10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo

Com sua capital L'Aquila, Abruzzo surge entre o Mar Adriático e os Apeninos centrais. Chamada de ‘região verde’, por conta de sua abundante natureza, é uma região que vai fazer você se apaixonar! Vamos saber mais?

0 82

10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo

Abruzzo, como toda a Itália, abriga verdadeiras joias! Com uma natureza esplêndida, a região fica no coração da Itália e nos oferece diversos pontos interessantíssimos, tanto do ponto de vista natural quanto do ponto de vista histórico e cultural. Hoje te conto quais são os 10 lugares imperdíveis da região de Abruzzo. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias! 

Nossa Introdução

Abruzzo é uma região italiana localizada a leste de Roma, entre o Adriático e os Apeninos. A região é, predominantemente, rodeada por parques e reservas naturais e, não à toa, é chamada de ‘região verde’. Abruzzo também abriga aldeias medievais e renascentistas e tem como capital L’Aquila, que é uma encantadora cidade cercada por muralhas. L’Aquila ganhou fama no mundo por conta do violento terremoto que destruiu a cidade, em 2009, porém já brilha esplendorosa como antes do desastre. A costa da região também impressiona e suas praias são magníficas!

Um pouco de história…

A região é habitada desde os tempos pré-históricos e, por ali, passaram diversos povos como os Sabini, Marsi, Marruccini, Frentani e Sanniti. Passou a ser alvo de Roma com a Segunda Guerra Samnita, em 326 a.C., e na época imperial a região se destacou por seu grande desenvolvimento econômico, que vinha do pastoreio de ovelhas. A parte industrial e comercial também ganhou força, e fizeram com que a região chamasse por diversos povos cheios de ambição como lombardos, francos, normandos e aragoneses,

Abruzzo passou por significativas mudanças na sua política e no seu comércio, o que fez com que iniciasse uma decadência em toda a zona regional. Ao longo do tempo, Abruzzo passou por diversas crises, batalhas, ciclos migratórios e duas guerras mundiais. Seu esplendor voltou com força total na segunda metade do século XX e, desde então, Abruzzo segue firme, forte, e belíssima! Mas, afinal: quais sãos os 10 lugares imperdíveis de Abruzzo? Vamos descobrir agora!

Nota:

  • A lista não segue ordem do ‘melhor para o não tão bom assim’; é apenas uma referência.

1) 10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo: Rocca Calascio (Calascio, província de L’Aquila)

Impossível não começarmos a lista com um dos cartões postais da região de Abruzzo: Rocca Calascio. Símbolo da região está em um esporão rochoso no Parque Nacional Gran Sasso e Monti della Laga. Ali você encontra o magnífico Castelo de Rocca Calascio, que é uma construção que parece ignorar a passagem do tempo. Ele foi erguido totalmente em pedra branca, que domina o Vale do Tirino e o planalto de Navelli, e está localizado a 1.500 metros de altura. Esse castelo é um dos mais altos de toda a Itália e é, realmente, imperdível. O castelo faz parte da lista da National Geographic como um dos 15 castelos mais espetaculares do mundo. Não preciso nem dizer que a vista de lá é cinematográfica, não é mesmo?! Não à toa foi cenário de filmes famosos e, entre eles, podemos citar Lady Hawke e o Nome da Rosa. Leia também: Dez castelos para visitar na Itália?

Curiosidade:

Há uma antiga lenda que relacionada ao Barão Corvo de Corvis, membro da família proprietária do castelo nos anos 1600. Dizem que o Barão utilizada uma regra chamada “Ius Primae Noctis” que nada mais era do que obrigar todas as mulheres da cidade a passarem a noite de núpcias com o Barão, e não com seus maridos. Esta prática absurda foi alterada por uma jovem que, ao se casar e aceitar a proposta, ela simplesmente esfaqueou o Barão até a morte e, ao deixar o recinto, “carimbou” sua mão ensanguentada em uma rocha da torre.

2) 10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo: Santo Stefano di Sessanio (província de L’Aquila)

No Parque Nacional Gran Sasso que, inclusive, fica perto de Rocca Calascio, você encontra a belíssima aldeia de Santo Stefano di Sessanio. Este local é uma joia arquitetônica e encanta seus visitantes. O projeto de grande parte da cidade é de Daniele Kihlgren, um jovem empresário sueco que adquiriu a parte das casas abandonadas do centro histórico e as organizou em um hotel harmoniosamente integrado à estética medieval da vila. A melhor maneira de explorar o local é uma bela caminhada! Por isso: coloque sapatos confortáveis e não deixe de ver Porta e a Piazza Medicea, a Casa del Capitano e o Palazzo delle Logge. Se tiver disposição, siga também para a bela igreja da Madonna del Lago.

3) 10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo: Lago di Scanno (Villalago/Scanno, província de L’Aquila)

Algumas pessoas veem esse Lago em forma de coração, mas fato é: o Lago Scanno é um dos mais míticos e românticos de toda a Itália. Há diversas lendas sobre sua origem e formação, e hoje é outro cartão postal de Abruzzo. Localizado dentro do Vale do Sagitário, o Lago Scanno é cercado por natureza que impressiona! É um local super tranquilo e ideal para quem quer fugir dos grandes centros turísticos. Uma vez ali, não deixe de visitar o centro histórico de Scanno. As lojinhas de artesanato são cheias de charme e peças únicas. Vale a visita!

4) 10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo: Grotte di Stiffe (San Demetrio ne ‘Vestini, L’aquila)

Um dos lugares mais diferentes e lindos de toda a região é o conjunto de grutas de Stiffe. No município de San Demetrio ne ‘Vestini, essas grutas são de um esplendor único! As grutas ficam no Parque Natural Regional de Sirente-Velino e é ideal para quem gosta de natureza e destinos mais calmos. O local é vasto e apresenta diversas grutas cheias de beleza. A visita só pode ser realizada com guia e você pode entrar em três salas das principais cavernas sendo a Sala do Silêncio, a Sala da Cachoeira e a Sala das Concreções. Além das grutas, você pode observar os Cânions, os lindos lagos, as cachoeiras e as diversas estalactites e estalagmites – que apresentam formas bem diferentes algumas vezes.

5) 10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo: Roseto degli Abruzzi (província de Teramo)

Não podemos falar de Abruzzo sem falar da incrível costa do Adriático. Uma das localidades marítimas mais belas da região é Roseto degli Abruzzi. Apesar de ser uma cidade “nova”, surgiu em 1860, a cidade apresenta diversas rosas plantadas por todo o território, dai o nome. Em Roseto você pode passar um dia agradabilíssimo, tranquilo e na beira do mar.

6) 10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo: Eremo di San Bartolomeo in Legio (Roccamorice, província de Pescara)

A zona rural da região de Abruzzo é outro território lindo! Ali você encontra o diferente Eremo di San Bartolomeo em Legio que fica, literalmente, dentro de uma rocha. A rocha tem 50 metros e fica a uma altura de 700 metros acima do nível do mar, ou seja: a vista dali é única! Para chegar até ali você pode usar a escada esculpida na própria rocha e aproveitar de uma incrível varanda rochosa. O Eremo di San Bartolomeo em Legio é uma das etapas do “Caminho do Espírito”, que é uma trilha com 70 km localizada dentro do Parque Nacional Majella. O trajeto completo pode ser realizado em 3 ou 4 dias e é uma experiência fantástica!

7) 10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo: Costa dei Trabocchi (província de Chieti)

Outra localidade marítima impressionante! Aliás, é considerada a parte mais linda de todo o litoral de Abruzzo. A costa passa ao longo da SS16 Adriatica, e vai desde Francavilla al Mare a San Salvo, passando por Ortona, Fossacesia, San Vito Chietino e Vasto. O trecho de Abruzzo começa em Ortona, e é aqui que você encontra praias protegidas por falésias e um mar azul que parece querer nos hipnotizar.

Mas, afinal, o que são “trabocchi”?

Os trabocchi são construções de madeira semelhantes a palafitas, e eram muito usadas para pesca. Você pode observá-las espalhadas ao longo da costa de Abruzzo e a Costa dei Trabocchi corresponde ao trecho mais bonito delas. Nesse trecho você também encontra diversas reservas naturais regionais e, entre elas, sugiro uma visita na Reserva Natural Regional de Punta Aderci e na Reserva Natural Regional de Lecceta di Torino di Sangro. É difícil dizer qual é a mais bonita! Que tal um Passeio de barco pela Costa dei Trabocchi? Clique aqui para saber mais!

8) 10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo: Miracolo Eucaristico de Lanciano (província de Chieti)

Lanciano é uma cidadezinha que respira história! Aqui fica um Santuário muito especial: o Santuário do Milagre Eucarístico de Lanciano. O Santuário abriga um relicário que contém as hóstias e o vinho do ano 700, e de acordo com a tradição, durante a missa, o monge viu os elementos se transformando em carne e osso. Todos os pesquisadores que analisaram as relíquias confirmaram que, de fato, o evento aconteceu e é algo único no mundo. A relíquia também é considerada o milagre mais antigo conhecido pela história cristã atual, ou seja, realmente é algo imperdível! Leia também: Turismo religioso na Itália?

9) 10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo: Fortaleza de Civitella del Tronto (Civitella del Tronto, provincia de Terame)

Com 25.000 metros quadrados e 500 metros de comprimento, a Fortaleza de Civitella del Tronto é uma das maiores e mais majestosas fortalezas da Europa. Ali você poderá ver as praças de armas, passarelas de patrulha, quartéis e muito mais! A estrutura domina a vila de Civitella, na localidade de Val Vibrata e, dentro dessa fortaleza, há também o Museu Histórico de Armas e Mapas Antigos.

Dica

  • Depois de visitar a fortaleza, vá para a cidade! Ali você pode passar por uma das ruas mais estreitas do mundo e a mais estreita da Itália: a famosa Ruetta d’Itália. Com seus 43 cm de largura, essa ruazinha era ideal para os soldados passarem sem serem percebidos. Uma foto ali é de lei e divertidíssima!

10) 10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo: Basilica di Santa Maria di Collemaggio (L’Aquila)

Uma palavra define este local: majestosa! A Basílica de Santa Maria di Collemaggio fica na capital da região, L’Aquila, e foi encomendada no final do século XIII pelo Papa Celestino V. É uma verdadeira obra de arte! Realmente um lugar lindíssimo que vale a pena conhecer. Essa construção se apresenta cheia de detalhes e sua fachada é de uma beleza quase inexplicável, toda ordenada com azulejos brancos e cor-de-rosa que, juntas, foram o fundo de três rosáceas e alguns portais. Dentro da igreja é possível observar influências dos diversos povos que passaram por ali como bizantinos, árabes, sicilianos e toscanos. A estrutura foi severamente danificada pelo terremoto de 2009, mas foi totalmente restaurada e, atualmente, já é apresentada em sua gloriosa forma original.


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre o melhor da bela Itália!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

10 lugares imperdíveis na região de Abruzzo! Claro que falar de uma região como Abruzzo não é fácil e seria impossível listar TODAS as belezas que essa região tem a nos oferecer, porém saiba que Abruzzo é uma região encantadora e, embora não seja tão escolhida para turismo, vale considerar alguns lugares para incluir no seu roteiro. Abruzzo é incrível e nos oferece o melhor dos mundos: montanhas, praias, história, cultura, arquitetura e lugares, realmente, muito especiais! Organize sua viagem e inclua Abruzzo em seu roteiro: você não vai se arrepender!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!