Como é a acessibilidade em Veneza para deficientes físicos?
Muitos pensam que Veneza não é uma cidade muito ‘fácil’ para se locomover, principalmente para os deficientes físicos, mas esses ‘muitos’ (graças a Deus!) estão bem enganados. Os canais que cruzam a cidade e pontes que ligam um ‘pedaço de terra’ a outro, são muito bem adaptadas para todos os visitantes, inclusive deficientes físicos. Vamos ao nosso post do dia?Como é a acessibilidade em Veneza para deficientes físicos? Saiba aqui sobre o programa especial para pessoas deficientes físicas em Veneza, você pode saber tudo sobre esse incrível projeto clicando aqui! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
1) Como é a acessibilidade em Veneza para deficientes físicos? NO AEROPORTO
Veneza é formada por 121 ilhas interligadas por 435 pontes e, graças a uma política de transportes públicos muito eficaz e às mudanças realizadas ao longo dos anos pela administração municipal, Veneza conta com quase 70% da superfície histórica da cidade acessível às pessoas com deficiência. A excelente acessibilidade se mostra já no Aeroporto Marco Polo , que fica a, mais ou menos, vinte quilômetros do Centro Histórico de Veneza. Leia também Quanto vou gastar em uma viagem a Veneza?
Ônibus no Aeroporto
Para ir até lá você pode utilizar a linha nº 5 do ônibus ACTV que possui acessibilidade para cadeiras de rodas. No aeroporto há toda uma estrutura para deficientes físicos e é possível subir ou descer usando o elevador especialmente equipado para cadeiras de rodas. Outra importante facilidade é a assistência oferecida aos passageiros com deficiência, para ter um serviço ainda mais primoroso, informe suas condições na hora da reserva da passagem para que, quando você chegar, a equipe responsável pela assistência já esteja a postos.
2) Como é a acessibilidade em Veneza para deficientes físicos? NO TREM
Se você está pensando em utilizar o trem, não se assuste: desde 2011 a rede ferroviária italiana tem entre suas tarefas o compromisso de garantir a acessibilidade das estações a todos os cidadãos que partem, transitam e chegam, com especial atenção às pessoas com deficiência ou pessoas com mobilidade reduzida. Eles prestam os serviços de assistência adequados na estação e informações específicas para os passageiros, oferecendo, inclusive, um mapa especial para o deficiente poder conhecer Veneza de maneira cômoda e segura.
Pontos de Atendimento
Os pontos de atendimento ficam em mais de 270 estações gerenciadas por 14 salas azuis, pontos de recepção e organização, funciona todos os dias, das 06h45 às 21h30. Lá você encontra: recepção na estação, acompanhamento a bordo do trem de partida ou do trem de chegada na saída ou entrada na estação, orientação caso seja necessário trocar de trem para seguir viagem para outro ponto da Itália, empréstimo da cadeira de rodas para utilizá-la dentro da estação, subida e descida para o trem por empilhadeira para usuários de cadeira de rodas, etc.
Sala Azul
A chamada Sala Azul (ou o canal de contato da companhia ferroviária) propõe ‘encontros’ a cada 30 minutos ou em caso de solicitação. É um serviço gratuito e que funciona muito bem! Para quem está de carro, é possível estacionar na Piazzale Roma, na garagem municipal. Para aqueles que desejam deixar o carro na Ilha Tronchetto, você pode estacionar no Interparking Itália, que tem cerca de 3.500 vagas de estacionamento cobertas. A partir daqui pegue a linha do transporte aquático ACTV n.º 2 ou n.º 6. Nos estacionamentos você encontra elevador e vagas especiais.
Importante Saber
- O cartão de estacionamento do Brasil NÃO VALE na Itália. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui! A locomoção na cidade, claro, não é perfeita, mas conhecendo os serviços disponíveis, é possível fazer um passeio memorável.
- Se possível faça o passeio por Veneza com, pelo menos, um acompanhante.
3) Como é a acessibilidade em Veneza para deficientes físicos? NOS VAPORETTOS
Os Vaporettos são, particularmente, bem equipados para pessoas com deficiência física. Os desembarques (mais de 55 pontos de embarque e desembarque no Grande Canal e ao longo das fundações do centro histórico) estão adaptados às necessidades das pessoas com deficiência. O acesso é feito através de um elevador adaptado e utiliza um passadiço flutuante, conectado a um barco que facilita o embarque em qualquer pessoa de acordo com diferentes níveis de maré. Em suma, este é o único sistema de transporte público italiano totalmente acessível!
Os serviços públicos de transporte de água em Veneza são gerenciados pela ACTV e para informações sobre horários e rotas, consulte o site da empresa. Todos os barcos públicos são acessíveis, única diferença de acessibilidade, e por questão de segurança, é quando a maré estiver muito alta! Mas nesse caso os serviços não operam normalmente e são casos isolados.
Bom Saber
- Os vaporettos em Veneza, das linhas 1 e 2, as linhas principais do Grande Canal, transportam até 4 cadeiras de rodas de cada vez. Já os barcos a motor e as lanchas da linha LN, que liga a cidade ao Lido de Veneza e à costa de Cavallino – Punta Sabbioni são acessíveis, mas eles transportam somente uma cadeira por vez.
Informações Úteis – MAPA DE ACESSIBILIDADE
Veneza também oferece um mapa de acessibilidade aos visitantes e reúne o máximo de informações disponíveis. No mapa há, inclusive, indicações do grau de dificuldade para acessar lugares X e/ou Y.
- Cor verde: são acessíveis por barco ou pontes especiais;
- Cor verde claro: também possuem ótimo acesso;
- Cor branca: não contam com acesso para deficientes físicos.
Atrás do mapa você encontra a localização dos balcões de informações do Município, terminais turísticos como estação ferroviária, aeroporto, estação marítima, estacionamentos, pontos de embarque e desembarque de transportes públicos, banheiros públicos, pontes facilitadas, etc. Para fazer download do mapa, você pode clicar aqui!
Dicas
- A dica para economizar MUITO é reservar com antecedência.
- Como já citamos também: cuidado com o excesso de bagagem! É bem complicado se locomover com grandes volumes e as pontes, escadas e ruas estreitas de Veneza, não ajudam muito!
Assista esse vídeo e saiba: [CURIOSIDADES] PASSEIO DE GÔNDOLA EM VENEZA: QUANTO CUSTA? O PREÇO PODE VARIAR? DICAS E MAIS! Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como é a acessibilidade em Veneza para deficientes físicos? A Itália está, realmente, muito empenhada em conquistar todos os turistas e expandir suas atrações a todos. Não só em Veneza, mas como em outras cidades, o portador de deficiência física não encontrará maiores problemas para se locomover com tranquilidade e fazer passeios inesquecíveis! Não podemos dizer que a Itália é um exemplo de acessibilidade, mas eles estão trabalhando com carinho para que isso aconteça em breve!
Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!