Vamos conhecer Bassano del Grappa em Vêneto?
Atravessada pelo rio Brenta, Bassano del Grappa é um destino pouco conhecido por turistas brasileiros, mas reserva belíssimas surpresas. Famosa por seu bacalhau, aspargos e por sua incrível Grappa, Bassano é o tipo de cidade que surpreende. Vamos ao nosso post do dia? Vamos conhecer Bassano del Grappa em Vêneto? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
1) Vamos conhecer Bassano del Grappa em Vêneto? VISITE A PONTE VECCHIO
O ponto mais visitado e conhecido da cidade é a Ponte Vecchio, também chamada de Ponte Dos Alpinos. A ponte passa por cima do rio Brenta no local mais estreito dele e é o símbolo mor de Bassano. Sua estrutura original era toda de madeira, mas as inundações eram frequentes, principalmente nas épocas das chuvas e, após danos causados pelas guerras, a ponte foi reconstruída várias vezes, até que em 1567, o arquiteto Palladio fez um projeto audacioso para fazer a ponte no melhor estilo romano, porém a ideia foi rejeitada pela administração da cidade e eles decidiram mantes a ponte do jeito que ela sempre foi, mas, dessa vez, se adequando às regras técnicas de segurança e estrutura. Ou seja: você está olhando para uma versão nova do passado! É, de fato, uma ponte belíssima!
2) Vamos conhecer Bassano del Grappa em Vêneto? VISITE O MUSEU DOS ALPINOS
Parada quase obrigatória é também o Museu dos Alpinos. Uma antiga taberna, na cabeceira da ponte indica o caminho: desça as escadas à esquerda e surpreenda-se! A entrada custa um e o local possui duas salas que preservam relíquias e histórias relacionadas da ponte contando um pouco sobre a bela cidade de Bassano.
3) Vamos conhecer Bassano del Grappa em Vêneto? CONHEÇA A VIA DO TABACO
A Via do Tabaco também é interessante. Do lado oposto da ponte, seguindo para o centro e virando à direita ao longo do rio Brenta, fica Via do Tabaco, que cruza o Val Brenta. Recebe esse nome porque, em épocas antigas, era aqui que eles cultivavam o tabaco. Oferece uma bela vista da ponte e de uma parte da cidade.
4) Vamos conhecer Bassano del Grappa em Vêneto? CONHEÇA A GRAPPERIA NARDINI
Uma joia da cidade, claro, não podia deixar de ser uma fábrica de Grappa. A Grapperia Nardini é uma verdadeira instituição da cidade de Bassano. Famosa, não é difícil de encontra-la, até porque a pequena loja está sempre lotada, por isso o movimento te indica exatamente aonde ir. Com diversas grappas para venda e degustação, não deixe de provar as grappas clássicas, que são extremamente saborosas. Para agendar visitas à destilaria, basta clicar aqui e preencher o formulário.
5) Vamos conhecer Bassano del Grappa em Vêneto? VISITE O BELVEDERE E O JARDIM DO PALAZZO
Se você ADORA fotografar, há dois pontos muito interessantes para fazer ótimas fotos: o Belvedere e o Jardim do Palazzo Sturm. O primeiro fica na Via Macello, logo que você sai da ponte, à esquerda. Aqui você encontra a foto clássica da ponte inteira! Para chegar ao segundo ponto, basta você ir até a sede do Museu da Cerâmica: a vista impressiona!
6) Vamos conhecer Bassano del Grappa em Vêneto? VISITE A VILLA CA´ERIZZO LUCA
Também a partir da ponte, há poucos minutos, você encontra a Villa Ca’Erizzo Luca. Essa residência, em 1918, era propriedade da Cruz Vermelha Americana e entre os vários voluntários, havia um famoso nome, Ernest Hemingway. Aqui você encontra o Museu Hemingway e o Museu da Grande Guerra. As cinco grandes salas de exposições abrigam várias fases do conflito e conta como foi a participação dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Na entrada a ‘recepção’ não poderia ser mais sugestiva: Hemingway ‘apresenta’ dois de seus mais belos romances que são ‘Adeus às armas’ e ‘Do outro lado do rio e nas árvores’.
7) Vamos conhecer Bassano del Grappa em Vêneto? VISITE O MUSEU DA GRAPPA
Não deixe de visitar também o Museu da Grappa. Evidente que, estando na terra da melhor grappa italiana do mundo, uma passada por aqui é quase obrigatória! Esta pequena joia conta a história da grappa e de todo o processo envolvido em sua produção. A grappa é, na verdade, o único conhaque que vem somente de uma matéria prima sólida: o bagaço, as cascas e as sementes da uva, separadas do mosto. Aqui também há uma pequena loja que vende grappas locais.
8) Vamos conhecer Bassano del Grappa em Vêneto? CONHEÇA O CENTRO HISTÓRICO
Claro que não podíamos deixar de conhecer o Centro Histórico de Bassano. O centro histórico de Bassano del Grappa abriga a Praça do Monte Vecchio, onde você pode apreciar o belo e imponente Palazzo Monte di Pietà. É aqui também que fica Casa Dal Corno Bonato, cuja fachada exibe toda a beleza de belos afrescos. Outro lugar de incrível beleza é o Castelo Ezzelini e, imperdível, é uma visita ao Duomo de Santa Maria em Colle, que começou a ser construída no ano 1000 e foi reconstruída em 1417. Outra importante Praça de Bassano é a Piazza della Libertà, que abriga a igreja neoclássica de San Giovanni, erguida em 1300 pelo arquiteto Miazzi.
Ali também você encontra e Capela do Sacramento, toda em estilo barroco. A Igreja de San Francesco, também merece destaque e, lá dentro, você pode apreciar a estátua de Nossa Senhora com o Menino Jesus, além de São Francisco e Santo Antônio. Aproveite a visita e vá conhecer a Torre Cívica, que domina todo o centro histórico e remonta ao século XIII. O Templo Votivo dos Caídos, em estilo neogótico, também é digno de visita: foi feito no início do século XX e foi destinado, após a Grande Guerra, como Ossário dos Caídos da Grappa; aqui estão enterrados 6.000 soldados. Não se esqueça de dar uma caminhada também pela Viale Dei Martiri. Pra quem chega à cidade de carro, é aqui o lugar para estacionar. Aqui, para cada árvore ao longo da via, há 31 placas que homenageiam os guerrilheiros mortos.
Mapa 01 com as atrações em Bassano del Grappa

Mapa 02 com as atrações em Bassano del Grappa

Mapa 03 com as atrações em Bassano del Grappa

Um pouco da História de Brassano
A história de Bassano é longa e complexa, mas podemos resumi-la para podermos entender como se tornou o que é hoje: Bassano del Grappa data do século XI a.C. e a colonização romana dali, provavelmente, aconteceu no século II a.C.. Bassianus, que era um colono romano, decidiu instalar ali uma propriedade agrícola e do nome dele que deriva talvez o nome da cidade. Além dos romanos, passaram por ali lombardos e francos. Com o passar dos séculos, a história de Bassano começou a envolver políticos e militares, principalmente os de Ezzelini: seu poder vinha da riqueza das terras e era inflada pela cobrança de ‘dízimos’, por parte do bispo de Vicenza. No entanto, a supremacia dos Ezzelini acabou limitando a autonomia municipal, porém, acabou favorecendo a administração do Ezzelini que formou magistrados para cuidar de tudo.
República de Veneza
Em 1259, Ezzelino III morreu e os Bassanesi pediram a proteção de Pádua, recebendo os bens e os direitos da família Ezzelini. Após um breve domínio de Vicenza (1260-1268), Bassano passou por um período de tensão, dominado por Pádua, indo para as mãos de Verona e, novamente, retornando para Pádua, que só terminou em 1388, quando o poder ficou nas mãos dos Visconti. O período de Visconti deu uma pequena, mas importante, autonomia para a cidade, evidenciada em seu Estatuto de 1389. Em 10 de junho de 1404, Bassano se tornou parte da República de Veneza e os acordos previam a manutenção dos estatutos e costumes do município.
O Desenvolvimento Comercial
Depois de quatro séculos de dominação da Sereníssima e a passagem por uma guerra, entre 1509 e 1513, Bassano começou a se desenvolver comercialmente. Em 27 de dezembro de 1760, o Senado de Veneza elevou Bassano ao posto de cidade. Depois disso Bassano ainda passou pelo domínio napoleônico, pela lombardo, pela primeira e segunda guerras mundiais e pelo fascismo. Bassano só começou a ser ligada ao resto da Itália em 1877, com uma ferrovia que ia até Pádua; depois disso se ligou a Veneza , Trento, Vicenza e Brenta, sendo essa última, ligada á cidade por uma ponte.
Onde comer em Bassano?
Ristorante Melograno – Inaugurado em 1990 oferece pratos locais e uma seleção de grappa, claro, fantástica! Administrado por uma família, a comida é saborosa e o atendimento excelente, é o tipo de lugar ideal para quem quer comer bem gastando pouco. Onde fica: Contrà Chiesa, 35 – Bassano del Grappa. Horários: de terça a domingo, das 10h00 às 0h00.
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!


Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos conhecer Bassano del Grappa em Vêneto? Bassano reúne charme e elegância, além de ser muito romântica. É uma cidade belíssima, ideal para quem quer conhecer lugares novos. Cheia de charme e belezas ‘escondidas’, Bassano del Grappa vai te surpreender.
Está inseguro para viajar?
E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!