Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália?

Montanha, mar e construções históricas se mesclam de forma harmoniosa e impecável em quase todas as cidades no Sul da Itália. Hoje preparamos uma lista especial sobre essas cidades para você colocar no seu Roteiro de Viagem para Itália!

17 128.746

Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália?

As regiões que fazem parte do Sul da Itália  são: Abruzzo, Basilicata, Campania, Calabria, Molise e Puglia. As chamadas grandes ilhas, Sardenha e Sicília, também integram o ‘time’ de regiões do sul da ItáliaVamos descobrir quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália?

Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção sobre Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!

Nossa Introdução

Neste texto, há muito do que conhecer das dez cidades italianas mais belas do sul. Assim, você terá uma ideia do que visitar quando escolhe como destino turístico essa parte da Itália, que muitas vezes é esquecida, mas esconde belezas extraordinárias. O Sul da Itália é composto por belíssimas montanhas, mar e construções históricas que se mesclam de forma harmoniosa e impecável em quase todas as cidades no Sul da Itália. Nesse post iremos conhecer as 10 mais visitadas. Aconselho também ler nossos Posts especiais disponíveis logo abaixo:

1) Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália? NÁPOLES

Se começa a visitar as cidades do Sul partindo de Nápoles, uma cidade verdadeiramente bela, rica em histórias de maravilhas, mistérios e polêmicas. Que turisticamente é algo para ser ver de perto! Localizada entre o Golfo e Vesúvio é repleta de panoramas empolgantes. DICAS SOBRE NÁPOLES? ACESSE AQUI!

Atrações em Nápoles

Nápoles é originário da lenda da sereia Partenope. Não é por acaso que a sua aparência tenha um ar bizarro: boa e má, elegante e triste, bela e azarada. Ânimos contraditórios que se colidem e convivem lado a lado e tudo isso é possível de ser entendido não apenas quando colocamos o pé na cidade, mas com as explêndidas memórias históricas carregadas no Museu de Capodimonte e o Palácio Real que permaneceram jutos ao cenário moderno, onde há trânsito e caos.

A devoção religiosa por São Gennaro, que convive com a alma pagã da cidade é conservada e proferida na Nápoles Subterrânea e na Capela de São Severo, entre o culto das almas abandonadas e a alquimia do Cristo Velado. Um ângulo de panoramas sem igual. Regras de vida que existem só aqui e nem um outro lugar na terra. Nápoles é o verdadeiro teatro da vida, grátis e acessível a todos, não possui um coração nem mil, tudo se move em um turbilhão de cores e cheiros. Nápoles: Excursão Gastronômica

Curiosidade…

Reza a lenda de que a pizza ‘nasceu’ aqui, mas NÃO É VERDADE! Ficou curioso? Leia este post!

2) Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália? CAPRI

Permanecendo nos entornos de Nápoles, não se pode deixar de visitar a famosa e a elegante Ilha de Capri. É um dos destinos turísticos mais amados pelas suas belezas naturais, o seu clima suave e sua história fascinante. A costa de Capri é retalhada e rica de espetaculares falésias e enseadas e banhada por um mar claro e encantador, onde tudo fica mais mágico com a presença da Gruta Azul e dos Faraglioni. A vista mais bela e sugestiva é presenteada pelos jardins de São Augusto. DICAS SOBRE CAPRI? ACESSE AQUI!

Atrações em Capri

Os esplêndidos paraísos, também chamados de Jardins de Krupp, são organizados em terraços em cima do mar. O coração de Capri é a mítica Piazetta, fascinante e ao mesmo tempo mundana, é considerada a sala de estar da ilha. Na verdade, a piazzetta é um ponto de encontro excelente em Capri. Rodeada por muitos bares. É muito fácil encontrar atores, estrelas da moda e celebridades do mundo inteiro.

O roteiro de compras se inicia na Via Camerelle, é aqui que ficam as principais lojas de luxo como: Grey Flannel, Gucci, Fendi e La Parisienne tudo do bom e do melhor em fácil acesso, por isso estamos certos de que você não voltará de mãos vazias. Se você é um apaixonado por sapatos faça como Jackie Kennedy. É notável que a elegantíssima primeira dama adorava as típicas sandálias capreses e que ela gostava de comprar vários modelos. Essas sandálias artesanais são tão simples quanto suas características. Você mesmo decide o estilo da sua fivela. 

Curiosidade…

Você sabia que Capri tem seu próprio cheiro e que você pode leva-lo para casa? Se você está planejando sua viagem para Capri, não deixe de conhecer a Carthusia, que é a responsável, oficial, pelo perfume que Capri exala, quase de forma mágica, pelas suas ruas! É um cheiro único, cítrico e inesquecível! Você pode saber mais sobre o perfume de Capri clicando aqui!

3) Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália? TROPEA

“A pérola da Calábria”. A Calábria é uma das regiões mais conhecidas para as férias no litoral e esta reputação se deve em grande parte pelas suas lindas praias e pelo mar cristalino que banha sua costa. Sem contar o clima típico da cidade e as tradições arraigadas nessa faixa de terra. Tropea, importante centro da Calábria, província de Vibo Valentia, é conhecida principalmente pela linda paisagem e em especial pelas suas águas maravilhosas. A parte superior da cidade foi construída sobre uma rocha, com vista para o mar, criando um cenário no mínimo sugestivo. DICAS SOBRE TROPEA? A PÉROLA DA CALÁBRIA! ACESSE AQUI!

Curiosidade…

Você sabia que Tropea foi eleita a aldeia mais linda da Itália em 2021? Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia este post!

4) Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália? SORRENTO

Permanecendo sempre na Campânia, não tem como deixar de ir fazer uma visita a Península de Sorrento que divide os golfos de Nápoles e Salerno que se projeta como um dedo no Mar Terreno onde ao fundo se pode avistar Capri. A paisagem é enriquecida por montanhas que mergulham no mar e as estradas são iguais as montanhas, acompanhadas por uma vista de tirar o fôlego, como se fossem varandas construídas sob o azul do mar. SAIBA MAIS SOBRE SORRENTO! E LEIA TAMBÉM TOUR SAINDO DE SORRENTO ATÉ A COSTA AMALFITANA!

Atrações em Sorrento

Um dos pontos turísticos mais fascinantes de serem visitados na península sorrentina é definitivamente Sorrento. Uma bela cidade cítrica, onde a paisagem é caracterizada pelo contraste entre mar e montanha. Construída sob um cume, esconde peculiaridades únicas do mundo de cunho natural, cultural e artístico. Durante todo o ano é lotada de turistas que ficam fascinados ao observar a sua paisagem típica que são uma alternação entre mar e montanha e a sua sucessão de terraços cítricos. O seu centro histórico é bem notável e a Piazza Tasso, que é dedicada ao grande poeta e escritor do poema “Jerusalém Libertada”, que nasceu em Sorrento em 1544. A entrada na praça fica no Corso Itália, um grande calçadão caracterizado pela presença de inúmeras boutiques, mas também de bares, sorveterias e lojas de artesanato que encantam a multidão de turistas.


VEJA O VIDEO : [DICAS] QUAL É O MELHOR PERÍODO PARA VIAJAR À ITÁLIA? VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA ESTAÇÃO


Curiosidade…

Você sabe de onde veio o nome Sorrento? Embora haja muitas controvérsias, há algumas teorias e duas delas são as mais aceitas. Do ponto de vista romântico, há uma lenda que diz que o nome deriva das sereias de Ulisses, mais especificamente da história de amor entre ele e Sirentum – que mais tarde se tornaria princesa Durazzo. Claro que, deixando a lenda de lado, o nome está ligado à localização geográfica da península. O nome da cidade vem do grego συρρέω (que quer dizer, em tradução livre, ‘eu fluo junto’); já que Sorrento está localizada em uma margem isolada em todos os quatro lados (mar e três vales com rios), há quem faça a alusão ao escoamento da água da chuva pelos vales cavados profundamente na rocha.

www.youtube.com/watch?v=fb-nLTstfoY

5) Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália? AMALFI – COSTA AMALFITANA

Na costa tem outros dois lugares incríveis: Amalfi e Positano. Vá para Amalfi, uma das joias da Costa Amalfitana, uma cidade pequena que recebe durante o ano inteiro uma quantidade enorme de visitantes do mundo todo por conta do seu encanto, o seu mundanismo, suas belas paisagens e culturas. Localizada no esplêndido Golfo de Nápoles, merece uma visita mesmo que seja de bate e volta. Dicas sobre Amalfi, clique aqui!

Atrações em Amalfi

Por se tratar de uma cidade pequena, se pode andar agradavelmente a pé. Ao chegar em Amalfi, vá direto ao Centro Histórico com a sua animada e colorida Piazza Duomo. Andando pela praça há uma maravilhosa Catedral de frente ao mar. O majestoso Duomo precisa ser visitado. Ao lado esquerdo do pórtico, entre no belíssimo Chiosto del Paradiso, completamente construído no estilo oriental com arcos e finas duplas de colunas. Aqui se pode apreciar um sentimento irreal de paz, e de um frescor reconstrutor.

Bom saber…

A Costa Amalfitana é formada pelas seguintes cidades: Amalfi, Atrani, Cetara, Conca dei Marini, Furore, Maiore, Minore, Positano, Praiano, Ravello, Scala, Tramonti e Vietri Sul Mare. Difícil escolher a mais bonita então, um conselho, se puder, visite o máximo de cidades possíveis! E a tarefa não é das mais difíceis já que elas ficam bem perto uma da outra e não são cidades grandes! Aproveite o máximo que puder de todas elas, você não vai se arrepender!

6) Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália? POSITANO – COSTA AMALFITANA

Uma outra parte da costa é Positano. Esta localidade marítima risonha da Costa Amalfitana é realmente pitoresca, acolhedora e colorida. Quando se fala de Positano, pensamos inevitavelmente no mar, mas também como palco ideal para as escolhas de eventos de moda no início do verão. É anfitriã de milhares de turistas vindos do mundo inteiro. Dentre seus inúmeros pontos fortes é uma cidade confortável, com dimensões reduzidas. É um local no qual se pode visitar tranquilamente a pé. DICAS SOBRE POSITANO? ACESSE AQUI!

Atrações em Positano

O centro da Vila fica em volta da Piazza Flavio Gioia com uma igreja do século XIII dedicada a Santa Maria Assunta que possui a cúpula de maiólica. As principais características de Positano são as várias ruas estreitas e becos criando um aspecto de labirinto.

 

7) Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália? PALERMO

Este é o momento de sair da Região de Campânia para visitar algumas cidades mais visitadas da Sicília. Iniciando pela principal cidade da região (Vale relembrar que é Palermo). Fundada pelos fenícios, era o ponto de encontro do centro do Mediterrâneo para rotas de guerra e comércio. DICAS SOBRE PALERMO? ACESSE AQUI!

Atrações em Palermo

A arquitetura da cidade é testemunha de um passado rico de eventos históricos. Visitar Palermo é como fazer uma bela viajem no tempo. Cidade que conservou tantas testemunhas da cultura dos conquistadores: dos romanos aos bizantinos, dos árabes aos noruegueses, dos eslavos aos franceses, dos espanhóis aos austríacos, todos deixaram os seus traços inconfundíveis no período de suas permanências. Se tratam de testemunhas de valores extraordinários porque há um conflito de formas e estilos, do norte da Europa a África, do Medieval ao Barroco, que também contribuíram com as suas criações artísticas, arquitetônicas e decorativas, que tornam Palermo uma cidade muito fascinante.

O Centro Histórico é a parte mais antiga da cidade, pode facilmente ser visitada a pé a fim de aproveitar a atmosfera e a essência da cidade. Vamos comer em Palermo? Que tal um tour com comida de rua e história em Palermo?

Curiosidade…

Você sabia que o maior bairro de Buenos Aires, na Argentina, se chama Palermo e, pode ser, que isso tenha sido uma homenagem à cidade siciliana? Embora algumas pessoas digam que o bairro argentino tenha recebido esse nome no final do século XVI por conta do imigrante italiano Juan Domingo Palermo, que comprou diversos lotes de terra para erguer fazendas naquela área e, claro, batizou o território com seu sobrenome, Palermo.

8) Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália? SIRACUSA

Quem fica mais tempo na ilha pode visitar uma cidade magnífica, Siracusa. Uma das outras maravilhas a serem com certeza visitadas na Itália, localizada na costa oriental da Sicília, se encontra diretamente com o  Mar Mediterrâneo. DICAS SOBRE SIRACUSA? ACESSE AQUI!

Atrações em Siracusa

Foi uma das principais cidades da Grécia Clássica,  palco de várias conquistas. Para conhecer Siracusa saia do centro mais antigo da cidade, Ortigia, uma ilhota alongada no Mediterrâneo, ligando a terra firme por três pontes. A ponte Umbertino, que é a  a central, te levará ao Templo de Apollo, o templo mais antigo de estilo dórico em terras sicilianas para depois te levar a praça de Arquimedes em frente a fonte Diana que representa o mito de Aretusa.

Em um ponto mais isolado está localizada a belíssima praça do Duomo e a catedral della Navitá di Maria Santíssima. Nessa praça são construídos também vários palácios, como: O Palazzo Vermexio, sede municipal, o Palazzo Borgia de César com os cômodos do século XVII e o arcebispado que reconstrói uma das atmosferas mais belas da Sicília. Nessa praça a luz barroca ganha uma luminosidade particular, trazendo reflexos quentes e dourados. Essas são apenas algumas maravilhas que o território de Siracusa pode oferecer, por isso convido vocês para visitar essa cidade pessoalmente.

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Curiosidade…

Siracusa é inteiramente Patrimônio da Humanidade da UNESCO e recebeu o título em 2005, por conta de sua contribuição cultural para o mundo!

9) Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália? TAORMINA

Sempre permanecendo na região da Sicília, se afaste um pouco da atmosfera glamorosa das cidades para ir a um lago esplêndido que tem em Taormina. Essa cidade fascinante, que foi construída em cima de uma rocha em uma montanha em cima do mar, possui além de uma vista panorâmica impressionante muitas atrações para oferecer. A cidade é rica de estilos arquitetônicos que trazem vestígios de um passado deslumbrante, devido àsir sucessão de muitos conquistadores. DICAS SOBRE TAORMINA? ACESSE AQUI!

Atrações em Taormina

Taormina é a joia da Sicília, aninhada por um mar transparente e os milhares de tons do Monte Etna que vendo do alto, domina todo o seu território. Os monumentos históricos de Taormina prometem fazer uma viagem ao passado desta cidadezinha estupenda, com seus maravilhosos palácios e igrejas. Todo o centro antigo merece ser visitado, onde cada localidade é especial.

O símbolo da cidade é sem duvida, o Teatro Grego. Onde entre outras coisas, você pode desfrutar da paisagem deslumbrante que vai do Mar Jônico até o Etna. Há também vários belos palácios localizados no centro antigo, como: A Praça do Duomo, a Fonte de Pedra e a Torre do Relógio que te permitirá entrar no antigo mundo medieval.

Curiosidade…

A origem do nome da cidade vem de Tauromenium – que foi seu primeiro nome – e significa ‘viver no Tauro’, que é a montanha na qual a cidade foi erguida. O historiador Diodoro atribui o nome da cidade a uma mistura linguística entre grego e latino.

10) Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália? MATERA

Em seguida, vá para Basilicata para conhecer umas das cidades mais visitas e apreciadas por uma série de motivos. Estamos falando da cidade de Matera, candidata a Capital da Cultura em 2019. Matera é uma cidadezinha belíssima localizada ao sul de Basilicata, foi declarada patrimônio da Humanidade em 1993. Essa cidade é conhecida por seus inúmeros apelidos, tais como: Cidade das Rochas e Cidade Subterrânea. Os seus locais são os mais conhecidos no mundo inteiro, pois, em uma de suas fantásticas localidades Mel Gibson filmou “A Paixão de Cristo” e Pier Paolo Pasolini “O Evangelho Segundo Mateus”.

Uma vez alcançada, deixe a beleza da cidade encantar por seu próprio brio, passeando pelas ruas de pedra, casas esculpidas em pedra, muitas delas ainda são habitadas e você vai entender a singularidade desta cidade, onde você vai encontrar um vislumbre único. DICAS SOBRE MATERA? ACESSE AQUI!

Curiosidade…

Você sabia que Matera é uma das cidades mais antigas do mundo? De acordo com historiadores a cidade possui mais de 10.000 anos de história e, até hoje, ninguém sabe, de fato, suas origens! Conselho: faça um Tour a pé em Matera! Saiba mais aqui!

Bônus

Pensando especialmente em você, vou colocar mais uma cidade para este roteiro ficar bem completo 

11) Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália? LECCE

Agora vá para a região da Puglia para visitar uma deliciosa joia barroca no coração de Salento, uma cidade surpreendente, estamos falando de Lecce. O centro é pequeno e por isso dá para visitar tranquilamente a pé. A particularidade da cidade é a sua pedra.  A pedra de Lecce é uma rocha calcária amarela palha que é refletida nas horas centrais do dia, dando uma atmosfera particular as estradas do centro histórico. DICAS SOBRE LECCE? ACESSE AQUI!

Atrações em Lecce

Essa pedra é utilizada não só pelos artesãos locais, mas também no campo das artes. Na verdade, está presente em grande parte da arquitetura da cidade, os melhores exemplos são o Duomo e a Igreja de Santa Clara. A visita pela cidade não pode acabar antes da Basílica de Santa Cruz ser visitada, um exemplo magnifico do barroco da cidade.

Não se esqueça de explorar as ruas com a finalidade de descobrir os terraços, os palácios finamente decorados e a atmosfera quente dessa cidadezinha inesquecível. Conselho: faça um passeio a pé! Clique aqui para saber mais!

Curiosidade…

Lecce é conhecida como a ‘Rainha do Barroco’ e, de fato, ao caminhar por suas ruas e observar suas construções, conseguimos entender o motivo desse carinhoso apelido! A arte barroca tem uma longa história com Lecce e remonta ao domínio espanhol do século XVII, quando esse estilo superou o clássico e permitiu que os artistas trabalhassem com mais liberdade, podendo exercer toda sua criatividade.


Curiosidade: você sabe quais são as capitais das regiões do sul da Itália? Vamos saber?

A capital de Abruzzo é L´Aquila; da Basilicata é Potenza; já a capital regional da Calábria é Catanzaro; da Campânia é Nápoles; a capital de Molise é Campobasso; da Puglia é Bari; e seguindo para as grandes ilhas: a capital da Sardenha é Cagliari e da Sicília, Palermo.


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!


Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália!


Conclusão

Quais são as 10 cidades mais visitadas no Sul da Itália? A conclusão deste texto é que o “Bel Paese” é belo em todas as suas regiões. Essas 10 cidades da Itália Meridional são maravilhosas e incríveis para o turista que vem conhecer essa parte da península. Quem pretende viajar pela a Itália Meridional não deve esquecer de viajar por essas cidades e tantas outras. A Itália é belíssima e maravilhosa de ser explorada.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.

O meu post te ajudou? Ainda tem dúvidas? Lembre-se de colocar o seu comentário abaixo que te respondo.



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!