A famosa Via delle Orecchiette em Bari
Que a Itália AMA massa, isso não é surpresa. Os italianos dominam o ranking dos países que mais consomem massa no mundo anualmente com quase 23 quilos por pessoa! Além do mais, eles prezam muito suas tradições e AMAM produzir a própria massa. Por isso, hoje, te levo para a famosa Via delle Orecchiette em Bari, para conhecermos algumas particularidades desse lugar tão especial. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Todas as regiões italianas possuem tipos específicos de massa e, na Puglia, uma das mais famosas feitas pelas “mamma” e “nonna” são as “orecchiette”. Encontre tudo sobre Bari aqui!
Tradição e cultura que se transformaram em turismo
A famosa Via delle Orecchiette em Bari se chama, oficialmente, Strada Arco Basso. É caracterizada por um pequeno túnel que, quando atravessado, nos leva à mais antiga tradição da Bari Vecchia: a da produção famigerada massa orecchiette.
Mas o que são as orecchiette?
É uma massa em forma de orelhinha. Orecchiette quer dizer “pequenas orelhas” em italiano, mas o nome não veio dai, não exatamente… você sabe o motivo desse nome?
Bom, há inúmeras teorias sobre as origens dessa massa: alguns historiadores dizem que o seu nascimento ocorreu na Idade Média, em Provença (França), onde era costume preparar uma massa de trigo duro em forma de disco cavado ao centro. Essa massa teria chegado à Itália pelas mãos dos angevinos, que governaram a Puglia e a Basilicata no ano 200.
Outra teoria…
Diz que, na realidade, a origem dessa massa foi pelas mãos de Sannicandro di Bari durante a dominação normando-suábia. Dizem que, entre os séculos XII e XIII, houve uma fusão entre a culinária local e a da comunidade judaica, e um desses pratos típicos da tradição culinária judaica são as orelhas de Haman, que se apresenta em uma forma côncava e arredondada lembrando, então, as orecchiette.
Como são preparadas?
As orecchiette da Via delle Orecchiette em Bari são preparadas pelas donas de casa que vivem naquela região da cidade. Elas preparam a massa diariamente em frente aos transeuntes e, por isso, se tornaram atração turística na cidade, pois vê-las trabalhando a massa é algo, de fato, muito interessante.
Quais os ingredientes?
Com ingredientes frescos, a base da massa é farinha, ovos, e água, apenas. Após o trabalho de fazer a massa, ela é trabalhada manualmente pelas habilidosas mãos das senhoras. Com gestos rápidos e precisos, não é difícil que as senhoras parem para conversar com as vizinhas, com os turistas, ou com os curiosos de plantão. E elas são uma simpatia! Artesanato puro!
Posso comprar a massa?
Deve! É uma ideia excelente de lembrança, pois por serem secas, não estragam com facilidade. E, apesar de estarem desidratadas, nota-se a imensa diferença – no momento do preparo – ao degustar uma massa fresca ao invés daquela industrializada.
A venda por ali há massas simples, massas com tinta de sépia, sem ovos… enfim, há opções para todos os gostos – e bolsos, já que os valores giram em torno dos 5 euros o pacote de massa.
Que tal um almoço na Via delle Orecchiette?
Não, você não leu errado! Você pode degustar a massa ali mesmo! Algumas senhoras que preparam a massa também oferecem um almoço aos turistas – prefere jantar? Tem também!
Que tal ver como a massa é feita e, a seguir, fazer uma bela degustação?
Gostou da ideia? Então, CLICA AQUI!
Atenção, atenção: polêmica!
Você sabia que não foram os italianos que inventaram a massa? Pois é… tem uma história muito sugestiva, reza a lenda, de que ela teria sido inventada pelos chineses, e trazida para a Europa por Marco Polo, em 1295, em seu retorno do império do Grande Khan.
É bom lembrar de que a Itália não possui uma cozinha, de fato, “autêntica”. A Itália nos oferece uma gastronomia de fusão, ou seja, são heranças de diversos povos que passaram por ali ao longo dos séculos, porém os italianos, com maestria, elegância, e precisão, deram seus toques especiais aos pratos trazidos por estrangeiros para essa terra tão mágica e, assim, a culinária italiana ganhou destaque no mundo todo e é uma das mais famosas e reproduzidas ao redor do globo terrestre.
Quantos tipos de massa existem na Itália?
Cerca de 300 tipos de massas catalogadas, sem contar as massas que vêm de tradições familiares e que, nem sempre, são “registradas”. Há inúmeros tipos de massa e elas são feitas de diversas maneiras. Abaixo um resumo (bem resumido!) dos tipos de massas:
Massa longa
A famosa pasta lunga. Além disso, podem ser categorizadas como:
- Pasta grossa – como a lasanha, a reginette e pappardelle;
- Espessura reduzida – como capellini, tagliolini e fettuccine;
- Retangular – como trenette e linguine;
- Massa redonda – espaguete e aletria;
- Perfurada – como bucatini.
Há também as massas curtas e, nessa categoria, entram:
- Massas pequenas – como quadrucci, stelline e ditalini;
- Massas médias – conchiglioni e orecchiette;
- Massa longa – como rigatoni e fusilli;
- E as recheadas – como ravióli e agnolotti;
Há também as massas “fantasias”:
Há também as massas “fantasias”, com formas incomuns como a Decorticato a Pietra, por exemplo. As superfícies das massas também podem ser diferentes e, dependendo das características da superfície, elas podem ser divididas em três tipos:
- Suaves – que são bem leves;
- Ásperas e porosas – que são as que melhor seguram o molho;
- Rigate – que também retém bem o molho, mas são leves como as suaves.
Você sabia que há um decreto para determinar o tipo de massa na Itália?
Pois é! O Decreto Presidencial n. 187/01, diz que “dependendo dos ingredientes e dos diferentes parâmetros analíticos, as massas são divididas respectivamente em”:
- Massa de sêmola de trigo duro: que deve ser feita com sêmola de trigo duro, água e maior quantidade de farelo. Entre os requisitos está a umidade máxima do produto final que deve ser igual a 12,50%;
- Massa de sêmola de trigo duro integral: essa a massa deve conter sêmola de trigo duro integral e água, e é caracterizada por um maior teor de fibras;
- Massa de ovos: a massa deve ser feita com sêmola, água e ovos – não menos que 4 ovos de galinha inteiros por quilo de massa, e caracteriza-se por um maior teor nutricional de proteínas;
- Massa fresca: deve ser preparada com farinha de trigo mole. O produto final deve ter umidade variável entre 24-30%, e deve ser armazenado a uma temperatura de até +4 °C, com tolerância de 2 °C;
- Pasta estabilizada: a massa final não pode ter umidade inferior a 20%;
- Massas dietéticas: devem ser feitas com uma combinação específica de ingredientes, e dividem-se em sem glúten, proteicas, integrais e de cozedura rápida (com maior quantidade de água);
- Massas especiais: a massa contém ingredientes adicionais como, por exemplo, tomate, tinta de sépia, espinafre, etc. Por lei essas massas são nomeadas com base no ingrediente básico utilizado predominantemente como sêmola, ou sêmola de trigo duro integral.
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como preparar uma saborosa massa fresca!!!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
A famosa Via delle Orecchiette em Bari. Bari é uma cidade esplêndida e oferece toda a magia da massa fresca feita diante de nossos olhos!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!