Conhecer a Costeira Amalfitana?

Deus teve o mérito de ter criado uma terra única, mas também é verdade que o homem teve a capacidade de criar pequenas jóias, treze para ser mais exata, as mais brilhantes, sem dúvida são: Positano, Ravello e Amalfi.

10 2.595

Viajar na costeira Amalfitana?

Deus teve o mérito de ter criado uma terra única, mas também é verdade que o homem teve a capacidade de criar pequenas jóias, treze para ser mais exata, as mais brilhantes, sem dúvida são: Positano, Ravello e Amalfi. Treze esplêndidos burgos, cada um com suas tradições e suas peculiaridades.


VAMOS CONHECER A COSTA AMALFITANA?

Fonte: Zia Siddiqui


Se o tempo à tua disposição não é muito, te servirá um elenco desses burgos com uma pequena descrição que te ajudará a escolher os lugares que você desejará visitar na famosa Costa Amalfitana.

Vou seguir a minha ordem pessoal de escolha, lembrando sempre o ditado italiano que diz que “não é belo o que é belo, mas é belo aquilo que gostamos“, por isso espero que você também possa fazer o seu ranking pessoal depois de visitar as pequenas aldeias e obviamente me escrever na parte dos comentários!


COMO IR NA COSTA AMALFITANA A PARTIR DE ROMA?


  • Positano, conhecida como a pérola da Costa Amalfitana, é uma das principais cidades turísticas do litoral. Os penhascos com vista para o mar, as praias cristalinas, são todos elementos característicos desta cidade. Não faltam hotéis, restaurantes e clubes para todos os gostos e padrões e para completar, o lugar mais característico e que você não pode deixar de visitar são representados pelas torres sarracenas, construídas na Idade Média, para se protegerem contra os ataques dos Sarracenos.
  • Ravello, a cidade da música, que fascina pelas suas vistas deslumbrantes, impossível para os amantes da arte e da literatura não reservar ao menos 4 ou 5 horas para visitar um dos principais centros turísticos da costa de Amalfi; Ravello atrai muitos intelectuais por causa da atmosfera cultural escondida entre os edifícios arquitetônicos e as suas belas vilas.

Aconselho a visitar a Villa Rufolo com a sua fantástica vista da baía de Maiori e onde muitas vezes são realizados concertos durante a primavera e o verão, vai ser impossível não se encantar e não se perder na atmosfera romântica dessa Vila! Em seguida visite a Villa Cimbrone situado no ponto mais saliente de Ravello, o seu ambiente mágico com as suas fabulosas vistas panorâmicas fazem dessa vila um lugar único para realizar um casamento com o sabor de magia, um lugar muito parecido com os contos de fadas. Você sabia que Ravello é conhecida por ter os terraços mais lindos de toda a Costeira Amalfitana? Venha descobrir por quê?

 


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


  • Amalfi, rica em história e cultura, tanto que identifica toda a costa com o seu nome! Na época das repúblicas marítimas da Itália teve o mérito de ser uma das cidades marítimas mais poderosas junto com Gênova, Pisa e Veneza. Você pensa que é pouco? A sua catedral (que mistura o estilo Lombardo e Normando ao estilo sarraceno do seu claustro), a Igreja de Santa Maria, o Claustro do Paraíso, a Fonte do Santo André e o Arsenal da República representam os melhores lugares para poder admirar os depoimentos das influências romanas e bárbaras neste território.

Antes de partir lembre-se de experimentar um delicioso sorvete em frente da grande catedral ou fazer um lanche com um cone de frituras de Lula e Camarão ou outras especialidades locais… Siga o meu conselho! E tenho certeza que o teu paladar vai “sorrir” de felicidade!!

Outras cidades menores e menos importante a nivel turistico (mas sempre lindinhas):

  • Vietri sul Mare, famosa por suas belas cerâmicas, o edifício onde são fabricadas também é um exemplo de arquitetura pós-guerra. Dentro você também poderá admirar a coleção de cerâmica contemporânea, uma das mais bonitas da Itália. Esse burgo representa o lugar perfeito para encontrar um souvenir digno da sua viagem na costeira!…
  • Cetara, uma pequena vila de pescadores, imune ao turismo de massa, por isso ainda hoje, mantém praticamente todo o charme de uma vila de pescadores. Para os amantes de pratos à base de peixe eu recomendo que experimentem o spaghetti con la colatura d’alici, prato que portava os antigos romanos à “loucura”!.
  • Maiori e Minori, é impossível falar das duas aldeias separadamente, juntas possuem um patrimônio histórico super interessante, não deixe de visitar a antiga residência romana: Villa Marittima e a bela Basílica de Santa Trofimenta. Nesses dois burgos você também vai encontrar ótimos restaurantes e praias exclusivas para você poder relaxar!! .
  • Scala, a mais antiga das aldeias da Costa Amalfitana, possui uma história milenar, no auge do seu esplendor econômico teve 130 igrejas, mas ainda hoje é cheia de monumentos de grande valor. Entre os locais de interesse, eu sugiro a Catedral de San Lorenzo e o Mosteiro do Santíssimo Redentor.
  • Atrani, o menor burgo da Europa, se destaca por suas típicas casas brancas com varandas cheias de flores que descem ao longo das encostas das colinas circundantes separadas por plantios de limões.
  • Conca dei Marini, me lembro com particular interesse da belíssima Gruta de Esmeralda que merece um post a parte, entre os personagens importantes que visitaram e desfrutaram de belos momentos nessa localidade estão: Princesa Margaret da Inglaterra, Gianni Agnelli, Jacqueline Kennedy, a rainha da Holanda, Carlo Ponti e Moet & Chandon entre tantos outros. Imagino que você esteja pensando, se essas pessoas visitaram essa localidade, deve ter algo realmente de maravilhoso ali, verdade? É sim!! Vem visita-la para entender!
  • Furore com seu fiorde pitoresco é também conhecido como “o burgo que não existe”, visto que não existe um verdadeiro povoado e as casas que encontraremos ali, estarão solitárias entre os cumes rochosos, quase como se fosse um burgo fantasma!
  • Praiano, onde os Doges de Amalfi passavam o verão, a verdadeira beleza desse território poderá ser compreendida com um passeio de barco, porque algumas das suas maravilhosas praias, situadas entre as rochas íngremes são facilmente acessíveis somente via mar.
  • Tramonti com os seus bosques e com os seus terraços com plantios de limoeiros, oliveiras e vinhas, oferece aos turistas vistas características e emocionantes, em estreito contato com a natureza.

Em minha opinião, para visitar a Costa Amalfitana teríamos que ter, de três a cinco dias ou ainda de modo mais relaxante até mesmo uma semana, mas se você está em Nápoles ou se você está chegando no porto de Nápoles com um cruzeiro e tem somente de 6 a 8 horas de tempo precisará de alguns pequenos conselhos para otimizar o pouco tempo a tua disposição!


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

COMO VISITAR A COSTA AMALFITANA EM SOMENTE UM DIA

Existem alguns lugares na Itália que é possível visitas somente com um transporte como o carro ou com um ônibus. A costa Amalfitana é um desses lugares, por isso darei as duas melhores soluções para garantir que você possa aproveitar o pouco tempo disponível.

A primeira definitivamente é mais econômica do que a segunda e é através do aluguel de um carro.

ALUGUEL DE UM CARRO

Muito simples: basta ir até a locadora, e alugar o carro pelo período desejado!

DICA: Vai viajar pela Itália de carro? Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Vantagem: Caso esteja em 2 até 5 pessoas, é a opção mais econômica! Bastará escolher com calma os lugares para visitar e partir tranquilamente! (Tenha sempre um mapa com você, ou opte por um carro com GPS; não são todos os automóveis que possuem essa opção!).

Desvantagens:

  • Gastos imprevistos com estacionamentos e combustível que, infelizmente, não dá para calcular, mas isso é normal, em minha opinião a desvantagem maior é a falta de conhecimento do território, o que às vezes pode resultar em perda de tempo para encontrar as principais cidades, e fazer de uma viagem agradável um íncubo!
  • Geralmente, quem dirige, não consegue apreciar a belíssima vista ao redor, pois não pode se tirar os olhos da estrada!
  • DETALHE IMPORTÂNTISSIMO: a estrada que leva até a Costa Amalfitana é ESTREITA! Por isso é importante que o motorista esteja acostumado a dirigir em lugares que exigem habilidade, pois são estradas complicadas para que não conhece a região! Mantenha SEMPRE a velocidade baixa e tome cuidado a fim de evitar qualquer tipo de acidente, ok?
  • Outra coisa, pessoal: para se dirigir na Itália, como já expliquei várias vezes, é imprescindível a carteira de motorista internacional, ok? Se não possuir, NÃO DIRIJA, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA?
  • Quem dirige não pode beber, as leis italianas sobre isso são muito severas e você corre o risco de pegar uma multa realmente enorme. Por isso se você tem intenção de saborear um ótimo vinho italiano durante o almoço fique atento sobre isso! Não corra o risco de estragar as tuas férias!!!

Leia os post da seção  DIRIGINDO NA ITÁLIA para entender melhor e poder dirigir com tranquilidade pelo território italiano!

A segunda alternativa é o passeio com um motorista privativo que te pegará diretamente no porto ou no hotel.

CONHECER A COSTA AMALFITANA COM UM TOUR EM GRUPO

Saindo de Napoles e de Sorrento também há opção de tours em grupos para a Costa Amalfitana!

É um opção excelente se você quer economizar e viajar com conforto e tranquilidade.  Exemplos de tours em grupo para a Costa Amalfitana:

  • A partir de Nápoles: Clique aqui
  • A partir de Sorrento: Clique aqui:
CONHECER A COSTA AMALFITANA COM UM TOUR PRIVATIVO

A segunda opção é um passeio privativo. A vantagem do tour privativo está na total liberdade de decidir o seu próprio tempo, não ter que ficar esperando para partir, perdendo tempo desnecessário utilizando-o para conhecer outros lugares. Além disso, o tour parte com toda comodidade do seu próprio hotel, coisa importante quando você tem pouco tempo à disposição para conhecer poucos lugares.

Esse tipo de tour é ideal para pessoas VIPs, que querem ser paparicadas do início ao fim da viagem, para pequenos grupos de amigos ou para pessoas da terceira idade.

Esse tipo de serviço garante um conforto absoluto para quem viaja. Basicamente se deverá somente aproveitar o passeio sem o estresse de atender horários de trens, metrôs, ônibus, nem se preocupar onde estão os lugares principais a serem vistos!

Vantagens:

  • Opção IDEAL se você está em casal ou com até sete amigos!
  • Você terá somente que aproveitar o passeio, sem pensar em dirigir e sem pensar aos estacionamentos, especialmente na alta temporada onde a costa Amalfitana é bombardeada por turistas;
  • O motorista conhece o território por isso saberá exatamente onde te levar ou saberá dar conselhos de onde ir, do que visitar e de onde comer;
  • É seguro, cômodo e você faz seus próprios horários!
  • Você poderá aproveitar um “bicchiere di vino o limoncello” durante o almoço sem ter que se preocupar em dirigir depois:), visto que na Itália as leis são severas contra quem dirige depois que bebeu (mesmo uma pequena quantidade de álcool);
  • Ótimo para conhecer mais lugares no mesmo dia, no seu tempo e ritmo;
  • Não precisar se ‘prender’ a horários e itinerários.
  • Você vai economizar MUITO tempo, que perderia com os deslocamentos com o ônibus e trem.

Desvantagem:

  • O valor é um pouco mais elevado, mas um investimento que vale a pena! Principalmente se você gostar de fazer tudo no seu próprio tempo.

SAIBA MAIS SOBRE O SERVIÇO DO MEU PARCEIRO!

Depois de escolher a solução mais adequada às tuas necessidades te aconselho de ir conhecer somente Positano, Amalfi e Ravello. Lembre-se do ditado: Quem muito quer nada tem? Se você quiser ver tudo em um curto espaço de tempo, você não conseguirá desfrutar dos lugares que você estará visitando, dos olhares, dos perfumes, daqueles pequenos detalhes, que fazem a viagem ser única, porque se não fosse assim poderíamos conhecer a costa amalfitana até mesmo sentados confortavelmente no nosso sofá assistindo um documentário turístico ou lendo um livro, verdade?

Para terminar, a regra “0” do turista é: capturar tudo aquilo que o “lugar” vai dar “somente” para você, algumas sensações, luzes, cores, perfumes que você levará para casa, servirão para moldar a tua viagem pessoal de modo que quando estiver em casa, fechando os olhos conseguirá retornar a viver aqueles momentos únicos como se fossem um sonho …

Espero que isso tenha sido útil para você!

Sonhe com a Costeira Amalfitana!!

Você já esteve na Costa Amalfitana? O que achou? Quais cidades você visitou? Comeu em um restaurante legal? Compartilhe a tua experiência deixando o teu comentário abaixo:)


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

10 Comentários
  1. Vitorina de Fatima Codo Diz

    Gostei das dicas, na próxima viagem para a Itália quero conhecer a Costa Amalfitana então as dicas foram providenciais.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Cara continue me seguindo porque brevemente estarei escrevendo sobre as principais cidades da Costa Amalfitana 🙂 lembra de fazer o registro para receber a nossa newsletter:) grande abraço,
      Ana Patricia

  2. Mércia D'Angelo Diz

    Adorei as dicas. Estive na Itália por 23 dias viajando pelo norte. Foi maravilhoso.
    Pretendo conhecer o sul pois meu avô nasceu em Cuccaro Vetere, Salerno e minha avó em Bagnara, Calábria.
    Gosto de viajar por minha conta mas com bastante planejamento.
    Vou seguir seu blog com muita atenção.
    Obrigada.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada pelo teu comentário! 🙂
      Caso queira pode participar a nossa seção: Experiencia do leitor.. 🙂 será um prazer publicar a tua história, ok?
      Grande abraço

  3. MARCO Diz

    Olá Ana

    Muito legal seu blog.
    Estarei terminando minha viagem pela Europa na Itália.
    É um roteiro meio puxado, mas pegarei o carro em Veneza, subirei pra Alemanha pra fazer a Rota Romântica e retornarei pela Suiça onde passarei 3 dias.
    De Lucerna viajarei pra Florença onde pretendo passar 3 dias inteiros, sendo 1 bate volta pra Valterra e Lucca, 1 Bate volta pra San. G e Siena e no último dia andar pro Florença.
    No dia seguinte programei para dirigir a Roma passando pro Montalcino e Montepulcinao, entregando o carro em Termini, hospedando próximo ao Coliseu, passando 2 dias inteiros e no terceiro retornando ao Brasil pela manhã.

    Você me daria alguma dica sobre este roteiro? Se está inviável, se poderia trocar pra algum lugar mais interessante. Estou considerando entregar o carro em Florença e deixar pra lá a Montepulciano e Montalcino, indo pra Roma de Trem.

    Muito Obrigado
    Marco

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi Marco, no lugar de Volterra te aconselho a colocar Pisa, no dia que for visitar Siena e San Gimigniano pare em Monteriggioni que é linda e dá para visitar em uma hora.. De resto, faça o registro para receber nossas newsletters e leia a seção Dirigindo na Itália, para estar por dentro de tudo e não ter problemas depois com multas:) Grande abraço, Ana Patricia

  4. Luciana Andrade Pagliosa Diz

    Adorei esse roteiro dos Burgos, acho que vou tirar 1 semana e pedir pra você cotar esse roteiro da Costa Amalfitana pra mim … A ideia foi ótima! Adorei as fotos! Já pensando na próxima com você novamente! Parabéns pelo post!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      ah ah.. vc é incrivel!! Tem que tirar 15 dias para fazer a Sicilia, Calabria + Campania:) obviamente de preferencia de maio até outubro que é ainda mais legal:) Abraços, Ana Patricia

  5. Silvia Diz

    Finalmente um post com o horário dos ônibus Obrigada e parabéns pelo blog

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      🙂 Obrigada querida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.