiras”. O território municipal foi habitado desde a Idade do Bronze e foi sede de um assentamento etrusco onde estão os restos de um templo ou fortaleza em Civitella. Relevante é a Abadia de Sant’Antimo, maravilhoso complexo considerado um extraordinário exemplo de arquitetura românica lombardo-francês, construída em ônix e alabastro.

Em todos os casos Montalcino é famosa, acima de tudo pelo Brunello, um vinho tinto DOCG que pode ser considerado, junto ao Barolo, o vinho tinto italiano de maior longevidade.

Montalcino
Montalcino
SAN QUIRICO D´ORCIA

Falamos agora de San Quirico d’Orcia, uma cidade de antigas origens etruscas. O passado medieval da cidadezinha é provado pela muralha. São em parte, visíveis ainda catorze torres, algumas das quais incorporadas em outras estruturas.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


San Quirico tem algumas igrejas relevantes do ponto de vista histórico-artístico, entre eles a mais importante é com certeza a Collegiata dei Santi Quirico e Giuditta, que era uma antiga igreja com um batistério do século VIII. Em San Quirico, no círculo de muros antigos, são muito diferentes os Hortos Leonini, um exemplo bem conservado do clássico jardim italiano.


Roteiro do vinho em Val d’Orcia?


San quirino d orcia
San quirino d orcia
CASTIGLIONE D´ORCIA

Outro lugar desse mágico vale toscano é Castiglione d’Orcia, situado ao centro de Val d’Orcia, empoleirado em uma colina. O território de Castiglione d’Orcia, dominado pela maciça Rocca d’Orcia, é mutável e espetacular e representa um grande recurso para a produção agrícola. Uma dessas produções agrícolas é a castanha, onde se baseiam muitas tradições locais, como a “Sagra del Marrone” que acontece no outono em Campiglia d’Orcia.

San Biagio cathedral at sunset, Montepulciano, Italy
San Biagio cathedral at sunset, Montepulciano, Italy

O centro, com as suas velhas estradinhas pavimentadas, é pitoresco acima de tudo na Praça Il Vecchietta, dedicada a Lorenzo di Pietro (1412-1480) chamado de Il Vechietta, pintor, escultor e arquiteto. O passeio ao interno de Castiglione deve incluir também a esplendida igreja de S. Maria Maddalena, românica e restaurada recentemente. Na fração de Rocca d’Orcia encontramos o monumento mais conhecido de Castiglione, a torre da Rocca di Tentennano. A numerosas fortalezas e castelos que caracterizam a zona de Castiglione se apresentam, enfim, como um fenômeno estreitamente vinculado à presença da via Francigena, onde a origem, ao menos nessa zona, parece não ir alem do Alto Medievo.


UMA SEMANA EM TOSCANA DE CARRO? VEJA AGORA O QUE FAZER!


RADICOFANI

Por último, mas não como beleza e importância, aconselhamos a cidade de Radicofani. Essa cidade surge aos pés de um elevado penhasco vulcânico de rocha basáltica que se ergue a 896 metros do mar, oferecendo a visão de um belíssimo panorama no Val d’Orcia, Amiata, Appennino e gos lagos Trasimero e Bolsena. Radicofani é um dos lugares Francigeni mais ricos da historia e do fascínio paisagístico. A cidade conserva ainda hoje toda a sugestão das pequenas aldeias medievais com suas casas em pedra local um ao lado da outra e com estradas estreitas, mas extraordinariamente luminosas.  A fortaleza é sem duvidas, junto com a igreja de San Pietro e a Posta Medicea, um dos monumentos medievais mais importantes dessas terras. A história de Radicofani é ligada aquela de todas as outras cidades de Amiata. Antiga aldeia medieval foi na propriedade dos monges da Abadia S. Salvatore desde a fundação do monastério.

Radiocafoni vale d orcia
Radiocafoni vale d orcia

Esses confiam o comando da cidade uma vez de cada entre os senhores locais. Somente com Ghino di Tacco, que tem um mestre absoluto, dói castelo autônomo, sem ser submetido ao imperador ou outros poderosos locais.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


O Val d’Orcia é um excepcional exemplo do redesenho da paisagem do pré- renascimento, que ilustra os ideais do bom governo e a procura estética que guiou a concepção. Celebrada por pintores da escola de Siena, o Val d’Orcia se transformou em um ícone da paisagem, que influenciou profundamente o desenvolvimento do pensamento paisagístico.


DICA: Vai viajar pela Itália de carro? Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Conclusões

Doces colinas recobertas de uma densa vegetação de vinhas, olivas, ciprestes, faias e castanheiros, interrompidas por antigas habitações de origem medieval, casas rurais e fortalezas com torres inacessíveis que se espalham pelo isolada e tranquila natureza dos lugares: esse é o cenário que se apresenta aos olhos dos visitantes do Val d’Orcia, cenário espetacular, assim como retratado pelos mestres da Escola de Siena.


 Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

4 Comentários
  1. juarez orsi Diz

    oI,
    Estou pesquisando sobre meu tetravô Giovani Battista Orsi, que poderia ter nascido no Vale D’órcia entre 1770 e 1790, seus pais eram Joseph Orsi e Tereza Orsi. Onde eu poderia conferir esses registros ?
    Se puderes me ajudar ficaria muito grato,
    abraços

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Juarez o nosso blog é turistico.. Esse tipo de informação você poderá encontrar em qualquer blog de cidadania italiana:) infelizmente eu não trabalho na área e não tenho competencia para te ajudar com essa informação. Abraços, Ana Patricia

  2. Anamaria Loriggio Diz

    Essa região é maravilhosa, eu ainda conheci,outras pequenas vilas e o Monte Amiata cheio de neve, foi um passeio maravilhoso, esse seu roteiro é ótimo.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada querida!! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!