Vamos conhecer a enogastronomia Toscana?

Entre as razões que levam muitos turistas a optar por visitar a Toscana é certamente também pela grande cultura alimentar. Hoje vamos falar sobre os vinhos e a comida dessa região que nos atraí cada vez mais!

1 9.531

Vamos conhecer a enogastronomia Toscana?

Um território visto não só pela sua história e os seus monumentos, mas também e especialmente através das suas tradições e seus sabores. Entre as razões que levam muitos turistas a optar por visitar a Toscana é certamente também a grande cultura alimentar. A Toscana produz vinhos renomados no mundo inteiro, mestres na gastronomia, eles harmonizam bebidas e alimentos de forma mágica, sem contar nas paisagens impressionantes que essa terra abençoada nos apresenta! Vamos conhecer a enogastronomia Toscana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Hoje os movimentos turísticos são muitas vezes determinados pela pesquisa dos aspectos característicos e autênticas do local de férias, e, nesse sentido, os alimentos e os produtos típicos representam uma identidade eficaz de um território. Enoturismo, de fato, vai ficando cada vez caracterizado com a descoberta do local de produção e não apenas com a compra do produto. Leia também Rotas do vinho na Toscana? e Roteiro do vinho em Val d’Orcia?

Isso sinaliza a importância da ligação entre um alimento ou uma bebida, com a história e geografia do seu próprio território. Além dos benefícios facilmente identificáveis, você tem que considerar aspectos como a preservação dos costumes locais, tradições, a recuperação da terra e a consequente proteção das paisagens rurais, que constituem a formação de identidade deste lugar, essenciais para o reforço da mesma. Leia também Castelos para se hospedar na Itália?

Líder em Comida, Vinho e Paisagens

Para tornar a Toscana em líder, em relação a comida e vinho, o turismo contribui de forma significativa com a combinação de sabores únicos e belas paisagens. Ter a oportunidade de comer em uma casa de campo agradável com vista para as colinas de Chianti ou um restaurante elegante no mar Versilia é um aspecto, não só muito relevante, mas também muito apreciado pelo turista gourmet, e eu acrescentaria como algo que faz a diferença na escolha de um lugar em vez de qualquer outro. Leia também Quais são as melhores escolas de culinária da Itália?

Nota

  • O termo “Enogastronômico” (você também pode encontrar escrito como “enogastronomia”) significa “turismo de gastronomia e vinhos”. Essencialmente, é uma palavra italiana e, também, é uma palavra “nova” e não muito comum “AINDA”! Conheça nossa seção sobre alimentação na Itália, clicando aqui!

1) Vamos conhecer a enogastronomia Toscana? CONHEÇA A EXCELÊNCIA DA CULINÁRIA ESTRANGEIRA

Toscana tem uma riqueza de comida e vinhos excepcionais de qualidade e em quantidade. Nesta região, há excelência em culinária estrangeira, a partir do queijo pecorino, o açafrão de San Gimignano, Siena – o pão de gengibre, as bolachas de Prato e, especialmente, seus excelentes vinhos como Brunello di Montalcino, Chianti, Nobile di Montepulciano e Carmignano, apenas os nomes são capazes de dar água na boca. Você apenas tem que descobrir esses pregevolezze, em uma terra que fez enogastronomia um verdadeiro símbolo de hospitalidade. Na verdade, a comida e o vinho nesses locais significam qualidade, identidade do território e mãos experientes dais quais são obtidos sabores únicos no mundo.

Ingredientes Simples e Naturais

Além disso, a cozinha toscana é baseada precisamente sobre os ingredientes simples e naturais, feitos de pratos simples, que uma vez foram preparados com as poucas coisas que eram disponíveis. Estamos confrontados com uma cozinha simples, em alguns pratos um pouco rústicos, mas requintados e genuínos como a civilização da região. É uma cozinha que caracteriza-se pela simplicidade de preparação, pela ausência de resíduos, a autenticidade e a sazonalidade dos ingredientes, todos locais. A Toscana é o lar de gosto e sabores simples, azeite, vinhos, trufas e queijos são alguns dos protagonistas de prestígio dessas mesas.

2) Vamos conhecer a enogastronomia Toscana? CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS FAMOSOS

Os mais famosos são o presunto e linguiça de javali, carne de porco salgada, buristo, com base na cabeça e casca fervida e pressionada à carne de porco, queijo pecorino e cumes de Siena, secas e intensas, queijo de Pienza, macio, pois é coberto de óleo, o Marzolino de ovelhas vindo de Chianti, a banha aromática mais doce e perfumada, os Cinta Senese, o finocchiona, lingüiça de porco temperada com erva-doce e vinho, a trufa branca do Vale do Tibre e San Miniato, pinhões de Migliarino, a abobrinha blackberry, cordeiro de Zeri, feijão zolfini de Pratomagno, o galo do Valdarno, a vaca Chianina, porcini da Garfagnana, o pattona (polenta doce com farinha castanha) e o fornecimento de uma grande série de óleos de qualidade, com características fortes de diferentes sabores e cheiros, dependendo se é Colli Senesi, Pisan Hills, Arezzo Hills, óleo de Lucca ou o Lunigiana. DICAS DO CHIANTI CLIQUE AQUI!

O Bife Florentino

Se tentarmos fazer uma turnê na adega e restaurantes das cidades da arte na Toscana, aqui está o que você absolutamente deve experimentar! Se nós estamos em Florença, o primeiro curso ideal que está associado a essa cidade é definitivamente o bife florentino, um bife com 5-6 cm de espessura e bicarbonato no sangue que o torna famoso em todo o mundo.

Vamos conhecer a enogastronomia Toscana?
A famosa “fiorentina”

Lampreia

Se estiver com pressa você tem que experimentar o street-food de excelência nominal Florentina, a lampreia, uma instituição para Florença que é servida em um sanduíche gigante. A lista culinária imperdível nunca pode acabar, definitivamente, recomendo: o crostini de fígado de galinha, para suavizar o seu apetite, o ribollita florentino, para aquecer os dias frios do inverno, e finalmente o peposo florentino. DICAS DE SAN GIMIGNIANO?

Sopa de Peixe à Livornese

Se nos movermos para Livorno por exemplo, eles alteraram as receitas, oferecem fantasias ou o simples assim como eles são, todos possuindo um ingrediente especial: peixe fresco. E o prato que ele representa, a cidade marítima, é  a famosa sopa de peixe à livornese (cacciucco alla livornese) Ainda em sua preparação segue a a receita antiga.

Colinas do Val d’Orcia

Mas se estivermos em Siena, nos sentidos de terras, para as colinas do Val d’Orcia, este momento será um triunfo do sabor. Quando você parar nos restaurantes da cidade velha aqui está o menu que você tem que pedir: um aperitivo, feito com queijos, incluindo o queijo pecorino, vinho, Chianti Classico DOC, como um primeiro prato, o pici Siena (pici senesi), como segundo, a cinta senese e como sobremesa: panforte, i ricciarelli e i cavallucci. Em uma só refeição você experimentou a culinária de toda zona!

Prato

Outro lugar a se considerar é Prato, aqui também está cheia de delícias para ser provadas, mas nós recomendamos especialmente os bolos, tais como o Amaretti di Carmignano, os biscoitos de Prato, Carmignanini (biscoitos de passas de Carmignano) e a Mantovana.

3) Vamos conhecer a enogastronomia Toscana? CONHEÇA OS VINHOS

Todas estas iguarias devem ser naturalmente acompanhado por um grande vinho vermelho da Toscana. Os vinhos da Toscana feitos a partir do salto da evolução da enologia italiana em grande vinificação de qualidade internacional. O Chianti, frutado e taninos aveludados, são uma cuidadosa mistura de Sangiovese, Canaiolo e Trebbiano Toscano, valiosos são a versão clássica e Gran Reserva. Brunello de Montalcino, um vinho robusto, seco, quente e persistente é a mistura de 100% Sangiovese. Outros que são absolutamente excelentes, DOCG de excelência absoluta, Vinho Nobile de Montepulciano e do Vernaccia di San Gimignano, cor de palha, seco e penetrante. Roteiro do vinho em Val d’Orcia?

Nos últimos anos, a enogastronomia da Toscana, na ajuda das províncias históricas na vocação do vinho, com grande satisfação vieram de Grosseto e Morellino de Scansano e Bianco de Pitigliano. Outros com também grande excelência DOC, são o Candia das montanhas Apuanas, Montecucco e o Montescudaio.

Procurando uma mala especial para transportar os vinhos?

A empresa responsável por estes produtos únicos é a Lazenne e eles entregam em qualquer hotel da Europa. Inclusive você poderá pagar com cartão de crédito, e em Reais! Ficou curioso? Então clique no banner abaixo sem compromisso e conheça todos os acessórios. Você vai se encantar!

lazenne_468x60


Assista esse vídeo e saiba: Como economizar com a alimentação na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer a enogastronomia Toscana? Toscana é uma terra de montanhas, colinas, florestas, do mar, ilhas, parques, áreas protegidas, mas também de adegas, engenhos, castelos, igrejas, história e tradições para conhecer e apreciar. E é nesta paisagem única, que envolve rotas de vinho, oleos e sabores da Toscana. Um lugar para encontrar a produção de alimentos de qualidade superior. A cozinha toscana é cheia de pratos únicos, de aperitivos para sobremesas à taças de vinho, há muitas possibilidades de escolha, você só terá que ter o desejo de descobrir novos caminhos e possuir um bom apetite.

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!