Vamos conhecer o Carnaval de Veneza?

Toda a "Bota" (como é conhecida a Itália) se enche de carros alegóricos, máscaras, serpentinas e confetes, mas quando se fala em Carnaval somente um merece o apelativo de evento único, original e espetacular, e esse é o Carnaval de Veneza.

2 563

O Carnaval de Veneza

Não tivemos tempo para conservar a árvore de natal e o presépio que já temos que nos organizar para os próximos feriados. Felizmente, no entanto, o que está à frente é a celebração mais colorida, alegre e simpática do ano: falamos obviamente do Carnaval.

Toda a “Bota” (como é conhecida a Itália) se enche de carros alegóricos, máscaras, serpentinas e confetes, mas quando se fala em Carnaval somente um merece o apelativo de evento único, original e espetacular, e esse é o Carnaval de Veneza.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


A primeira evidência do carnaval de Veneza é um documento de 1904 do doge Vitale Falier, onde a palavra Carnaval é citada pela primeira vez.  Junto com o Rio de Janeiro, o Carnaval de Veneza é, sem dúvidas, o mais famoso Carnaval de todo o mundo.

Carnaval em Venezia
Carnaval em Venezia

Por mais de uma semana, Veneza se transforma em um baile mascarado. Não importa aonde vá, nesse período a cidade da lagoa é reinada por palhaços e pessoas mascaradas com roupas pomposas e espetaculares.


VAMOS CONHECER VENEZIA?


O Carnaval de Veneza é, sem dúvida, uma experiência única, um maravilhoso e imperdível evento, onde é necessário viver pelo menos uma vez na vida. Um dia na lagoa durante esse período pode ser o justo compromisso para visitar a cidade, aproveitar a festa e se perder entre os seus canais!

Carnaval em Venezia
Carnaval em Venezia

O Carnaval de Veneza tem suas origens da antiga Saturnália Latina e cultos gregos dionisíacos, períodos únicos de desenfreada euforia, liberdade de costumes e da moral, em um contexto de ordinária moderação e fortes restrições por motivos de ordem pública.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

“Buongiorno Siora Maschera” (Bom dia Máscara Siora) era o cumprimento ao longo das ruas, canais e placas, a identidade pessoal, o sexo, a classe social não existia mais, se passava a fazer parte da Grande Ilusão do Carnaval em um lugar, único ao mundo, onde tudo pode acontecer, onde cada vista nunca deixa de encantar.

Carnaval em Venezia
Carnaval em Venezia
O que fazer em Veneza durante o Carnaval? Tem muito a escolher!

Passear pelas ruas, tirar fotos com as máscaras mais espetaculares, viver a atmosfera do magnífico cenário veneziano, participando de uma das exclusivas festas privadas, participar de um espetáculo de teatro itinerante ou visitas guiadas narradas, se misturar na multidão visitando as feirinhas e oficinas artesanais, dar uma volta inesquecível de gôndola, admirando dos canais os desfiles históricos, evocar a tradição antiga e ficar em uma casa histórica para sentir-se um pouco nobres e damas só por uma noite, dias de extraordinário fascínio.

Carnaval em Venezia
Carnaval em Venezia

O título do Carnaval 2016 é Creatum, o tema, como se pode deduzir, é focado nas artes e tradições. O público será entretido com a presença de fabricantes de máscaras, de instrumentos, de vidros, alfaiates que vão expor seus produtos em oficinas na Piazza San Marco e mostram a beleza da sua arte.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Um verdadeiro mergulho em Veneza de 1700 com atores e máscaras de enfatizarão os momentos e os passos mais importantes de todas as atividades artesanais. As artes mais equipadas serão apresentadas em um telão. Veneza, como sempre, será um grande palco montado em todas as áreas, praças e fundações.

Carnaval em Venezia
Carnaval em Venezia

Lembramos que não se paga para assistir os eventos livres que se apresentam na Piazza San Marco e nas outras zonas da cidade, onde tem apresentações teatrais, concursos históricos, desfiles noturnos. Então não tem ingresso pra comprar,somente alguns espetáculos e festas privadas que tem ingresso para a participação, no geral, muito elevado.

Piazza San Marco continua a ser o lugar central das festividades, e verá como protagonistas, os artesãos que através da excelência do seu trabalho, contam a história única de Veneza. A Piazza San Marco, além de nos maravilhar com suas belezas de todos os dias, no período do Carnaval é o centro de todos os eventos importantes.

Carnaval em Venezia
Carnaval em Venezia

É aqui que acontece o traficional “volo dell’angelo” (voo do anjo). Todos olhando para cima para assistir o voo que sai de cima do campanário de San Marco até chegar no centro da praça. O voo do anjo representa a abertura das festividades. No voo, uma mulher vestida de anjo desce presa a cordas do campanário de San Marco até o palácio ducal e na metade do percurso solta confetes. Aconselho na chegar cedo para pegar um lugar na primeira fila.


O QUE FAZER EM VENEZA A NOITE?


Absolutamente imperdível é a Festa delle Marie (Festa das Marias), acontece no primeiro sábado de Carnaval e é um desfile composto por 12 Marias e suas damas de honra acompanhadas de porta-bandeiras e outros figurantes em trajes.

Carnaval em Venezia
Carnaval em Venezia

Muito fascinantes são as festas e os bailes de máscaras organizados nos antigos palácios, tão belas a ponto de parecer que retornamos séculos atrás. O Carnaval de Veneza de 2016 se enriquece de uma nova manifestação ligada aos sabores tradicionais, de quinta-feira 4 de fevereiro a terça-feira 9 de fevereiro, no último dia do Carnaval, em Campo San Geremia, perto de Piazzale Roma e Estação di Santa Lucia, é criado um grande pavilhão feito por cenógrafos do teatro La Fenice de Veneza, no estilo de 1700.


Onde comer bem e gastando pouco em Venezia ?


Ao interno do pavilhão serão apresentados as excelências regionais italianas em uma viagem através dos sabores e produtos típicos mas também através do folclore e artesanato.

Carnaval em Venezia
Carnaval em Venezia

Na atmosfera sem tempo do Carnaval, o campo dos sabores e tradições narrará uma história antiga, contando a memória e a cultura dos lugares maravilhosos desse país para intrigar e conquistar em um clima alegre e festivo ao público.

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

Durante o Carnaval é mais difícil visitar a cidade pela grande quantidade de pessoas, mas em nenhum outro período do ano verá esse motim de máscaras.

Carnaval em Venezia
Carnaval em Venezia
Dicas úteis

Se escolher visitar a cidade durante o período do Carnaval, é preferível antecipar o tempo de organização da viagem, já que nesse período a cidade é cheia de turistas de todo o mundo. É bom reservar o hotel com muita antecedência, iniciando no mês de dezembro ou nos primeiros dias do ano.

Conclusões

Veneza é uma das cidades mais lindas do mundo em qualquer momento do ano, mas nessa ocasião,é ainda mais, a cidade no período do Carnaval assume uma atmosfera aristocrática, mágica e misteriosa que te deixa emoções indescritíveis. A esse ponto a conclusão é, escolher sua máscara e participar dessa festa das Mil e Uma Noites.

Carnaval em Venezia
Carnaval em Venezia
Como Chegar em Venezia?

De avião

O aeroporto Marco Polo di Tessera está a 20 km de distância do centro histórico de Veneza, da onde é ligado com a linha de ônibus n° 5 (acessível a cadeirantes).


Como faço para ir do aeroporto Marco Polo para o centro de Veneza?


De trem

As estações de Veneza são duas, a de Mestre e a de Veneza Santa Lucia. De lá qualquer parte da cidade é atingível a pé ou de balsa. A primeira estação ferroviária que encontramos chegando em Veneza é a estação Veneza-Mestre, não é ainda na lagoa, mas no continente de Veneza. A cidade é atingível com um trem que parte a cada dez minutos e chega na estação de Santa Lucia.


COMO FAÇO PARA IR DA ESTAÇÃO VENEZIA SANTA LUCIA ATÉ O MEU HOTEL EM VENEZA?


Portrait of a Beautiful mask in Venice, Italy.
Portrait of a Beautiful mask in Venice, Italy.

De carro

A sinalização para chegar até Veneza é muito clara.


VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLO DE ROTEIROS


De barco

Chegar até Veneza por mar é uma experiência singular. O acesso à cidade é consentido através das entradas de porto.

Espero que isso tenha sido útil para você.


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

2 Comentários
  1. Nilian Moysés Diz

    Ana Patrícia, estou eu mais uma vez lendo o máximo dos seus posts para me orientar. São ótimos!! Queria que me tirasse uma dúvida: estarei em Veneza na abertura, nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2017, onde divulgam abertura no dia 11 no Canal Cannaragio e dia 12 desfile alegórico das gôndolas. Depois as festividades só retornam no dia 18. A minha dúvida é a seguinte: não vou ver as pessoas mascaradas e lindamente fantasiadas andando pelas ruas e praças nestes dois dias não?? Será que somente após o dia 18 que começa o verdadeido carnaval veneziense??
    Obrigado caso possa tirar minha ansiedade…rsrs

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Sim, com certeza:) abraços, Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!