Cinco lugares que você deve conhecer na Sardenha?

Quais são as 5 atrações que você deve conhecer na Sardenha? Descubra agora:)

4 3.516

Quais são as 5 atrações que você deve conhecer na Sardenha?

A Sardenha, uma ilha que surpreende o visitante pelos seus contrastes naturais, luzes e cores, é uma região de antiquíssimas tradições, imerso em uma natureza selvagem e imaculada. É um dos destinos turísticos mais renomados na Itália (e amados pelos turistas que desejam dar uma pausa do stress urbano para retirar-se em um lugar simples e refinado). E não é só isso, a Sardenha não oferece apenas a natureza e o estilo, mas também história, cultura, atividades de todos os tipos e produtos artesanais de altíssimo nível.


POR QUE CONHECER A SARDENHA?


Situada no centro do Mediterrâneo, com um território prevalentemente montanhoso, porém sem grandes cumes, a Sardenha presenteia o visitante com uma atmosfera natural única, ao mesmo tempo áspera e doce. É raro ver a presença do homem em certas áreas, na verdade, pois as vastas superfícies permaneceram magicamente intactas. Há cervos, cavalos selvagens e grandes predadores e a natureza é rica de pequenas zonas desertas, bacias e bosques exuberantes com árvores inclusive milenares.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


Nos locais mais frequentados o mar reina, contrastando com as suas cores, e se insinua nas enseadas sinuosas ao longo das costas e praias Não é fácil achar uma prioridade para as encantadoras belezas que se pode admirar na Sardenha, assim como é pouco selecionar apenas cinco lugares imperdíveis, (é muito pouco, perto do que pode oferecer esta ilha).

Sardenha costa rei
Sardenha costa rei

Digamos que estes podem ser considerados apenas um pequeno gostinho para depois se aprofundar, estou certa disso. Vamos descobrir esta ilha!

Quais são as cidades que merecem ser visitadas? Que tipo de viagem posso esperar? E quais os monumentos, itinerários e lugares dos quais não posso perder?

Você encontrará respostas para todas essas perguntas, basta continuar a ler.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


Esse é o primeiro de tantos posts que quero escrever sobre essa ilha maravilhosa, por isso continue comigo..


LEIA MINHA DICA DE ROTEIRO NA SARDENHA COM CARRO


Bem, iniciemos a descobrir alguns dos maravilhosos lugares disponíveis nesta ilha mágica, que jaz esplêndida pelo Mar Tirreno.

Prontos para partir?

Eis os 5 lugares imperdíveis da Sardenha e que você deve absolutamente colocar no teu itinerário

Nurague de Barumini

Em primeiro lugar colocamos este Nurague, que é sem dúvidas o mais importante e mais bem conservado dos mais de 7.000 nuragues espalhados por toda a ilha. Chamado também de “Su Nuraxi”, foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO em 1997 e definitivamente é um dos lugares para se visitar na Sardenha.

Su Nuraghi arumini
Foto de Ivan Sgualdini

Para mais informações veja o site oficial dos Nuraghi


É um dos cinquenta lugares italianos inseridos pela UESCO na World Heritage List (Lista de Patrimônio Mundial).

Segundo a UNESCO, o Nurague de Barumini, que se destaca como o exemplar mais bem conservado de todos os nuragues sardos, é um importante testemunho de quão bem uma comunidade pré-histórica soube utilizar de modo fantástico e inovador os materiais e as técnicas de construção da época.

Barumini é o símbolo da Sardenha dos grandes monumentos de pedra, um lugar sugestivo e misterioso de se visitar. Não se sabe muito sobre a antiga civilização nurague. Contudo, se tratava de um povo de pastores e camponeses, que viveu divido em pequenas comunidades na Sardenha e, por oito séculos, construiu estas estruturas extraordinárias.

Existem cerca de 7.000 nuragues em toda a Sardenha, porém a utilização desses edifícios nunca foi comprovada, muito provavelmente eram fortalezas, também alguns estudos sugerem que os nuragues seriam, na realidade, templos.

Nuraghi sardenha
Nuraghi sardenha
O Arquipélago La Maddalena

Em segundo lugar, colocamos o Arquipélago La Maddalena, composto de sete ilhas maiores, é outro lugar da Sardenha considerado patrimônio mundial pela UNESCO, assim declarado em 1994. As suas águas são claras e limpas; é possível fazer excursões de meio dia ou dia inteiro, que permitem visitar aquelas pequenas praias e enseadas acessíveis apenas por mar, de natureza ainda intocável e de emocionante beleza.

Arquipelago La Madalena Sardenha
Arquipelago La Madalena Sardenha

O Arquipélago La Maddalena é um parque geomarinho que se estende por uma superfície de cerca 20.000 hectares, entre terra e mar. O Parque Nacional inclui toda a área marinha do Arquipélago La Maddalena e também a área terrestre (em outras palavras, todas as ilhas e ilhotas pertencentes ao território do município de La Maddalena). Está localizado mais ao norte da Sardenha, na Costa Esmeralda. É constituído por sete ilhas maiores (La Maddalena, Caprera, Budelli, Santo Stefano, Santa Maria, Spargi e Razzoli) e por diversas ilhotas menores, banhadas por um mar maravilhoso e transparente.

boat-670005_1920

Dentre as ilhas maiores, Caprera tornou-se famosa por ter acolhido Garibaldi durante o seu exílio, a sua casa é hoje um museu aberto ao público. O Arquipélago de La Maddalena foi declarado Parque Nacional em 1994 e é com certeza uma das zonas mais belas e intocadas da Sardenha.

Praia rosa na sardenha
Praia rosa na sardenha

As inúmeras praias e enseadas do Arquipélago são conhecidas pela sua limpeza e muito apreciadas pelos turistas, sejam eles italianos ou estrangeiros. A Cala Cosara é considerada uma das mais lindas: fica na ilha de Spargi e é conhecida pela sua areia branca fininha e pelo mar cristalino. A Praia Rosa, na ilha de Budelli, é sem dúvidas a mais pitoresca, e leva o nome da característica coloração rosa de sua areia, devido à quebra das conchas dos minúsculos animais marinhos.

  Alghero e Bosa

Fascinantes e únicas, Alghero e Bosa, que colocamos em terceiro lugar – não em termos de importância – são duas regiões turísticas da Sardenha das quais devem ser visitadas, ficam na costa noroeste. Alghero mostra ainda hoje os traços de seu passado catalão, com um centro histórico atrativo e praias maravilhosas. O calçadão com ruas estreitas e pavimentadas, protegido por torres e muros que parecem castelinhos de areia, oferece um passeio com a brisa do mar infinito (de sábado à noite é até difícil caminhar de tanta gente, mas sempre lindo pelo panorama que se aproveita).

Alghero

Bosa já é menorzinha, tem o encanto romântico das cidades banhadas por rios e uma rica bagagem de tradições por toda a sua história de vida. Cittadina, igualmente característica, não apenas pelo Malvasia (o vinho típico), mas também pelo belo centro histórico que, visto de longe, não pode passar sem uma foto: uma fileira de casas coloridas com vista para um rio tão limpo.

Bosa
Bosa

O amanhecer é recepcionado pelos golfinhos que vem do Golfo! Tudo emoldurado por um castelo que, do alto, parece tomar conta da cidadezinha e de sua tranquilidade.

Os Murais de Orgosolo e o Museu de Mamoiada

Em quarto lugar estão os murais de Orgosolo e o museu de Mamoiada. São dois lugares tradicionais na Sardenha, localizados no coração da ilha, em Barbagia, na província de Nuoro. Orgosolo é conhecida pelos seus murais (há cerca de 150 deles), enquanto Mamoiada pelas suas típicas máscaras de carnaval (é possível admirar todas elas, e muito mais, no Museu de Máscaras Mediterrâneas da cidade).

Museu de Mamoiada
Museu de Mamoiada

Ao visitar Orgosolo, será possível descobrir em cada esquina de seu curvilíneo centro histórico, murais esplêndidos pintados por famosos pintores, que foram a esta cidade para testemunhar, com suas obras, um passado difícil e de duros protestos. Prosseguindo pela Mamoiada através de uma estradinha panorâmica, que divide as fazendas dos dois centros, chegamos a um museu onde estão conservados exemplares extraordinários de máscaras carnavalescas, testemunhas de um passado distante repleto de ritos pagãos. Em toda a Barbagia, mais do que em outras partes da ilha, o homem mantém uma relação com o passado, ao qual se sente ligado e se reconhece nele.

Orgosolo
Orgosolo
O Cânion de Gorroppu

O Cânion mais profundo da ilha, e um dos mais profundos da Europa, fica na região de Ogliastra, na parte sudeste da Sardenha. É um lugar para se visitar mas, sobretudo, para se viver – onde é possível admirar a natureza mais selvagem da ilha e caminhar nas terras centenárias. Diz-se que, em Ogliastra, há uma pedaço de terra mágica: quem tem a chance de passar em cima dessa terra terá uma vida longa. Ninguém sabe onde ela fica, mas por que não tentar a sorte?

     

Canyon Gorroppu em Sardenha
Canyon Gorroppu em Sardenha

O território barbaricino, imerso na serra de Supramonte, é rodeado por densas florestas e lindas floreiras, onde encontramos o mais imponente desfiladeiro natural da Itália e da Europa: o Cânion de Gorroppu, também conhecido como o “Gran Canyon da Europa”.

Este é um dos símbolos mais fascinantes e impressionantes dos montes de Gennargentu. As enormes paredes verticais superam 400 metros de altura – etapa aconselhadíssima para quem visita a Sardenha. Aventura bem cansativa, mas com panoramas encantadores e caminhos ímpares que mostram o espetáculo oferecido pela natureza. Para esta excursão é aconselhável levar consigo um ou dois litros de água, também tênis para caminhada, roupa confortável e muita vontade de andar pelas diversas subidas e descidas. Aconselha-se reservar a subida de jeep, custa 15 euros (bem pagos, já que a vontade de subir a pé vem acompanhada com força física nula).


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

Conclusão

Existem lugares onde é possível reencontrar-se e redescobrir o senso de tempo, uma dimensão mais natural – lugares onde a palavra “harmonia” tem um significado tangível e concreto, onde o tempo assume uma outra dimensão a ser descoberta, onde podemos afiar nossos sentidos, até então dormentes pela vida cinzenta da cidade. Viajar pelas praias primitivas, onde se pode ainda cruzar o olhar com habitantes da região, trocar algumas palavrinhas e talvez até sentar à mesa como um hóspede para saborear aquelas iguarias que só se vê nos lugares de origem. É possível encontrar tudo isso e mais um pouco nessa maravilhosa ilha!

Como Chegar na Sardenha?

A Sardenha é a segunda maior ilha do Mediterrâneo e possui três aeroportos internacionais, que ligam a outras cidades da Itália e outros destinos pela Europa.

Para quem escolhe o aéreo, os principais aeroportos com serviços regulares de voos são três: Cagliari, na costa sul, é o principal aeroporto da ilha e oferece conexões com os principais aeroportos italianos e europeus, com serviços regulares de vôos. O aeroporto fica a 7,5 km do centro de Cagliari e é acessível através de:

  • TREM FS, de Elmas à Estação Central de Cagliari, em 9 minutos, custa €1,25.
  • RADIOTÁXI, em 10 minutos até o centro da cidade.
  • ÔNIBUS ARST, do Aeroporto até a Estação Central de Cagliari, Praça Matteotti, de 30 em 30 minutos.
  • A PÉ, pela ciclovia (tanto pelo centro quanto por Macchiareddu e Capoterra).

O outro aeroporto é o Olbia, na costa nordeste, e o Alghero, na costa noroeste.

Por balsa

As conexões com as balsas são frequentes no verão; as companhias ultimamente têm oferecido barcos velozes, que permitem uma viagem de apenas 6 horas. Sardenha é acessível por todos os portos do continente italiano. As destinações em Sardenha são: Cagliari, Porto Torres, Olbia, Golfo d’Aranci (Olbia) e Arbatax.

Aconselha-se fazer reserva no verão! A reserva para a alta temporada abre normalmente no fim de março, começo de abril.

Companhias marítimas com destino para a Sardenha:

  • Tirrenia (www.tirrenia.it ) Genua – Porto Torres;Olbia, Arbatax;
  • Civitavecchia – Olbia, Arbatax, Cagliari;Fiumicino – Golfo Aranci, Arbata;
  • Moby Lines (www.mobylines.it);Genua – Olbia;Livorno – Olbia;
  • Civitavecchia – Olbia;Corsica Ferries ( www.corsica-ferries.it)
  • Livorno – Golfo Aranci;
  • Civitavecchia – Golfo Aranci; Grimaldi (Grande Navi Veloci, www.gnv.it); Genua – Porto Torres; Genua – Olbia;

Espero que isso tenha sido útil para você!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

4 Comentários
  1. Anastácia Diz

    Estive semana passada e amei cada minuto na ilha! As praias de Spiaggia Capriccioli e Cala Coticcio são imperdíveis! A localização do hotel Balocco em Porto Cervo é perfeita! Ótimos restaurantes, mercados e farmácias próximos ao hotel! Super indico.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Valeu pela super dica querida! 🙂 grande abraço
      Ana Patricia

  2. Herica Diz

    Parabens pelo post…apesar de sua beleza, a Sardegna ainda é um destino pouco desconhecido para muitos brasileiros…

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      REalmente!!! espero que o blog possa ajudar trazendo informações sobre esses lugares maravilhosos como por exemplo Sardenha, Apulia e Calabria mas tão pouco conhecido pelos brasileiros:)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.