Os dez lugares imperdíveis da Toscana!
Florença, Siena e Pisa! Mundialmente famosas pelos mais diversos motivos, são apenas algumas das cidades que compõem esta tão aplaudida região italiana: a Toscana! Palco de numerosas artes feitas pelos homens e pela própria natureza! Vamos ao nosso Post do dia descobrir os dez lugares imperdíveis da Toscana! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Todo o mundo já ouviu falar sobre a esplêndida Toscana e gostaria de visitá-la pelo menos uma vez na vida. A característica mais bonita e surpreendente desta incrível região é sua extrema variedade em termos de climas e paisagens. Tal versatilidade, assim como sua fascinante e complexa história, fazem da Toscana um lugar ideal para qualquer tipo de viajante – seja qual for o motivo que o tenha levado a essa parte da Itália. Vamos lá? Leia também? Vamos passear de balão na Toscana?
1) Os dez lugares imperdíveis da Toscana: FLORENÇA!
Florença não pode faltar em nenhuma viagem pela Toscana que se preze. É uma das cidades mais bonitas da região, e também a mais representativa do ponto de vista histórico. Passar um dia nos museus mais famosos da Itália, entrar neste clima único da cidade e admirar as obras dos ilustres Cimabue, Giotto, Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo e Raffaello. Saiba tudo sobre Florença aqui!
Florença, conhecida como o berço do Renascimento, tem tanto a oferecer que frequentemente nem mesmo os florentinos conhecem todas as riquezas da própria cidade. Em um dia em Florença você consegue ver muitas coisas. O centro histórico de Florença é relativamente pequeno e dá para passear a pé tranquilamente. Não deixe de ler nosso Post Onde comprar vinhos em Florença, Roma e Milão.
Curiosidade
- Você sabia que alguns italianos de renome internacional nasceram em Florença? Entre os mais importantes podemos citar: Dante Alighieri, Brunelleschi, Leonardo Da Vinci e Michelangelo Buonarroti. Saiba aqui: Onde fazer piquenique em Florença?
Bom Saber…
- Vale a pena escolher Florença como cidade base? Sim! Vale muito a pena! A cidade oferece excelentes opções de hospedagens em diversos pontos, além de contar com uma estação de trem que oferece a possibilidade de deslocamento para qualquer parte da Itália. Apesar de ser uma cidade muito procurada, é possível se hospedar pagando valores justos devido à imensa oferta de hotéis, B&Bs e outros meios de hospedagens disponíveis na cidade. Saiba onde se hospedar em Florença!
Contrate uma guia! Especialmente se for sua primeira vez na cidade de Florença!
- Realizar um passeio guiado pela cidade te fará, sobretudo, conhecer a cidade e não apenas visitá-la. Mas lembre-se de agendar seu passeio com antecedência, especialmente se você for viajar durante a alta temporada, pois a agenda das guias ficam lotadas e dificilmente há espaço para os famosos “encaixes”! Precisa de uma guia que fale português em Florença? Fale comigo! Clique aqui!
Assista esse vídeo em nosso Canal do Youtube e saiba comigo se vale a pena subir a Cúpula do Duomo de Florença!
2) Os dez lugares imperdíveis da Toscana: SIENA!
A segunda cidade que você não pode deixar de visitar é Siena. É uma das cidades mais amadas e visitadas da Toscana, um lugar rico em história e arte, mas também de fortes tradições ligadas, principalmente, às competições entre os distritos com o famoso Pálio de Siena. Aconselho a ir direto para o centro da cidade, para a maravilhosa Praça del Campo, um dos símbolos da cidade. Saiba tudo sobre Siena aqui!
Você pode escolher se quer começar aqui seu passeio em Siena ou então seguir até a Catedral, contanto que você volte para a praça mais tarde. Na área entre a praça e a catedral, você vai encontrar as principais atrações da cidade e muito provavelmente é aqui que vai ficar a maior parte do tempo. Entre os palácios em volta da Praça del Campo, você não pode perder o Palácio Público e a Torre de Mangia. Que tal uma Excursão a Pé em Siena com Tour Opcional na Catedral? Clique aqui para saber mais!
Assista esse vídeo em nosso Canal do Youtube e faça comigo um Tour por Siena!
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!3) Os dez lugares imperdíveis da Toscana: CHIANTI!
Já que estamos em Siena, não podemos deixar de visitar os arredores dos campos de Siena e Chianti. Seguindo a estrada que vai de Siena para Greve in Chianti, vamos atravessar o centro de tudo: os clássicos montes de Chianti, onde será impossível não ficar impressionado com as cores desta cidadezinha encantadora. Aqui dá para degustar os sabores e aromas típicos da região, das adegas e empórios até os bares. Também vale a pena visitar o Castelo de Verrazzano, em meio ao verde das colinas de Chianti. Que tal fazer uma Excursão pelo Chianti com degustação? Clique aqui para saber mais!
Quer saber mais sobre o Chianti ? Leia a seguir nossos Posts Especiais:
- Como ir até o Chianti a partir de Florença?
- Quais são as principais localidades do Chianti na Toscana?
- Estrada do Vinho do Chianti
É um lugar mágico, ideal para fazer uma boa caminhada ao ar livre. Você não deve deixar de parar em pelo menos uma fazenda ou empresa produtora de vinho para fazer uma degustação da bebida e dos excelentes produtos típicos da região. Nesses lugares é evidente a preservação das tradições, que passam entre as colinas e atravessam os vinhedos e oliveiras dos montes Chianti. Leia também nossos posts sobre: Como trazer vinhos da Itália para o Brasil? e Quais são os tipos de vinhos italianos?
Curiosidade
- A origem do nome Chianti não é precisa, porém, de acordo com algumas versões, a palavra derivaria do latim ‘clangor’, que quer dizer ruído, e nos remeteria ao barulho dos caçadores no meio das florestas. Há ainda a versão de que o nome vem do Etrusco ‘clante’ e quer dizer água, elemento o qual podemos ver em abundância no território.
Super Dica:
- Quando pegar a Estrada do Vinho do Chianti não deixe de levar uma toalha quadriculada (tipicamente italiana), taças de vinho e um saca-rolhas. Compre um vinho da região, pães e alguns frios (queijos e salames), pare o carro ou peça para o motorista privativo te deixar em algum lugar do vale, e delicie-se comendo o que a Itália tem de melhor junto a uma paisagem digna de uma pintura. Garanto que será inesquecível. Não se esqueça de levar uma sacola para recolher seu lixo e despejar no local correto, ok?
Muito Importante!!!!
- SE BEBER NÃO DIRIJA ! Atenção porque as leis italianas são severas e o mais importante é a preservação da sua vida e de outros ao seu redor. Escolha o motorista da rodada;)
Assista esse vídeo com belíssimas imagens do Chianti!
4) Os dez lugares imperdíveis da Toscana: SAN GIMIGNANO!
Outro vilarejo que vale a pena visitar é San Gimignano, um lugar onde se tem a sensação de fazer uma viagem de volta no tempo. Em San Gimignano, declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO, você vai passar momentos inesquecíveis.
Andando pelas ruas com muros de pedra, chegamos à famosa praça com o poço – vai parecer que você foi jogado diretamente na época medieval. São quinze torres, que permaneceram praticamente intactas desde 1300. Ao lado da catedral fica a Torre Grossa, a mais alta da cidade. É preciso subir até o topo para admirar a vista fascinante das colinas toscanas. Saiba tudo sobre San Gimignano aqui!
Assista esse vídeo em nosso Canal do Youtube e faça comigo um Tour por San Gimignano!
5) Os dez lugares imperdíveis da Toscana: VALE DE ORCIA!
Quando você olha para um cartão postal da Toscana, com certeza vai ter uma imagem do Vale de Orcia. São colinas verdes e amarelas, com caminhos sinuosos que vão até o alto, com ciprestes solitários. A paisagem vai deixar você impressionado.
Entre os lugares mais importantes nessa região, encontramos Montalcino e Montepulciano, cidades famosas pelo seu excelente vinho tinto. Também tem Pienza, com sua praça renascentista e San Quirico D’Orcia, com os Jardins Leonini no centro histórico. Depois há os centros menores, como Bagno Vignoni e Buonconvento. Saiba tudo sobre a Vale de Orcia aqui!
Degustação
Assim como no Chianti, aconselho parar em pelo menos uma fazenda ou empresa produtora de vinho para fazer uma degustação da bebida e dos excelentes produtos típicos da região. Nesses lugares é evidente a preservação das tradições, que passam entre as colinas e atravessam os vinhedos e oliveiras dos montes. Leia também nosso Post Especial: Roteiro do vinho na Val d´Orcia
Os Clássicos Festivais
Os clássicos festivais são dignos de atenção, os quais representam um verdadeiro evento social em cada cidadezinha da região, conforme a estação do ano e os produtos que a terra dá. Cada celebração conserva suas próprias especialidades e se caracteriza de maneira diferente, envolvendo adultos e crianças. Conheça nossa Seção Festividades na Itália!
Assista esse belíssimo vídeo com imagens da Vale de Orcia!
(Fonte: Sandrino Luchetti)
6) Os dez lugares imperdíveis da Toscana: PISA!
Outra cidade importante da Toscana é Pisa, onde logo de primeira impera o encanto e a maravilha de uma arquitetura única no mundo inteiro: a Torre de Pisa. A torre fica na Praça dos Milagres, lá tem o Batistério de São João, a Catedral e a famosa Torre Inclinada. Saiba tudo sobre Pisa aqui!
Um pouco sobre a Praça dos Milagres
A origem do nome “Praça dos Milagres” foi graças a Gabriele D’Annunzio, que cunhou essa expressão com a intenção de resumir o encanto e a maravilha que a praça é capaz de suscitar. Lá você pode se sentar e admirar este lindo espetáculo de cor branca em contraste com o manto verde ao redor do complexo. O lugar é ideal, mesmo na companhia das crianças, por ser uma área inteiramente para pedestres e livre de perigos. Com certeza vale a pena subir os quase 300 degraus da Torre Inclinada, símbolo supremo desta linda cidade.
Curiosidade
- A Torre de Pisa começou a inclinar já durante a sua construção – no terceiro pavimento, isso porque o terreno onde ela está localizada é composto praticamente de argila e, por esse motivo, sua lateral pendeu para o lado. E sim! Por muitos anos a Torre correu o risco de cair! Mas após uma reestruturação de reforço em sua base, o problema foi resolvido e ela está bela, firme e segura!
Assista esse vídeo em nosso Canal do Youtube e faça um Tour em Pisa, comigo e meu amigo Roberto!
7) Os dez lugares imperdíveis da Toscana: LUCCA!
Lucca fica a cerca de 20 km de Pisa e é fácil de acessar, tanto de carro como de trem. A estação fica perto das Muralhas históricas que cercam esta preciosa cidade e Lucca é a queridinha da Toscana tanto por sua beleza artística quanto por seu clima encantador, um ponto de passagem que não pode ficar de fora. Saiba tudo sobre Lucca aqui!
Um pouco mais sobre Lucca
Visitar Lucca significa entrar nas estreitas vielas de um dos centros históricos antigos mais bem conservados. O passeio pode começar com uma caminhada pelas Muralhas de Lucca (dica: alugue uma bicicleta e faça um tour em volta das Muralhas), construídas no século XVI e, mais tarde, designadas como parque público no século XIX. As muralhas abraçam o centro histórico e constituem o verdadeiro símbolo da cidade, são reconhecidas mundialmente pela sua singularidade. Além disso, você não pode perder a Torre Guinigi, a Catedral e a Praça do Anfiteatro. Alugue uma bicicleta em qualquer parte do mundo – Clique aqui e conheça sem compromisso a BikesBooking!!!
Assista esse belíssimo vídeo com imagens de Lucca!
(Fonte: Umberto Malesci)
8) Os dez lugares imperdíveis da Toscana: AREZZO!
Agora visitaremos Arezzo, outra cidade sensacional da Toscana, entre as mais ricas da região, toda orgulhosa em uma colina, no cruzamento de quatro vales. Localizada na Via Cassia, sempre teve um papel importante e de destaque na história toscana. Há vários monumentos, igrejas e museus para visitar. Saiba tudo sobre Arezzo aqui!
Basílica de São Francisco
A atração principal da cidade é com certeza a Basílica de São Francisco, localizada no centro da cidade. Dentro da igreja tem a famosa Capela Bacci, onde está o maravilhoso conjunto de afrescos da Lenda da Vera Cruz, obra-prima da pintura renascentista de Piero della Francesca.
Catedral de Arezzo
Na parte mais alta da cidade encontramos a majestosa Catedral de Arezzo, dedicada a São Donato. Erguida sobre uma antiga igreja cristã primitiva, a catedral é famosa pelos seus lindos vitrais. As sete janelas, obras-primas da arte em vidro, foram produzidas no século XVI pelo mestre francês Guillaume de Marcillat. No interior da catedral também há um pequeno afresco de Piero della Francesca representando Madalena e algumas imagens de Andrea della Robbia. Contudo, Arezzo tem muito mais a oferecer, que só pode ser visto com uma visita mais aprofundada à cidade.
Dica do dia:
- Que tal um tour diferente em Arezzo? Que tal uma visita guiada dirigindo um veículo antigo? Clique aqui para saber mais!
Assista esse belíssimo vídeo com imagens de Arezzo!
(Fonte: luigi salzarulo – circolo del viaggiatore lioni)
9) Os dez lugares imperdíveis da Toscana: LIVORNO!
Livorno é uma cidade única que vive em perfeita harmonia com o mar. É possível vivenciar este clima especial visitando o sensacional bairro de Venezia Nuova, localizado no centro histórico. Não se esqueça que a Toscana também é sinônimo de mar. Depois de tanto passear pelas arte-cidades, pelas frescas colinas e outros lugares da Toscana, conceda a si mesmo um momento de puro descanso no litoral toscano. Que tal um passeio privado com guia local em Livorno? Clique aqui para saber mais!
Mais um pouco sobre Livorno
O porto de Livorno é considerado um dos mais importantes da Itália, não apenas pelo seu valor turístico, mas também comercial e industrial. Apesar de ser uma cidade rica em relíquias artísticas e históricas, Livorno é famosa por ser a cidade mais moderna da Toscana. O Terraço Mascagni, com o chão xadrez, vai até a costa do mar. É o lugar perfeito para fazer um passeio ao ar livre, aproveitando a linda vista do mar e da cidade. Na mesma região, para agradar às crianças, dá para visitar o grande Aquário que fica à beira do Mar Lígure.
Assista esse belíssimo vídeo com imagens de Livorno!
(Fonte: Professione Video)
10) Os dez lugares imperdíveis da Toscana: ILHA DE ELBA!
A Ilha de Elba é considerada a “Pérola do Mediterrâneo e do Arquipélago Toscano”, destino turístico incessante que, de certa forma, tem as ruínas como fonte de sustento. A beleza e a importância desta ilha no decorrer da história da humanidade não são apenas pela sua diversidade de paisagens, mas também pelos seus recursos minerais – que desde a antiguidade despertavam a curiosidade e encantavam o povo de todas as épocas (incentivando a exploração também nos lugares mais escondidos). Saiba aqui o que visitar na Ilha de Elba!
Um pouco mais sobre a Ilha de Elba e sua história
Sem falar do famoso imperador francês, Napoleão Bonaparte, que, forçado ao exílio, foi obrigado a cumprir pena em uma prisão de segurança máxima. A Vila dos Moinhos e de São Martinho em Portoferraio são um exemplo de sua dura e difícil permanência na ilha.
Quanto à melhor época para fazer uma visita à Ilha de Elba, meu conselho é evitar a temporada de verão, porque apesar de Elba ser uma beleza que não dá para perder, hoje o turismo representa a sua maior fonte de sustento, portanto, saiba o que lhe espera. Por isso, se conseguir tirar uma folga durante os meses de primavera (até junho, ou então no outono), você vai conseguir aproveitar melhor a beleza desta ilha, inclusive economicamente. Conheça nossa Seção: Clima na Itália!
Assista esse belíssimo vídeo com imagens da Ilha de Elba!
(Fonte: Elba Drone)
Mapa com a localização dos lugares imperdíveis da Toscana
Que tal um acesso a vinícolas autênticas e fora do circuito turístico habitual? Conheça nossa parceira Dani, do Site: De Carona na Toscana!
Aqui você encontrará uma oportunidade VIP de mergulhar de cabeça na cultura do vinho toscano, conhecendo produtores locais e descobrindo segredos bem guardados.
Para saber mais sobre a Dani e contratar seus serviços, clique aqui e peça já um orçamento sem compromisso!
Como chegar à Toscana?
Vou deixar aqui algumas opções transportes para você chagar a região da Toscana.
1) Como Chegar à Toscana? DE AVIÃO!
Para quem viaja de avião, a região dispõe de dois aeroportos principais e algumas escalas para voos fretados. O aeroporto mais importante é o Galileo Galilei, de Pisa e é o segundo no Centro da Itália depois de Roma em relação ao número de passageiros. Tem também o Amerigo Vespucci, de Florença, ideal para quem pretende acessar a capital ou o interior da Toscana. Além desses, há outros aeroportos menores em Grosseto, Sena, Versilia e Ilha de Elba. Leia também: Como chegar na Itália?
2) Como Chegar à Toscana? DE TREM!
É fácil acessar a Toscana pela Itália toda, esta região sensacional é atravessada pelas principais artérias ferroviárias do país. Também passam trens de alta velocidade, como a Trenitalia (bilhete online), que integra a densa rede de trens regionais e municipais. A Estação de Trem de Florença (Santa Maria Novella) fica na principal linha ferroviária nacional, que interliga Norte e Sul da Itália.
Você sabia?
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui: Qual é a diferença dos trens na Itália. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post: Como comprar uma passagem de trem na Itália?
3) Como Chegar à Toscana: DE CARRO!
Para quem prefere viajar de carro, pela Toscana passam as importantes rodovias A1 Milano-Napoli e A11 Firenze-Mare, que interligam a capital à costa do Mar Tirreno. Leia nosso Link Especial Roteiro de uma semana de carro na Toscana. Leia também Viajando de carro na Itália: Exemplos de roteiros!
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, paga em Real, sem cobrança de IOF e ainda pode parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo pesquise, compare e escolha.
Importante Saber
- Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, ok? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! Leia o Post: Preciso de carteira internacional para dirigir na Itália (PID)?
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e faça uma viagem perfeita para a Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Os dez lugares imperdíveis da Toscana! Vir para a Toscana nas férias significa explorar os tesouros naturais e os patrimônios culturais escondidos aqui e, de quebra, dar-se o luxo de tomar uma boa taça de vinho e ter um pouco de relaxamento em uma das estâncias termais da região.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Parabéns pelo artigo Ana Patrícia, nos deixa literalmente transpostados para estes lindos lugares.
Minha pergunta é:
Se fosses para a Toscana de carro, tendo como base Verona, agora neste inverno, que lugares você visitaria?
Grande abraço!
Cláudio Mesquita.
Bom dia Cláudio, obrigada! Então Verona não está tão perto da Toscana (em média 5 horas entre ida e volta para Floreça) e com o inverno ainda pior, não te recomendo, vai somente perder tempo… para visitar a Toscana melhor fazer base em Florença e em Siena. Se for querer estar em Verona e fazer um bate e volta de um dia te aconselho (somente) Florença e melhor visitar cidades perto de Verona.. não deixe de me seguir porque final do mês publico o artigo Uma semana de carro no Veneto. Grande abraço e boa viagem, ana Patricia
Ana, vc teria dicas de empresas de turismo em Florença para realizar os passeios “bate e volta” nas cidades vizinhas?
Janine te envio por email.. abraços:)
Janine te envio por email. Abraços
Oi Ana!
Estou planejando viajar com minha filha(17anos) em março pra Itália e pretendo conhecer a Toscana (meu sonho)!! Pretendo ficar de 20 a 30 dias. O que me sugere? Podemos começar a falar?
Meu email: [email protected]
Moro no Rio de Janeiro.
Bjs, Vilma
Olá querida, os meus colegas estarão respondendo:) Um grande abraço, Ana
Boa noite Ana. É viável um passeio bate volta sem carro de Florenca para Montalcino?
Marcelo essas zonas dá para fazer somente com um meio de transporte. Não sei se a partir de Florença tem ônibus direto para Montalcino.. por isso recomendo sempre um carro, até mesmo para aproveitar melhor o dia. Abraços, Ana
Olá Ana .. Parabéns adorei suas dicas .. Me da uma informação , estou querendo fazer uma viajem para Toscana em janeiro !!! Vc acha que é muito frio ??? Da para aproveitar a viajem ou vc acha que nesta época muito ruim para conhecer todos estas maravilhas
Omar tudo bem? A Toscana é maravilhosa durante todo o ano, é claro que visita-la na primavera ou no verão é muito melhor, mas se você tem somente o inverno então vai te que se acontentar, verdae? Um grande abraço,
Ana
Ol
🙂 OI
Oi TB:)
Ana
Seu blog é show…obrigado
Estamos pensando em 20/08 ate 10/09 .sendo 06 dias pra Roma(um bate e volta a Veneza e um a Milao) e 12 dias a partir de Florenca…o que acha
Valeu muito o blog
Carlos tudo bem? super desaconselho bate e volta dessa forma.. seria muito melhor dividir a tua estadia entre Roma, Florença e Verona por exemplo. Da forma como fez vai gastar muito com esses bate e voltas sem contar o tempo que vai perder no deslocamento. Um grande abraço, Ana
Otima sua dica…como finciona sua consultoria? Qual o custo?
Carlos respondi por email. Grande abraço
Ana
GOSTEI MUITO DO SEU SITE E DA SUA ORGANIZAÇÃO. JÁ ESTIVE NA ITÁLIA POR 3 VEZES E SEMPRE TEM MAIS O QUE CONHECER. VOU APROVEITAR A DICA DA TOSCANA QUE VC EXPOS NESSE SITE, EMBORA JA TENHA PERCORRIDO ESSE ROTEIRO. VC NOS FAZ VISUALIZAR MELHOR OS PONTOS PITORESCOS NAS VIAGENS. ESTAREI COM UM GRUPO DE VOLTA ENTRE 22 A 9 DE ABRIL DE 2024. INICIAREMOS EM ROMA, SEGUINDO ESSE ROTEIRO DA TOSCANA E INDO PARA MILÃO. DE LÁ , SUIÇA….ZERMATT A ST MORITZ NO TREM GLACIAL. DE VOLTA A ITÁLIA , IREMOS A VERONA , LAGO COMO , E VENEZA, ONDE TERMINA NOSSA JORNADA, OBRIGDO PELOS FILMES, E PARABÉNS PELA SUA ORGANIZAÇÃO,
Obrigada meu querido Carlos ! Super gentil pelos teus feedbacks!
Muito esclarecedor tudo o que perguntei sobre Toscana e Puglia
Grata meu querido ❤️
Maravilhoso o post, pois muito completo. Estamos tentados a seguir todas as dicas dadas aqui. Obrigada!
Que bom que gostou do nosso conteudo, se estiver organizando veja tb:roteiros.viajandoparaitalia.com.br/plataforma-viajando-para-italia-2/❤️
Olá! Td bem? Como funciona e qual o valor da sua consultoria de planejamento de viagem?
Oi Patricia entra nesse link: roteiros.viajandoparaitalia.com.br/
Boa noite.
Desejamos, eu e minha esposa, fazer uma viagem para a Toscana entre março ou abril de 2025.
Um período de 3 semanas.
Qual o valor de sua consultoria para um bom roteiro para o período desejado?
Grato
Atenciosamente
Edgar
Boa tarde, enviei email com os detalhes:) Ana
Boa tarde Ana Patrícia , gostaríamos de passar cinco dias na Itália !!! Pode nos passar o orçamento da sua consultoria por favor !
Bom dia querido, tudo bem? enviei email explicando:) te aguardo, Ana