O que fazer em Ostuni, a cidade branca?

Ostuni – A cidade branca (e belíssima!) da Puglia

0 633

O que conhecer em Ostuni?

Ostuni – A cidade branca (e belíssima!) da Puglia

Quando olhamos para Ostuni de longe, pode parecer que estamos em alguma ilha grega, ou quem sabe, talvez, em alguma cidadezinha ao Sul da Espanha; mas a singularidade dessa cidade calma e deliciosa, se faz notável enquanto a visitamos! As construções, em sua maioria, pintadas de branco, contrastam de forma harmoniosa com o escuro de suas rochas e o belíssimo azul de seu mar.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


A história de suas construções serem pintadas de branco como a neve é curiosa: no começo de 1800 a cidade passava por uma seca jamais vista e isso gerou epidemias e fome à população. O governo da época decidiu então pintar as casas com cal, já que acreditavam ter função desinfetante, e assim todas as casas tomaram um ‘banho’ de cal o que caracteriza a cidade até hoje.

Começamos o passeio pelo centro histórico, na Via Cattedrale, a principal da cidade. Na Piazza della Libertà é onde fica o famoso Obelisco di Sant’Oronzo, erguido em 1771. Possui pouco mais de 20 metros de altura e tem uma estátua do santo no topo. Ao lado do Obelisco, fica a igreja mais antiga da cidade, a Igreja do Espírito Santo, erguida em 1637; seu portal, porém, foi construído em 1450 e servia de fachada para outra igreja, a Igreja Medieval de Todos os Santos (Chiese di Ognisanti), que hoje fica na Piazza del Moro. Continuando é possível ver o Palazzo Municipale, que domina a paisagem por ali; ao lado, é possível ver a Igreja dedicada a São Francisco de Assis, que em outros tempos era um mosteiro.


Não deixe de ler:
 Você ainda não reservou o seu hotel na Itália? Então, podemos te ajudar! Temos uma área especial no blog com indicações minhas e de nossos leitores! Encontre seu hotel sem entrar em nenhuma furada!

Chegando até a Praça da Catedral, é possível vê-la imponente no centro. A Catedral da cidade é dedicada a Santa Maria Assunção, e é uma das mais bonitas de Ostuni. O que mais chama a atenção é, sem dúvida, sua fachada, erguida entre 1469 e 1500, e sua rosácea, que é, inclusive, uma das maiores do mundo. Possui 24 vigas trabalhadas em todos os detalhes, 12 arcos concêntricos decorados com flores e a figura dos doze apóstolos. No meio dessa obra prima, rodeado por sete anjos, está a imagem de Cristo Sole, que é o mestre de todo o universo.


Não deixe de ler:

Quais são os 10 lugares imperdiveis da Apúlia?


Na mesma Praça é possível ver o Palazzo Vescovile, construído em 1560, mas destruído 1743 por causa de um terremoto; a reconstrução foi realizada no mesmo ano. Ao lado, fica o Palazzo del Seminario, que  foi construído entre 1705 e 1750; a fachada é original, mas o interior foi completamente reformado nos anos 50.

VAMOS CONHECER OSTUNI?

Este slideshow necessita de JavaScript.


Os dois palácios são unidos por uma espécie de ‘ponte’ em forma de arco. A cidade foi erguida dentro de quatro muros, como estratégia de proteção contra invasores, denominadas Portas, são elas: Porta San Francesco, que fica próxima ao Convento Franciscano; Porta Del Ponte, onde havia uma ponte levadiça, no meio de duas torres (a ponte não existe mais) Porta Nova e Porta di San Demetrio, ainda visíveis. Ainda no centro fica o Museu Cívico, que está localizado dentro da antiga Igreja de San Vito. Saindo do centro, ficam alguns santuários como o Santurário de San Vito e o Santuário di San Biaggio. As praias… Ah… as praias são uma atração a parte!


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


Conclusões

A cidade é cheia de história e monumentos fantásticos, um dos lugares menos explorados pelos turistas, mas que merece uma visita.


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Como chegar em Ostuni?

De carro

Ostuni está localizada bem no meio entre as cidades de Bari, acessível pela rodovia SS16, e Lecce, pela rodovia SS613; o tempo de viagem, tanto de Bari quanto de Lecce é de, aproximadamente, uma hora.

De trem

A estação ferroviária de Ostuni fica a 2 km do centro e os trens que param ali saem de Milão, Bolonha, Roma, Brindisi e Lecce.

De ônibus

Os ônibus partem de Brindisi e saem o dia todo; se preferir pode pegar o ônibus em Taranto, Fasano e Cisternino.  A parada principal é no Viale dello Sport, alguns para na Piazza Itália.


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!