Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia?

Um pouco mais complexo, mas também possível de fazer, é solicitar reembolso para a estatal Trenitalia. Neste post te mostraremos passo a passo para fazer a solicitação de reembolso.

0 1.445

Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia?

Com os casos de Coronavírus disparados na Itália, muitos decidiram cancelar suas viagens e isso implica o cancelamento de uma série de serviços, entre eles o de transporte, especialmente os serviços das passagens de trem. Se você está com um bilhete da Trenitalia em mãos, e quer solicitar reembolso, leia este post! Hoje vamos te ensinar como solicitar reembolso de bilhetes de trem da Trenitalia. Aqui no Viajando para Itália você sempre tem informações atualizadas sobre a Itália!

Nossa Introdução

Com a decisão do primeiro ministro italiano Giuseppe Conte, juntamente com a alta cúpula do país, de isolar a população italiana o máximo possível e restringir o deslocamento pela Itália, tudo na tentativa de conter o Coronavírus, os números, alarmantes, fez com que muitas pessoas desistissem de viajar. Conheça nossa seção Transportes na Itália!

Com muitos cancelamentos, as companhias ferroviárias decidiram reembolsar passageiros com passagens compradas para o período de isolamento da Itália, que vai até o dia 03 de abril. A Trenitalia era uma das que mais estavam resistindo, especialmente diante do imenso prejuízo previsto, porém, não teve jeito: eles precisaram entrar na lista de empresas que estão oferecendo reembolso! Neste post vamos te dar o passo a passo para fazer a solicitação de reembolso pela Trenitalia. Ao contrário do que muitos disseram, o reembolso não é impossível e pode ser feito online. Se você comprou bilhetes de trem com a Italo, clique aqui para saber como pedir seu reembolso!

O que diz a Trenitalia sobre o assunto?

“Os viajantes podem obter um reembolso total da isenção de viagem, independentemente da tarifa, seguindo as disposições nacionais sobre o assunto, justificando a viagem perdida por um dos seguintes motivos:

  1. Para quarentena, estadia em casa e para todas as viagens com chegada ou partida nas áreas indicadas pela disposição;
  2. Para viagens programadas para participar de viagens escolares, competições, eventos ou reuniões que tenham sido canceladas, adiadas ou suspensas pelas autoridades competentes;
  3. Para viagens planejadas ao exterior onde a chegada é impedida ou proibida de acordo com as disposições emitidas.

Para Trens de Média e Longa Distância (trens de alta velocidade)

Para trens de média e longa distância, o reembolso total é um bônus (um novo voucher) que pode ser utilizado dentro do prazo de um ano. A solicitação pode ser feita preenchendo o formulário da Web apropriado – QUE VOCÊ ENCONTRA CLICANDO AQUI!, disponível em trenitalia.com ou em qualquer bilheteria in loco.

Para Trens Regionais

Para trens regionais, o reembolso total é em dinheiro (estorno no cartão de crédito). A solicitação pode ser feita preenchendo o formulário on-line apropriado ou nas bilheterias in loco. O pedido pode ser enviado dentro de 30 dias a partir da cessação das situações indicadas nos pontos A e B (conforme parágrafo acima), ou dentro de 30 dias a partir da data de partida do ponto C.

Essas medidas são adicionais às já adotadas pela Trenitalia de forma independente e de sensibilidade social, que garante aos seus clientes o reembolso total, solicitado até 1 de março de 2020 (prazo prorrogado), válido para qualquer tipo de bilhete, mesmo os que, normalmente, não seriam reembolsáveis, e para qualquer data de viagem e com qualquer destino dentro do território italiano.”

Bom, pessoal, neste link (CLIQUE AQUI) você encontra o formulário para ser preenchido e enviado à Trenitalia. Você pode enviar via correio ou via e-mail; lembre-se de colocar junto ao pedido uma cópia do voucher da sua viagem.

ATENÇÃO: O E-MAIL DEVE SER ENVIADO AOS RESPONSÁVEIS PELA SUA ESTAÇÃO DE DESTINO! Você encontra os e-mails de todos os destinos no link do formulário, ao final da página.

Abaixo, siga o passo a passo para os Trens Regionais

Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia?

Prossiga com dados pessoais:

Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia?

O que é IBAN?

O IBAN é o International Bank Account Number, ou seja, o número da sua conta bancária. Como ele é formado:

Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia?
Fonte: Remessa Online

 

Você pode conseguir esta informação com o seu banco, ou fazer uma no site gerador de código IBAN clicando aqui!
Depois você deverá informar o SWIFT!
Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia?
Fonte: Remessa Online
O código SWFIT é OBRIGATÓRIO

O código SWFIT é obrigatório, pois é através dele que você receberá o reembolso. Para saber qual é o seu SWIFT, você pode acessar CLICANDO AQUI!!! Ficou na dúvida? Está inseguro? Peça ajuda ao seu gerente no seu banco, O.K.?! Ele te passará todas as informações necessárias. Com tudo preenchido, envie o e-mail para o endereço da sua ESTAÇÃO DE DESTINO! Pessoal, lembre-se de que há muita, mas muita gente na mesma situação que você, então a resposta pode demorar alguns dias, ok?!?!

Abaixo, siga o passo a passo para os Trens de Alta Velocidade

Para os trens de alta velocidade CLIQUE AQUI NESSE LINK!!! Aqui você encontrará um formulário e deverá preenche-lo de acordo, conforme abaixo:

Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia?

Você será redirecionado para a página a seguir:

Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia?

Indique o tipo de passagem (simulamos passagem simples), o tipo de compra da passagem (simulamos que tenha sido online) e o motivo de cancelamento, no caso, simulação desistência.

Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia?

PREENCHA TODOS OS DADOS: data da viagem, PNR – Prenotazione – o código do voucher, número do trem e informe se utilizou cartão de crédito. No campo nota, informe o motivo do cancelamento que, no caso, é o Coronavírus. Você pode justificar da seguinte maneira:

“Salve!
Vista la situazione Covid-19 in Italia e le misure restrittive del Dpcm 11 marzo 2020, con la presente chiedo il rimborso completo del biglietto il cui codice è in oggetto.
Cordiali saluti (SEU NOME).”

Feito isso, siga adiante…

Notas:
  • Pode ser que o formulário não dê certo, devido a demanda; mas não precisa se preocupar, tente mais tarde, ou envie um e-mail conforme ensinamos anteriormente.
  • Novamente: não espere resposta imediata! A Trenitalia está com enorme demanda de cancelamento, por isso pode ser que sua resposta demore alguns dias para chegar. Informe todos os dados corretamente. Se você tem mais de um bilhete, deve fazer o mesmo procedimento para todos eles, de forma individual.

Posts para você se manter informado sobre o COVID-19 na Itália


Assista esse vídeo e saiba: Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

 


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia? Apesar do momento delicado, é necessário manter a calma para “correr atrás do prejuízo” e fazer as devidas solicitações de forma precisa. As empresas estão se esforçando ao máximo para não deixar ninguém sem resposta, porém não é um momento fácil e, por isso, é preciso ter paciência, inclusive para aguardar a resposta que, normalmente, é positiva e sem grandes problemas.

Se você ainda tem a intensão de vir a Itália no futuro, podemos juntos, fazer um roteiro alternativo para você! Não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!