Sicília: conheça Stromboli, a ilha feita de um vulcão ativo!

Stromboli é um dos vulcões mais ativos do mundo e é possível vê-lo de perto. Hoje vamos falar com detalhes sobre umas das Ilhas Eólias mais importantes da região da Sicília! Venha com a gente e não perca detalhes importantes sobre a Itália!

0 124

Sicília: conheça Stromboli, a ilha feita de um vulcão ativo!

Stromboli é uma ilha vulcânica que faz parte do incrível arquipélago das Ilhas Eólias, na Sicília. A Ilha fica na bacia do Mar Tirreno, no oeste do Mediterrâneo, e ocupa uma área de 12,2 km quadrados e o vulcão possui 996 metros de altura. Embora seja um dos vulcões mais ativos do mundo, não apresenta grande perigo e pode ser visitada. Hoje vamos conhecer Stromboli, aqui você saberá tudo sobre o Vulcão e suas atrações! Saiba mais sobre as Ilhas Eólias na Sicília clicando aqui!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gostaria de saber mais sobre a Região da Sicília? Então leia nossos Posts Especiais no Viajando para Itália:

Vai chegar diretamente a Itália por Palermo –  Aeroporto Falcone-Borsellino? Então não deixe de ler nosso Post sobre “ Como ir do Aeroporto de Palermo até o centro da cidade?” com várias opções e dicas;)

E se está pensando em chegar a Itália por Roma – Aeroporto de Fiumicino? Então não deixe de ler nosso Post sobre “Como ir do Aeroporto Fiumicino para o Centro de Roma?” com várias opções e dicas;)

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália.

Depois de assistir ao vídeo não deixe de ler também nosso post “O que fazer antes de viajar para a Itália“ e “Qual o melhor roteiro para ir pela primeira vez para a Itália“.


Conheça aqui nossos parceiros e suas opções de Tours em Grupo em Língua Portuguesa nas principais cidades italianas!

CLIQUE AQUI SEM COMPROMISSO E CONFIRA OS PREÇOS!

Nossa Introdução

Antes de tudo!!!! Caso haja perigo aos visitantes, o acesso a Ilha é PROIBIDO! Normalmente há avisos, principalmente nos portos de embarque de onde saem os barcos que levam até a Ilha. São raríssimas, mesmo, as vezes que isso acontece, mas é bom saber porque pode ser que aconteça, O.K.?!


VOCÊ SABIA?

Presenteio meus leitores com 30 minutos de Consultoria GRATUITA para a escolha dos Hotéis.

EU QUERO A MINHA CONSULTORIA AGORA


1) Ilha Stromboli na Sicília. SOBRE O VULCÃO!

Stromboli é um dos lugares mais fascinantes da Região da Sicília, seus habitantes, na região, são chamados de Iddu (ele) e todos são apaixonados por seu precioso vulcão. A área da cratera vulcânica é formada por 3 cones ativos onde a atividade vulcânica é predominantemente explosiva. Os fluxos de lava, porém, são direcionados para uma ampla bacia íngreme em direção ao mar chamada Sciara del Fuoco. Esta atividade consiste em explosões intermitentes de energia média, durando alguns segundos em intervalos de 10 a 20 minutos, durante os quais são emitidas pequenas quantidades de magma, cinzas e blocos, com uma velocidade de saída entre 20 e 120 metros por segundo, alcançando algumas centenas de metros de altura.

Stromboli é o único vulcão na Europa e um dos poucos no mundo que tem permanente atividade eruptiva, mas raramente oferece riscos. À noite, seu brilho pode ser visto a grande distância e, por isso, a ilha é chamada “Faro del Tirreno” (Farol do Mar Tirreno) desde os tempos remotos. As erupções mais violentas do vulcão ocorreram em 1919 e 1930 e ambas, aparentemente, foram causadas pela infiltração de água do mar na chaminé vulcânica, já que o magma quando em contato com a água, causa violentas explosões, o que causa enorme quantidade de vapores e resíduos, podendo, inclusive, causar terremotos.

2) Ilha Stromboli na Sicília. SUAS ATRAÇÕES

Vamos visitar a cidade! Para começar, desembarcamos na área do Porto de Stromboli, que é também o centro da ilha. Chegando a Punta Scari, você percebe todo o charme desta ilha com altas falésias quebradas e pequenas praias de areia negra que se alternam com enseadas e cavernas, casas brancas, a cor das frutas cítricas que repousam em um cone vulcânico que parece grosseiro, mas é simplesmente fascinante, o mar tem um azul muito intenso e brilhante e o sol dá um toque mágico ao panorama!

Subindo o Vulcão

Saindo do porto, siga pela estrada que te levará até a cidade propriamente dita, onde você vai encontrar lojas típicas de artesanato e iguarias locais. Ali encontramos a Piazza San Vincenzo, homônima a igreja localizada no local. Dali começamos a “subida” ao vulcão. O caminho chega até os 450 metros e, apesar do que possa parecer, não é tão acidentado, mas possui densa vegetação, principalmente de arbustos. Superado esse pedaço, vem a parte mais “chatinha”, e é a partir daqui que é obrigatória a presença de um guia! NÃO SUBA NO VULCÃO SOZINHO! Os guias são treinados para, inclusive, ajudar os visitantes em caso de emergência ou no caso de uma erupção repentina, caso aconteça algo eles saberão o que fazer! A caminhada dura, mais ou menos, duas horas e a vista do alto é impressionante!

Dicas
  • Leve uma blusa na mochila por causa da altura, o vento ali é mais geladinho!
  • Lembre-se de subir com calçados confortáveis e seguros para sua caminhada!

Igreja de São Bartolomeu e a Praia de Areia Preta

Depois do passeio retorne para o centro, ali também fica a Igreja de São Bartolomeu, erguida em 1801. Foi aqui que Roberto Rossellini e Ingrid Bergman se hospedaram durante as filmagens de Stromboli Terra di Dio, filme de 1949. Saindo da Igreja siga para Piscità. A estrada dali leva até a uma ampla praia de areia preta que marca o final do centro habitado e o começo da Sciara del Fuoco, que é um espetáculo à noite!

No fim do trajeto de Piscità, fica um pequeno bosque, onde ficava um observatório que hoje é um restaurante. Aqui você está a somente 100 metros da cratera, opte por jantar ali: à noite é possível visualizar as explosões do vulcão que, com o preto da noite, lembram fogos de artifício, é lindíssimo! Não deixe de olhar para o céu: parece que podemos tocar as estrelas em noites mais claras! Leve uma lanterna: a ilha não tem iluminação nessa área!

Ginostra

No dia seguinte você pode conhecer Ginostra, que é uma pequena aldeia ao longo da costa sudeste, mas você só pode chegar ali pelo mar. Seus 30 habitantes (sim, 30 habitantes!) te receberão de forma carinhosa e gentil! A cidade fica em uma encosta íngreme e as poucas ainda estão intactas e são muito tradicionais quando falamos de arquitetura das Ilhas Eólias. Se você não gosta de grandes multidões, seu lugar é aqui!

Lazzaro

Na ilha também é possível mergulhar, mas sempre com instrutores por perto, pois o fundo do mar ali é bem fundo. Já em Lazzaro há uma antiga passarela que nos leva confortavelmente até o mar. Ali na frente, no mar, há um navio militar naufragado que fica a 20 metros de profundidade, se você gosta de mergulho, pode ser interessante!

Está gostando da matéria até aqui? Espero estar te ajudando.
Lembre-se que o Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO! Leia mais clicando aqui!

3) Ilha Stromboli na Sicília. DICAS DE RESTAURANTES

Veja agora algumas dicas de onde comer em Stromboli.

Pardès
  • Nota: cozinha típica, boa comida e ótimas opções de vinhos. É um restaurante pequeno, discreto, mas com ótimos pratos!
  • Onde fica: Via Vittorio Emanuele – Stromboli
  • Horários: de segunda a sábado, das 12h30 às 14h30 e das 18h30 às 22h00. De domingo, das 18h30 às 22h00.
Osservatorio
  • Nota: com ótimo menu, oferece pratos para todos os gostos! A vista, principalmente à noite, é fantástica!
  • Onde fica: Via Salvatore di Losa | Punta la Bronzo – Stromboli.
  • Horários: todos os dias, das 10h00 às 23h00.

4) Ilha Stromboli na Sicília. COMO CHEGAR?

Como chegar? De junho a setembro, você pode chegar a Stromboli saindo de Nápoles, Milazzo, Messina, Palermo e Reggio Calabria.

Saindo de Nápoles

De Nápoles, o barco que segue para Stromboli sai do porto de Nápoles Molo Angioino às 20h00, a viagem é longa, cerca de 9 horas e a empresa responsável é a Siremar; porém, não há paradas.  Se quiser algo mais rápido, há a empresa Snav, que te leva a Stromboli em quatro horas. O barco parte às 14h00, do porto de Beverello.

Saindo de Milazzo

Outra opção é sair de Milazzo.  O bom é que o serviço é oferecido durante todo o ano, mesmo durante o inverno. A empresa que opera o trecho também é a Siremar e faz o trajeto em duas horas.

Saindo de Messina

Saindo de Messina, você pode chegar a Stromboli em 1 hora e 45 minutos. A empresa responsável pelo trecho é a Usticalines, o serviço só funciona durante o verão e começo da primavera, entre 01 de Junho e 30 de Setembro.

Saindo de Salerno

Partindo de Salerno, a viagem dura 5 horas e não é direta, é necessário trocar de barco em Salina. A empresa também é a Usticalines, mas só atende a rota entre 15 de junho e 15 de setembro, com frequência diária.

Saindo de Tropea

Está em Tropea? Sem problemas! Ali há pequenos quiosques de empresas privadas que operam o trecho, basta ir até o porto e escolher a que melhor se encaixa às suas necessidades.

Dica
  • Se tiver tempo e estiver em Tropea, escolha o passeio Stromboli by Night, que lhe permite admirar a Sciara de fogo no escuro da noite! Vale muito a pena!
Saindo de Reggio Calabria

Saindo de Reggio Calabria, para chegar a Stromboli a Usticalines operam o trecho, mas é necessário ir até Messina e trocar de barco.

Dicas

Assista esse vídeo e saiba: Quais são as palavras mais usadas durante uma viagem na Itália? Pedir informações! Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE um guia de viagem para a Itália clicando no banner abaixo e não deixe de conhecer nossos outros Guias de Viagem Clicando Aqui!

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

Informação Importante

Escolhemos os nossos parceiros com muita atenção, mas frisamos que o blog “Viajando para Itália” não se responsabiliza por nenhum tipo de problema durante o serviço prestado indicado.


Conclusão

Visitar um vulcão ativo em ‘forma de cidade’ é, realmente, uma experiência única! Lembre-se de nossas recomendações: contrate um guia caso queira visitar as crateras, não queira ‘economizar’ e se aventurar sozinho! Antes de pensar em economia, pense em sua segurança! No mais, faça as malas e boa viagem! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

Leia também nossos posts especiais:

Quanto vou gastar em uma viagem para Itália?

O que fazer antes de viajar?

Exemplos de Roteiros Turísticos

Quantos dias eu preciso para conhecer a Itália?

Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:

COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?

COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?

COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?


“E agora quem poderá me AJUDAR?”

Muita informação não é mesmo ? Se você leu esse artigo e sentiu aquele friozinho na barriga pensando: E agora???? Quem poderá me AJUDAR??? Não se desespere, pois nós temos a solução.

Como dirigir com neve na Itália?

São tantos detalhes para se pensar: dinheiro, passagens, hotéis, restaurantes, opções de passeio, tempo, deslocamento, segurança, clima, família… que as vezes dá vontade até de desistir, não é mesmo? Mas nós TEMOS A SOLUÇÃO OU O SEU DINHEIRO DE VOLTA (estornamos 100%)Para oferecermos essa GARANTIA é porque temos certeza absoluta que irão gostar dos nossos serviços. Veja os depoimentos de quem fez esse serviço conosco.

Para todas essas questões temos a Consultoria de Elaboração de Roteiro, onde otimizaremos seu tempo através do seu perfil.

 Não, não, não pense que é caro ou fora do seu alcance. Inclusive, provamos a você que é possível gastar bem menos através de um roteiro bem elaborado e personalizado. Continue lendo nosso post.

Vai sobrar dinheiro ?

Como dirigir com neve na Itália?

Otimize seu tempo, conheça mais lugares e poupe seu dinheiro

→ Contratando a Consultoria de Roteiro com antecedência, o nosso serviço será quase gratuito*. E tem mais, você ainda receberá muitos brindes e bônus. Descubra os presentes que você estará recebendo ao longo dessa pré-organização clicando bem aqui!

Clientes que reservam esse tipo de serviço com antecedência (em média 2 a 3 meses) podem economizar mais de 200 Euros com os nossos serviços (que deram um total de, mais ou menos, 90 Euros), ou seja: economizaram na viagem com pequenas mudanças e, só com passagens de trem, dicas de restaurantes, etc,você poupou mais de 200 Euros; além de ter toda a viagem organizada da melhor maneira possível.  Entre em contato conosco e saiba mais…


Conheça também nossas indicações:

 PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para ItaliaAluguel de Carro na Italia Viajando Para ItaliaOnde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus.Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

  Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para ItaliaConsultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro.Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade.A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!