Quais são as 10 localidades do Vêneto que devo conhecer?

A região de Vêneto é muito especial, sem dúvidas! Aqui no Viajando para Itália vamos apresentá-la em, quase, todos os seus detalhes. Fique com a gente e delicie-se com essa região fantástica.

9 25.287

Quais são as 10 localidades do Vêneto que devo conhecer?

O Vêneto e suas sete províncias saberão te encantar desde o primeiro momento da sua estadia nessa região. Não importa se organizou uma viagem em uma das cidades do Vêneto ou se pensa em passar férias no mar ou montanha. Poucas outras regiões italianas poderão oferecer uma gama de atividades variadas como o Vêneto. Mas afinal quais são as 10 localidades do Vêneto que devo conhecer? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos assim como a nossa querida leitora Vanete! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!

Destaque para foto da nossa leitora ♥ Vanete Brambatti ♥ em Veneza. Nosso agradecimento por sua contribuição ao Blog Viajando para Itália

Quais são as 10 localidades do Vêneto que deve conhecer?
Foto Autorizada pela nossa leitora Vanete Brambatti em Veneza

Nossa Introdução

É uma das regiões com uma grande variedade de atrações impressionantes, praças românticas e destinos maravilhosos para oferecer aos visitantes, da cidade da lagoa Veneza passando por Pádua, Verona e as longuíssimas praias de areia até as montanhas recortadas pelas Dolomitas. Grandes áreas para esquiar, belíssimos itinerários para excursões, extensos vinhedos e colinas férteis, lagoas paradisíacas, praias animadas, cidades e praças de notável importância histórica, é o que te espera nas sete províncias do Vêneto. Tire bastante tempo para poder descobrir com tranquilidade as belezas dessa fascinante região. O Vêneto apresenta inúmeras atrações naturais e artísticas com algumas “excelências” absolutamente imperdíveis. Aqui em nosso blog apresentarei as 10 localidades do Vêneto que são imperdíveis.

1) Quais são as 10 localidades do Vêneto que deve conhecer? VENEZA

Primeira etapa de um percurso ideal para a descoberta dessa região, poderia ser Veneza. Com a sua lagoa, suas ilhas e o Canal Grande, com suas maravilhosas construções antigas e ricamente decorados que lembram o esplendor da antiga República Marítima. VEJA NOSSAS DICAS SOBRE VENEZA.

Veneza é uma cidade sem igual no mundo, lindo também no inverno com aquela aura nostálgica e sonhadora. Uma cidade inteiramente construída sobre a água com um passado glorioso não tão longe só pode atrair hordas de turistas. Romântica, melancólica, carnavalesca e aristocrática, Veneza é tudo isso. Acredito que no mundo não exista uma cidade parecida com tanta arte e beleza.

Atrações em Veneza

Diferente das outras cidades, não existe um centro histórico e é dividida em seis distritos, cada um dos quais tem um caráter particular. É o sonho de muitíssimos viajantes ir ao menos uma vez na vida nessa cidade de atmosfera misteriosa e romântica. Essa cidade é riquíssima de monumentos e arte, a incrível Praça San Marco, a Ponte dos Suspiros, o Palácio Ducal, a Basílica de San Marco, as inumeráveis ruazinhas cheia de lojas e oficinas artesãs, as igrejas ornamentadas de telas, esculturas e afrescos de cada época, os museus e as pracinhas escondidas, os famosos “campi” e “campielli”. Cada lugar que se vê tem uma história e muito fascínio.

Quais são as 10 localidades do Vêneto que deve conhecer?
Veneza

2) Quais são as 10 localidades do Vêneto que devo conhecer? VERONA

Além de Veneza, uma outra cidade linda e romântica é Verona. Apesar do centro não estar em os maiores, é literalmente cheio de pequenas e grandes jóias. DICAS SOBRE VERONA?

Atrações em Verona

Das igrejinhas às pontes, passando da encantadora arena romana até a casa da apaixonada mais famosa da Itália, Julieta, cada ângulo dessa cidade te presenteará uma emoção e uma lembrança para guardar. Inicie pela Praça Brá, se preparem para uma caminhada saudável, e partir para a descoberta de uma das cidades mais fascinantes de toda a península. Leia também Como ir a Verona a partir de Veneza?

Quais são as 10 localidades do Vêneto que deve conhecer?
Panorâmica de Verona

3) Quais são as 10 localidades do Vêneto que devo conhecer? PÁDUA

Certamente, Pádua merece uma visita, cidade rica de obras de arte e sede de um prestigioso centro universitário. DICAS SOBRE PÁDUA?.

Atrações em Pádua

Pádua, a cidade da cultura por excelência, oferece aos visitantes muitas atrações, da Basílica de Santo Antônio, meta privilegiada do turismo religioso, à magnífica Cappella degli Scrovegni (ou Capela Arena), inteiramente afrescada por Giotto, uma obra de arte sem tempo. O Jardim Botânico de 1545, rico de plantas medicinais, é também um Patrimônio da Humanidade.

Quais são as 10 localidades do Vêneto que deve conhecer?
Pádua

4) Quais são as 10 localidades do Vêneto que devo conhecer? VICENZA

Como esquecer Vicenza, a cidade do palladio e cidade do ouro, pela antiga tradição orive da mesma. DICAS SOBRE VICENZA.

Atrações em Vicenza

Um pequeno centro histórico, mas rico de grandes obras arquitetônicas, que vão da Basílica palladina ao espetacular Teatro Olímpico. Tudo isso cercado por esplêndidas vilas palladianas. Construídas nos anos de 1500, sob comissão das famílias da alta burguesia local, esses edifícios são um verdadeiro espetáculo.

Quais são as 10 localidades do Vêneto que deve conhecer?
Centro histórico de Vicenza

5) Quais são as 10 localidades do Vêneto que devo conhecer? DOLOMITAS

Embora existam muitos que pensam que as Dolomitas são uma prerrogativa do Trentino, é bom repetir que boa parte desta gama de montanha está localizada na região do Vêneto. DICAS SOBRE AS DOLOMITAS?

Atrações nas Dolomitas

As Dolomitas preservam alguns dos mais lindos lugares para visitar na Itália. Oferecem cenários fabulosos em qualquer estação do ano, assim como muitas atividades esportivas ao ar livre, em pequenas aldeias que parecem pertencer a um passado distante, lagos pitorescos com mil reflexos e localidade conhecida a nível internacional.

Em particular, a seção Ampezzana (onde Cortina é talvez, a localidade mais conhecida) se localiza inteiramente nessa região e representa um espetáculo paisagístico por todos os esquiadores e por quem ama panoramas e vistas de tirar o fôlego. A fama centenária da Cortina d’Ampezzo se deve, principalmente, ao fascínio único e sedutor das suas montanhas nevadas e das magníficas pistas de esqui, entre as mais desafiadoras das Dolomitas.

Quais são as 10 localidades do Vêneto que deve conhecer?
Dolomitas

6) Quais são as 10 localidades do Vêneto que devo conhecer? TREVISO

Treviso, chamada também de Travisium, cidade murada e “urbs picta” (cidade pintada), animada por canais do rio Sile e das características estradas com barbacã. DICAS SOBRE TREVISO? 

Atrações em Treviso

Piazza dei Signpro, coração do centro histórico, é a praça dos cafés e dos encontros. Muitos a definem uma “cidades de águas” pelos canais que a atravessam. Quase todas as ruas ao redor são emolduradas por elegantes edifícios, conservam ainda fragmentos de pinturas e afrescos no estilo gótico. Por isso o nome Treviso, “urbs picta” (cidade pintada). Não pode perder o Duomo do século XII, precioso trabalho feito por Tiziano e Pordenone (grande rival de Tiziano) e Piazza dei Signori. Treviso é uma cidade elegante, rica de lojas cuidadas e de produtos locais, incluindo a famosa chicória vermelha e que pode ser apreciado em diversas preparações e em menus especiais.

Quais são as 10 localidades do Vêneto que deve conhecer?
Treviso

7) Quais são as 10 localidades do Vêneto que devo conhecer? BELLUNO

Quando chegamos a Belluno, a primeira coisa que chama nossa atenção é a tranquilidade e o silêncio, qualidades atualmente bastante raras. Passeando pelo centro histórico se descobre uma cidade em uma escala humana, não alterada do ritmo frenético da vida moderna.

Atrações em Belluno

Uma cidade que manteve o estilo de vida próprio da montanha. Injustamente deixada à margem dos principais itinerários turísticos do Vêneto, a porta das Dolomitas, oferece tudo aqui que se pode esperar de uma cidade alpina: um centro histórico antigo, vista panorâmica, um anfiteatro de montanhas e o mais importante, é a única cidade italiana cujo território é parte de um parque nacional. 

Quais são as 10 localidades do Vêneto que deve conhecer?
Belluno

8) Quais são as 10 localidades do Vêneto que devo conhecer? MONTAGNA

Em todo território do Vêneto existem lugares lindos para ver, como as aldeias medievais realmente interessantes, entre essas, a aldeia de Montagnana, na província de Pádua, deve ser visitado. DICAS SOBRE MONTAGNANA? 

Atrações em Montagna

Ao longo de toda parede da fortaleza se admiram lindíssimos merlãos do tipo guelfos. Os Carraresi, senhores de Pádua da metade dos anos 1300, aumentaram e reforçaram as paredes da cidade. Um dos elementos característicos da aldeia é o Castelo de San Zeno, utilizado até a Primeira Guerra Mundial. As paredes fortificadas são muito famosas, e até hoje mantidas em ótimas condições. O interno da cidade foi desenvolvido, seguindo uma instalação do tipo renascentista e na pequena cidade não faltam avenidas largas e luminosas.

Quais são as 10 localidades do Vêneto que deve conhecer?
Montagnana no Veneto

9) Quais são as 10 localidades do Vêneto que devo conhecer? ASOLO

Mesmo as menores cidades são ricas de história e cultura, um exemplo disso é Asolo, espetacular aldeia medieval, pequena joia entre as colinas da região de Treviso, chamada pelo poeta Carducci (século XIX) de “a cidade dos cem horizontes”, que mantém um fascínio inalterado com as suas pequenas pralas, as estradas características, as vistas de paisagens circundantes (as colinas de Asolo) e suas amplas vistas panorâmicas.

Atrações em Asolo

Nas colinas de Asolo, a Maser (província de Treviso) surge a Vila Barbaro, uma das obras primas de Andrea Palladio, desenhada em 1560 por Daniele Barbaro, patriarca de Aquilea, e Marco Antonio Barbaro. A vila é afrescada pelo grande Paolo Caliari, chamado de Veronese, ao lado da vila tem o Museu delle Carrozze.

Quais são as 10 localidades do Vêneto que deve conhecer?
Asolo

10) Quais são as 10 localidades do Vêneto que devo conhecer? ROVIGO

Visitamos também o menor das obras primas da província de Vêneto, que é a cidade de Rovigo. DICAS SOBRE ROVIGO?

Atrações em Rovigo

No entanto, há numerosas atrações que Rovigo oferece aos seus visitantes, derivadas sobretudo das dominações, primeiramente de Este e depois de Veneza, que presentearam à cidade um grande número de monumentos a disposição dos tantos visitantes que todo ano decidem de visitar a capital do Vêneto. Mesmo que os “frios” números não possam competir com outras cidades do Vêneto (sobretudo Veneza, Verona e Pádua), descobrirão que Rovigo também, mesmo pequena, é capaz de oferecer uma maravilhosa experiência.

Quais são as 10 localidades do Vêneto que deve conhecer?
Rovigo (Fonte www.italiancook.ca)

Curiosidades sobre a Região do Vêneto

Curiosidades que poucos sabem sobre a Região do Vêneto. Se você gosta de saber tudo sobre o lugar que vai visitar então não perca algumas curiosidades sobre essa incrível região!

Texto de álgebra mais antigo do mundo!

Em Veneto, há o texto de álgebra mais antigo do mundo! Entre as fronteiras da região de Veneto foi encontrado o dito primeiro livro de matemática do mundo, chamado de “A arte do Ábaco”. Nesse texto há os princípios da álgebra e ele foi descoberto em Treviso, em 1478. Ele permanece lá até hoje.

Civilização mais antiga

O povo veneto é mais velho que os romanos: a civilização da região é muito mais antiga que a romana. De fato, como descrito na Ilíada, o povo da região lutou contra o exército grego ao lado dos troianos. Roma ainda nem existia na época.

O Futebol 

O futebol existe em Veneto desde o século XV: parece surpreendente, mas o futebol já era praticado no território conhecido como Serenissima desde o século XV. E, dizem, que havia, inclusive, um campeonato entre a realeza.

Elena Lucrezia Cornaro Piscopia

A primeira mulher a ser formar em uma universidade italiana: Elena Lucrezia Cornaro Piscopia foi a primeira mulher a desafiar as autoridades que não toleravam que as mulheres frequentassem a universidade e se graduassem. Elena enfrentou as autoridades e, em 25 de Junho de 1678, se formou em Filosofia pela Universidade de Pádua.

As Leis Venetas

Benjamin Franklin se inspirou nas leis Venetas para escrever a Constituição Americana: a Constituição e as leis nos EUA foram elaboradas por Benjamin Franklin durante o período em que ele foi a Veneza e ficou por lá durante um ano; ali ele se inspirou nas ‘regras’ da cidade e usou muitas delas para escrever a Constituição Norte Americana.


Como Chegar a Região do Vêneto?


Graças aos numerosos elos de ligação desta região com o resto da Itália e com outros países, chegar ao Vêneto é muito simples: avião, trem, carro particular ou ônibus permitem a chegada em Veneto sem problemas.

1) Como Chegar ao Veneto? AVIÃO

Além do famoso aeroporto Marco Polo em Veneza, que representa a principal escala internacional da região. A lista de aeroportos em Vêneto compreende o aeroporto de Verona Valerio Catullo e o de Treviso, frequentemente indicado como Veneza – Treviso, com muitas companhias “low cost”.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como Chegar ao Veneto? TREM

O Vêneto tem uma rede ferroviária muito ampla, graças a ela é possível chegar em quase qualquer zona da região. As principais cidades de arte do Vêneto são coligadas de frequentes ligações jornaleiras, ideais para prazerosas excursões para um dia, ou para organizar férias em mais etapas.

O elenco de estações ferroviárias do Vêneto é disponível no site da Trenitalia, a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como Chegar ao Veneto? CARRO ALUGADO

O Vêneto é bem ligado com o resto da Itália através uma funcional rede de estradas. É atravessado da oeste a leste pela autoestrada A4 Torino – Trieste. Pelo norte é possível chegar através a autoestrada A22 Brennero – Modena. Pelo sul sempre com a A22 Brennero – Modena e, sobretudo, pela A13 Bolonha – Pádua. VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLO DE ROTEIROS

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na sessão Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com Tradução Juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Preciso de carteira de motorista internacional para dirigir na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O Vêneto é uma região de mil faces, guarda tesouros da natureza, arte e tradições e nessa espetacular moldura natural que contém um rico patrimônio cultural que torna o Vêneto uma terra de fascínio particular. Apresentei aquilo que, na minha opinião, representa algumas das suas excelências, os 10 lugares para se visitar no Vêneto, para entrar em contato com as diversas almas dessa maravilhosa região.

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!