Quais são as dez melhores praias do Sul da Itália?

As costas italianas têm belas praias, enseadas e baías que não deixam nada a desejar ao Caribe, são naturalmente deslumbrantes. E pensando nas próximas férias de verão, o Sul da Itália pode ser a escolha certa para passar a maior parte da estação.

2 5.519

Quais são as dez praias imperdíveis na Itália?

Pode parecer estranho, mas algumas das mais belas praias do mundo estão localizadas na Itália, mais precisamente nas ilhas e nas costas do Sul. Neste guia, vamos listar algumas das mais belas praias do Sul da Itália, paraíso intocado que você não pode deixar de visitar. As costas italianas têm belas praias, enseadas e baías que não deixam nada a desejar ao Caribe, são naturalmente deslumbrantes. E pensando nas próximas férias de verão, o Sul da Itália pode ser a escolha certa para passar a maior parte da estação. Neste texto vamos visitar dez das mais belas praias do Sul da península italiana.

Sardenha costa-rei-526164_1920
Sardenha costa-rei-526164_1920

1) Esta viagem começa em Puglia e precisamente na faixa costeira de Punta della Suina, em Gallipoli. Este resort à beira-mar é caracterizado por um mar azul claro e uma grande floresta de pinheiros, com rica flora e fauna; é uma popular área turística conhecida como uma das mais belas praias de Salento. A Punta della Suina encanta pela natureza selvagem intocada. Através da floresta de pinheiros, você pode sentir as cores e aromas deste canto do paraíso, como o azul do mar e as cores do Mediterrâneo. Chegar a Punta della Suina é emocionante, porque após o pinhal surge a maravilha: o mar cristalino de esmeraldas e toques de turquesa que se destacam nas duas pequenas enseadas de areia fina.

Punta della Suina

O pôr do sol é um dos espetáculos naturais mais surpreendentes e excitantes, como o silêncio que acompanha o desaparecimento do sol no mar. Muitas vezes, a diversão continua quando se acendem as noites mais quentes do Punta Della Suina.


QUANTOS DIAS EU PRECISO PARA VISITAR A ITÁLIA?


2) Permanecemos ainda em Puglia, especificamente no Gargano, para admirar outra maravilha que é a Baia dele Zagare, localizada entre Mattinata e Vieste, assim chamada pelas flores de laranjeira perfumadas, uma área de flores do limão. O belo mar e as vistas maravilhosas sobre as duas pedras que se erguem do mar, o torna um lugar de extraordinária beleza.

Baia delle Zagare., Puglia, Fonte Domenico Mirelli
Baia delle Zagare., Puglia, Fonte Domenico Mirelli

A Baia de Zagare tornou-se o ícone do turismo no Gargano. A praia tem cerca de um quilômetro de comprimento, é um trecho de areia branca e fina, misturada com cascalho, banhada pelo mar cristalino, com uma cor que se desvanece do azul para o turquesa, realmente imperdível. Para completar este cenário paradisíaco, há os penhascos brancos que se erguem alto no mar; um é chamado o Arco Magia, também conhecido como Arco di Diomede, e o outro A Tesoura, que é, entre outras coisas, uma das belezas mais fotografadas em Puglia.


VAMOS CONHECER MAIS SOBRE A REGIÃO DA PUGLIA?


3) Outro lugar esplêndido e original que merece ser visitado pelo menos uma vez é o cenário de sonho de Capri, onde as próprios cores descrevem o feitiço que domina a paisagem, sem contar tudo o que rodeia esta maravilhosa ilha.

Capri
Capri

O verde do matagal, tojo, figos mediterrâneos e suas pedras calcárias brancas, acentuam o brilho e a beleza de Capri. Como Sartre escreveu, ‘Capri é sagrada, o objetivo não é vê-lo, mas advertir certa qualidade de emoção.’ Capri pode ser alcançada através de barcos e da balsa, as principais atrações para ver incluem Marina Grande (onde a praia é gratuita e onde há estabelecimentos privados), a Villa Malaparte (obra-prima arquitetônica de Adalberto Libera) e o Faraglioni (Rocas), que são três picos rochosos que serve como marca comercial da ilha e foram muitas vezes fundos sugestivos para muitos filmes. Esta ilha foi favorecida pelos romanos que foram espalhando moradias esplêndidas e ninfas obscuras, ao longo do tempo, considerado um refinado refúgio de artistas no século XX, hoje o lar de moradias e hotéis exclusivos.


SAIBA MAIS SOBRE CAPRI


4) Vamos para a bela Sicília para visitar outra praia particular: San Vito Lo Capo, também conhecida como Santu Vitu, no dialeto local.

Abadia de San VIto (Puglia,Italia)
Abadia de San VIto (Puglia,Italia)

Este é um dos lugares turísticos mais famosos da Sicília, pela beleza de seu mar e por suas areias, por sua água cristalina e pelas suas praias coroadas entre as melhores da Itália e da Europa. A beleza da praia de San Vito Lo Capo é não somente observada, em sua amplitude, pela areia e água do mar espetacular, mas também pelas muitas joias arquitetônicas e artísticas que você pode visitar na área circundante, como o Santuário em estilo normando ou o pequeno templo de Santa Crescenza, que tem influência artística árabe-normanda. Este lugar toca o imaginário de forma fantástica.

San Vito Lo Capo. Foto de Eduardo M.
San Vito Lo Capo. Foto de Eduardo M.

Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


5) Sempre na bela Sicília, precisamente na costa Sul, você pode encontrar a reserva natural de Vendicari, chamada pelos ilhéus de ‘Calamosche’. Esta localização é outro paraíso natural limitado em ambos os lados por duas cabeceiras. Sendo de difícil acesso, a areia e a água são sempre cristalinas e limpas e você também pode visitar várias cavernas subaquáticas.

Vendicari, Sicilia, fonte flick
Vendicari, Sicilia, fonte flick

A Reserva de Vendicari, na província de Siracusa, contém cerca de sete quilômetros de costa belíssimos, é apropriado dizer impressionante. Calamosche é a praia mais popular nesta área cheia de costões rochosos, o lugar ideal para mergulhadores entusiastas, que podem explorar a fauna marinha local.


SAIBA MAIS SOBRE A SICILIA


6) A este ponto, vamos pegar a estrada da Calábria, entre Pizzo Calabro e Nicotera, onde existem aquelas que são consideradas as mais belas praias da região e das vistas mais deslumbrantes com a ilha de Stromboli no horizonte, estamos falando da Costa dos Deuses. Como mencionado várias vezes, na Calábria existem algumas das mais belas praias da Itália, com água tão clara que se parece estar no Caribe. Uma dessas praias está localizada em Briatico, uma pequena cidade com uma longa praia de areia fina e com águas cristalinas. Continuando no trecho da praia fica o famoso ‘Rochedo’, uma pequena torre que remete ao século X, e que, desde então, se tornou o símbolo da cidade de Briatico.

La torreta emCalabria Fonte. Fabrizio Russa, Flick
La torreta emCalabria Fonte. Fabrizio Russa, Flick

Se tiver a oportunidade de ir a esta praia durante os meses de Junho ou Setembro, você vai poder desfrutar de toda a paz e tranquilidade que este lugar pode oferecer, além de sua beleza, essa maravilha vai saber te inspirar.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


7) Continuamos na Calábria para admirar a paisagem do Golfo de Policastro que é emocionante com sua cor azul fabulosa de seu mar, a natureza do Mediterrâneo e da espetacular  Ilha do Dino, em frente a Praia a Mare, uma das praias mais belas do Sul da Itália.

Isola di dino in Calabria, Fonte Salvatore. Flick
Isola di dino in Calabria, Fonte Salvatore. Flick

A vista da costa Praia é caracterizada pela ilha de Dino, localizada ao sul do país. A rocha é coberta com matagal. No passado, foi chamada de ‘A Ilha dos Coelhos’, devido à elevada população desses animais por ali, não há praias, mas muitas cavernas. Ela vive em uma espécie de jogo de cores e aromas que se agarram à montanha antes de mergulhar no mar azul.


SAIBA TUDO SOBRE A CALÁBRIA


8) Chegamos à Basilicata, província de Potenza, que possui alguns dos mais belos litorais de todo o país, incluindo a maravilhosa Maratea.

Maratea Porto, Basilicata,
Maratea Porto, Basilicata,

As praias de Maratea são famosas por suas cores únicas da areia. Um exemplo de uma praia particular é a praia conhecida como Praia Negra, pela cor da sua areia; este pequeno pedaço de costa fica em frente à ilha de Santo Janni. Maratea é famosa pela estátua do Cristo Redentor, do escultor de Bruno Innocenti, dominando do Monte San Biagio e todo o contorno do Golfo de Policastro. Nesta pequena cidade, ela desempenha um papel fundamental, com um pequeno porto, onde são atracados a maior parte dos iates VIPs que no verão invadem a Costa. O centro antigo de Maratea também é famoso porque é muito original e possui quarenta e quatro igrejas.


SAIBA TUDO SOBRE A BASILICATA


9) Voltamos  à Calábria para ver a praia da Ilha da Marina que é a mais bela praia de Tropea e uma das mais bonitas do sul da Itália.

Tropea na Calabria. Fonte Flick
Tropea na Calabria. Fonte Flick

Ela tem vista para o belo afloramento da Ilha Bela, com uma vista espetacular da Igreja de Santa Maria, bem como areia branca e um mar azul claro. Para constar, aos corajosos turistas, há a oportunidade de navegar ao redor da ilha para visitar a pitoresca Gruta do Palombaro, também, como de costume, todos os anos, em 15 de Agosto, a praia começa a procissão da Nossa Senhora no mar.


SAIBA TUDO SOBRE TROPÉIA, CONSIDERADA UMA DAS PRAIAS MAIS LINDAS DO MUNDO!


Tropea na Calabria. Fonte Arcieri Saverio. Flick
Tropea na Calabria. Fonte Arcieri Saverio. Flick

10) Bem, por último mas não menos importante, você vai descobrir a Sardenha com um espetáculo da natureza, a praia Cala Goloritzè, na Ogliastra, com paisagens rochosas do Sudeste Asiático e do mar maldivo.

Cala Goloritze, Sardenha. Fonte Anna Alesi Flick
Cala Goloritze, Sardenha. Fonte Anna Alesi Flick

Esta é uma das mais belas baías do mundo. Fundada em 1962 como resultado de um deslizamento de terra, a Cala Goloritze é a ‘pérola da Ogliastra’, declarada ‘Monumento Natural’ na região da Sardenha, em 1993. Acessível por mar ou através de uma trilha com uma caminhada longa a partir do topo, esta praia branca e do mar azul-turquesa é, por muitos, considerada a mais bela da Sardenha, um verdadeiro paraíso. É um lugar onde o tempo para de marcar as horas que passam e onde existe apenas a melodia das ondas quebrando na praia, como uma pintura nascida de um sonho de fantasia, ou como um sonho do qual ninguém jamais iria querer acordar. E é este o primeiro pensamento que vem à mente com essa visão.


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Conclusões

Bem, essas são algumas das mais belas praias do sul da Itália. Sim, porque a costa do sul da Itália tem belas praias, cercadas de penhascos íngremes e vegetação densa, com praias e águas como as do Caribe, com areia fina. Algumas mais famosas outras menos, perfeitas para quem procura férias longe das multidões, mas com uma característica comum a todas: lugares espetaculares.


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

 

 

2 Comentários
  1. Vitória Costa Diz

    Olá, Ana!
    Excelente o seu post.
    Favoritei e indicarei.
    Se puder responder àsquestões a seguir eu te agradeço.
    1) Comparando com as do Brasil, no verão, como é a temperatura da água no verão? Quentes como as do nordeste, frias como as de SC ou intermediárias como as do Rio?
    2) Se for para passar uma ou duas semanas, mais curtindo o banho de mar, quais você indica?
    3) quanto à segurança pessoal, e brasileiro tem que estar sempre muito atento a isso rs, quais seriam as mais indicadas? São comuns as ocorrências de crimes?
    4) há registros de ataques de tubarões, acidentes com água vivas ou outros animais marinhos?
    5) Em comparação com as praias coatas, especialmente de Dubrovnik, Hvar e Split, quais seriam as principais vantagens e desvantagens?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Olá, Ana!
      Excelente o seu post.
      Favoritei e indicarei.
      Se puder responder àsquestões a seguir eu te agradeço.
      1) Comparando com as do Brasil, no verão, como é a temperatura da água no verão? Quentes como as do nordeste, frias como as de SC ou intermediárias como as do Rio? NÃO SEI.. AH AH.. são anos que moro na Itália.. dificil a tua pergunta..
      2) Se for para passar uma ou duas semanas, mais curtindo o banho de mar, quais você indica? as prais da Sicilia e da Calábria..
      3) quanto à segurança pessoal, e brasileiro tem que estar sempre muito atento a isso rs, quais seriam as mais indicadas? São comuns as ocorrências de crimes? Veja o post A Itália é segura..basta procurar no sistema de pesquisa..
      4) há registros de ataques de tubarões, acidentes com água vivas ou outros animais marinhos? águas vivas é uma coisa normal.. os outros nunca ouvi falar..
      5) Em comparação com as praias coatas, especialmente de Dubrovnik, Hvar e Split, quais seriam as principais vantagens e desvantagens? Não conheço essas zonas..
      Abraços, Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.