Visitar Alberobello a cidade dos trulli

Alberobello, cidade patrimônio da humanidade da UNESCO, é o tipo de cidade que a gente gostaria de visitar mais de uma vez na vida!

0 945

Por que conhecer Alberobello na Puglia?

Com suas características casas e seus telhados cônicos, a cidade parece ter saído de um conto de fadas medieval.

Mas, afinal, o que são Trulli? A palavra vem do latim, ‘’turris” ou “trulla” e significa cúpula.

O mais interessante é que essas casas típicas são feitas totalmente de pedras! Isso mesmo! Sem cimento, sem madeira, somente pedra, e são encantadoras as construções, os símbolos nos telhados são, algumas vezes, cristãos, outras pagãos e seja qual foi o caso, todos eles servem para trazer prosperidade.


PRESENTE EXCLUSIVO PARA OS MEUS LEITORES. FICOU CURIOSO? EU QUERO O MEU PRESENTE!


É realmente muito peculiar, mas muito charmoso! Alberobello, porém, vai além dos ‘trulli’. Hoje vamos falar sobre essa cidade encantadora, cheia de charme, beleza e encantos: bem vindos a Alberobello!

VAMOS CONHECER ALBEROBELLO?

O nome da cidade é em homenagem ao seu belíssimo bosque, repleto de carvalhos. Alberobello, em italiano, significa ‘Bela Árvore’, e vem de Arboris Belli (Belas Árvores).

A cidade é ‘dividida’ em duas partes praticamente: uma área quase que completamente residencial, e outra comercial, são elas: Rione Aia Piccola, onde a maioria das construções é residencial; e Rioni Monti, onde, em maioria, fica o comércio; principalmente de artesãos e produtos locais. São duas colinas distintas e Alberobello fica bem no meio delas.


Não deixe de ler:
 Você ainda não reservou o seu hotel na Itália? Então, podemos te ajudar! Temos uma área especial no blog com indicações minhas e de nossos leitores! Encontre seu hotel sem entrar em nenhuma furada!

Em Rioni Monti, fica a charmosa igreja de Santo Antônio, também feita em forma de ‘trullo’ (singular de Trulli) e que foi construída em 1927. Ainda em Rioni Monti, é possível ver a belíssima construção dos ‘trulli siameses’; reza a lenda que a casa, que nos tempos antigos tinha uma entrada só, pertencia a dois irmãos que moravam juntos; o problema é que ambos eram apaixonados pela mesma donzela e, quando ela foi prometida em casamento ao irmão mais velho, ela se ‘rebelou’ e se casou com o mais novo! (melhor que novela!) Cego de ódio, o ‘irmão traído’, expulsou os dois de casa, porém seu irmão caçula exigiu o que era seu por direito: metade da casa! Ou seja: fizeram duas entradas, uma na frente e outra nos fundos, pois o irmão mais velho ergue um muro no meio da residência porque não queria olhar para o novo casal apaixonado; por isso os dois telhados que se tornaram famosos como ‘siameses’!


Não deixe de ler:

Quais são os 10 lugares imperdiveis da Apúlia?


Na Piazza Sacramento, que fica atrás da Basilica Minori Dei Santi Medici, dedicada a Cosme e Damião (padroeiros da cidade) e de uma beleza inigualável, fica o ‘trullo soberano’, uma total inovação arquitetônica naquele tempo, pois tem dois andares!


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

A estrutura da escada é praticamente invisível, de tão bem colocada junto ao muro da construção. Entre Aia Piccola e a Piazza del Popolo, fica outro conjunto arquitetônico belíssimo, é o Museu do Território e a Casa Pezzolla. Juntos, eles formam o maior complexo de trulli da cidade. No museu é possível conhecer melhor a história da cidade e de seus habitantes. Outro local interessante é a Casa D’ Amore, o primeiro edifício que utilizou cal em sua construção. Foi construída em 1797, quando o reino de Nápoles, finalmente, reconheceu Alberobello como cidade real.

A culinária é fantástica e o carro chefe do local é a massa chamada de ‘oriechette’; geralmente são condidas com verduras como brócolis, é delicioso! Experimente também os queijos, o mais famoso é o Caciocavallo Podoliso!


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Conclusões

A cidade que parece ter parado no tempo, tem encantos e paisagens que você não encontra em nenhum outro lugar do mundo. Alberobello é uma das cidades mais belas do mundo e, sem dúvida nenhuma, vai te deixar boquiaberto.


Como chegar em Alberobello?

De Carro

Saindo de Bari siga as placas em direção a Brindisi. Pegue a saída para Alberobello. Bari fica a 55 km de distância.

De Avião

O aeroporto mais próximo de Alberobello é o de Bari, que fica a 71 km de distância; como alternativa, desça em Brindisi, que fica a 74 km.

De trem

A pequena estação ferroviária da cidade fica a cerca de 5 minutos do centro. Os trens para Alberobello partem de Bari, Lecce ou Taranto.


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


 


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália


Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.


Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália


  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!