Preciso de carteira internacional para dirigir na Itália?

Dirigir na Itália é uma experiência maravilhosa, mas existem alguns pontos importantes antes de pensar em alugar um carro em terras italianas!

31 49.136

Preciso de carteira internacional para dirigir na Itália?

A resposta é SIM, precisa de Carteira Internacional para dirigir na Itália (ou ver a segunda possibilidade). Em primeiro lugar vale lembrar que se tem uma coisa que funciona MUITO BEM na Itália, são as LEIS, tanto para estrangeiros quanto para italianos. Então não pense que se você for parado pela polícia e não estiver com toda documentação em ordem, vai escapar porque é turista! Porque não vai! (risos). Fique com a gente e não caia em furadas, faça uma viagem segura e responsável! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção sobre Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

Preciso de carteira internacional para dirigir na Itália?

Atenção: regras para dirigir na Itália após acordo do Brasil com o país

Existe um acordo que diz que os brasileiros não precisam da PID, mas ATENÇÃO esse acordo até o presente momento é válido somente para os brasileiros que residem na Itália, esse acordo não vale para turistas, ou seja: vai viajar para Itália ? Então corra para tirar sua Carteira Internacional.

Nossa Recomendação

A primeira recomendação é  portar a PID (Permissão Internacional para Dirigir) e portar, junto com ela, seu passaporte e sua CNH. E hoje vamos falar sobre quais documentos são necessários para dirigir na Itália e como tirar a PID. Para poder dirigir na Itália sem nenhuma preocupação, temos duas possibilidades. Quais são? Veja a seguir!

1) Preciso de carteira internacional para dirigir na Itália? EMISSÃO DA PID

Os brasileiros não residentes na Itália, ou seja, turistas, precisam solicitar no Brasil a PID, que é emitida pelos Departamentos de Trânsito dos Estados (DETRAN). Para obter a PID, o condutor deverá estar primeiramente com a CNH em dia e depois entrar no site do Detran do seu Estado. Dentro do Site é possível emitir a Guia de Pagamento (DUDA) e pagar no banco de sua preferência (existem outras formas de pagamento no site do Detran).

Agendamento

Depois da Guia paga você deverá fazer o agendamento pelo Site do Detran ou pelo telefone. A documentação listada abaixo deverá ser levada no dia agendado com o Detran. Lembrando que o pedido da documentação e o valor podem variar de Estado para Estado.

  • Original e cópia do documento de identificação contendo o registro da naturalidade (preferencialmente carteira de identidade);
  • Original e cópia da Carteira Nacional de Habilitação (com prazo válido);
  • Original e cópia do comprovante de pagamento da taxa de serviço (o DUDA pode variar entre R$ 46,00 a R$ 600,00, dependendo do estado);
  • Original e cópia do passaporte (somente se o país de destino tiver como pré-requisito a apresentação do passaporte).

Informações Complementares

  • A PID tem que ser emitida na mesma jurisdição onde foi emitida a CNH;
  • Fica pronta entre 24 horas e dez dias e sua validade é de 3 anos, podendo ser utilizada em 130 países;
  • A PID nada mais é do que a CNH traduzida para sete línguas: alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, português e russo.

Maiores Informações acesse o Site Oficial do Denatran e para emissão da PID acesse o Detran do seu Estado (aqui você encontrará também maiores informações para a emissão).

O que pode acontecer se eu for pego dirigindo sem a PID no exterior?

Multa que vai de 400 a 1.800 Euros e apreensão do veículo.  Leia aqui nossos Posts Especiais sobre Dirigir na Itália

Sugestão

Como você pôde notar a língua italiana NÃO aparece na lista, ou seja: peça uma tradução juramentada da PID e da sua CNH para o italiano, uma vez que, de novo, dependendo da situação e de quem te parar, pode implicar muito se você não tiver o documento traduzido em mãos. Isso é somente um conselho!

Lembrete

Lembre-se de que a PID não é um documento válido sem a CNH (os dois documentos deverão estar sempre juntos) e não pode ser utilizado no Brasil, O.K.? E não confunda Carteira de Habilitação Estrangeira com PID, são documentos diferentes! Importante também andar sempre com o passaporte!

2) Preciso de carteira internacional para dirigir na Itália? CNH BRASILEIRA

A segunda possibilidade seria utilizar sua Carteira Nacional de Habilitação, porém deve efetuar, na Itália, tradução juramentada da Carteira Nacional de Habilitação Brasileira. A CNH brasileira deve ser válida e acompanhada da tradução oficial.

Para obter a permissão, o condutor deverá possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. O prazo de validade da PID, a categoria da habilitação e as restrições médicas são os mesmos referentes à CNH e, na hipótese de ocorrer qualquer alteração no cadastro do condutor, a mesma deverá ser incluída no respectivo documento internacional de habilitação. Fonte: Itamaraty

Dicas

Muitas vezes, o barato sai caro, por isso se você tiver a intenção de dirigir na Itália não deixe de fazer a Carteira Internacional. Não corra riscos, invista um pouco mais e viaje com segurança, comodidade e sem preocupações nem riscos de estragar sua tão sonhada viagem, O.K? Se você realmente for dirigir na Itália não deixe de assistir aos vídeos do “Viajando para Itália” no YouTube. Veja nossa lista de vídeos importantes para sua viagem de carro e viaje preparado!


Vai viajar pela Itália de carro?

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na sessão Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.  Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha!


Assista esse vídeo e saiba: Preciso de Carteira Internacional para dirigir na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Entre o sim e o não, viaje com TODOS os documentos em ordem; não vale a pena ter que passar umas horas na delegacia para esclarecer mal entendidos por causa de documentos. Em caso de dúvidas entre com contato com o DETRAN do seu estado e/ou com o consulado italiano. Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!