O que fazer em um dia em Mântua?
Entrando em Mântua, capital da província da Lombardia, se entende imediatamente o fascínio que tem encantado ao longo dos séculos, artistas e poetas de todas as idades e origens, desde o rio Mincio, onde a cidade fica à frente, foram criados três lagos artificias que a abraçam, refletindo as suas belezas e os monumentos. Vamos saber o que fazer em um dia em Mântua? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
É nascida das águas que uma lenda narra sendo as lágrimas da profetiza Manto, águas que podem transmitir poderes proféticos para aqueles que bebessem. Das águas sobe frequentemente uma névoa fina e aveludada, que envolve toda a paisagem de uma atmosfera misteriosa entre juncos e flores de lótus que são sobre a superfície dos lagos. Faça um passeio guiado por Mântua!
A história da cidade, pátria do poeta latino Virgílio, se concentra nos quatro séculos do senhoril dos Gonzaga, deixando louváveis depoimentos do seu esplendor, começando pelo suntuoso Palácio Ducale, que é acessado a partir da Piazza Sordello, considerada o ponto de apoio das atividades políticas e culturais de Mântua renascentista. CLIQUE AQUI PARA DICAS SOBRE MÂNTUA!
1) O que fazer em um dia em Mântua? CONHEÇA O CENTRO HISTÓRICO
A maravilhosa cidade de Mântua, ainda pouco turística, contém um grande número de lugares e monumentos históricos para ser vistos, de fato, são numerosos os palácios, museus, igrejas e lugares interessantes para visitar em Mântua. Se quer visitar Mântua em um só dia, um bom percurso começa com a entrada no centro histórico de Mântua pela Ponte de San Giorgio, onde é possível admirar o famoso skyline muito fascinante, principalmente ao pôr do sol. Depois de atravessar a ponte, encontrará a frente o Castelo de San Giorgio, ponto de confluência das ruas que margeiam os três lagos de Mântua (Lago Superior, Lago Inferior, Lago do Meio).
2) O que fazer em um dia em Mântua? VISITE O CASTELO SAN GIORGIO
O Castelo de San Giorgio a planta quadrada é composto por quatro torres angulares e circundado por uma fossa com três pontes e relativos pontes levadiças. Turistas de toda parte do mundo chega à fortaleza para admirar o Quarto dos Esposos pintado por Andrea Mantegna entre 1465 e 1475, presente do artista para a família dos Gonzaga, para vê-la é preciso reservar previamente.
3) O que fazer em um dia em Mântua? VISITE O PALÁCIO DUCAL
Margeando pelo lado direito do Castelo de San Giorgio, se entra na Piazza Sordello, verdadeiro coração de Mântua Renascentista. Mântua viveu um dos seus maiores esplendores durante a época renascentista, quando Federico II Gonzaga foi intitulado como Duque de Mântua pelo imperador Carlos V. No lado esquerdo da Piazza Sordello encontramos o Palácio Ducal, que era a residência dos Gonzaga no século XIV, onde muitos tesouros, entre eles quadros, estátuas e tapeçarias são mantidos. Aqueles que nós acreditamos que vocês não devem perder são: o quarto dos esposos, os quartos de Pisanello, a Corte Velha, o apartamento das tapeçarias de Raffaello, o apartamento de Isabel d’Este quando viúva.
4) O que fazer em um dia em Mântua? VISITE O DUOMO
Sempre na Piazza Sordello encontramos um outro monumento digno de nota, o Duomo de Mântua, dedicado a San Pietro. Foi construído no século XIII e reestruturado por Giulio Romano em 1545. O Duomo é uma construção esplêndida, que vale a pena visitar pela sua particular estrutura arquitetônica e pela riqueza de obras e pinturas renascentistas como o Campi, o Ghisi e o Viani.
5) O que fazer em um dia em Mântua? VISITE OS PALÁCIOS
Na Piazza Sordello, onde se encontra o Palácio Vescolvile, desde 1823 sede episcopal e Palácio Boncolsi (chamado também Palácio Castiglioni). Passando a abóboda da Piazza Sordello encontramos o centro histórico de Mântua. Prosseguindo em direção a rua Accademia, encontramos o Palácio da Academia Nacional virgiliana.
Talvez estejam se perguntando o porque da importância de visitar esse imponente edifício do século XVIII, projetado pelo mesmo arquiteto do Teatro alla Scala de Milão, Giuseppe Piematini, a pedido de Maria Teresa d’Austria. O motivo é muito simples, guarda uma joia amada e apreciada também pelo pai do jovem Wolfgang Amadeus Mozart: o Teatro Bibiena, o teatro “Científico” de Antonio Bibiena.
6) O que fazer em um dia em Mântua? VISITE A VIA ADIGÒ
Depois de ter atravessado a praça onde é presente também o monumento de Dante Alighieri, prosseguimos o nosso percurso pela Via Adigò, para encontrar outras maravilhosas metas como: Praça Broletto, Palácio del Podestà, o Arengario, o beco Sottoportico dei Lottonai, o Museu Tazio Nuvolari e Learco Guerra.
7) O que fazer em um dia em Mântua? VISITE A PRAÇA ERBE
Chegando a Praça Erbe, admiramos o Palazzo della Ragione, construído em 1250, a Torre do Relógio (com um exemplar do relógio astronômico), a Rotonda di San Lorenzo, a igreja mais antiga de Mântua (em 1082), a base circular, construída pelo modelo de Santo Sepolcro di Gerusalemme.
A Praça das Ervas
Praça das Ervas em Mântua é delimitada pelas arcadas das casas tardo góticas e renascentistas, entre elas a Casa do Mercante, construída em 1455 pelo mercante Boniforte da Concorezzo. O Palazzo della Ragione fez parte daquele núcleo de edifícios cidadãos que surgiu na idade Média. O edifício foi modificado muitas vezes, desde meados do século XIII. No século XV, os arcos foram construídos e em 1472 foi construída a Torre do Relógio, desenhada por Luca Fancelli.
8) O que fazer em um dia em Mântua? VISITE O PALÁCIO TE
Depois de atravessar todo o centro histórico, andamos em direção a parte meridional da cidade para visitar o Palácio Te, que é a residência mais fascinante e misteriosa de Mântua. Foi desejado pelo marquês Federico II Gonzaga, que estava procurando uma casa para o seu entretenimento, é decorado com símbolos e imagem de mitos. Considerada a Vila do ócio e lazer, foi projetada de 1525 a 1535 por Giulio Romano, um aluno de Raffaello. Antigamente, o Palácio Te surgia no centro de uma ilha circundada pelas águas de um lago e de um bosque verde.
O Percurso da Visita
O percurso de visita inclui: o Cortile d’Onore, a Sala dos Cavalos, os quartos de Amore e Psiche, dos Ventos, das águias, a suntuosa Camera degli Stucchi e o Quarto dos Gigantes, o maior e mais notório Palácio Te. Com o mesmo ingresso podemos visitar também o Palácio San Sebastiano. Erguido entre 1506 e 1508 por vontade de Francesco II Gonzaga, marido de Isabella d’Este, esse palácio foi construído como uma residência para repouso e lazer do senhoril de Mântua.
9) O que fazer em um dia em Mântua? VISITE A CASA DO MANTEGNA
Hoje, o palácio é a sede do Museu da Cidade: através do seu percurso de visita, descobrirá a arte antiga e moderna e os Triunfos de César, as cópias do século XVII do original de afrescos que descrevem as vitórias de César. Perto do Palácio San Sebastiano tem também a Casa do Mantegna, um centro de exposições temporárias e ponto de referência para o debate cultura de Mântua. A inteira construção parece girar em torno desse núcleo redondo que, pela sua forma, é separado de qualquer outro tribunal da Renascença, maior ênfase na originalidade do artista Mantegna.
Mapa 01 com as atrações em Mântua
Mapa 02 com as atrações em Mântua
Como Chegar a Mântua?
1) Como Chegar a Mântua? DE AVIÃO
Mântua é acessível de avião pelo aeroporto “Catullo” de Verona Villafranca que fica a 20 km do centro da cidade de Mântua. Chegando no aeroporto de Verona é possível chegar até Mântua com ônibus que ligam o aeroporto ao centro de Mântua.
Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
2) Como Chegar a Mântua? DE TREM
Se preferir viajar de trem, podemos chegar a Mântua muito facilmente, pois a sua estação é um ponto de passagem por todas as maiores linhas ferroviárias. Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
3) Como Chegar a Mântua? DE CARRO
Enfim, se quisermos viajar de carro, podemos chegar nessa cidade utilizando a autoestrada A22, A4 e autoestrada do Sol, segundo o ponto de partida. Uma vez chegando em Mântua, poderemos facilmente nos locomover pelo serviço de circulares presentes na cidade.
Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Vai viajar pela Itália de carro?
Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Assista esse vídeo e saiba: Como estacionar na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que fazer em um dia em Mântua? Rica de inestimáveis tesouros de arte, Mântua, pátria do poeta Virgílio, conquista com o seu fascínio aristocrático e com certeza merece uma visita! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Adorei seu post! Estou planejando a próxima viagem à Itália em Novembro e pretendo conhecer Bolonha, Ravena, Ferrara, Modena, Parma e estava em dúvida sobre a última cidade. Mas agora já decidi: Mantova sim! Muito obrigada!
🙂 que bom que te ajudei!! 🙂