Vamos conhecer o cenáculo de Leonardo Da Vinci em Milão?

Saiba tudo sobre essa atração imperdível em Milão! Aqui tem informações úteis e dicas;)

4 8.391

Vamos conhecer o cenáculo de Leonardo Da Vinci em Milão?

Na Lombardia, entre os sete sítios reconhecidos por “Patrimônio Mundial” pela UNESCO, encontramos Milão, com toda a Igreja e Convento Dominicano de Santa Maria delle Grazie e uma das pinturas mais famosas do mundo: a Última Ceia de Leonardo da Vinci, duas obras-primas completas a nível mundial.  Fique com a gente e juntos vamos conhecer o cenáculo de Leonardo Da Vinci em Milão.

1) Vamos conhecer o cenáculo de Leonardo Da Vinci em Milão? CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA

Leonardo pintou a Última Ceia em uma parede no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie para Ludovico, il Moro, em um período de 1494 a 1497. O artista, apesar de se tratar de uma pintura no muro, não se entregou à tradicional técnica resistente da pintura, a qual requer uma aplicação rápida de cor sobre o gesso ainda úmido. Ele testou um método que lhe permitiu intervir no gesso seco e, portanto, de poder voltar a mais retomadas sobre a obra cuidando de cada detalhe dela. Infelizmente as percepções de Leonardo estiveram erradas e bem cedo, a pintura começou a se deteriorar.

No decorrer dos séculos, muitas reformas se seguiram para tentar salvar a obra-prima. Em 1999, depois de vinte anos de trabalho, tem-se terminada a última intervenção conservadora que, graças à remoção de muitas repinturas, trouxe à luz, o que restava das aplicações originais. Esta obra é considerada a mais famosa representação da Última Ceia, obra-prima de Leonardo Da Vinci e do Renascimento italiano.

Um Pedido de Ludovico Sforza, Duque de Milão

A Última Ceia foi encarregada a Leonardo por Ludovico Sforza, Duque de Milão, em um projeto de embelezamento do convento e da igreja de Santa Maria delle Grazie. A este projeto, Ludovico Sforza mantinha-o acima de tudo porque, aqui o Príncipe pretendia organizar a sua própria sepultura. Leonardo da Vinci criou um exemplo louvável da “nova perspectiva”, inaugurada na arte florentina, a grande ideia de Leonardo foi de abrir a parede principal do refeitório com a ilusão de uma espaçosa câmara com um teto de caixotões.

O que a obra representa?

A obra representa a Última Ceia e em particular, o exato momento no qual Jesus anuncia que um dos apóstolos irá trai-lo. É muito indicativo o fato de que Leonardo escolheu pintar a Última Ceia logo no refeitório, o lugar onde os religiosos estavam almoçando e jantando todos os dias. Assim, a presença desta obra, no meio dos gestos diários de almoço e jantar, era um chamado constante para os monges, e mostrava que a vida da comunidade religiosa é uma extensão da vida de Cristo e dos apóstolos.

A obra-prima de Leonardo da Vinci é realmente inovadora, seja do ponto de vista da composição ou seja da rendição dos sujeitos. O tema da Última Ceia havia sido tratado por numerosíssimos artistas, mas sempre de um modo austero e fixo: as poses dos Apóstolos eram rígidas e estilizadas.

Sobre os Apóstolos

Na obra de Leonardo, por outro lado, os apóstolos são colocados em um único plano e não se dispõem na frente ou por de trás da mesa, mas todos do mesmo lado. Se dividem em grupos de três e, por meio desses padrões de união e separação, estão envolvidos em uma espécie de comunicação, expressa também pelas reações estudadas psicologicamente dos seus rostos. Por trás dos personagens abre um ambiente amplo e analisado de acordo com as regras mais rigorosas de simetria e perspectiva.

Uma vez que a cena foi representada na parede de um convento de um cenáculo, Leonardo da Vinci foi muito cuidadoso a fim de criar um espaço fictício que entrasse em sintonia com aquele real, de modo a criar uma ilusionista e íntima conexão entre o mundo da pintura e do mosteiro. O forte impacto cenográfico é definido com outros elementos de composição, como a escala dimensional das figuras (o maior do real) e a forte intensidade dramática das faces dos apóstolos.

O Realismo

“Em verdade, eu vos digo que um de vós me trairá”. É esta uma das mais intensas e tocantes passagens do Novo Testamento, e é exatamente este o momento que Leonardo da Vinci escolheu para representar. O realismo da representação torna tal momento ainda mais particular; as palavras, de fato, provocam uma variedade infinita de gestos, movimentos e caretas, todos ditados pela diferente reação emocional dos apóstolos.

Nesta obra Leonardo representa as emoções dos protagonistas da história, Jesus e os apóstolos. Para o pintor é muito importante ilustrar os “movimentos do ânimo”, de fato: em seu Tratado sobre a Pintura escreveu que o excelente pintor deve saber representar não só o aspecto exterior do homem, mas também os seus pensamentos, as suas emoções; a primeira coisa não é difícil de fazer, mas a segunda sim, porque pensamentos e emoções devem ser representados através de gestos e atitudes.

Momento Dramático

Por este motivo, Leonardo decide representar o momento sucessivo após as palavras de Jesus: “Um de vós me trairá”. É o momento mais dramático da Última Ceia: cada apóstolo se pergunta, e pergunta a outros, quem pode ser o traidor. Leonardo se concentra sobre o efeito que as palavras de Jesus provocam sobre os apóstolos, sobre suas reações: por causa disso muda o modo de representar a cena com relação aos artistas precedentes.

Leonardo faz entender o caráter de cada apóstolo e como cada um deles reagem à mesma situação emocional de forma diferente, de acordo com o seu carácter diferente: é a aplicação da sua teoria dos movimentos do ânimo. A pintura de Leonardo, representa um “catálogo” de emoções transmitidas através de gestos e expressões, nesta pintura as palavras não servem, necessita só olhar esta obra-prima de Leonardo que constituem uma das maravilhas mais notadas e estudadas no mundo.

Anedotas e curiosidades

Os monges tinham aberto uma porta para chegar antes pelo refeitório para a cozinha, derrubando parte da pintura, logo onde estariam os pés de Cristo. Originalmente, de acordo como citado pelo desenho de Leonardo, a representação dos apóstolos na Última Ceia devia ser diferente, isto é, com os apóstolos ao longo da mesa como tantas unidades separadas. O artista percebeu que a pintura, assim concebido, dava porém uma ideia fragmentada e abstrata da realidade e, portanto, preferiu unir os doze apóstolos em torno da figura de Cristo, em quatro grandes grupos diferentes, mas unidos por um ímpeto de reação diante das palavras e o gesto do Salvador. Visitar a Última Ceia de Da Vinci, significa sentir a emoção diante de tanta grandeza.

2) Vamos conhecer o cenáculo de Leonardo Da Vinci em Milão? INGRESSOS E INFORMAÇÕES

Para todos os tipos de bilhetes é necessária uma reserva. A entrada para a Última Ceia é permitida apenas no dia e conforme a faixa horária da reserva. Se isso não for possível por razões diversas, será, portanto, permitido a entrada nos dias seguintes, conforme a disponibilidade, mesmo para além da validade do bilhete. A retirada do bilhete está próximo a bilheteria localizada na entrada do museu, sendo obrigado se apresentar vinte minutos antes da visita, para que não seja sujeito à pena de perda dos lugares, junto com o seu código de reserva. Compre no site oficial ou se preferir um site em língua portuguesa veja sem compromisso nos links a seguir.

3) Vamos conhecer o cenáculo de Leonardo Da Vinci em Milão? SAIBA OS HORÁRIOS PARA VISITA

Horários de visita à Última Ceia de Da Vinci: A proteção da obra-prima de Leonardo requer condições ambientais ótimas, obtidas através do tratamento de ar e com procedimentos particulares para o acesso dos visitantes, recebidos em grupos de vinte. Por sua característica e pelo lugar onde ele foi criado, a Última Ceia é difícil de visitar. São recebidos apenas pequenos grupos e somente em alguns dias, portanto uma reserva é necessária. Recomenda-se o sistema de reservas online.

Os horários são os seguintes

  • De terça-feira a domingo, das 08:15 às 19:00 (última entrada às 18:45).
  • Fechado às segundas-feiras, 01 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.
  • Os turnos de visita duram quinze minutos, permitido um número máximo de 30 pessoas por vez.
  • Para visitar a Última Ceia é obrigatório reservar a visita.

Importante Saber

  • Lembro que esse monumento é um dos mais difíceis de conseguir entradas, por isso te aconselho a reservá-lo com pelo menos dois meses de antecedência, O.K.? 

Como chegar à Última Ceia de Leonardo da Vinci?


A Última Ceia de Santa Maria delle Grazie está localizada na Piazza Santa Maria delle Grazie, n° 2, em Corso Magenta, Milão. Milão é uma das cidades facilmente acessíveis por qualquer meio que você escolher para partir. Se você está na cidade de Milão, basta ir para a Igreja de Santa Maria delle Grazie da seguinte maneira: tomar a MM1 (metrô) ou a MM2 (metrô) e descer em Cadorna, depois, poucos minutos a pé pega-se o bonde com as possíveis linhas 20 e 24, e em seguida pegamos o ônibus ATM 18. Ou se preferir, ainda mais simples com um táxi ou um Transfer – clique aqui sem compromisso a partir do seu hotel!!

1) Como chegar à Última Ceia? DE AVIÃO

De avião, temos duas opções de Aeroportos: Linate ou Malpensa.

2) Como chegar à Última Ceia? DE TREM

De trem, a estação é a Milano Centrale. Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar à Última Ceia? DE ÔNIBUS

Do ônibus, com as muitas ofertas de qualquer lugar da Itália. Saiba mais sobre transportes em nossa seção, Transportes na Itália.

4) Como chegar à Última Ceia? DE CARRO

De carro, pela auto-estrada que marca diretamente o destino. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROSSe for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?

Vai se hospedar em Milão? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Milão e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho nas Regiões de Malpensa e Linate

Vamos começar pelas regiões de Malpensa e Linate, as zonas aeroportuárias da cidade. Linate e Malpensa ficam perto dos dois principais aeroportos de Milão. Ideal para breves estadias e viagens a trabalho e se você estiver com carro.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região do Duomo

Uma das regiões mais encantadoras é a do Domo, catedral e símbolo da cidade, esta região é perfeita também para quem ama as cafeterias tradicionais, os bares da moda ou para quem sempre procura as novidades e segue as tendências. A região da Praça Duomo é equipada com duas linhas do metrô, que fazem com que esta região seja ainda mais prática para quem se hospeda na cidade.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região do Centro Histórico

Outra região para se levar em consideração é o Centro Histórico de Milão, um emaranhado de ruas encantadoras. O chamado “quadrilátero da moda”, o lugar ideal para se fazer compras em Milão, com suas famosas ruas: Montenapoleone, Manzoni, via della Spiga e corso Venezia (e as travessas Santo Spirito, Gesù e Borgospesso). Dentro dessa zona podemos também considerar a Zona Brera que é uma outra zona maravilhosa para se hospedar.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região de Brera

O bairro de Brera é famoso pelas suas butiques da alta moda, pelas exclusivas galerias de arte e pelos bares da moda – fica ao norte da Praça Domo. As ruazinhas características são convidativas para um passeio sem destino. A principal atração é a Pinacoteca de Brera, onde estão expostas obras de arte de valor inestimável – entre elas, as obras-primas de Raffaello e Mantegna. É na região sudeste de Brera que fica o “quadrilátero da moda”. A região é frequentada por VIPs e socialites que gastam horrores nas butiques de marcas como Armani, Valentino e Versace, nos arredores do elegante “Montenapo” (como os milaneses chamam carinhosamente a rua Montenapoleone).

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região de Navigli

Também, o encantador bairro Navigli é uma região bem enérgica, que nos últimos anos tem se desenvolvido bastante. A região “bomba” de bares, cervejarias, restaurantes, padarias e pizzarias e abriga uma das feiras de antiguidade mais aclamadas do Norte da Itália. A agitada vida noturna, as típicas galerias de arte e as ruazinhas características fazem desta região uma ótima escolha para quem deseja se hospedar em Milão e para quem adora curtir a vida noturna.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região da Estação Central

Outra região de grande concentração de hotéis é a da Estação Central, principalmente se você vier de trem. Nesta região há várias estruturas receptivas e o melhor: para todos os bolsos.  Melhor região para quem pretende fazer bate-voltas a partir de Milão.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Como comprar o bilhete da Última Ceia de Leonardo da Vinci? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer o cenáculo de Leonardo Da Vinci em Milão? Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!