Qual o melhor período para visitar as vinícolas italianas?
A história da Itália com o vinho é muito antiga e se difundiu no segundo milênio antes de Cristo, quando começaram as plantações das videiras. A Itália se tornou famosa no mundo todo por seus premiados vinhos e muito procurada por amantes de vinhos. Mas os leitores me perguntaram: qual o melhor período para visitar as vinícolas italianas? Hoje eu vou responder aos meus leitores com muita satisfação, pois esse assunto muito me agrada! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Toda a produção de vinhos começa com o início do outono no país. Nesse período é muito comum que as vinícolas, hotéis e restaurantes façam programações especiais para que seus hóspedes e visitantes possam tirar máximo proveito desse momento tão especial! Mas há o período ideal para participar da “raccolta” (colheita) da uva, que é o ponto alto para os produtores de vinho e entra em diversas listas de “coisas para fazer antes de morrer”. Além do mais, é no mesmo período que eles recolhem azeitonas para fazer os fantásticos azeites de oliva italianos! Saiba aqui Como trazer vinhos da Itália para o Brasil?
As uvas que tem prioridade na hora da colheita são as mais delicadas como as Pinot e as do tipo Chardonnay. Depois são recolhidas Aglianico, Montepulciano, Nerello, Nebbiolo, Sangiovese e as demais uvas. Uma coisa é garantida: depois de participar da vindima, você nunca mais vai beber um vinho sem lembrar-se dessa experiência única! Saiba aqui Onde comprar vinhos em Roma, Florença e Milão?
1) Qual o melhor período para visitar as vinícolas italianas? CONHEÇA O CICLO PRODUTIVO
Nas videiras há o ciclo anual que se manifesta com diferentes fases, fruto das características genéticas dos diferentes tipos de uvas que interagem tanto com as condições ambientais quanto com as práticas de cultivo e, de um lado, com a atividade vegetativa da planta e, do outro, com a atividade reprodutiva, que é quando há a formação de frutos e sementes. Podemos dividir o ciclo anual da videira em dois subciclos: o subciclo vegetativo e o subciclo reprodutivo. Saiba aqui Quais são os tipos de vinhos italianos?
Subciclo Vegetativo
O subciclo vegetativo consiste nas seguintes fases:
- crescimento vegetativo que vai de março a abril (brotação) até o início de agosto, quando o crescimento dos brotos dá início a outra fase;
- período de lignificação (quando os raminhos dos cachos se tornam espécies de pequenos galhos secos) da parte de cima da videira, que começa em agosto e termina entre novembro e dezembro; é quando a própria uva indica que é hora de recolhê-la. (dependendo de seu tipo).
- período de descanso no inverno, que vai de dezembro a abril.
Nesse momento surgem duas importantes características para a videira:
- o maior desenvolvimento da parte de cima dos cachos, se comparada com a encontrada na posição média ou basal;
- dominância apical: os botões apicais, durante o seu desenvolvimento, inibem o crescimento das gemas laterais produzindo hormônios (auxinas).
Subciclo Reprodutivo
Já o subciclo reprodutivo ocorre simultaneamente com o subciclo vegetativo, no broto úmido é caracterizado por dois fenômenos paralelos:
- o desenvolvimento dos rebentos nascidos de gomos hibernantes, diferenciados no ano anterior, a floração e a maturação das bagas;
- formação e diferenciação das gemas hibernantes para o ano seguinte, que ocorre de maio até o crescimento das folhas do broto do ano.
Podemos dividi-lo, para uma descrição mais fácil, nas seguintes fases:
- diferenciação de gemas em hibernação;
- floração e frutificação (final de maio – início de junho);
- crescimento da folhagem (meados de junho a agosto);
- maturação e recolhimento das uvas (agosto – setembro).
Abaixo a imagem do esquema completo do ciclo da uva:
Como podemos observar a colheita da uva acontece entre Outubro e Dezembro (podendo ser antecipada), mas as vinícolas funcionam o ano todo para degustação e venda de seus produtos ao público.
Procurando uma mala especial para transportar os vinhos?
A empresa responsável por estes produtos únicos é a Lazenne e eles entregam em qualquer hotel da Europa. Inclusive você poderá pagar com cartão de crédito, e em Reais! Ficou curioso? Então clique no banner abaixo sem compromisso e conheça todos os acessórios. Você vai se encantar!
2) Qual o melhor período para visitar as vinícolas italianas? CONHEÇA O PROCESSO DA VINDIMA
Como é o processo da Vindima? Tudo começa com a análise das uvas. Especialistas acompanham as vinhas durante todo o ano para controlarem seus progressos e/ou eventuais problemas. Depois da análise e de alguns testes, um sommelier junto com um agrônomo dão o O.K. para que se comece a colheita da uva. Feito isso algumas vinícolas abrem as portas ao público para que eles participem efetivamente desse momento, que pode durar até três semanas. Eles ensinam como cortar o cacho da videira (sendo que é necessário estar muito atento para não colher uvas ainda não maduras, murchas ou com mofo por ‘dentro’), como acomodar as uvas nas cestas e quais não recolher; depois disso, para deleite dos turistas, os primeiros quilos de uvas são “trabalhados” como eram antigamente: pisoteados em um tonel.
Claro que hoje a maioria das produtoras de vinhos faz esse processo mecanicamente, mas para manter a antiga tradição viva eles proporcionam esse espetáculo aos seus visitantes. As outras uvas são levadas para ambiente refrigerado, pois devido ao calor podem perder qualidade, e ali já começa todo o processo de produção como prensagem e filtração. Da uva, nada se perde! A casca da uva é utilizada para fazer a famosa “Grappa”, uma espécie de pinga fermentada bem forte e saborosa. Conheça aqui a Rota do Vinho na Toscana!
3) Qual o melhor período para visitar as vinícolas italianas? PARTICIPANDO DA VINDIMA
Aonde ir para participar da vindima? Há algumas vinícolas e hotéis bem tradicionais que recebem visitantes durante esse período. Reforço: sempre confirme o evento, para se certificar que as condições climáticas não irão afetar a colheita da uva.
Importante
Indicaremos a seguir uma vinícola por região, mas há diversas de cantinas abertas. Lembre-se de que é necessário se informar sobre o período que acontecerá a colheita para participar da “vendemmia” O.K.?!
Dicas
Clicando nos links é possível ver a lista de TODAS as cantinas abertas durante a “vendemmia” na Itália;)
- Calábria: La Pizzuta Del Principe
- Campania: Tenuta Pepe
- Emilia Romagna: Tenuta Santa Cecilia
- Lazio: Cantina Del Tufaio
- Lombardia: Nera Vini
- Marche: Garofoli Vini
- Piemonte: Mazzetti
- Puglia: Cantine Le Grotte
- Sardegna: Su’Entu
- Toscana: Donatella Cinelli Colombini
- Umbria: Lungarotti
- Veneto: Salvan
Observação
As regiões da Basilicata, Friuli-Venezia Giulia, Ligúria, Molise, Sicília, Trentino Alto Adige e Valle D’Aosta não divulgaram quais são os estabelecimentos participantes.
Algumas Curiosidades
Os gregos chamavam a Itália de Enotria, que significa “Terra do Vinho”. Isso porque o clima e a geografia do país foram sempre muito apropriados para o cultivo das mais diversos tipos de uva. A Itália é um dos poucos países do mundo onde o vinho é produzido em TODAS as regiões! Você sabia que Bacco, o Deus do vinho, é sempre reverenciado antes de tomar uma taça de vinho; então é muito comum os italianos brindarem e dizerem “per Bacco” (para Bacco), pedindo proteção, harmonia e prosperidade!
O Clima
Muito importante saber: o clima mundial mudou muito na última década e ele é um dos fatores que mais favorece, ou não, a plantação de uva! Por esse motivo é comum que alguns produtores antecipem a “vindima” para evitar prejuízos, tanto pelo calor quanto pela chuva em excesso. Portanto, antes de visitar vinícolas, informe-se com o local escolhido para saber quando será a colheita e se será possível acompanhá-la, O.K.?! Conheça nossa Seção sobre o Clima na Itália!
Assista esse vídeo e saiba: Como transportar vinho da Itália para o Brasil sem quebrar? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Qual o melhor período para visitar as vinícolas italianas? Se puder participe desse momento tão único! É uma experiência sem igual e, após a colheita da uva, normalmente são oferecidos almoços fantásticos aos visitantes! Você não vai se arrepender! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Ana, tudo bem?
Meu nome é Arno e gostaria de saber se há vinícolas perto de Roma para acompanhar um dia de colheita da uva no mês de novembro-2021.
Faço esta indagação pois teremos somente 3 noites em Roma, num roteiro maior.
Grato pela resposta.
Oi Arno, a partir de Roma tem sim algumas vinicolas, que dà para fazer o tour do vinho, porém nao sao todas que permitem esse tipo de experiencia. Se tiver interesse nesse tipo de tour me envie o pedido por email: [email protected] Grande abraço, Ana