Alba e suas preciosas trufas brancas

As raríssimas, deliciosas e caríssimas trufas brancas, são o carro chefe dessa cidade cheia de encanto.

0 595

Vamos conhecer Alba em Piemonte?

Alba é uma cidade com cerca de 30.000 habitantes no norte da Itália e faz parte da lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. A cidade era conhecida, nos tempos do império romano, como a cidade das 100 torres: todas as casas possuíam torres e quanto mais altas essas torres, mais rica era a família.

Vamos conhecer Alba?

Fonte: Vaghi per il mondo – Viaggi & Cultura


Daquele tempo restaram somente 6, mas não perderam nada de sua beleza. A maioria das construções apresenta, até hoje, suas fachadas em tijolinhos vermelhos, bem charmoso!


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


No centro de Alba fica o Duomo da cidade, dedicada a San Lorenzo. As ruas estreitas nos transportam para outra época e os bares e restaurantes são pequenos e muito belos.

A cidade fica LOTADA no período da Fiera Internazionale del Tartufo Bianco D’Alba, que acontece todos os anos entre outubro e novembro.

Alba fica muito perto de Barolo, então, se possível, dê uma escapadinha até lá! 😉


PRESENTE EXCLUSIVO PARA OS MEUS LEITORES. FICOU CURIOSO? EU QUERO O MEU PRESENTE!


Vamos falar delas: as trufas brancas de Alba! Quem gosta, ama! Quem não gosta, odeia! É 8 ou 80 o gosto por essa iguaria!

Mas, o que são as trufas? Bom, as trufas são um tipo de fungo que nasce debaixo da terra, perto das raízes das árvores; É como um cogumelo, mas que fica enterrado entre 4 e 40 centímetros e, quem as encontra, são cachorros (ou porcos) treinados exclusivamente para esta tarefa!

Há mais de, pasme, 70 tipos de trufas, mas as mais importantes, caras e apreciadas, são as Brancas e as Negras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Elas são dificílimas de serem encontradas e não é possível cultivá-las, o que as torna ainda mais raras (e caras!).

Em dezembro de 2014, foi vendida uma trufa branca que foi considerada a maior e, portanto, mais valiosa do mundo: 62.000 mil dólares! Cem gramas de trufa branca pode custar até 350 euros!

A trufa não pode ser cozida, somente fatiada, fresca, em um aparelho especial chamado ‘taglia tartufo’ (uma espécie de fatiador de trufas).


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


A iguaria é excelente para ser servida e consumida fresca (cerca de 36 horas após a colheita) e dura, no máximo, uma semana na geladeira, mas deve ser guardada enrolada em papel toalha e em um vidro hermético.

Como se ‘caçam’ as trufas brancas de Alba? O método mais comum é com cachorros preparados para esta tarefa, mas algumas empresas utilizam porcos! O olfato destes animais é preciso para encontrar estes pequenos fungos enterrados próximos às árvores e o maior cuidado é não deixar o cão cavar a terra para não danificar a trufa. Normalmente a busca por elas é feita de manhã e pode durar horas!


Não deixe de ler:
 Você ainda não reservou o seu hotel na Itália? Então, podemos te ajudar! Temos uma área especial no blog com indicações minhas e de nossos leitores! Encontre seu hotel sem entrar em nenhuma furada!

A caça REAL das trufas (não a turística, que também é interessante!) é feita no rigoroso inverno italiano e os profissionais começam a jornada por volta das 5 da manhã e entram nos bosques com vegetação densa, úmida e não muito amigável; conforme vamos aprendendo sobre o processo para encontrar trufas, entendamos cada vez mais o motivo de seu valor altíssimo, não é? Não à toa a chamam de ‘diamante comestível’. O sabor mescla gostos de alho, chocolate e ervas, é bem particular e não agrada a todos!

CURIOSIDADE: A trufa é a segunda iguaria mais cara do mundo, perdendo apenas para o caviar! 

Quer fazer uma ‘caça’ às trufas em Alba? Então veja essa opção de passeio:)


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


CONCLUSÕES

Alba é um encanto! Parada obrigatória se você está ali perto e se está passando pela região ou percorrendo a rota do vinho de Piemonte.


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?

 


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.