Por que visitar Apúlia?
O “salto da bota” da Itália realmente tem muito a oferecer a seus visitantes. É uma área fantástica pelas suas cores, pelos seus sabores e perfumes. Conhecida também como “Le Puglie”, a Apúlia , certamente é um território com significado pluralista, um lugar que esconde vários perfumes, suspensos pela natureza, história, tradução, gosto e espiritualidade – para ser visitada em todos os meses do ano. Mas afinal por que conhecer a Apúlia? Vem com a gente e saiba tudo sobre essa região fantástica! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Primeiro, precisamos saber que a Apúlia é uma região de mar, planície e montanha e que, historicamente, sempre teve um papel de união entre Ocidente e Oriente. Por ser banhada pelos Mares Jônico e Adriático, oferece praias limpas, com mais de 800 km de costa – e é lá que estão as maiores salinas do “Bel Paese”. A Apúlia é uma fileira de terra que se estende pelo mar com praias maravilhosas para todos os gostos, como as arenosas Torre dell’Orso e Porto Cesario nas rivieras de pedra em Otranto e Santa Maria di Leuca, onde se encontram com o Mar Jônico, cristalino e calmo, e o Adriático, de um azul intenso.
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!1) Por que visitar Apúlia? PORQUE O MAR É CRISTALINO!
Há uma infinidade de possibilidades para os amantes do mar, desde Gallipoli, conhecida como a “Pérola do Salento”, ao Gargano, chamado de “Calcanhar da Itália”, e que abriga as extraordinárias Ilhas Tremiti. A Apúlia é também uma região de imensas planícies, como por exemplo o Tavoliere della Capitanata, caracterizado pelas vastas superfícies de areia que proporcionam uma vista simplesmente fantástica. Leia também Quais são os 10 lugares imperdíveis da Apúlia?
2) Por que visitar Apúlia? PORQUE SUA NATUREZA É ENCANTADORA!
A natureza torna-se mais uma vez a protagonista em Apúlia, com o Parco Nazionale delle Murge e também o de Gargano com a floresta selvagem Umbra, as salinas e os lagos, conhecidos pelas paisagens montanhosas e pelas tradições religiosas e festividades do povoado. Não dá para deixar de visitar também a reserva marinha de Torre Guaceto, as gargantas profundas de Laterza e as vastas dolinas de Altamura que, com sua paisagem espetacular, caracterizam a zona interiorana da região. Leia também: 10 Masserias Incríveis para se Hospedar na Puglia!
3) Por que visitar Apúlia? PORQUE TEM TRADIÇÃO E HISTÓRIA!
Outra razão pela qual se deve visitar Apúlia está na história e na tradição da música popular e na dança Tarantolato, que se tornam os verdadeiros protagonistas das festas de verão. Outra parte por qual merece dar uma passadinha são as aldeias da região. Para quem deseja fazer uma viagem pela história, a Apúlia oferece uma série de lugares que narram as antigas origens desta terra: desde a pré-história até a Magna Grécia, da Era Imperial ao Renascimento e o luxo barroco de Lecce e de Salento. Leia também: Itinerário de carro pela Puglia?
4) Por que visitar Apúlia? PORQUE POSSUI CIDADES TURÍSTICAS INCRÍVEIS!
A região possui cidades com características únicas e com uma energia muito especial. Alegria e acolhimento são alguns dos adjetivos que podemos relatar sobre suas cidades. Vamos conhecer algumas?
Bari
Uma cidade com séculos de história, Bari, a capital da região, vai te permitir sentir o gostinho do que é a Apúlia. Podemos dizer que essa cidade foi bastante disputada no passado, Romanos, Bárbaros, Bizantinos e Normandos são alguns dos povos que brigavam pelo lugar. E com isso, sempre ficou um pouco da cultura de um e outro povo, portanto é um lugar com um riqueza cultural invejável!
Piazza del Ferrarese, Basílica di San Nicola, Piazza Mercantile, Castello Svevo, são algumas das atrações para conhecer em Bari. Um outro ponto que é muito interessante de se conhecer é o Porto de Bari e pista de caminhada a beira mar, pois são belíssimos! O conjunto, mar, Pôr do Sol, o movimento dos barcos e das pessoas, realmente vale a pena ser contemplado! Leia também: Vamos conhecer Bari e suas belezas?
Lecce
Essa é a cidade mais barroca da Apúlia, tanto que é chamada de “Florença do Sul”, devido principalmente as construções de seu Centro Histórico que são no estilo Barroco. Quando você estiver passeando pelas ruas e vielas da cidade, perceberá que os edifícios possuem detalhes suntuosos e muitas vezes repleto de flores, um encanto.
O Teatro Romano, é uma das testemunhas da história de Lecce e prova a presença romana na cidade. A Praça e Catedral de Lecce, a Basílica di Santa Croce, a Igreja de São Mateus devem estar na lista de pontos a se conhecer. Que tal tomar um café em um lugar legal? Vá até a Praça de Santo Orôncio, lá você vai encontrar muitas lojinhas, restaurantes e cafés! Leia também: Vamos visitar Lecce na Apúlia?
Alberobello
Pense em uma cidade diferente de tudo que você já viu? Com seus “Trulli“, que são casinhas em formato de cone, construções únicas e exclusivas da região da Apúlia. Eu considero os “Trulli” uma verdadeira obra de arte, pois incrivelmente são erguidas somente com pedras, não se utiliza nem cimento, nem tijolo e nem madeira, somente a arte de encaixar as pedras, realmente incrível! O Trullo Sovrano é o maior da cidade, e vale uma visita.
Mas o que mais pode ser visitado em Alberobello? A Igreja de Santo Antônio e as construções dos Trulli Siameses, a bela Basílica Minori Dei Santi Medici, dedicada a Cosme e Damião (padroeiros da cidade) e o Museu do Território e a Casa Pezzolla, são lugares para você conhecer e sentir um pouquinho mais a energia da cidade. Leia também: Vamos conhecer Alberobello, a cidade dos Trulli?
Polignano a Mare
Sem dúvidas uma cidade que você não pode deixar de conhecer quando estiver na Apúlia. Conhecida como a “Pérola do Adriático”, possui um mar de um azul esplendoroso. A cidade fica localizada em cima de uma encosta, o que faz com que possamos admirar belíssimas vistas panorâmicas.
Uma outra curiosidade sobre a cidade é que, foi lá que nasceu Domenico Modugno, o cantor original da música “Nel blu dipinto di blu”, não lembra qual é? E se eu disser: “Volaareeee, oohhh, Cantareee, oooooh…” lembrou qual é? Pois bem, existe até uma estátua em homenagem a ele e que você pode tirar foto. Falando em foto, um dos pontos principais para fazer altas fotos, é no Lama Monachile, pois possui um vista lindíssima do mar!
O pontos turísticos que aconselho a fazer uma visita são Centro Histórico da cidade, a Praça da Igreja Matriz, onde você encontrará aTorre do Relógio e um presépio de pedra do século XVI. Além disso várias praias, uma mais linda que a outra, e grutas compõem as belezas naturais da cidade. A gruta mais famosa é a Grotta Palazzese, a qual possui um restaurante em seu interior! Gostou de Polignano a Mare? Então leia também o nosso post O que fazer em Polignano a Mare em um dia?
Existem outras cidades lindas na região da Apúlia, como Ostuni, a cidade branca, Gallipoli, Otranto e Vieste. Uma coisa eu te digo com certeza, lugar bonito não falta nessa região para se conhecer e se apaixonar.
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça mais essa cidade incrível na Apúlia!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Por que visitar Apúlia? Acho que depois de tanta coisa linda que falamos sobre a Apúlia, com certeza você ficou interessado em conhecer mais essa região espetacular da Itália. Tenho certeza que depois que você a visitar, suas energias serão renovadas e você vai querer voltar!
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!