Por que conhecer o museu arqueológico de Nápoles?
É um dos museus mais importantes da cidade de Nápoles, e possui um dos patrimônios mais ricos e mais preciosos de obras de arte e artefatos de interesse arqueológico na Itália; é considerado um dos mais importantes museus arqueológicos do mundo, se não o mais importante ao que se diz respeito à história da era romana. Pois vamos ao nosso post de hoje: Por que conhecer o museu arqueológico de Nápoles? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
O museu contém uma grande coleção de artefatos romanos de Pompéia, Stabia e Herculano. Cada amostra é colocada na seção temática correta, que data da pré-história à antiguidade tardia. Pois a coleção inclui obras da mais alta qualidade produzidas pelos gregos, romanos e era renascentista. Leia também Como ir a Nápoles a partir de Roma? e O que fazer em Nápoles em um dia?
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!1)Por que conhecer o museu arqueológico de Nápoles? UM POUCO SOBRE O MUSEU ARQUEOLÓGICO DE NÁPOLES!
A construção do museu tem uma grande importância arquitetônica, sendo um dos palácios mais impressionantes de Nápoles, localizado no local na antiga necrópole da Neapolis grega, a necrópole de Santa Teresa. O edifício que hoje abriga o museu é a construção do Museu Real, pois foi erguido em 1585 como ‘o quartel de cavalaria’. Das primitivas instalações possui, hoje, apenas o portão oeste na Via Santa Teresa, e foi construído pelo arquiteto Casale, por ordem do vice-rei da Espanha, Don Pedro Giron, em 1585.
A estrutura foi então transformada, entre 1610 e 1615, pelo arquiteto Giulio Cesare Fontana, ois havia também o intuito de transferir para lá os estudos da antiga Universidade. Finalizaram a obra arquitetos do século XVIII, Ferdinando Fuga e depois Pompeu Schiantarelli, que ampliou o antigo Palácio dos Estudos, para convertê-lo em um museu universal, de acordo com o modelo cultural enciclopédico em vigor naquele tempo. Nos últimos anos, o palácio perdeu quase todas as suas decorações esculturais, e criou outro andar, tomou o aspecto mais compacto e imponente, mas ainda muito característico.
2) Por que conhecer o museu arqueológico de Nápoles?CONHEÇA AS COLEÇÕES DO MUSEU ARQUEOLÓGICO DE NÁPOLES!
Nesse museu estão preservados extraordinários artefatos importantes que se dividem em três grupos principais que são: a Coleção Farnese, a Coleção de Pompéia e os achados de escavações.
A Coleção Farnese
A Coleção Farnese, é uma das maiores coleções de esculturas antigas do mundo, mérito de Alessandro Farnese, melhor conhecido como Papa Paulo III. Essa coleção foi formada no século XVI, por meio da compra e confisco de coleções aristocráticas, doações e, especialmente, com os resultados das escavações promovidas pela família Farnese, em Roma.
Caminhando pelos longos corredores do museu você vai ser ‘sequestrado’ pela majestade das imponentes estátuas de Hércules, de Apolo, sentado com sua lira e de Dionísio, representado como uma divindade oriental, com uma barba e um longo roupão. Todos esses deuses se opõem a retratos mitológicos, vasos e esculturas de animais.
Outra peça que vale a pena ver é o Atlas de Farnese, na sala Meridiana. A estátua retrata o Titã Atlas suportando o mundo em seus ombros, no qual estão representadas quarenta constelações. O Atlas, de Farnese é a representação mais antiga das constelações, pois não há outros monumentos figurativos que testemunham a iconografia da esfera celeste, uma vez que foi considerado na cultura astronômica grego-helenística.
A Coleção de Pompéia
A Coleção Pompeiana, no entanto, é dedicada aos artefatos encontrados durante as escavações de Pompéia, Herculano e Stabia; existem afrescos, mosaicos, utensílios de cozinha, panelas, arsenais, marfins e cerâmicas. Cada quarto é um pedaço da história para traçar as paredes dessas cidades destruídas.
Entre essas obras está o grande mosaico retratando a batalha de Issus, de Alexandre, o Grande, contra Darius e a Casa do Fauno, nomeado pela descoberta de uma estátua de bronze do ‘Fauno Dançarino’. No andar do meio, subindo a escada do lado esquerdo, você pode admirar o ‘Gabinete Secreto’, onde estão reunidos vários artefatos com tema erótico ou sexual que foram descobertos durante as escavações de Pompéia e Herculano, no final da seção Mosaicos.
De extraordinária beleza é também o Modelo de Pompéia, pois está localizado em um grande espaço entre os Vidros e o Templo de Isis, onde ele retrata a cidade submersa em todos os seus detalhes. Leia também Como conhecer Pompéia em um dia? e O que ver em Herculano?
Outras Coleções do Museu…
Entre outras coleções se destaca a Coleção Egípcia, a terceira em importância na Itália, depois do Museu do Vaticano e do Museu Egípcio de Turim. A Coleção Egípcia do Museu Arqueológico de Nápoles é a mais antiga. Localizada no subsolo, é reconhecível graças ao extremo de uma escultura egípcia na entrada, representando um funcionário ajoelhado que mantém um pequeno templo em honra de um deus. É talvez a coleção mais macabra pela exposição de múmias, sarcófagos, motivos fúnebres, estátuas votivas, moldes, obeliscos faraônicos e romanos.
Já que você está visitando esse importante museu, você não deve esquecer-se de ver, pois lá também está a Coleção Epigráfica que representa uma das mais importantes do mundo; é uma coleção dedicada a textos escritos em grego, em dialetos latinos e itálicos.
Você também pode ver a Coleção Numismática, que recolhe as primeiras moedas feitas na Grécia Antiga até as do Reino das Duas Sicílias, que foram recebidas no Museu através da aquisição de coleções particulares, como a de Farnese, Borgia e Santangelo, e as escavações realizadas em comum no Vesúvio e no sul da Itália.
Sala Meridiana
Quando tiver terminado de visitar as coleções, não perca a Sala Meridiana, pois é um dos espaços arquitetônicos mais imponentes da cidade de Nápoles. Ele foi usado para abrigar a ‘Biblioteca Pública’ quando o palácio foi sede da Universidade de Nápoles. Muito interessante é o teto decorado por Pietro Bardellino onde se aumenta o trabalho de dois soberanos, Fernando IV de Bourbon e Maria Carolina da Áustria, a favor da cultura.
Informações Úteis
- Horários: O museu fica aberto todos os dias, das 09h00 às 19h30, mas a bilheteria fecha as 18h30. O dia de fechamento semanal é Terça-feira;
- Endereço: Piazza Museo Nazionale 18/19, 80135, Nápoles, Itália;
- Valor: 20,00 Euros (valor sujeito a alterações);
- A visita ao museu dura cerca de três horas;
- Site Oficial: museoarcheologiconazionale;
- Lembre-se de consultar no site oficial os horários e valores, pois poderão sofrer alterações a qualquer momento;
- Como chegar ao Museu com o metrô? Linha 1 parada Museo, 100 metros a pé ou a Linha 1 parada Piazza Cavour, 100 metros a pé.
Mapa com a Localização da Estação de Metrô mais próxima ao Museu Arqueológico de Nápoles

Dica de Ouro!
Quer chegar ao Museu Arqueológico de Nápoles de uma forma mais prática, rápida e confortável? Sem ter que enfrentar estações de metrô muitas vezes lotadas? Pois saiba que em Nápoles temos um parceiro incrível, a Cammarota Viagens, do Luigi, nosso grande amigo!
Serviços de transfers em aeroportos, estações de trem e portos, excursões e motorista particular em Nápoles, Sorrento, Pompeia e demais cidades da região!
Para saber mais e reservar um dos serviços da Cammarota, clique aqui! Faça um orçamento sem compromisso!!!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e descubra onde comer o melhor folhado de Nápoles!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Por que conhecer o museu arqueológico de Nápoles? Sempre que visitamos um museu fica a reflexão “de onde viemos e para onde vamos”. Portanto, saiba que a oportunidade de visitar um museu como o de Nápoles, enriquecerá de forma extraordinária a sua visão sobre a humanidade de uma forma geral. Te fará refletir sobre as conquistas e aprendizados do homem ao longo dos séculos. Portanto, não desperdice a oportunidade de fazer uma visita a este lugar mágico quando estiver em Nápoles, porque vai ser uma emoção que permanecerá em suas memórias para sempre.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Bom dia!
Tenho uma dúvida. O museu arqueológico fecha as 19:30, correto? Então não adianta entrar no museu até esse horário porque todas as atividades do museu se encerram nesse horário. Se o tour leva em média umas 3 horas, seria preciso chegar ao museu pelo menos até no máximo umas 16:00, isso?
Obrigada!
Marcia
? Não entendi a tua duvida..:) Ana