Favignana: uma ilha mágica na Sicília

Quando falamos da Sicília muito lugares nos surgem em mente, porém um dos mais lindos deles é pouco conhecido por turistas estrangeiros: é a Ilha de Favignana. A ilha faz parte de um arquipélago, o de Egadi, e é um destino imperdível para os amantes de praias paradisíacas.

0 62

Favignana: uma ilha mágica na Sicília

Hoje vamos para a região da Sicília, localizada no sul italiano, mais precisamente para um paraíso chamado Ilha Favignana. Com praias esplêndidas e cheias de beleza, é o destino ideal para quem quer passar dias deliciosos entre cultura, natureza, paz e tranquilidade. Vamos? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias

Que tal um vídeo para se apaixonar por Favignana?

Nossa introdução

Uma das regiões mais famosas do sul italiano é a Sicília. A região abriga verdadeiras joias culturais, históricas e, claro, naturais. É nessa região que encontramos o arquipélago de Egadi, onde fica localizada uma das ilhas mais bonitas de todo o país: a Ilha Favignana. Favignana é a principal ilha do pequeno arquipélago de Egadi, as outras duas são Marettimo e Levanzo, e fica a poucos quilômetros da costa noroeste da Sicília, na província de Trapani.

Um pouco sobre a Ilha Favignana

A ilha Favignana remonta ao período Paleolítico superior. Há diversos vestígios de antigos assentamentos humanos que foram encontrados, especialmente, nas cavernas Faraglione e Pozzo, localizadas na área de San Nicola. Essa zona era conhecida pelos antigos gregos como Aegusa – Αιγούσα – que quer dizer “ilha das cabras”. O nome atual da ilha remonta à Idade Média e, dizem, deriva do nome de uma corrente de vento quente que vem do oeste, o Favonio.

Hoje trago para vocês a sugestão de um itinerário dividido em três dias por Favignana. É um itinerário pensado para quem quer conhecer a localidade com calma, sem pressa, e tirando o máximo proveito desse pedaço de paraíso na Terra. Prontos? Então: vem comigo!

1) PRIMEIRO DIA: VILA DE PESCADORES, PIAZZAS, CALA ROSSA E CALA ROTONDA

Chegando a Favignana, o primeiro lugar que nos chama atenção é, sem dúvida, a vila de pescadores presente ali. Do século XVII, o local é uma delícia, cheia de vielas muito características e muito agradáveis. As ruas aqui foram construídas com pedras do Monte Erice e são um charme! É ali que você encontrará diversas lojas de artesanato, produtos locais, e alguns pontos turísticos.

É ali, também, que você encontra as 3 praças da cidade: Piazza Marina, Piazza Madrice e Piazza Europa. Não deixe de caminhar ao longo do calçadão: observar o mar dali nos oferece uma sensação deliciosa de paz e tranquilidade.

Saindo dali, você pode ir direto para a Cala Rossa. Essa é a praia mais famosa de Favignana e já foi eleita diversas vezes a praia mais linda de toda a Europa.

Dica:

  • Aproveite a praia pela manhã, quando tem menos gente, pois ela costuma ficar lotada tanto de turistas quanto de moradores locais, que adoram essa região!

Almoce nessa região e, após uma caminhada beira a mar, siga para outro lugar muito especial: Cala Rotonda. Esse local oferece um dos pôr do sol mais lindos de toda a Sicília! É IMPERDÍVEL! A praia aqui não é com areia, é feita com um cascalho fininho e que pode, inclusive, machucar os pés, por isso não é a praia ideal para quem quer, por exemplo, tomar um solzinho. Mas tomar um aperitivo por ali, enquanto aguarda o espetáculo que o sol nos oferece no final do dia: é delicioso! Vale a pena? DEMAIS!

2) SEGUNDO DIA: BUE MARINO, CALA AZZURRA E LIDO BURRONE

Depois de uma noite merecida de descanso, seguimos para a fantástica Bue Marino. Esse local nos oferece uma falésia com vista para o mar que encanta até mesmo os olhares mais exigentes! Porém, devo dizer: por aqui, o acesso à água não é fácil, mas o panorama e o esquema de cores que a natureza nos oferece é algo extraordinário! O melhor horário para visitar esse local é pela manhã, pouco antes das 08h00.

De lá você pode ir para a esplêndida Cala Azzurra. Pelo nome, já dá para termos ideia do que encontraremos por ali, não é mesmo? Sim! Um mar azul magnífico, que nos convida a perder o olhar por ali por horas. A água aqui é cristalina, o mar tranquilíssimo e é perfeito para quem AMA estar à beira mar sem ver o tempo passar. Sem contar que, aqui, a água é mais quente do que em outras localidades.

Se você preferir uma praia “completa”, ou seja, com facilidades como cadeira e guarda-sol, sugiro que você siga para o Lido Burrone. Por aqui você pode alugar esses equipamentos. Aqui no Lido Burrone há diversas opções para quem não quer se preocupar com nada em termos de equipamentos para passar o dia todo na praia.

Porém, como disse anteriormente, Favignana não é somente sol e mar, há diversos pontos históricos e culturais. Vamos conhecer alguns deles?

3) TERCEIRO DIA: PASSEIO CULTURAL

Depois de dias descansando no mar, você pode fazer um passeio cultural por Favignana.

Um dos locais imperdíveis que você precisa incluir no seu itinerário é, sem dúvida, o fantástico Castelo di Santa Caterina. Sugiro dois momentos muito especiais para você visitar o catelo: ou de manhã, bem cedinho, para ver o sol nascer, ou no final da tarde, para poder ver o castelo tingido de dourado com a luz do pôr-do-sol. O castelo fica no coração da ilha e nos apresenta um caminho panorâmico que encanta nossos olhos!

A história do Castelo

A história deste castelo é bem antiga, e alguns historiadores dizem que o Castelo de Santa Caterina foi erguido em um local onde existia uma torre de vigia, que teria sido construída pelos sarracenos durante a sua dominação, em 810. No entanto a aparência atual do local remonta ao século XV, quando a cidade estava sob o domínio aragonês. Ele foi construído em calcário local, se apresenta em uma forma quadrangular e surge no topo de uma pequena colina de onde se pode desfrutar de uma vista deslumbrante da vila de Favignana e da ilha de Levanzo.

Antica Tonnara

Outro local imperdível é a Antica Tonnara. Essa é a antiga fábrica de Florio, e não fica muito longe do porto. Aqui você pode conhecer todo o passado de Favignana e se apaixonar pela família Florio, responsáveis pela criação do atum enlatado! Aliás, Favignana ficou muito famosa no século XIX graças à Tonnara Florio. Em 1841 a família comprou as armadilhas de atum de Favignana e Formica e fundaram a fábrica. Depois do abandono, a fábrica foi renovada e se tornou uma joia da arqueologia industrial. O museu que existe ali, hoje, nos apresenta uma verdadeira aula sobre a pesca, produção e conversação do atum. É um passeio bem interessante! O ingresso custa 6 euros e pode ser comprado, sem problemas, in loco.

Dica:

  • Se você AMA pôr do sol e quer ter outra opção para admirar esse espetáculo da natureza, siga para Punta Sottile. O sol, conforme se põe, nos oferece panoramas belíssimos, cheios de beleza, que parecem trocar de cor passeando pelo dourado, rosa, laranja e vermelho!

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

BÔNUS

  • Não deixe de visitar as outras duas ilhas do Arquipélago de Egadi: Levanzo e Marettimo. Você pode chegar até as duas de barco que fazem o trajeto entre todas as ilhas diariamente.
  • Em Levanzo, você pode fazer um passeio pelo centro da cidade, que é bem charmoso, e aproveitar para visitar três praias lindíssimas: Cala Minnola, Cala Fredda e Cala Tramontana.
  • Em Marettimo, faça caminhadas! Há diversas trilhas que nos oferecem paisagens lindíssimas, todas imersas na natureza que, graças a Deus, foi pouco – ou nada – tocada por mãos humanas!

Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Conclusão

Favignana: uma ilha mágica na Sicília! Se você busca um lugar lindo, diferente, e cheio de magia para passar suas férias no sul italiano, você acaba de encontrar: Favignana, um pedacinho de paraíso na Terra que parece ter sido desenhado por mãos divinas!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.

O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!




Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!