Visitar a Fontana di Trevi?

Visitar a fontana Trevi? A Fontana di Trevi é a mais majestosa das fontes de Roma. Conheça tudo sobre esse belíssimo monumento da Itália.

8 16.656

Visitar a Fontana di Trevi?

“A maior e mais famosa” A Fontana di Trevi é a mais majestosa das fontes de Roma. A pracinha ao seu redor é talvez o local mais lotado de turistas que se encontram na cidade. Milhares de pessoas visitam todos os dias o monumento para jogar uma moedinha na fonte – que, como reza a lenda, garante ao turista a possibilidade de voltar para a capital da Itália. Vamos visitar a Fontana di Trevi?  Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Roma a Cidade Eterna, famosa por suas tantas igrejas e monumentos. A Fontana di Trevi é um dos monumentos mais procurados por turistas. Cheia de charme, história e encantos, Roma é uma das cidades mais lindas do mundo! Em nenhum outro lugar do mundo se celebra o maravilhoso e inconstante mundo das águas como na Fontana di Trevi.


Assista a esse vídeo e se encante com a Fontana di Trevi em Roma!

Fonte: Comunicando Leader


1) Visitar a Fontana di Trevi? SUA LOCALIZAÇÃO

Esta extraordinária obra de arte é muito mais do que uma escultura: é o triunfo da estética barroca personificada em formas naturais, e contempla no próprio movimento a alma do mundo. Foi projetada por Nicolò Salvi em uma feliz união do classicismo com o barroco. Localizada na lateral do Palácio Poli, na Piazza di Trevi, 00187 Roma RM (estação mais próxima do Metrô é a Barberini), Itália, é a mais imponente e estrondosa estrutura na pequena praça em que se encontra – o espaço é limitado e é preciso atravessar a multidão nas agitadas ruas dos arredores, fazendo com que a fonte se torne ainda mais emocionante.

2) Visitar a Fontana di Trevi? CONHEÇA SUA HISTÓRIA

A história da fonte é paralela à construção do aqueduto Água Virgem (da era do Imperador Augusto), quando em 19 a.C. o general Agripa, genro do Imperador Augusto, mandou levar água corrente até o Panteão e às suas termas. Tal galeria foi construída com o intuito de se criar termas gratuitas para os cidadãos romanos, consagradas ao Deus Netuno. O encanamento central ainda circula pelo subterrâneo até hoje e a Fontana di Trevi é testemunha disso, marcando o fim do aqueduto.

Segundo a lenda, o termo “Virgem” teria vindo de um caso ocorrido com os soldados de Agripa. Estando eles com sede, foram guiados à nascente por uma moça (virgem, é claro) – talvez tenha sido a deusa Diana, irmã de Apolo, que amava tomar banho nas fontes junto com suas ninfas após as exaustivas caças. O nome também pode ter sido simplesmente uma associação às águas tranquilas e puras, livres de calcário. A Fonte de Agripa era circundada por uma enorme muralha, onde se apoiavam três tanques de retenção, e se manteve assim até 1453, quando o Papa Nicolau V confiou o restauro da fonte a Leon Battista Alberti.

A Reforma da Fonte

Foi com o Papa Urbano VIII Barberini que se pensou em uma reforma para a fonte. Na verdade, o Papa queria uma fonte cenográfica para poder vê-la de sua residência no Palácio Quirinal. Em 1625, o Papa Urbano VIII encarregou Bernini de demolir a antiga fachada e iniciar uma nova fonte, dessa vez mais grandiosa. Após quatro anos, com a morte do Papa, a obra foi suspensa. Noventa anos depois, foi o Papa Clemente XII, em 1730, quem anunciou um concurso para a realização da fonte. Quem venceu foi um desconhecido, chamado Nicola Salvi – dizem que fez sua obra de arte roubando o primeiro projeto de Bernini. As obras duraram trinta anos e foram concluídas em 1762, sob o papado de Clemente XIII. Foi Giuseppe Pannini a colocar a última pedra.

3) Visitar a Fontana di Trevi? CONHEÇA OS DETALHES DA FONTE

A fachada da Fontana di Trevi é baseada em três elementos arquitetônicos: a frente é de mármore travertino, as estátuas são de mármore de Carrara e o chafariz também de travertino. O tema dominante de todas as esculturas da fonte é o mundo marinho. A grande estátua de Oceano, o Deus Netuno, foi esculpida por Pietro Bracci. De igual beleza e elegância está a carruagem em forma de concha, puxada por alguns cavalos marinhos, que por sua vez são procedidos por tritões. Tais personagens mitológicas dão movimento e dinamismo à composição.

Visitar a Fontana di Trevi?
Ângulo Fontana di Trevi

Mais Detalhes

Bem no centro do complexo monumental, na frente ao palácio, está a estátua de Oceano, representado em uma carruagem em forma de concha içada por cavalos alados. Há também, entre outras esculturas, as figuras dos tritões e animais marinhos, mitológicos e reais. As esculturas que compõem esta maravilhosa fonte narram uma sequência de eventos ligados à descoberta da mesma fonte, de onde provém a água que alimenta o chafariz. As quatro estátuas alegóricas localizadas no topo da mansarda representam os benefícios das chuvas em relação à fertilidade da terra e as quatro maiores produções que dependem da disponibilidade de água, são elas:

  1. A primeira estátua à esquerda carrega uma cesta de frutas, que exprime a Fartura.
  2. A segunda traz nas mãos espigas de milho, representando a Fertilidade do Solo.
  3. A terceira tem uma taça e uvas, símbolos da Colheita do Outono.
  4. A última representa a Alegria dos Prados e Jardins e é toda decorada em flores.
Visitar a Fontana di Trevi?
Ângulo da Fontana di Trevi

Algumas Curiosidades sobre a Fonte

Esta fonte representa tudo de mais magnífico em uma verdadeira obra de arte. Não faltam curiosidades e lendas ligadas a ela. Ao centro do chafariz vemos uma mitra em mármore travertino, que mais parece ter sido jogado sem cuidado – provavelmente uma crítica contra o papado. A fonte foi cenário de vários filmes, vale lembrar a inesquecível cena de “A Doce Vida”, de Fellini, em que a sensual Anita Ekberg usa um vestido preto e se molha nas águas da fonte, chamando Marcello Mastroianni.

Visitar a Fontana di Trevi?
Fonte: civitavecchia.portmobility.it (A famosa cena do filme “A Doce Vida”, com Marcello Mastroianni e Anita Ekberg na Fontana di Trevi.)

Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico

Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni

Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!

Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano

Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.

Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini

Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).

Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho em Trastevere

Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.

O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Como comprar o bilhete do Coliseu online? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Visitar a Fontana di Trevi? Símbolo italiano mundialmente conhecido (como tantos outros monumentos igualmente famosos), a fonte tornou-se um dos ícones de Roma e agora volta com todo o seu esplendor, para ser vista pelos milhares de turistas que lotam a cidade todos os dias. A história da fontana é maravilhosa por isso aproveite a tua estadia em Roma e conheça a Fonte Trevi junto com outros monumentos como o Panteão, Praça Espanha e Praça Navona.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!