Quais os dez lugares da Ligúria que você deve absolutamente visitar?

Com suas praias e cidades históricas, a Ligúria vai capturar seu coração!

2 8.631

Quais as dez localidades da Ligúria que você deve conhecer?

A Ligúria é uma região rica de história e cultura, paisagens únicas, montanhas que se debruçam no mar, aldeias marítimas espalhadas ao longo da costa e cidades medievais empoleiradas nas colinas. A Ligúria mais conhecida é aquela das duas Rivieras Lígure, a mais selvagem, do Levante e a mais doce, a do Ponente.

Essas terras fascinantes, ricas de história, de natureza e de praias, atraem muitos turistas. As duas, olhando o mapa, são fechadas entre montanha e o mar, parece realmente que não há nada fora desse paraíso.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


É uma região de mil faces, diferentes, mas unidas para oferecer um rico panorama de oportunidades a quem escolher essa terra para passar suas férias. Natureza, mar, montanha, cultura, mas também diversão e vida mundana, difícil escolher. O grande recurso da Ligúria é o mar, com as suas costas rochosas interrompidas por pequenas enseadas onde encontramos graciosas praias de areia fina.

Fonte: Turismo in Liguria


Vamos começar a nossa lista? Essa lista é formada das cidades mais conhecidas mas também de alguns burgos que provavelmente você nunca ouviu falar mas que realmente vale a pena conhecer!

GÊNOVA

1) Se quer conhecer a Ligúria, deve iniciar a viagem da principal viagem, Gênova, que é uma cidade rica de arte, cultura, diversão e tradição. O “Porto Antigo” representa o melhor ponto de partida para visitar a cidade, a poucos passos do “Porto Antigo” tem a zona de Sottoripa, uma das áreas mais fascinantes de Gênova. A esse ponto, te conselho de prosseguir em direção ao centro histórico, um dos maiores da Europa.


DICAS SOBRE GÊNOVA?


O coração de Gênova tem um patrimônio artístico de elevada espessura, uma das paradas que não poderá perder é a Catedral Romano-Gotica de San Lorenzo. Subindo ao topo da rua, chegamos ao Palácio Ducal, que nos séculos passados foi a Sede do Governo e atualmente é a base da vida cultural de Gênova. Depois de fazer uma parada para apreciar uma ótima “focaccia” a base de queijo genovês e outras especialidades locais, andamos em direção a Piazza delle Erbe, o verdadeiro coração da velha cidade.

Genova
Genova
CAMOGLI

2) Outro lugar que merece ser conhecido é Camogli, a cidade dos apaixonados. Uma típica cidade litorânea com casas altas e pintadas com cores vivas que fascinam a vista.

O lugar conserva ainda hoje um fascínio e uma atmosfera especial, particularmente habitável no antigo porto, colocado entre o cais do século XVII e as casas dos pescadores. Uma atmosfera muito romântica. Entre os lugares para visitar, há muitas igrejas, começando pela Basílica Minore di Santa Maria Assunta, com vista para o porto e construída no século XII. Entre as arquiteturas civis temos o pequeno Castello della Dragonara, erguido na época medieval à proteção da aldeia e da inteira costa. Merece absolutamente uma visita a baía de San Fruttuoso, onde é possível chegar através de um caminho íngreme ou de barco.

Camogli, Liguria
Camogli, Liguria
PORTOFINO

3) Um lugar encantador é Portofino que com a sua célebre pracinha podemos considerar uma das mais exclusivas localidades do mundo. Na época romana Portofino era chamada “Portus Delphini”, pelo grande número de golfinhos que populavam essa pedaço do mar. Jóia do panorâma italiano, Portofino sempre foi um lugar frequentado por personagens importantes do mundo do espetáculo, da cultura e das finanças.


DICAS SOBRE PORTOFINO?


As casas coloridas são dispostas uma ao lado da outra, como as peças de um precioso mosaico, aos pés de uma colina rica de vegetação exuberante em torno de vilas elegantes. No pequeno recuo da costa se encontra a famosa “pracinha”, coração de Portofino, com vista para o porto, povoada por pequenos barcos de pescadores e iates de luxo.

Portofino, Liguria, Italia
Portofino, Liguria, Italia
PORTO VENERE

4) Outro lugar que preciso mencionar é, sem dúvidas, Porto Venere com os seus 4000 habitantes, é a menor cidade da província. Entre os monumentos, merece ser citada a Igreja paroquial de San Lorenzo, Santuario della Madonna Bianca, a igreja de San Pietro, o ex-complexo conventual de San Francesco, a Fortezza di Varignano e o Castelo Doria di Porto Venere.


DICAS SOBRE PORTO VENERE


Porto Venere é considerada a jóia do Mediterrâneo, que surge à extremidade meridional de uma península, que é separado da costa pela acidentada costa da Riviera Ligure Del Levante. Lugar ideal não só para passar as férias, mas para viver o ano todo. Essa fascinante aldeia deve o seu nome ao templo dedicado à deusa Vênus que, segundo a tradição, nasceu das espumas do mar, que não faltam nesse ponto. Além dos inúmeros monumentos, edifícios civis e religiosos. Para visitar entre os lugares naturais do território de Porto Venere existem as célebres grutas marinhas.

Portovenere
Portovenere
CINQUETERRE

5) As Cinco Terras. Quem visita esses lugares, dificilmente esquecerá o fascínio e a atmosfera que emana das cinco aldeias marítimas de Manarola, Riomaggiore, Corniglia, Vernazza e Monterosso. São 18 quilômetros de costa que possuem um pequeno paraíso, mar sem contaminação, rochas, cores e perfumes da terra, o todo harmoniosamente unido às típicas construções sem igual. Caminhos e percursos com panoramas encantadores.


DICAS SOBRE CINQUETERRE?


Cinqueterre, Liguria
Cinqueterre, Liguria

As Cinco Terras foram declaradass pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. A primeira etapa das Cinco Terras é a aldeia de Corniglia. Aproveite a espetacular vista panorâmica e tire fotos da terra e da costa. Depois, um passeio através da deliciosa aldeia, pare em um bar local para uma taça de vinho acompanhado de uma fresca “bruschetta”.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


Depois tem o vilarejo de Vernazza, talvez a mais bela dos cinco vilarejos com um grande porto aberto, o Castelo e a Igreja. Tenha tempo livre para passear e almoçar em um dos restaurantes abertos na orla do mar para depois reservar uma bela volta de barco em Riomaggiore. Riomaggiore é a cidade mais meridional das Cinco Terras e as suas casas são construídas nos penhascos. A seguir tem Manarola, uma das mais antigas aldeias das Cinco Terras, onde precisa explorar os estreitos becos e as praças cor pastel que levam beleza à zona.

Vernazza, Cinque Terre, liguria
Vernazza, Cinque Terre, liguria
PIETRA LIGURE

6) Ao longo da costa do Ponente Ligure é obrigatório uma parada em Pietra Ligure, cidadezinha medieval rica de fascínio. Passear por Pietra transmite ao turista, emoções diversas, particulares e emocionantes. A aldeia antiga, na verdade, oferece todas as sugestões da descoberta artística e histórica, enquanto o passeio pelo mar oferece uma abertura livre para uma natureza generosa e exuberante que dificilmente encontrará em outro lugar.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Mimosas e giestas pintam de amarelo o verde vivaz do passeio em Pietra. As ruínas do castelo medieval, da onde deriva o nome da cidade, são ainda visíveis e parecem querer se erguer no panorama que se estende para o mar com pinceladas de azul e azul cobalto. A sua cidade central é rica de belas igrejas que se dispõem entre os famosos “becos” de pedra que parecem quase um labirinto para os turistas que se aventuram. Na praça central encontramos a bela Catedral De San Nicòlo, que majestosamente fica na praça.

Pietra ligure, o castelo. foto de Fabio Blasi
Pietra ligure, o castelo. foto de Fabio Blasi
SANREMO

7) O sétimo lugar que reservamos, foi a cidade de Sanremo, a cidade das flores, sem dúvida uma das cidades italianas mais belas e famosas. Entre as estradinhas medievais, notarão com imenso estupor, as varandas cheias de flores de cada tipo e cor, que encontramos por toda a cidade. Via Matteoti é a artéria principal da cidade, porque é rica de lojas chiques e em particular porque aqui se encontra a célebre Teatro Ariston. Trata-se do teatro onde, a última semana de fevereiro de cada ano, onde acontece o Festival da Música Italiana.

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para ItaliaUm dos símbolos da cidade de Sanremo é, com certeza, o Cassino, um lindo edifício no estilo liberty projetado do francês Ferret. Definida como a cidade das flores, Sanremo hospeda anualmente (normalmente no último domingo de janeiro) a manifestação Sanremo in Fiore. Durante o dia é possível assistir a um desfile com espetaculares carros floridos, criados pela cidade da Riviera das flores. Como você já entenderam, em Sanremo não tem como e entediar, “Sanremo é sempre Sanremo”.

Sanremo
Sanremo
CHIAVARI

8) Chiavari

Chiavari é uma atividade cidade turística e comercial da Riviera di levante, pérola de beleza situada bem no centro do Golfo del Tigullio, etapa agradável para momentos de repouso durante o seu tour pela Riviera Ligure. O núcleo antigo da cidade é caracterizado por estradas estreitas com arcadas que formam hoje a zona comercial, movimentado nos dias de feira e que se destacam pela sua peculiaridade, os bairros modernos.

Entre a sua faixa costeira e os vales circundantes, Chiavari oferece interessantes itinerários para quem ama unir o fascínio das férias de barco a vela na Riviera Ligure ao gosto do agradável passeio na natureza para a descoberta de seu interior.

chiavari. Fonte traghettiportofino.it
chiavari. Fonte traghettiportofino.it
SASSELLO

9) O nono destino que escolhemos foi Sassello, uma aldeia de pouco menos de dois mil habitantes a 385 metros de altitude, circundado por bosques de castanhas. O Touring Club Italiano deu à bandeira laranja, símbolo da elevada qualidade turístico-ambiental.

Sassello é, de fato, uma cidade rica de história, arte e natureza com as igrejas, os edifícios históricos e as tradições folclóricas, fazem desse lugar uma meta ideal para passar um dia pertinho da cultura e do relax. Uma dica: antes de deixa a cidade deve comprar os famosos “amaretti di Sassello”, biscoitos típicos com massa de amêndoas.

Sassello fonte rivieraligure.it
Sassello fonte rivieraligure.it
ALASSIO

10) Agora visitamos a décima localidade da Ligúria, Alassio, um dos destinos chiques e procurados por Ernest Hemigway, que oferece um turismo de qualidade, com praia de areia fina, vida noturna, entretenimento e shopping.

Nos séculos passados, Alassio se transformou em uma importante cidadezinha marítima, desde as últimas décadas do século XIX, quando a localidade foi “descoberta” por algumas ricas famílias inglesas, e em poucos anos mudou a face, com esplêndidas vilas, elegantes jardins, a Igreja anglicana, a biblioteca, a estação, numerosos edifícios, becos e praças, tudo em uma agradável atmosfera liberty, que perpetua até hoje.

Alassio
Alassio
Conselho

Um ótimo modo de descobrir a zona lígure é fazer um tour com os meios públicos, que são perfeitos e precisos para se deslocar em modo simples, rápido e econômico.

 


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

2 Comentários
  1. Gracyellen Diz

    Oi Patricia!
    Que legal que os posts estão a todo vapor!! Parabéns!!
    A respeito da Ligúria, Santa Margherita Ligure e Stressa são tão, tão lindas… Penso que valem um comentário tb. E em Genova, vale comentar a respeito de Cristivao Colombo e do Incrível aquário no Porto Velho.
    Um bjo da Brasile
    A presto!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Querida obrigada por me seguir como sempre!! Sobre Genova temos várias informações entrando diretamente na categoria Genova:) Stressa não é na Liguria mas é em Lombardia.. já Santa Margherita tb concordo com vc.. mas quis valorizar tb outras localidades que não são conhecidas por isso acabou ficando de fora:( mas tb vale super a pena! 🙂 obrigada como sempre pelas tuas excelentes dicas!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.